Esboço

Esboço Rachel Cusk

Resenhas - Esboço

otxjunior 20/02/2023

Esboço, Rachel Cusk
São histórias tão transitórias, às vezes compartilhadas mesmo entre passageiros de uma curta viagem, que são quase esquecidas logo após a leitura. O que não inviabiliza o prazer ao lê-las. Cusk faz dos leitores personagens; e ao conhecê-los, aqueles tornam-se mais autoconscientes.

Tatiana Hollanda 05/06/2020

O ponto forte desta leitura, muito mais do que a própria história, é a escrita da autora, que te leva pra dentro do livro. Ela consegue descrever situações banais como ninguém, como por exemplo, as sensações dela minutos antes do avião levantar vôo.

nana 14/07/2022

Minha leitura também é um esboço
Eu leio esse livro aos poucos, como um intervalo entre um livro e outro. ? É muito bem escrito e me prende um pouco quando pego o ritmo, mas ao mesmo tempo é bem difícil de terminar apesar das poucas páginas pois ele é realmente diferente do que estou acostumada.
As estrelas vão por ele ser diferente, bem escrito e pela capa linda, não tenho como avaliar pela história.

ana 02/02/2022

gostei muito, mas também não gostei... faz sentido?

sinto que demorei bastante pra pegar o ritmo, os parágrafos longos tornam a leitura um pouco lenta.

apesar de ter feito várias marcações, confesso que não tava gostando tanto, mas o livro foi de 0 a 100 no capitulo VIII. não sei explicar o que aconteceu, mas a partir desse capítulo eu comecei a me interessar mais.

enfim, o livro tem um enredo simples, que não acontece praticamente nada a história inteira, mas mesmo assim consegue dialogar com o leitor e provoca muitas reflexões.

dizem que o próximo da trilogia é melhor, vamos ver...

Tema: que seja o primeiro de uma série ou trilogia #DLL22

Sarah 30/04/2022

Uma leitura confortável
Coloquei a trilogia na minha TBR do ano com o intuito de tirar da estante esse livro que comprei no inicio do ano passado, acabei encontrando uma escrita maravilhosa que dá muita vontade de adentrar no universo grego enquanto Rachel Cusk descreve o calor e as paisagens que a personagem principal vê enquanto está em Atenas à trabalho.
Esse primeiro contato com a autora me trouxe uma leitura cheia de frases e parágrafos grifados pelas reflexões que os mesmos me trouxeram, sobre amadurecimento, relacionamentos consigo e com os outros.
Ansiosa para terminar a serie de livros.
limagovea 30/04/2022minha estante
mo título conceito, nunca tinha ouvido falar

Nic 15/08/2021

Magnífico.
Que livro magnífico, o primeiro de três. Sobre uma escritora inglesa que vai para Atenas ministrar um curso de criação literária, uma história simples, sem acontecimentos extraordinários, mas com diálogos profundos, potentes e que nos fazem constantemente refletir sobre nossas vidas (casamento, filhos, família, trabalho) e nossa existência.
"Mas um dia você percebe que tudo isto - a casa, o marido, o filho -, tudo isto não é importância, na verdade é exatamente o contrário: você se tornou uma escrava, você foi apagada". Pag. 86
"Olha pela janela do apartamento para as mulheres correndo no parque, sempre correndo, e se pergunta se elas estão correndo em direção a algo ou para longe de algo. Se passa tempo suficiente, vê que elas estão simplesmente correndo em círculos". Pag. 89
"Era importante lembrar de se divertir pelo caminho, disse meu vizinho: em certo sentido, essa havia se tornado ultimamente a sua filosofia de vida". Pag. 125

menxzes 19/01/2022

Sobre Esboço
Esboço é um romance de uma trilogia escrito pela canadense Rachel Cusk, publicado originalmente em 2014 e aqui no Brasil pela Editora Todavia.

A obra é relativamente curta, com pouco menos de 200 páginas, e dividida em dez capítulos, os quais são conversas narradas em primeira pessoa pela personagem principal.

No livro, uma professora viaja até Atenas para dar aulas de redação. Durante sua permanência na cidade, ela conversa abertamente com amigos e desconhecidos sobre os mais variados temas: vida profissional, vida amorosa, perrengues, etc.

É um livro bem intimista, as conversas presentes em Esboço, não são qualquer coisa. Os diálogos apresentam uma certa profundidade, não apenas pelos temas tratados ? já citados anteriormente ?, como também pela forma de falar sobre eles. Essa escrita intimista também está presente na narração como um todo e não apenas nas conversas, por exemplo na maneira como os cenários são descritos. Além disso, a escrita da Cusk lembra a de Clarice Lispector, cuja também apresenta esse caráter íntimo.

Recomendo a leitura para aquelas pessoas que gostam de histórias que apresentam um seriedade maior que os livros dedicados aos jovens, mas sem serem chatas. Apesar da minha descrição retratar pessoas mais adultas, todos deveriam ler Esboço.

Rachel Cusk nasceu no Canadá em 1967 e passou grande parte de sua infância em Los Angeles antes de terminar os estudos em uma escola de convento na Inglaterra. Ela estudou inglês no New College, Oxford. Em 2014, seu romance Outline (Esboço) foi publicado pela Vintage. Foi inspirado pela experiência de Cusk de ensinar um curso de escrita criativa em Atenas. Indicado para vários prêmios importantes, foi o primeiro de uma trilogia, seguido por Transit (Trânsito) e Kudos (Mérito) em 2016 e 2018, respectivamente.

highbythem00n 08/12/2020

Leitura interessante
Não sei explicar o que é esse livro, foi uma escrita diferente que eu amei e ao mesmo tempo não gostei. Fazia tempo que não marcava tantas partes em um livro, mas também fazia tempo que um livro não me dava tanto sono. Apesar de tudo, estou curiosa com o resto da trilogia.

Guillen 11/01/2022

achei uma leitura um pouco lenta, mas com certeza no final vale a pena
o livro nao possui uma grande reviravolta, o foco é o desenvolvimento dos personagens

Giselle 23/05/2021

Antes de mais nada, gostaria de dizer que o que mais me intrigou no livro foi o título. Por que esboço? A resposta só veio no último capítulo: o “esboço” seria a sensação de possuir “todos os detalhes preenchidos em volta enquanto a forma em si permanecia vazia”. Apesar de não ter sido uma frase pronunciada pela protagonista, resume bem a obra.
O romance é protagonizado por Faye, uma escritora que viaja a Atenas por alguns dias para lecionar em um curso de escrita criativa. Dividida em 10 capítulos, a narrativa é formada por diálogos entre Faye e amigos, alunos e pessoas que conheceu na viagem. Enquanto isso, a própria personalidade da narradora é silenciada. Alguns detalhes são revelados durante suas conversas - como o fato dela ter se divorciado recentemente. Em outras palavras, Faye é, essencialmente, um esboço, sua forma ainda em processo de redescoberta após a separação.
No geral, a obra me deixou dividida. Por um lado, o formato de narração baseado em diálogos me agrada, meus filmes favoritos - a trilogia before - seguem esse modelo. Por outro, apesar de possuir passagens e reflexões interessantíssimas, esse formato foi, por vezes, maçante. Coincidentemente (ou não), eu me interessei mais pelos diálogos durante as aulas, nos quais pessoas da minha faixa etária expressavam suas ideias, mas a maioria deles eram compostos por reflexões sobre divórcios e separações em geral.
No momento, não pretendo ler os outros dois livros da trilogia. Penso que esse é um livro muito voltado para um público específico, delimitado por idade e experiências específicas, e é necessário que o leitor se identifique com a história para que essa se torne realmente interessante. Infelizmente, esse não foi o meu caso, mas não descarto a possibilidade de retornar a ele no futuro.

Mais resenhas: instagram.com/litclassica
Ana Clara 24/05/2021minha estante
A minha experiência de leitura foi muito parecida com a sua, e também amo a trilogia before pelo mesmo motivo, adorei a resenha!

Ariadne 10/05/2021

Um livro com uma história fluída
Lido para o Projeto Ferrante encampado pela booktuber Aline Aimée.

O livro é bem curto, tem menos de 200 páginas e possui uma história bem simples: uma escritora vai a Grécia ministrar um curso de escrita criativa e durante sua viagem encontra várias pessoas cujas histórias se entrelaçam com a sua e a fazem rememorar e refletir sobre acontecimento de sua vida.

A história é bem fluída com a autora passeando pelos personagens ao fazer muitas descrições de lugares, paisagens e pessoas e em um fluxo continuo de pensamentos. Como eu estou acostumada à prosa do fluxo de pensamento, a leitura me foi muito agradável apesar de não ser muito surpreendente.

Não aconselho a leitura àqueles leitores que amam plot twists e grandes acontecimentos chocantes. A prosa de Cusk é para quem gosta de acompanhar os pensamentos e as rotinas dos personagens sem saber onde isso vai dar.

Maltos 31/03/2023

Um livro reflexivo
Difícil, confuso, interessante, atual, reflexivo e inteligente? essas são algumas palavras que definem este livro para mim. Um livro que requer atenção para não se perder no meio das palavras e dos longos parágrafos da história. Para mim, o livro teve altos e baixos, momentos que me fizeram ficar preso na história por ser um reflexo do nosso (ou do meu) dia a dia. No entanto, teve momentos que eu só queria que o livro acabasse logo.

Termino o livro com uma sensação dúbia, continuar ou não a trilogia? Só o tempo dirá.

Karen 19/12/2021

Praticando a escuta
A capa do livro diz muito, você será testemunho das muitas escutas da narradora.
Um amalgamado de estórias narradas pelos muitos amigos e conhecidos que transitam em sua breve jornada na Grécia.
Trata-se de uma trilogia, mas não empolguei a ponto de seguir com os outros volumes.
"Interessante como as pessoas querem que você faça algo que elas mesmas jamais sonhariam em fazer, o entusiasmo com que o conduzem à sua própria destruição: ".

Mari 21/01/2021

A gente tanto se acostuma à mesma estrutura narrativa de personagens com arcos e jornadas, que um livro fora dessa forma não tem como não surpreender. Esboço, pra mim, é sobre a vida que acontece nas pausas: numa conversa com um desconhecido no avião, no reconhecimento dos espaços de uma acomodação transitória e de uma cidade que se frequentará por curto período de tempo, na escuta atenta de conversas de pessoas a quem se acabou de ser apresentada. Ao mesmo tempo em que essas situações podem estar fadadas ao mais completo esquecimento, através delas podem nos atravessar toda sorte de reflexões e sensações, numa intrincada teia de significados muito peculiares, que captamos apenas por sermos quem somos, e termos a percepção de mundo que temos.
E agora, rumo ao Trânsito!