Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro




Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?


605 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Madlu 28/02/2024

Um pouco decepcionada
Minha experiência foi de uma leitura arrastada, provavelmente por eu estar por dentro de todos exemplos utilizados na época dos ocorridos, tive uma sensação de imediatismo para finalizar o livro. Em minha opinião faltou abordar o tema do livro "feminismo negro" de forma empírica, não foi o tipo de leitura que eu esperava.
Recomendo para quem está iniciando o tipo de estudo, é bem bacana, informativo e conscientizar.
Edit: um agradecimento especial para meu amigo Biruscas que esta me incentivando a leitura. Um kingo um divo!
comentários(0)comente



Lilia.Sara 14/02/2024

Leitura necessária
Esse com certeza é um daqueles livros que todo mundo deveria ler.
Na verdade é um compilado de textos publicados pela autora, mas trazem tantos fatos e reflexões que não tem como finalizar essa leitura sem um triplex na cabeça.
Recomendo fortemente para qq pessoa
O racismo é algo que precisa ser amplamente discutido, para enxergarmos o quanto ainda temos a evoluir e claro, evoluir.
comentários(0)comente



Lucas.Amorim 13/02/2024

Quem tem medo do feminismo Negro
Essa obra foi um tapa de realimos e empoderamento. A autora é maravilhosa e trata de muitas mulheres negras e denúncias que nos são velado pela mídia das redes.
comentários(0)comente



Iasmin 12/02/2024

Grandioso!
O livro é grandioso, é a exposição do óbvio. A Djamila argumenta o que está na cara da sociedade, mas fechamos os nossos olhos. Assim como a maravilhosa Bell hooks, ela faz conhecido, e explicado o feminismo negro, essa luta por direitos humanos que foram tirados de nós, e custam a ser restituídos.
comentários(0)comente



MJGalvão26 11/02/2024

Esse livro traz um complicado de textos, a maioria escrito para a Carta Capital, o de a Djamila Ribeiro fala sobre várias temas relacionado ao racismo e o racismo direto a mulheres negras. O livro é maravilhoso, a Djamila cita várias autoras negras e suas obras dando assim dicas de leitura para se aprofundar no tema do feminismo negro.
comentários(0)comente



Pinkhy 09/02/2024

Eu já tinha lido o pequeno manual antirracista e amei a escrita da Djamila, a forma como ela explica temas que são importantes para o desenvolvimento da sociedade e que, sinceramente, não deveriam ser tão difíceis de entrar na mente de algumas pessoas. Com esse livro não foi diferente (acho que gostei mais dele até kkkk) o livro conta com os artigos que ela escreveu para a carta capital com temas do cotidiano ou assuntos fortes no momento.

Em alguns momentos me peguei refletindo, como mulher branca, que eu realmente não tinha conhecimento de alguns assuntos, achamos que o feminismo integra todas as mulheres contudo ao meu ver separa ainda mais em subgrupos, as mesmas mulheres brancas que pregam a equidade não veem a dor da mulher negra dentro da sociedade, não conseguem enxergar que o buraco é muitooooo mais embaixo quando se trata dessas mulheres, ou até das mulheres trans ou pcd.

Acho que só dá para entender bem mesmo lendo o livro, é uma boa reflexão que todos deveriam ter
comentários(0)comente



Barasueno 05/02/2024

Djamila nos coloca em uma realidade e traz indagações extremamente profundas sobre o feminismo negro. Uma leitura necessária e enriquecedora.

O primeiro de muitos que pretendo ler da autora.
comentários(0)comente



James48 27/01/2024

Necessário
A Djamila é uma mulher incrível!
O livro é muito necessário. A escrita dela é impecável. Suas pesquisas, e teses são mega necessárias.
Ela falou de todas as dores, e lutas da mulher preta. Ela falou do racismo, machismo, sexismo entre tantas outras barbáries.
Uma leitura para la de necessária!!!
comentários(0)comente



Jessica 22/01/2024

Excelente leitura
O livro é muito bom, linguagem simples e do dia a dia. Excelente leitura introdutória para assuntos de feminismo negro.
comentários(0)comente



Be.Stef 22/01/2024

Esse livro me fez ver como a vivência da mulheres negras é muito parecida entre si, em várias momentos parecia que ela estava descrevendo momentos da minha vida, e é importante colocar um nome a isso, racismo, pois é impossível combater o que não é nomeado.
Bom, nesse livro Djamila fala para todos, idenpendete de raça ou genêro. Indico muito.
comentários(0)comente



Nicole886 20/01/2024

Feminismo Negro
Como sempre a leitura de Djamila Ribeiro é muito fluída e de português claro, fazendo seus livros se tornarem muito acessíveis. Gosto de como ela sempre ilustra bem as situações com cenas intimistas da sua vida ou então trágicos fatos, mas com riqueza de detalhes para as partes chave que conectam fato à teoria.
Outro ponto importante são suas referências ao decorrer da leitura, como Angela Davis, Lélia González, Patrícia Hill Colins e etc que nos indicam próximas leituras.
comentários(0)comente



Sthe 07/01/2024

Leitura mais que necessária
O livro reúne diversos textos que Djamila escreveu para o blog CartaCapital, que falam sobre uma diversidade maravilhosa de assuntos infinitamente relevantes. Além de diversas indicações de leituras de escritoras e estudiosas negras, como bell hooks, Viola Davis, Patricia Hill Collins, Simone de Beauvouir, Chimamanda Ngozi Adichie, entre outras.

A leitura, apesar do que muitos podem pensar, também pode ser vista como uma forma de educar a população branca. Inclusive, chegando ao fim do livro temos um pequeno "manual para os sem-noção".

Sou uma mulher branca e é meu dever me educar sobre o assunto para que eu possa ajudar a combater o racismo por meio do meu lugar de privilégio. E esse livro me ensinou MUITO, havia tantas coisas das quais ainda não tinha conhecimento e a forma como a Djamila explica tudo de forma tão clara e objetiva me deixou encantada. Obrigada por essa obra!
comentários(0)comente



AmandaRabelom 03/01/2024

O livro é como uma coletânea de artigos diversos sobre o feminismo negro, então não é um livro para se ler de forma contínua. É escrito de forma clara e o tema importantíssimo
comentários(0)comente



Nscalazans 31/12/2023

Permite uma tomada de consciência de que somos enquanto mulheres negras.
A partir da exposição de fatos passados e de fatos atuais em torno do teatro racismo a autora traz à luz esclarecimento daquilo que pesa sobre nós, mulheres negras .
comentários(0)comente



605 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR