A distância até a cerejeira

A distância até a cerejeira Paola Peretti

Resenhas - A distância até a cerejeira

Carolina 28/02/2023

Belo
Apesar de não ter sido uma das leituras mais prazerosas que eu já fiz, é inegável que o livro carrega um valor especial e ESSENCIAL!! Eu ainda preciso de um tempo para refletir sobre ele e sobre seus ensinamentos, mas já posso dizer que é um livro bonito e rápido de ler. Se você gosta de O pequeno príncipe, com certeza você vai gostar dessa fofura também. Esse livro tá na minha lista desde 2019? muito bonitinho

givemeaminute 02/02/2023

Mafalda é uma garotinha de nove anos que tem uma doença que acarreta na perca gradual da visão. Durante o livro ela escreve uma lista de "coisas que eu amo e nunca mais poderei fazer" (por causa da perca da visão), que inclui, por exemplo, subir na cerejeira da escola, que ela ama.
No fim do livro, Mafalda é inspirada a mudar a lista para apenas "coisas que eu amo". Uma pequena mudança que fez um brusco impacto em mim.
A primeira lista era repleta de tristeza. "Nunca mais vou poder fazer isso", "nunca mais vou poder fazer aquilo". O foco era tanto na parte "nunca mais poderei fazer" que a personagem esquecia do que realmente importava, que era a parte "coisas que eu amo".
E quantas vezes não fazemos isso?
Fixamos o olhar naquilo que é mais negativo, sem nem dar a chance daquilo que é positivo se expressar.
Ler sobre esse assunto pelos olhos de uma criança foi, simplesmente, encantador!

Shaila0 01/02/2023

Percebemos como nossas crianças compreendem e são resilientes com situações complicadas da vida, acreditar nas crianças é sempre a melhor opção.
Sempre defenderei esse livro ??

Lorena.Oliani 28/01/2023

Parei para refletir quando terminei.
Estou sem palavras para descrever essa história.
Mafalda, uma garotinha de 9 anos, descobre que possui uma doença qua a fará perder completamente a visão em mais ou menos 6 meses.
Diante da dura realidade, o que ela mais quer é passar a viver encima da cerejeira que fica em frente à sua escola, como uma forma de fugir dos problemas.
Mas, com o tempo, Mafalda passa a aprender sobre o que realmente é essencial para nós em momentos assim, e como podemos perseverar mesmo quando tudo parece estar desmoronando.
Só não entendi porquê não chorei lendo esse livro, já que a história é realmente emocionante e linda, linda demais.
Só leiam esse livro.

Maria.Ibiapina 28/01/2023

Amazonas
Eu soube que iria sofrer na primeira página do livro, dito e feito. É tudo muito lindo, inocente e triste. É impressionante a força da Mafalda, a forma como ela pensa e imagina. O livro ensina tanto, ensina em como é importante ter um essencial, amigos e como não podemos desistir de nós mesmo.

Bianca 23/01/2023

Todas as crianças têm medo do escuro.
É um livro muito bonito e também bastante triste, como já se pode imaginar pela sinopse.

A narração, feita pela protagonista, de 10 anos, ao mesmo tempo que traz certa leveza pra situação, deixa tudo ainda mais emocionante.

Enfim, é uma história de aquecer o coração, reconfortante ainda que triste. Vale a leitura.

Beijosdaana 14/01/2023

A distância até a cerejeira é MUITO BOM, eu comprei aleatoriamente em uma livraria pq achei a capa bonita e gostei da sinopse, um dos livros mais puros e bonitos que li

Arda 13/01/2023

A Distância até a cerejeira é um livro fácil e cativante. Mafalda se mostrou muito corajosa e certamente me comoveu trazendo essa questão sobre o que realmente é essencial, a história me lembrou um pouco de Pequeno Príncipe, amei do início ao fim!
A forma como a escritora abordou um assunto tão complicado torna o livro incrível, li muito rápido e sem nenhuma dificuldade, remete realmente a uma leitura infantil, o que fez com que eu tivesse vontade de guardar o livro em um potinho.

Merci0 10/01/2023

Você tem medo do escuro?
Nunca passa pela nossa cabeça que o escuro pode ser a única coisa que muita gente vê, raramente paramos pra pensar em pessoas que não vêem, se é difícil não ver, imagina perder a visão aos poucos como no caso da Mafalda?

Vi na personalidade dela algumas familiaridade com a Mafalda dos quadrinhos, curiosa e destemida, amiga e bondosa.

Senti falta de um aprofundamento mas histórias ao redor, dos pais, da Stela e do Felipe, a história tinha mais potencial.

Mas no geral foi uma ótima leitura

Mariana 09/01/2023

!!
Que livro necessário!
O livro traz ensinamentos de vida de uma forma leve e simples na visão de uma criança!

celiastjames.supremacy 04/01/2023

mds
o tanto q eu amei esse livro----
esse livro eh surreal tipo ate meu pai quis ler depois
o tanto q eu chorei----
simplesmente impecavel

Lia da Lua 29/12/2022

Eu nem chorei, só fiquei tremendo
Esse livro foi muito muito triste. Mas me mostrou perspectivas que eu não conhecia a respeito de pessoas com deficiência visual; que muitas vezes são vistas como inválidas e/ou encontram ambientes despreparados para acolhê-las. Ler sobre isso vindo de uma autora portadora da mesma deficiência da protagonista é sem dúvidas algo que muda muito a nossa forma de as compreender.
Mas a narrativa pela voz de uma criança foi pesado ?? senti as emoções em dobro

Mari 27/12/2022

"Todas as crianças tem medo de escuro...
Eu tenho medo só do meu escuro, aquele que tenho dentro dos olhos"

Escolhi o livro na bienal por causa da capa e do preço, achei que a linguagem seria poética e dei uma chance.

Acabei embarcando de cabeça num livro infantojuvenil de uma sensibilidade sem igual.

A maneira que a autora escreve o ponto de vista de uma criança de 10 anos é sem igual. Ela consegue preservar a ingenuidade e as tentativas de compreender o mundo nessa idade, sem deixar o discurso plano. Eu me senti com 10 anos de novo.

O enredo é muito triste, a garota lentamente perde a visão por causa de uma doença. Só de pensar que a autora tem a mesma doença faz tudo mais complexo.

Eu amei, me fez chorar, rir e aqueceu meu coração

Jonscythe 08/12/2022

Todas as crianças têm medo do escuro
Mafalda é daquelas garotas que dão mais vida a vida, com seu gato e sua cerejeira, sua Estella (rainha das amazonas) ela nos mostra que nem a escuridão pode tirar aquilo que a gente ama.

Eu não costumo chorar lendo, mas esse final quebrou meu coração. É de uma tristeza fofa... vocês precisam ler.

"...os avós são uma droga porque morrem, os gatos são uma droga porque desaparecem e não sabem descer das cerejeiras, os namorados são uma droga porque não dizem ?eu te amo? e eu sou uma droga porque todos enxergam e eu não."

Eduardo 27/11/2022

A distância até a cerejeira.
Um livro magnífico, o jeito que Mafalda imagina o mundo a sua volta e como ela lida com seu destino é cativante. Esse livro emociona, é um livro que você lê uma página, fecha ela e fica minutos divagando sobre a história (de uma forma boa). Não tenho palavras para descrever como foi essa experiência, digo a todos que é uma ótima leitura e recomendo muito. ?