Esboço

Esboço Rachel Cusk

Resenhas - Esboço

Mari 21/01/2021

A gente tanto se acostuma à mesma estrutura narrativa de personagens com arcos e jornadas, que um livro fora dessa forma não tem como não surpreender. Esboço, pra mim, é sobre a vida que acontece nas pausas: numa conversa com um desconhecido no avião, no reconhecimento dos espaços de uma acomodação transitória e de uma cidade que se frequentará por curto período de tempo, na escuta atenta de conversas de pessoas a quem se acabou de ser apresentada. Ao mesmo tempo em que essas situações podem estar fadadas ao mais completo esquecimento, através delas podem nos atravessar toda sorte de reflexões e sensações, numa intrincada teia de significados muito peculiares, que captamos apenas por sermos quem somos, e termos a percepção de mundo que temos.
E agora, rumo ao Trânsito!

Ariadne 10/05/2021

Um livro com uma história fluída
Lido para o Projeto Ferrante encampado pela booktuber Aline Aimée.

O livro é bem curto, tem menos de 200 páginas e possui uma história bem simples: uma escritora vai a Grécia ministrar um curso de escrita criativa e durante sua viagem encontra várias pessoas cujas histórias se entrelaçam com a sua e a fazem rememorar e refletir sobre acontecimento de sua vida.

A história é bem fluída com a autora passeando pelos personagens ao fazer muitas descrições de lugares, paisagens e pessoas e em um fluxo continuo de pensamentos. Como eu estou acostumada à prosa do fluxo de pensamento, a leitura me foi muito agradável apesar de não ser muito surpreendente.

Não aconselho a leitura àqueles leitores que amam plot twists e grandes acontecimentos chocantes. A prosa de Cusk é para quem gosta de acompanhar os pensamentos e as rotinas dos personagens sem saber onde isso vai dar.

ogatoleu 18/10/2023

Não consegui me conectar ??
Imagino que esse é o tipo de livro que ou se ama ou se detesta. Eu tive uma opinião um pouco intermediária, no entanto.

Por um lado achei incrível a proposta e o comentário social, tive momentos de ótimas reflexões. O último capítulo é particularmente genial e resume bem essa crítica a uma modernidade autocentrada, excessivamente analítica, e que consome entretenimento sempre buscando delinear o seu próprio *esboço*. Mas faltou um pouco uma conexão, um calor humano, que era o que aconteceu de eu estar procurando quando fui ler o livro. E sim, sei que a proposta da autora era de que o livro fosse árido nesse sentido, e sei que é até irônico eu opinar desse modo.

Enfim, resumindo: proposta muito bem executada, mas não fui com a cara do livro. É bom, porém não o suficiente para eu querer ir atrás dos outros livros da trilogia.

Giselle 23/05/2021

Antes de mais nada, gostaria de dizer que o que mais me intrigou no livro foi o título. Por que esboço? A resposta só veio no último capítulo: o “esboço” seria a sensação de possuir “todos os detalhes preenchidos em volta enquanto a forma em si permanecia vazia”. Apesar de não ter sido uma frase pronunciada pela protagonista, resume bem a obra.
O romance é protagonizado por Faye, uma escritora que viaja a Atenas por alguns dias para lecionar em um curso de escrita criativa. Dividida em 10 capítulos, a narrativa é formada por diálogos entre Faye e amigos, alunos e pessoas que conheceu na viagem. Enquanto isso, a própria personalidade da narradora é silenciada. Alguns detalhes são revelados durante suas conversas - como o fato dela ter se divorciado recentemente. Em outras palavras, Faye é, essencialmente, um esboço, sua forma ainda em processo de redescoberta após a separação.
No geral, a obra me deixou dividida. Por um lado, o formato de narração baseado em diálogos me agrada, meus filmes favoritos - a trilogia before - seguem esse modelo. Por outro, apesar de possuir passagens e reflexões interessantíssimas, esse formato foi, por vezes, maçante. Coincidentemente (ou não), eu me interessei mais pelos diálogos durante as aulas, nos quais pessoas da minha faixa etária expressavam suas ideias, mas a maioria deles eram compostos por reflexões sobre divórcios e separações em geral.
No momento, não pretendo ler os outros dois livros da trilogia. Penso que esse é um livro muito voltado para um público específico, delimitado por idade e experiências específicas, e é necessário que o leitor se identifique com a história para que essa se torne realmente interessante. Infelizmente, esse não foi o meu caso, mas não descarto a possibilidade de retornar a ele no futuro.

Mais resenhas: instagram.com/litclassica
Ana Clara 24/05/2021minha estante
A minha experiência de leitura foi muito parecida com a sua, e também amo a trilogia before pelo mesmo motivo, adorei a resenha!

Karoline315 10/06/2021

Simples e Intenso
Como um livro pode ser tão simples e ao mesmo tempo tão intenso? Essa foi a sensação que senti lendo Esboço. A simplicidade de conversas corriqueiras do dia a dia que guardam a profundidade do que é ser humano. Não é um livro de grandes acontecimentos, como todos sabem, mas um livro de grandes reflexões. Bom, pelo menos para mim foi. Também não foi um livro que devorei, mas isso não se refere em nada ao interesse que mantive em suas páginas. Acredito que eu precisava de tempo para refletir, degustar. Já estou animada pra ler a continuação ?

?pois foram momentos de tamanha intensidade que de certa forma vamos vivê-los sempre, enquanto outras coisas são esquecidas por completo?

Natalia 25/03/2022

Oceanos
Esboço é de uma delicadeza enorme. O livro permite que imaginemos como seria o mundo se as pessoas conseguissem ser abertas ao falar sobre suas vidas. Ainda mais do que isso, se pudessem conversar com profundidade, deixando que os outros consigam acessar suas alegrias, medos e anseios.

Rachel Cusk escreve como se estivesse andando nas nuvens. Parece simples e leve, porém cada diálogo tem força e exprime detalhes da psiquê das personagens. É como se as pessoas no livro fossem oceanos nos quais podemos mergulhar... e nadar, nadar, até nos sentirmos partes delas.

Não há um clímax claro, nem um grande acontecimento. Mesmo assim, não é tedioso, justamente pelo estilo da escrita e pela qualidade dos diálogos. Gostei desse primeiro contato e vou ler a trilogia. A história parece uma sessão de terapia, se você refletir as vidas complexas das personagens e da narradora.

Ansiosa por mais!

victoria.maria 14/03/2022

não sou a mesma
do meu ponto de vista pessoal vou dizer: é uma obra prima. nem sei definir o quão significativo pra mim foi ler esse livro. até então não tinha me tocado sobre a referência da concha na capa, e como isso reflete diretamente na representação da história, que sem plot específico, permeia a naturalidade e realidade dos nossos dias, das nossas relações individuais ou sociais, compartilhando experiências, sentimentos e perspectivas com quem está a nossa volta (diretamente ou indiretamente), assim como usamos a concha para cochichar pro mar nossos segredos, deixamos nos lugares e nas pessoas que passamos resquícios de nós mesmos, fazendo quase um esboço de cada um a nossa volta.

@Marverosa 18/08/2023

Narradora contadora
Em termos de estrutura, interessante, história dentro da história
Mas numa narradora ausente e não confiável e se mostra no decorrer do livro
Olhos que julgam, aparências e relações quebradas
Livro interessante

Marina516 17/07/2023

Por muito pouco não dei 5 estrelas, acho que o livro me cativou e me encantou tanto no começo, que acabei me encantando menos nos últimos capítulos. Mesmo assim, esse é um dos pontos altos em leitura das férias, o poder da trivialidade é mais do que incrível

Liv 29/07/2021

sensacional
um livro sutil que te faz viajar junto com a personagem por entre todas essas conversas cotidianas mas cheias de significado. me fez refletir muito.

asaquebrada 11/10/2021

A última personagem apresentada fala muito de como eu fiquei durante toda a leitura. Todos os relatos dos personagens me fizeram refletir sobre mim, principalmente diziam o que eu não era. Numa espécie de esboço da fronteira do que sou eu e do que não sou. Foi uma interessante viagem, fiquei curiosa para ler os outros dois livros.

Arthur1494 05/01/2022

decepção
eu tava mt empolgado pra ler esse pq já ouvi de várias pessoas q seria quase como uma conversa onde vc só escuta, e eu tava realmente empolgado por isso, pq amo livros assim?

dito isso eu posso falar q várias partes da histórias e pensamentos dos personagens são ótimos e te fazem refletir e se olhar por dentro, porém tudo isso se perdeu pra mim diante de várias falas preconceituosas e mal colocadas q autora fez;

é totalmente recheado de gordofobia sem nenhum propósito, usando palavras ofensivas p apenas destecer alguém gordo, sem justificativa nenhuma na história e isso fez com q todo o resto se perdesse pra mim.
virou uma decepção.

Ramilla.Souza 11/03/2023

Eu achei o livro interessante, sobretudo o ponto de vista da narradora, que observa tudo de uma maneira, de certa forma, distanciada. O mundo interno que aqueles personagens revelam através de (longas) falas constrói um colcha de retalhos curiosa.

Mas, confesso que não entendi porque é um livro tão aclamado e, em vários momentos me peguei pensando dos personagens: que gente chata rsrs.