O escaravelho de ouro e outras histórias

O escaravelho de ouro e outras histórias Edgar Allan Poe

Resenhas - O escaravelho de ouro e outras histórias

Eliezer 19/12/2023

Edgar Allan Poe, mestre do conto macabro e do terror psicológico, mais uma vez revela sua genialidade nesta coletânea de histórias intrigantes. "O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias" mergulha os leitores nos recantos mais sombrios da imaginação de Poe, oferecendo uma variedade de contos que vão desde o enigmático até o grotesco.

O conto que dá nome à coletânea, "O Escaravelho de Ouro", é uma narrativa de mistério e caça ao tesouro. Poe habilmente constrói uma trama que oscila entre o suspense e a revelação, enquanto os personagens desvendam enigmas e enfrentam desafios para desvendar um segredo enterrado. O elemento simbólico do escaravelho de ouro adiciona uma camada de profundidade à história, refletindo as obsessões e as consequências da busca desenfreada pela riqueza.

Outros contos na coletânea, como "O Barril de Amontillado" e "O Gato Preto", exploram os temas sombrios da obsessão, da culpa e da loucura. Poe, mestre da análise psicológica, mergulha nas mentes de seus personagens, revelando as complexidades de seus tormentos internos. A atmosfera sombria e a construção cuidadosa da tensão mantêm os leitores presos à medida que testemunham o desenrolar trágico dessas narrativas.

A coletânea também apresenta contos menos conhecidos, como "A Caiu do Solar de Usher" e "O Retrato Oval", que continuam a destacar a habilidade única de Poe em criar uma atmosfera melancólica e sobrenatural. Seja explorando mansões decadentes, retratos assombrados ou cemitérios sombrios, Poe evoca um mundo de horrores e maravilhas, convidando os leitores a mergulharem em seus pesadelos literários.

A escrita de Poe é poética e rica em detalhes, com um toque melancólico que permeia cada página. Seus personagens muitas vezes são atormentados por forças além de sua compreensão, contribuindo para o caráter intemporal de suas histórias.

Em resumo, "O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias" é uma coletânea que destila o gênio literário de Edgar Allan Poe em uma série de contos envolventes. Cada história é uma exploração das sombras da alma humana, revelando os medos mais profundos e os mistérios insondáveis que habitam os recessos da mente. Uma leitura obrigatória para aqueles que apreciam a maestria do terror literário e a genialidade singular de Poe.

Kovares 23/03/2023

Achei o 'O escaravelho de ouro' bem razoável com um final aberto e cômico.
'O enterro prematuro' explora um medo muito comum e se você nunca teve esse medo então após ler você vai ter.

Helena 20/04/2021

Enigmas. Eu amo enigmas. E livros que contêm enigmas me prendem ainda mais. "O escaravelho de ouro" traz um dos enigmas mais complexos que já li em livros e ver sua resolução ser apresentada parte a parte pelo Legrande foi muito curioso. Allan Poe mais uma vez me prende através do uso da lógica, assim como fez em "Os assassinatos na rua Morgue". Dupin e Legrande são personagens com capacidade de análises lógicas dignas de nota.
O livro também conta com outra história marcante do autor: "O poço e o pêndulo". Nessa história, porém, fui levada ao mistério por trás do sofrimento do narrador. É impressionante como o autor sabe usar as palavras, pois eu sofri junto com o personagem suas dores e aflições. Cada vez que ia lendo, mais aflita ia ficando até que consegui respirar aliviada.
O livro é bom, as histórias são boas. Mas se tem alguma crítica a fazer, é que Allan Poe gosta de caprichar na introdução. Em suas histórias, a introdução é bastante detalhada, levando tempo para chegar no tema central. Mas, de certa forma isso é bom para compreender todo o contexto. Porém, às vezes é chato.

Cabrardo autor 12/07/2022

OPINIAO SOBRE O ESCARAVELHO DE OURO E OUTROS CONTOS
A escrita do Poe é belissima e envolvente. O fato de ser antigo pode soar cansativo as vzs tbm, mas nada fora do normal referente a literatura classica.
Dos 4 contos aqui presentes, meu favorito é A mascara da morte vermelha. Talvez por ter vivenciado o horror de uma pandemia global ainda presente entre nos, o horror da narrativa teve bastante impacto sobre mim, mesmo que o cenario venha com esse fator temporal distante e fuguras q beiram a fantasia. É uma historia poderosissimas.

Lets_abueno 27/04/2021

Coleção Parte 3
O Escaravelho de Ouro e outras histórias traz mais um apanhado típico de Edgar Allan Poe.

Sua escrita é inconfundível, porém, me surpreende que em muitos momentos ela se torne excessivamente massiva e em outras mais branda e convincente.

No geral, esta coleção traz contos interessantes, emocionantes e audaciosos.

Skywalking 29/05/2022

Perfeito
Essa provavelmente foi a minha edição favorita até agora, essa coleção de contos ficou muito agradável

Maria 05/09/2022

São contos certamente intrigantes, cada vez mais apaixonada pelas histórias de Edgar Alan Poe. O primeiro, sobre o escaravelho, foi um dos meus favoritos.

gabriel 25/01/2021

uma leitura difícil, mas é muito interessante, os quatro contos são bem detalhados e com finais impactantes, uma ótima leitura pra quem curte contos de suspense/terror

Eduarda.Bianco 01/10/2021

O Escaravelho de Ouro e Outras Histórias
Não gostei muito do conto que dá nome ao livro, achei chato e sem sentido, muito enrolado. Mas acredito que A Máscara da Morte Vermelha salvou um pouco a leitura, foi uma das únicas narrativas que realmente me prendeu. O Poço e o Pêndulo também é interessante, mas nada muito emocionante.

Francielle Braghiroli 17/03/2021

Escrita maravilhosa
Edgar Allan Poe, mais uma vez me surpreendendo com essa escrita maravilhosa, imersiva e impressionante.

samrodrigo 25/04/2020

Excelente
Realmente os contos tragos aqui foram muito divertidos, confesso que ri bastante no primeiro conto. Provavelmente foram as histórias mais leves de Poe.

Teste de leitura 08/09/2021

Finalizando os meus livros do Poe
A leitura de Poe é complicada, ele trás tantos elementos, que em certos contos (principalmente desse livro) eu achei muito redundantes.

Poe como sempre não decepciona, os contos são sempre surpreendentes, o primeiro que achei que o cara tava surtado na verdade não estava e o segundo que o cara era paranoico deixa de ser kkkkkk

A respeito da edição: li pela edição que foi registrada no app
Editora Pandorga, 2018
Os livros são pequenos, leves, mas foram bem trabalhados, impressão de boa qualidade, folhas amareladas e com uma gramatura adequada, sem erros perceptíveis de digitação.