O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas -

Toshiko.Pri 25/11/2023

Amorzinho.
O que dizer desse clássico, talvez a primeira leitura que fiz dele, me pareceu meio sem sentido, li talvez correndo e não refleti na grandeza que ele traz.

Ele é narrado de forma muito simples e se você não ler direito, pode parecer até mesmo bobo, mas se lermos com mais sensibilidade, prestando atenção em cada frase, podemos tirar grandes reflexões e ensinamentos para nossos relacionamentos, e para nossa conduta, de olhar para as coisas simples da vida, e darmos atenção e prioridade para aquilo que realmente importa.

Eu sendo cristã, em alguns momentos pude até mesmo fazer um paralelo entre o pequeno príncipe e Cristo. E é simplesmente lindo.

Com certeza lerei muito mais vezes essa obra tão linda.
Gleidson 25/11/2023minha estante
Eu li esse livro duas vezes, depois de adulto, e gostei muito também.

Toshiko.Pri 26/11/2023minha estante
É realmente maravilhoso?

Mariana 27/11/2023minha estante
Amei a resenha amiga!!! Esse livro é um tesouro ???????

Toshiko.Pri 27/11/2023minha estante
Ahhh, obrigada amiga???

Bruna 13/11/2023

Eu tive o prazer de realizar uma leitura que devia a mim mesma desde que nasci? e que experiência incrível! Agora, consigo compreender o sucesso atemporal deste livro que é tão essencial, sobretudo, talvez, às ?pessoas grandes?? ?

isabellytvd 06/11/2023

O pequeno príncipe
Bem, gostaria logo de falar que eu irei reler esse livro MUITAS vezes, e que eu o favoritei.
O livro retrata os olhares das pessoas em coisas extremamente abundantes, e que esquecem de ver as coisas boas no mundo, como por exemplo; partes da sociedade só ligam para o dinheiro mesmo sem precisão, e esquecem de ver outros tipos de coisas que realmente a façam feliz. As pessoas normalmente só ligam para coisas furteis, e deixam de lado as pequenas coisas do dia a dia que possam a fazerem felizes. Esse livro retrata um sentimento, para nós pessoas sentimentais. Eu li esse livro, pois estava em ressaca literária a meses, e ele me ajudou muitoooo a sair da ressaca. Não é um livro que todos gostem, mas eu amo livros infantis, e acho que os adultos deveriam ler para refletir um pouco.

Dudu Menezes 02/11/2023

O grande Pequeno Príncipe
Eis que, enfim, li "O pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. Não leram ele para mim, quando criança, e o tempo passou. Confesso que tinha um certo preconceito com essa obra. Achava que, por ser uma das obras mais famosas da literatura infantil, cairia em clichês que não me acrescentariam muito.

Mas, no início deste ano, resolvi que faria essa leitura e convidaria o meu filho, Lucas, para lermos juntos. Não foi bem assim que rolou, mas vamos lá. A mãe dele se adiantou, leu com ele o livro, e me disse que, ao final, entendeu que esta não seria uma leitura para crianças tão jovens como ele, que está com 7 anos. Talvez. Vamos conversar mais sobre isso em um bate-papo, no canal, em breve, se tudo der certo, com a participação da minha esposa @camila_iramos

Agora vou falar sobre a minha leitura. Sem dúvida as metáforas, aqui contidas, vão ser mais profundamente refletidas com o amadurecimento do leitor. Então penso que é um livro para todas as idades e que deve ser lido mais de uma vez e em diferentes fases da vida, incluindo a idade em que o Lucas está.

Dito isso, na minha experiência de leitura, foi impossível não me identificar com o interlocutor do Pequeno Príncipe. Geralmente são "as panes" que nos fazem parar, perdidos como se estivéssemos "no deserto do Saara", e as crianças - sempre elas - que nos mostram o tamanho do ridículo da importância que damos a nós mesmos e "as nossas coisas de adultos".

São muitas as metáforas para serem abordadas, aqui, por isso a importância de um vídeo para tratar delas. Mas, ao pensar sobre os 7 países visitados pelo Pequeno Príncipe, vamos nos dando por conta das diferentes personalidades que assumimos, ou com as quais vamos nos defrontando, ao longo da nossa existência, e quanto vamos atribuir diferentes significados às nossas experiências a depender da forma como cativamos os outros e do quanto estamos dispostos a dividir os pequenos momentos - e objetivos - com os que podemos chamar, verdadeiramente, de amigos.

Não é fácil sairmos dos "nossos mundinhos", mas as crianças, se permitirmos, podem nos ajudar a sair de lá. Aprender a "cuidar das nossas rosas" também leva tempo e não vamos acertar sempre!

Kah 24/10/2023

Cativante
Simplesmente Maravilhoso! Um livro que agrada todos os públicos, do velho ao novo, com um conteúdo fácil e de simples leitura, tal historia me encantou de grande modo!
Deixa o leitor pensativo e maravilhado. Ao analisar e ler com um olhar mais critico, percebe-se como o autor fez uso de parábolas, para expressar situações do cotidiano, como a compaixão, o bem estar emocional, as maldades existentes no mundo e a perda. Recomendo tal literatura a aqueles que buscam uma historia rápida, porem cativante!

Janisley Broetto 15/10/2023

Uma pequena reflexão sobre a nossa passagem...
Pequena de tamanho, mas, números são uma bobagem(conforme o pequeno Príncipe cita). Extraordinária lição de vida que nos faz refletir sobre nós, oque buscamos, oque é importante e oque não é e principalmente, com quem nós cativamos e sobre o luto. Recomendo que todos passem por essa vida e lêem esse livro.

stefany 11/10/2023

Não acredito que demorei tanto tempo pra ler esse livro. Achei muito bom, uma história sensível, que fala da amizade e de diversas outras coisas uma maneira incrível...

12/09/2023

" O essencial é invisível aos olhos".
Não sei explicar o que essa história significou pra mim, me senti acolhida, realmente me deu uma sensação muito boa esse livro.
Tem muita coisa nas entrelinhas e muitas frases tocantes, críticas muito boas em relação aos seres humanos, os adultos melhor dizendo, como perdemos essa nossa essência lúdica de criança quando crescemos e o quanto esse toque infantil faz falta, o quanto deixamos de aproveitar as pequenas coisas e damos atenção ao que não é tão necessário assim.
Ele nos ensina a ver beleza nas pequenas coisas e dar valor a elas, eu amei muito.

" _ Vós não sois absolutamente iguais a minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativantes ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu a tornei minha amiga. Agora ela é única no mundo."

"_ Sois belas, mas vazias _ continuou ele. _ Não se pode morrer por vós. Um passante qualquer sem dúvida pensaria que a minha rosa se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que todas vós, pois foi ela que eu reguei. Foi ela que pus sob a redoma. Foi ela que abriguei com o para-vento. Foi por ela que eu matei as larvas. Foi ela que eu escutei se queixar ou se gabar, ou mesmo se calar-se algumas vezes, já que ela é a minha rosa."

Ana 07/09/2023

Não acredito que demorei tanto tempo pra ler esse livro e não compreendia o que ele tinha de tão especial ???
adorei, leitura rapidinha que nunca vou esquecer!

Torugo1 30/08/2023

Uma experiência
Esse livro me fez pensar em como é ser uma pessoa grande, o mundo já não é mais o mesmo e vemos tudo com tanta lógica e exatidão, enquanto as crianças enxergam o mundo com um brilho mágico no olhar mesmo sem tudo fazer sentido. E como crescer é inevitável, cresci. Mas crescer e deixar de ser criança são coisas totalmente diferentes, enxergo o mundo com um brilho no olhar e sei que o essencial é invisível aos olhos. Cativei a mim mesmo e sei que serei uma eterna criança descobrindo o que esse mundo tem de bom.

Karen 22/08/2023

Queria ter tido a experiência de ler esse livro na infância e crescer com o quentinho no coração que ele da!
Mesmo lendo so depois de adulta foi especial e sei que vou revisitar essa leitura algumas vezes futuramente.

Isadorabbs 19/07/2023

Infelizmente só estou lendo essa obra agora?felizmente eu li essa obra.
Quanta sensibilidade e beleza, misturas em tão poucas páginas.

?Então, por favor, não me deixem tão triste; escrevam-me depressa que ele voltou..?

Juhx321 17/07/2023

O Pequeno Príncipe...
Eu acho esse livro mais para adulto do que para criança. A linguagem do livro formal, frases que nos fazem refletir.

Gosto bastante desse livro por isso. Nos faz refletir que tipo de adulto nós somos, e a não deixar a criança que existe dentro de nós.

Não deixe de usar sua imaginação. Cative pessoas.

Marcio.Araujo 15/07/2023

Ótima leitura, agradável e com boas reflexões, porém é um tanto melancólico, não parece um livro pra crianças.

Babi 14/07/2023

Incrível
Muito interessante, fantástico e brilhante. Pra mim abrangeu a dor de perder alguém, O que podemos fazer, até onde sentir, pensar e agir . Sobre curtir as coisas e estar em mudanças. Foi o que eu consegui entender, mas a história tem uma vasta comunicação ambígua e para cada um a história pode se tratar de um luto diferente mas para todos a história cativante nos ensina em uma aventura princípios básicos e nos faz refletir.