This Winter

This Winter Alice Oseman

Resenhas - This Winter

30/12/2023

Aconchego
É a palavra que melhor descreve esse livro. Alice pega uma época do ano fria e, no livro, triste e transforma em uma situação acolhedora mesmo rodeada de desafios. Com certeza é dos meus livros favoritos da autora e um forte candidato a leitura natalina anual (valeu, natalina)!

Julia 23/12/2023

Telecurso 2000: bora aprender a lidar com dias de m*rda!! É possível!
Eu acho muito incrível a maturidade emocional da Alice Oseman, porque não é fácil dizer a coisa certa. As vezes a gente quer ajudar e não sabe como, e tanto esse livro como o volume 4 da HQ de Heartstopper é como se tivesse dando para gente um curso básico de como tentar ser melhores para ajudar alguém com a saúde mental abalada.
Aqui acho muito interessante porque vai trazer a visão de um dia péssimo. Acho isso muito importante pois mostra como processo de melhora não é uniforme e dias ruins ainda vão existir pelo caminho. Entender como podemos lidar com eles, como podemos deixar eles de lado, como podemos nos entender nesse meio e as pessoas que estão ao nosso redor, tentando deixar tudo em algum tipo de equilíbrio que faça sentido. E como vamos falhar com isso, e quando falharmos como podemos lidar, como podemos nos redimir. É muito lindo os 3 pontos de vista trazidos, nos faz ver também de forma muito didática como o mundo muda quando é visto a partir de outros olhos. Simplesmente genialmente sensivel.

Estrela 20/12/2023

Lidar com a família nunca é fácil, te entendo Charlie. E essa época do ano é sempre complicado.

Só tinha lido os quadrinhos de Heartstopper, mas gostei bastante desse conto, principalmente de ler pelas perspectivas da Tori e até do Oliver, todos são uns queridos.

larissinha8 14/12/2023

Nesse Inverno ;)
Esse aqui é o meu queridinho. Amo muito o foco do olie nesse livro e a interação dele com os outros personagens, ainda me dói muito que ele não aparece na série de heartstopper. Apesar dos pesares que acontecem nesse livro, tem muitas cenas que deixam o coração quentinho demais e eu amo muito. O Oliver é um personagem extremamente incrível e é muito triste terem apagado ele dessa forma.
Trechos do Olie em Nesse Inverno:

"Eu me levanto do chão e dou um abraço nela, que é o que você tem que fazer quando alguém está triste.
[...] - Você deveria pedir desculpas - eu digo - Isso é o que você tem que fazer quando diz algo ruim. Diga Desculpa."

Ari Phanie 14/12/2023

Curto demais, mas tá valendo.

Desde que conheci Heartstopper eu me apaixonei pelos personagens de uma forma que nem esperava. Toda a história é uma quebra de muitos paradigmas e é impossível ficar indiferente ao que você ler porque é uma história sobre o primeiro amor, que não recorre aos clichês eventuais que se encontra nesse tipo de gênero e que é muito sensível e eu diria que até inocente em certos sentidos, o que pra mim foi um sopro de leveza. Ao mesmo tempo que a história lida com temas sérios e dolorosos, a Oseman tem muita delicadeza ao explanar sobre cada questão, sem ponderando o tom. E apesar de This Winter se tratar de um livro sobre o período mais festivo do ano, o livro não é tão festivo já que o Charlie está passando por um momento difícil e isso afeta de alguma forma todos ao seu redor.

Sob o ponto de vista dos três irmãos Spring, nós temos diferentes perspectivas do Natal dessa família. A história começa trazendo a perspectiva da Tori. E meu Deus, eu amo a Tori. Eu fui uma adolescente como a Tori. Não sempre, mas por muitos anos. E é super fácil se identificar com ela em muitos aspectos. O natal da Tori não está sendo bom já que ela precisa lidar com o trauma de quase ter perdido o irmão e a culpa que carrega por não ter conseguido ajudá-lo. Em contrapartida, temos Charlie que está de volta à sua casa depois de um período se tratando e definitivamente ele não está tendo um bom Natal, já que sente que seus pais evitam falar sobre o assunto, e o tratam de forma estranha. Claro que se o Charlie aparece, o Nick também dar as caras, e como sempre, eles são a epítome da fofura. Misericórdia, como são fofos! Finalizando a história, temos o lindinho Oliver que também está achando o Natal uma chatice já que todo mundo tá estranho, e ninguém jogou Mario Kart com ele. O Oliver tem só 7 anos, mas sabe que há algo errado acontecendo na sua casa, e tem medo pelos irmãos.

Apesar da história ter um teor mais pesado, eu gostei imensamente. Natal não pode ser, nem é sempre feliz, mas as pessoas a nossa volta fazem muito a diferença, e foi isso que a Oseman quis mostrar. Favoritadíssimo. Não vejo a hora de ler mais sobre esses personagens.

Jairo Oliveira 15/11/2023

Alice Oseman tem o dom de transparecer profundidade e sentimento em todos os personagens em todas as situações. As angustias são tão tangíveis. Mesmo nessa obra onde temos menos ilustrações e mais texto. Mais uma obra perfeita do mundo Heartstopper que eu amo e sou fã.

@julia_inbookland 09/11/2023

This winter
Gostei porque foi uma historiazinha sobre o natal da família Spring logo após os problemas de TA do Charlie. Achei lindo o POV de cada irmão??

Yasmim272 02/11/2023

Eu amei esse livro! É tudo tão real sabe, você entende os personagens, e você acaba se refletindo neles. A Tori é a que eu sempre me identifico.

Gosto que mostra que o Natal não é sempre feliz com a família, e pode ser um tremendo caos estressante com as mesmas perguntas chatas e invasivas sobre a sua vida, odeio natais.

Só acho que essa família, tirando o o Oliver que a salvação, precisa de uns anos de terapia, porque ninguém tá bem da cabeça.

Foi fofo ver as perspectivas de cada irmão, e como eles são bem overthink

Guilherme 31/10/2023

Spin-off de Heartstopper, This Winter aborda os personagens da série principal em uma nova linguagem narrativa, que nos ajuda a entender melhor seus sentimentos e relações, mas que evidencia a mediocridade das suas construções.

Ainda mais genéricos e caricatos, graças à ausência das ilustrações carismáticas de Alice Oseman, a narrativa parece não fluir, pouco desenvolve os personagens e mostra ao leitor apenas traços pouco interessantes sobre as suas personalidades.

anne marie 21/10/2023

Adorei muito esse livrinho. A Alice Oseman ja é uma velha conhecida e eu adoro tudo dela que ja tive oportunidade de ler. Uma queridona ?

Giovana 16/10/2023

This winter
Com esses livros, você tem uma visão completamente nova sobre os personagens de Heartstopper.
Apesar de ser um livro com tópicos sensíveis, é um livro muito bom pra ler.
É um livro curtinho mas com uma certa mensagem.

O importante é, sempre que conseguirem e precisarem, peçam ajuda.

_mariaHst 12/10/2023

This Winter
O Oliver é definitivamente a unica pessoa feliz nessa familia, amo ele.

Umas atitudes do Charlie (em praticamente todos os livros) me irritam um pouco mas da pra entender ele totalmente, a mãe deles é uma das personagens que eu mais odeio no mundo e o pai é um lerdo que não faz nada.

Tori minha fav, me identifo horrores com ela.

Historia curtinha, rapida, chorei, muito boa

Gabriel 04/10/2023

Me senti abraçado
A forma de como ela se expressa, de como os personagens se tornam reais por conta dos problemas que além de normais, ele são tratados de forma muito sutil e isso faz a Alice Oseman ter um lugar no meu coração, sua escrita e desenhos me fazem amar este universo, onde me encontro todas as vezes, em cada um, ate na Mãe do Charlie! ???

missmirtle 27/09/2023

Acho que esse é o primeiro livro em prosa do Osemanverse que eu gostei. Não me entendam errado eu amo os quadrinhos e sou doida nos personagens, mas não gosto muito da escrita (em prosa) da autora. Acho que por This Winter trazer a visão da Tori Spring me fez gostar muito ?

Milena.Nobre 18/09/2023

Eu amo o oliver meu deus eu amo tanto o oliver nada nesse mundo explica o quanto eu amo essa criança