Sherlock Holmes - Volume 2

Sherlock Holmes - Volume 2 Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Alfredo46 10/06/2024

Adorei como esse livro mostra a origem do Sherlock e aprofunda mais nele como pessoa, a primeira parte é bastante interessante por conta disso.
Porém o que me cativou foi a segunda parte, adorei como a ambientação e construção da história foi feita, a cada página eu ficava mais empolgado para descobrir o que estava acontecendo.

Lady B! 09/06/2024

Sherlock Holmes volume 2
O livro me pegou do começo ao fim, dos contos ao romance (O Cão dos Baskerville) não consegui desgrudar os meus olhos das suas páginas, cada caso dos contos fiquei passada, e no romance fiquei desacreditada a cada reviravolta que tinha!
Simplesmente perfeito do começo ao fim, minha real vontade era de esquecer o que li só para poder ler de novo haha ????

regifreitas 04/06/2024

MEMÓRIAS DE SHERLOCK HOLMES (Memoirs of Sherlock Holmes, 1894), de Arthur Conan Doyle; tradução de Áurea Brito Wissenberg.

Publicada em 1894, esta coletânea de contos continua seguindo as façanhas do famoso detetive inglês e seu fiel amigo. São ao todo onze contos, publicados originalmente na revista "Strand Magazine", entre dezembro de 1892 e dezembro de 1893.

Alguns pontos merecem destaque nesta obra. Aqui são relatadas duas histórias que se passam, cronologicamente, antes da amizade entre Holmes e Watson. "Gloria Scott", o primeiro caso de Holmes, do tempo em que ele ainda cursava a universidade, e "O ritual Musgrave", o terceiro caso da carreira do detetive, envolvendo um documento antigo de uma família nobre. É também nesta coletânea que surgem Mycroft, o irmão mais velho de Sherlock, com uma capacidade dedutiva equiparável ao próprio Holmes, além de o Professor Moriarty, o arqui-inimigo do detetive, que protagonizará com Holmes o dramático "O problema final".

Foi com "O problema final", cujo clímax se dá nas Cataratas de Reichenbach, localizadas em Meiringen, na Suíça, que Conan Doyle escolheu para dar um fim ao personagem. Doyle queria se dedicar a escrever obras mais "sérias", contudo, não contava com a reação do público. Leitores de todas as partes enviaram cartas de protesto à revista na qual as histórias de Holmes eram publicadas; muitos chegaram, mesmo, a cancelar suas assinaturas, indignados com a morte prematura de Holmes. Por conta disso, anos depois, o detetive teve que ser "ressuscitado", o que viria a acontecer no conto "A casa vazia" (1903).

Os fatos acima só comprovam o espaço e a importância que o personagem ocupou e ocupa no imaginário popular. Trata-se de um claro exemplo de um caso no qual a criatura sobrepuja seu criador.

-------------------------------------------------------------------

O CÃO DOS BASKERVILLE (The Hound of Baskervilles, 1902), de sir Arthur Conan Doyle; tradução Arnaldo Viriato Medeiros.

Nesta obra, Holmes e Watson investigam a morte de sir Charles Baskerville, encontrado morto em circunstâncias misteriosas. A história se desenrola nos pântanos sombrios de Dartmoor, onde uma antiga maldição paira sobre a família Baskerville, prometendo a morte a cada herdeiro por meio de um cão demoníaco. A morte de sir Charles acaba reforçando ainda mais tal lenda diante dos habitantes locais. Assim, Holmes deve usar todo seu célebre poder de dedução para evitar que sir Henry, sobrinho de sir Charles, herdeiro e novo proprietário da mansão Baskerville, tenha um fim semelhante ao seu antecessor.

O CÃO DOS BASKERVILLE não é somente um romance policial, mas aqui Conan Doyle explora também elementos como o sobrenatural e as crenças e superstições populares. O autor constrói uma atmosfera gótica e sombria, em um ambiente inóspito e personagens excêntricos e misteriosos.

A única ressalva que posso apontar é a pouca participação de Holmes no caso. Watson é o maior protagonista do romance, e é através de sua correspondência com Holmes que tomamos conhecimento dos detalhes dos acontecimentos.

Mesmo assim foi uma ótima leitura! Acabo gostando mais das narrativas mais longas sobre o detetive.

Guilherme 27/05/2024

Neste volume dividido em duas partes temos reunido na primeira parte: As memórias de Sherlock Holmes, que são diversas histórias mais curtas, e O cão de Baskerville, que é uma história maior e mais elaborada. Vale muito a leitura.

Nathalia.Fabris 21/05/2024

Sherlock Holmes, vol. 02, de Arthur Conan Doyle.

?? Esse livro foi uma montanha russa para mim, em momentos eu fiquei sem poder desgrudar os olhos deles, em outros, me esforcei para não parar a leitura.

? O livro foi dividido nos contos ?Memórias de Sherlock Holmes? e no romance ?O cão dos Baskerville?.

?? O romance não me pegou muito, confesso, mas me surpreendeu no final. A resolução do mistério foi boa de se ler, mesmo que o processo para tal não tenha me animado muito.

? Em contrapartida, ler os contos, foi um deleite. Ainda mais com a primeira aparição do Professor Moriarty no conto ?O problema final?, pra mim compensou todas as partes que achei cansativas ou vagarosas no livro. Me deixou ainda mais curiosa para ler o próximo embate do icônico Sherlock com o Prof. Moriarty.

Sophia.DaAvila 02/05/2024

Sherlock é acompanhado em duas aventuras por Dr.Watson. Nos contos desse livro vemos a genialidade da personagem.

Reg 29/04/2024

Gostei bastante. Arthur traz uma riqueza de detalhes, histórias encantadoras e intrigantes que te prende e te faz pensar junto com Sherlock e Watson para descobrir a verdade por trás dos casos.

M.Castrin 13/04/2024

Fantástico
É incrível a capacidade de Sir Arthur Conan Doyle escrever, a cada conto queremos saber o que vai acontecer no próximo, como a história vai se desenrolar e a medida de que ficamos familiarizadas com os métodos de dedução do famoso detetive, o autor nos surpreende mostrando que uma reviravolta FANTÁSTICA pode acontecer.

AngélicaWC 11/02/2024

Sherlock Holmes - Volume 2
O livro contém contos e o romance O cão de Baskerville. O romance, ao meu ver, trás o dr. Watson como protagonista na maior parte do tempo. Mas todo o mistério é solucionado juntamente com o Sherlock Holmes. Essa dupla é incrível!

Partiu volume 3 ?

Flávia 19/01/2024

Sherlock Holmes - volume 2
Neste segundo volume de Sherlock Holmes, as tramas continuam a exibir a genialidade do detetive, embora algumas histórias possam não alcançar a mesma intensidade emocional. Ainda assim, a maestria de Arthur Conan Doyle na construção de mistérios persiste, proporcionando uma experiência intrigante para os fãs da série.

Mikael_13 17/01/2024

O romance "O cão dos Baskerville" foi o melhor dos três que li do autor até agora. A pegada meio sobrenatural deixou a história mais instigante.
Beatriz 18/01/2024minha estante
Esse é o melhor episódio da série "Sherlock"

Duda Nascimento 31/12/2023

Preciso fazer a resenha!
Preciso fazer a resenha!!

Bruno 25/12/2023

Parece que temos um...
Esse foi o meu primeiro contato com o Sherlock Holmes e, consequentemente, com a escrita de Conan Doyle.

Sobre a escrita, achei incrivelmente fácil e bem fluída, para a época em que foi redigida. Achei pouca descrição dos personagens em si, descrevendo mais o ambiente e objetos. Se você começa pelos contos, pode demorar um pouco até saber a aparência completa do Sherlock e do Watson.

Infelizmente, e bem infelizmente mesmo, não gostei muito. A maioria dos casos são rasos, alguns nem precisam do Sherlock que eles se desvendam sozinhos (ou são desvendados pelo Watson), e em outros o final é extremamente brochante, com os suspeitos fugindo, morrendo, ou ficando impunes por outros motivos.

Com exceção do caso "O problema final", que é excelente mesmo. Por isso que o filme com Downey Jr foi baseado nele.

Já o romance "O Cão dos Baskerville", incluso nesta edição também, começou bem e teve até um desenrolar satisfatório. Mas achei a resolução pífia, sem inspiração e me deixando com um vazio no peito. Sem contar que mesmo após descobrir e entender tudo, o Sherlock faz um monólogo de várias páginas explicando detalhadamente tudo que eu já tinha acabado de ler.

Queria realmente ler e gostar muito do Sherlock a ponto de admirar a sua inteligência e perspicácia... mas, por enquanto eu senti que ele é um detetive excêntrico, apenas isso.

Pretendo ler outros contos e romances dele a fim de buscar o grande detetive que todos falam.

Love Book 17/11/2023

Amo como Arthur dá detalhes das mínimas coisas dentro do livro e gostei dele ter destacado Watson, como qualquer um pode ser um Holmes, isso mostra como ele é incrível.

Esse livro me deu um pouco de medo, confesso que fiquei dias sem dormir, mesmo sabendo que não haveria nada fictício como nos outros livros.

Esse livro foi melhor que outro ainda espero favorita algum livro do Sherlock Holmes.

Analuizap 16/11/2023

Sinceramente, achei melhor que o volume 1. Tanto os contos quanto o romance. O cão dos baskerville é incrível.