UM DIA AINDA VAMOS RIR DE TUDO ISSO

UM DIA AINDA VAMOS RIR DE TUDO ISSO Ruth Manus

Resenhas - UM DIA AINDA VAMOS RIR DE TUDO ISSO

@leituras_sa 01/02/2021

“Era uma vez uma geração que se achava muito livre. Afinal, tinha conhecimento, tinha poder, tinha os melhores cargos, tinha dinheiro. Só não tinha controle do próprio tempo. Só não via que os dias estavam passando. Só não percebia que a juventude estava escoando entre os dedos e que os bônus do final do ano não comprariam os anos de volta.” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Ruth Manus é advogada, professora e escreve crônicas no blog “Retratos e Relatos do Cotidiano” do Estadão desde 2014. Seus textos fizeram tanto sucesso que levaram Ruth às prateleiras das livrarias. Em seu segundo livro, Manus expõe um retrato do nosso próprio tempo, mostrando a vida como ela é, cheia de altos e baixos, encontros e desencontros. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨 Ruth parece uma amiga conhecida. Àquela que você passa horas conversando ao telefone e que está sempre disposta a trocar algumas dúzias de palavras em um debate. Em “Um dia ainda vamos rir de tudo isso”, Manus expõe sua opinião de maneira inteligente sobre questões sérias como a ditadura da beleza, o machismo, a corrida desenfreada da nova geração pelo o sucesso profissional, e ao mesmo tempo flui com delicadeza sobre as relações humanas e assuntos cotidianos, como uma simples conversa de WhatsApp. Uma boa opção de leitura para refletir sobre a vida e nossa sociedade atual. Será que um dia vamos rir de tudo isso? ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📝 Ficha técnica
🔹Título: Um dia ainda vamos rir de tudo isso
🔹Autora: Ruth Manus
🔹Editora: Sextante
🔹Ano: 2018
🔹Número de páginas: 256
🔹Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

site: https://www.instagram.com/p/Bks7pOOHItg/

Nicole.Nair 14/01/2021

já consigo rir de alguma coisa
leve e incisivo, dei boas risadas com ele. daqueles que a gente guarda com carinho pra reler durante a vida pq sabe que vai precisar.

nakaty 12/01/2021

Leitura leve para férias
Li este livro nas minhas férias e adorei! Crônicas que trazem lembranças de vivências cotidianas, aquela velha ?todo mundo passa por isso um dia?. Todos os assuntos abordados de maneira leve e ao mesmo tempo crítica e reflexiva. Recomendo muito!!!

ELCi 11/01/2021

Um dia vamos rir tudo isso
Um livro de cabeceira. Fala do cotidiano, vc ri e tem momentos de reflexão. Vale a leitura!??

Bella.Sprengel 07/01/2021

Ruth me conquistou
Meu primeiro livro da autora, e já estou ansiosa para ler os outros.
Realmente ela escreve de uma forma única! Sua escrita é fluida, engraçada e leve. E mesmo assim ela consegue abordar com maestria assuntos necessários de estarmos falando hoje (machismo, racismo...).

Recomento 1.000% esse livro!
Grata por poder começar 2021 com uma leitura leve e divertida.

Suzana 06/01/2021

Necessário!
Esse é o tipo de livro que eu recomendaria para todos ao meu redor. Traz reflexões muito bacanas sobre os assuntos corriqueiros da vida.

A escrita é bem gostosinha, e os capítulos são curtos e bem humorados. O principal é que o livro dá leves ?tapas? na sociedade, com assuntos relacionados a feminismo, homossexualismo, política, relacionamentos, amizade e outras coisas.

No momento em que estou vivendo não me identifiquei com todos os assuntos e textos, e em muitos momentos confesso que pulei parágrafos porque não queria ler sobre aquilo.

Antes de ler é importante lembrar que não é uma história de ficção, por isso a autora colocou muito das suas opiniões na história. Então pode ser que em alguns momentos você vai concordar e em outros não, e tá tudo bem.

O livro é muito bom, tenho certeza de que ainda farei releitura de alguns trechos mais pra frente. Por isso dei 3,5 pontos.

Marília 04/01/2021

Eu já sabia que era um bom livro pelo título
Se alguém me perguntar: ?Qual foi o último livro que te fez sorrir?? ou ?Qual foi o último livro que te fez chorar?? a resposta é a mesma: ?Um dia ainda vamos rir de tudo isso?. Segundo livro que eu leio da autora e já a amo de paixão, ela escreve muito bem. Mudando de assunto, eu jurava que o signo dela seria o mesmo que o meu, parecia eu, se fosse eu que estivesse escrevendo este livro. Eu recomendo!

Um trecho que gostei bastante, dos tantos outros que marquei no livro: ?Mas será que a gente aprende? A ficar doente sem colo, a sentir o cheiro da comida com os olhos, a transformar apartamentos vazios em lares, colegas em amigos, dores em resistência, saudades constantes em faltas corriqueiras? (...)

Lara 31/12/2020

É um livro bem leve e bem humorado. uma coletânea de textos e crônicas. É dividido em 5 capítulos, e fala sobre dilemas comtenporâneos com reflexos autobiográficos. Mas eu gosto muito do fato de a Ruth ser brasileira e falar diretamente com a nossa geração, por vezes, não nos damos conta de que estamos lendo muito autores mortos ou com altas cargas de reflexão, aqueles que requerem da gente muita atenção e gastar nossas aulas de filosofia, português pra entender e se habituar a linguagem utilizada na época em que foram escritos. me identifiquei muito em diversos pontos. Fala sobre família, mudanças, amor e autocobrança.

Dani Guimarães 30/12/2020

Ótima leitura
Conheci a Ruth por acaso, por indicação da Juliana, do blog Comida Saudável para Todos e que ótima leitura! Crônicas com temas atuais, que fazem pensar e repensar muita coisa. Já coloquei outros livros dela na minha listinha de leituras pro próximo ano. A parte de crônicas em que ela fala sobre amor e companheirismo é perfeita ?

jufe 28/12/2020

Não foi uma das minhas leituras favoritas, talvez por ser de uma realidade tão distante da autora. É uma leitura gostosa de se fazer, ótimo livro pra curar uma resseca literária ??

Helena 16/12/2020

Escreve fácil e gostoso
A autora escreve de modo fácil e gostoso. Taí outra cronista que aprecio muito. Recomendo.

Raissa Carolina 26/11/2020

Para passar o tempo e se divertir
Crônicas para se identificar, rir, se emocionar e repensar pequenos padrões que criamos no cotidiano.

Lu 16/11/2020

Uma das minhas leituras favoritas de 2020!
A fluidez da escrita da Ruth nos faz querer devorar o livro! Os assuntos abordados e a forma que ela os coloca são incríveis, num livro só é possível se emocionar, rir (até mesmo gargalhar) e refletir sobre situações do cotidiano. Um ótimo livro para carregar sempre consigo para ler no ônibus, na espera no consultório médico e para presentear àqueles que amamos!

Dani 24/10/2020

Um dia ainda vamos rir de tudo isso
Oláa Leitores!
Hoje venho falar do livro de uma mulher que admiro demais! “Um dia ainda vamos rir de tudo isso”, de Ruth Manus.
Meu primeiro contato com a escrita de Ruth foi através da coluna que ela tinha no jornal Estadão. Como adorava os textos dela! Abria o jornal e lia a coluna dela antes mesmo de ver os destaques, olha o tanto que adorava! Haha, Então é claro, o livro dela para mim é um achado gigantesco!
O livro é todo de crônicas, divididos em cinco capítulos, cada um iniciado com um escritor que a inspira, como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, entre outros.
O primeiro capítulo vem trazendo temas mais sobre as angústias e dilemas do nosso século, o segundo com tom mais pessoal, traz temas mais ‘família’, como a casa da avó, sobre irmãos, e sobre ser dinda. No terceiro capítulo (o meu favorito) ela aborda temas tabus, como feminismo, machismo, homossexualidade, entre outros assuntos que são difíceis de se conversar, mas necessários trazer à tona. O quarto capítulo, é sobre lugares, distâncias, viagens, temas que todos nós amamos, né? E no quinto e último capítulo, é sobre relacionamentos, amores e afetos, para terminarmos a leitura soltando coraçõezinhos.
Dificílimo dizer qual dos textos eu amei mais! Quase grifei o livro todo!
A Ruth escreve não como a “Ruth Advg. / escritora”, mas a “Ruth, nossa amiga”, e deve se divertir tanto escrevendo que passa essa energia para o leitor, fazendo com que a pausa da leitura seja uma missão quase impossível. Os textos fluem muito bem, e tanto nos temas mais polêmicos quanto nos mais leves e engraçados, ela dá um jeitinho de nos colocar refletindo sobre o tema/emoção/sociedade/sentimento.
Amei demais o livro e não queria que ele acabasse! E para finalizar, vou deixar uma frase de um dos textos: “Espero lembrar que a vida não é para ser uma corrida contra o tempo. Que a gente tem que ir andando, dando umas reboladas, umas tropeçadas e tal. E vai rindo, vai pensando, vai vivendo. Vivendo. Porque enquanto o futuro está lá, a vida está rolando aqui.”

site: https://www.instagram.com/entrelivrosecafeshome

beatriz3345 09/10/2020

esse livro trata de assuntos muito atuais de maneira descontraída, mas ao mesmo tempo muito importante. muito bom de ler, traz muitos momentos engraçados e emocionantes