Esboço

Esboço Rachel Cusk

Resenhas - Esboço

Ticiana 15/05/2023

Não existe uma pessoa rasa nesse livro né. O sentimento de ter apenas conversas que te abrem e te mudam de alguma forma é raro, mas quando acontecem podem construir que você é ou até mesmo destruir. Pretendo ler os outros da trilogia.

Helen247 24/05/2023

Vou precisar de um tempo para pensar sobre
Fiquei sabendo desse livro após uma pessoa indicar por ser parecido com a trilogia de filmes Before (before sunrise, before midnight, before sunset). E realmente é bastante parecido.

Mesmo gostando dos filmes, achei o livro arrastado. Todos os diálogos pareciam ter saído de uma sessão de terapia, principalmente as aulas que a protagonista ministrou (ironicamente minhas partes favoritas da história).

De qualquer forma, achei o livro bom e talvez continue a trilogia.

Leticia 07/12/2023

Engraçado que esse livro simplesmente me arrebatou completamente pelo mesmo motivo que alguns por aqui detestam. Eu acho incrível poder ver várias lógicas diferentes, belezas e feiuras em narrações do cotidiano.
Esse livro é absolutamente sutil, gostoso e sem ápice. Como um sorvete em dias quentes. Amei!

Gabi 31/03/2024

Eu demorei a pegar o ritmo da leitura, como se eu própria fosse uma das personagens que desembarca em Atenas, com as quais a protagonista se encontra e demora um pouco pra se localizar em terras estrangeiras.

Em cada encontro, consegui esboçar um pouco mais os traços da mulher da qual inicialmente sabia apenas a profissão e o destino geográfico: uma escritora que foi à Grécia facilitar uma oficina de escrita criativa. Junto com ela, fui esboçando também cada pessoa com quem ela se encontrou, sempre a partir de sua perspectiva fragmentária, até que ela própria fosse substituída por uma outra em sua posição, uma espécie de duplo: a escritora que facilitaria a oficina de escrita criativa seguinte.

Seu último encontro é de certa forma consigo mesma, uma imagem especular, um esboço de si, que, como ela, inicia sua viagem entabulando uma conversa com "seu vizinho" de assento aéreo, fechando assim um ciclo que se iniciou nas primeiras páginas do romance.
anna 03/04/2024minha estante
aii comecei esse faz dois dias!!!

Gabi 04/04/2024minha estante
Depois diz o que você tá achando!!

gab 11/02/2024

Lindo.
Acho que a história mostra muito bem o que realmente é ouvir. A falta de conhecimento que temos da narradora e a maneira como ela se apresenta a partir de pensamentos e lembranças que obtêm de falas de outras pessoas desenha muito bem um perfil real de um verdadeiro ouvinte que, no fim, está sempre passando pelo processo de auto descobrimento. É interessantíssimo como a história da personagem principal vai sendo lentamente construída, de maneira delicada e muito sutil, com uma escrita extremamente cativante que torna o livro uma delícia de se ler.
Os diferentes relatos apresentados em cada capítulo são extremamente verdadeiros e cumprem o sentimento que eu, pelo menos, sempre tenho: contar minha vida inteira, coisas íntimas e tenebrosas para uma pessoa mais afastada, que você não conhece tão bem a ponto de se importar com o julgamento dela. Mas também, a maneira como os relatos são contados mostra os diferentes intuitos que as pessoas têm ao revelar suas histórias.
A maioria das falas sempre voltam para um lado familiar da vida, e todas as reflexões vindas a partir delas são lindas e me fizeram pensar bastante. Li o livro tão depressa que fiquei triste porque não sei se conseguirei escolher um outro tão bom quanto para ler e ter a mesma satisfação.

Lívia 28/01/2021

Esboço
Esboço - Rachel Cusk.
Narrativa bastante interessante! Recomendo.

@elasqueleiam 18/03/2021

Uma narrativa diferente
Uma escritora "amo ou odeio" e um estilo de narrativa em que a personagem principal se esconde nas sombras dos diálogos e das histórias secundárias que a cercam. Intrigante, reflexivo e autoral, Esboço é o primeiro livro de uma trilogia aclamada pela crítica internacional da autora canadense Rachel Cusk, que já publicou 7 livros. Um presente ou uma carga - você quem decide, depois de ler.

site: https://www.instagram.com/p/CMMz__gCp84/

natalia.pratt 13/07/2021

lupa no cotidiano
é uma leitura fácil, nos faz refletir e reparar mais nas coisas que acontecem a nossa volta, são em conversas do dia a dia que podemos extrair grandes ensinamentos. nos instiga a tentar conhecer estranhos ao nosso redor, seja numa conversa de avião ou numa sala de aula. confesso que mais pro final achei a leitura um pouco cansativa e repetitiva.

Let Carvalho 31/07/2021

Esboço me encantou desde o primeiro parágrafo. O jeito que a Rachel escreve e conta histórias é lindo e envolvente.
O primeiro livro de uma trilogia, acompanha uma escritora recém divorciada para uma viagem a trabalho. Pelo caminho ela conhece e reencontra pessoas que lhe contam sobre suas vidas, de uma maneira poética e encantadora.
Vale muito a pena acompanhar essa viagem e conhecer melhor as pessoas que cruzam o seu caminho.
(??????????)

victor.victor.victor 04/12/2021

Confort book
O livro é apenas imagem. Ao esboçar estéticas, a autora permite que o leitor complete a escrita por si mesmo. Por isso é bem pessoal — funciona ou não funciona. Para mim, que gosto também da parte mecânica da leitura (de passar os olhos em uma página e encontrar palavras), funcionou.

Nay__ 09/01/2022minha estante
Tem como dar spoiler de um livro sem climax?

Mona 06/02/2022

Por várias vezes estive a ponto de comprar um livro de Rachel Cusk, algo neles chamava a atenção. Acabei descobrindo Esboço após procurar por um outro livro da autora (ainda não publicado no Brasil), e ficar atraída pela capa.
Apesar das críticas o descreverem como um livro difícil e tedioso, tive uma ótima experiência de leitura. A escrita de Cusk é rica e fluída e, por trás de histórias por vezes simples, suas personagens trazem reflexões profundas.
Trânsito e Mérito certamente serão minhas próximas leituras.

eduarda batista 04/05/2023

3/5
?mas a única esperança de encontrar alguma coisa é ficar exatamente onde se está, no lugar combinado. é apenas uma questão de quanto tempo você consegue aguentar?

Luana.Iannone 18/10/2023

Adoro quando nada acontece
Se esboço fosse um filme, seria um ?All hands on deck? ou coisa assim. Gosto muito dessas histórias sem um grande acontecimento, quando o autor apenas se propõe a contar coisas.
Rachel Cusk tem uma escrita sensível e viciante. Se todo escritor contemporâneo escrevesse assim, eu ia parar de ler livro antigo e ler só os atuais.
Em ?esboço? encontrei diálogos sobre assuntos como: o amor, os alicerces do casamento, a inutilidade do ideal de progresso que conduz nossas vidas, as relações familiares.

Como outras pessoas falaram aqui, acho que esse livro não é pra todo mundo. Mas pra quem gosta de livros bem escritos, fluidos e sem artificialidade, esboço é um ótimo livro. Se pra você o que faz um bom livro é a construção da narrativa em torno de um grande acontecimento, melhor ler outra coisa.