Esboço

Esboço Rachel Cusk

Resenhas - Esboço

Fernanda 11/04/2024

Infelizmente esse livro não funcionou pra mim, foi uma leitura difícil, desatenta. Tem algumas reflexões interessantes, mas os diálogos foram monótonos e até chatos. Tinha altas expectativas para essa leitura e foram frustradas

asaquebrada 11/10/2021

A última personagem apresentada fala muito de como eu fiquei durante toda a leitura. Todos os relatos dos personagens me fizeram refletir sobre mim, principalmente diziam o que eu não era. Numa espécie de esboço da fronteira do que sou eu e do que não sou. Foi uma interessante viagem, fiquei curiosa para ler os outros dois livros.

rufininha 12/09/2021

Não tenho opinião formada ainda. No começo, fiquei esperando a história engatar e ansiosa pra entender aonde ia dar. Depois que entendi seu formato, histórias apartadas entre si, sem um super enredo - o que não é, em geral, um problema pra mim, tendi a gostar de livros que mostram a vida como ela é. As histórias são contadas a partir dos interlocutores das conversas com a Faye, o que é interessante perceber a versão contada de um lado só - o livro te instiga a saber como seria a outra versão - e traz algumas reflexões interessantes sobre a vida. ?
Mas não sei, no geral, não me conectei.

Ah, e pra quem não gosta de leituras muito descritivas, ele pode se tornar bem maçante em suas 190 e tantas páginas.

lautorres 07/09/2021

LEIAM!!!!!
TERMINEI, ressaca literária vencida?
de verdade e impactada com o quão bom e bem escrito esse livro é pqp
a maneira como a narrativa não se torna menos interessante mesmo sem um clímax é impressionante, fiquei comovida com praticamente todos os diálogos e descrições dados pela protagonista
não tenho costume de fazer resenha e tô meio sem palavras, mas tive que escrever pelo menos um pouco pq esse livro é incrível
(simplesmente apaixonada pelo capítulo VIII, tive que me segurar pra não grifar tudo)

Liv 29/07/2021

sensacional
um livro sutil que te faz viajar junto com a personagem por entre todas essas conversas cotidianas mas cheias de significado. me fez refletir muito.

Gabriella 15/03/2022

A meu ver, melhor forma de descrever esse livro é com essa citação do último capítulo:

?Enquanto ele falava, ela começava a se ver como uma forma, um esboço, com todos os detalhes preenchidos em volta enquanto a forma em si permanecia vazia.?

?Esboço?, de Rachel Cusk, é exatamente isso: um esboço. Temos uma narradora de quem sabemos muito pouco e que revela muito pouco de seus sentimentos ao longo da narrativa, que vai à Atenas ministrar um workshop de escrita. Os capítulos focam nas interações dessa narradora com outros personagens.

Capítulo a capítulo, Cusk transforma personagens secundários - e que seriam outrora ordinários - em figuras com backgrounds completos, apresentados ao leitor por meio de conversas com a narradora. Cada história seria capaz de se tornar um romance próprio, caso Cusk assim desejasse, mas ela prefere juntar tudo numa tapeçaria confusa que não movimenta o arco da narradora ou o enredo geral do livro. Sequer sabemos o nome dela até o penúltimo capítulo.

Minha conclusão é que não é um livro para todo mundo. Pessoas que gostam de bastante desenvolvimento de enredo ficarão frustradas com a monotonia da história, mas é um prato cheio para leitores que gostam de histórias focadas no desenvolvimento de personagens - ainda que esses personagens surjam na narrativa do nada, e desapareçam com a mesma espontaneidade que vieram.

Cristina117 22/02/2021

Esboço de muitas coisas interessantes
"Esboço" é um esboço maravilhoso que atravessa muitos temas: narrativas, rupturas, histórias de vida, escuta (não à toa tem essa concha linda na capa: ouvir os murmúrios dos outros e os nossos através dos outros) e questiona tudo de uma maneira sutil, irônica, engraçada, elegante e tão genial!

Larissa Evelyn 14/06/2021

Eu adorei. Achei de uma sensibilidade magnífica. Leve, cheio de ensinamentos.
As vezes realmente da a sensação de começar do nada e levar a lugar nenhum, mas acredito que isso se encaixe mais para aqueles que pensam que o destino é mais importante que o caminho. O preciso sendo rico, curioso, prazeroso, cheio de novidades, por muitas vezes é mais interessante que o destino.

Karol 01/03/2023

Esse foi uma decepção, pois havia altas expectativas. Por mais que eu consiga reconhecer como o livro é bem escrito, a inteção de dar importância ao local de escuta não conseguiu se sobrepor a tantas hostórias irrelevantes.
Ramilla.Souza 11/03/2023minha estante
Siiim. Os personagens são muito chatos.

Joice.Barbosa 18/01/2021

já tinha visto algumas pessoas falando muito bem da trilogia, comprei os dois primeiros livros e assim que chegaram, vi uma pessoa, que tem um gosto impecável pra livros, falar mal de Esboço. Acredito que isso me fez ter baixas expectativas.
Por fim gostei do livro, da estrutura em que é escrito, da descrição dos personagens e etc.
Super recomendo a leitura!!!

Camila 31/12/2020

Geralmente começo livros sem esperar muita coisa deles e, principalmente, sem saber quase nada a respeito (de preferência nada ou, no máximo, 2,6%). Dito isso, recebi a indicação da Rachel Cusk por um amigo que também me guiou por Elena Ferrante e devo admitir que indicações sempre me geram certa expectativa.
Não sabia o que Cusk propunha em Esboço - ou se propunha algo - e acho que isso foi positivo no sentido de apenas me jogar na leitura, descobrindo o que o livro era - e não era - conforme ele ia se desvelando.
Devido ao costume de ler literatura em formato de uma narrativa linear (com flashbacks ou flashforwards, se for o caso) ou em contos, foi diferente pra mim ler esses recortes/esboços da Cusk, onde um determinado período de tempo é contado através de algumas situações cronológicas pontuais, entre as quais não sabemos o que acontece. Isso faz com que o evento central, isto é, o curso ministrado pela narradora, e a própria narradora em si, não sejam o foco da história.
Não existe protagonista e não existem plots, existem apenas momentos, experiências, diálogos/monólogos e escuta, o que faz com que a narradora seja, antes de mais nada, uma exímia observadora analítica.
Começa e termina como um recorte, sendo assim não há barreiras tão definidas sobre o que é o início ou o fim, e apesar de ficar um pouco frustrada com o final - mais por uma preferência minha do que efetivamente por uma falta da autora - acho que foi coerente com todo o processo.
Com certeza lerei os próximos da trilogia! E espero que algum dia esse livro vire um filme do Richard Linklater :)

Licia Maria 23/11/2021

Sessão de Terapia
Me senti uma psicóloga, depois de uma semana especialmente atribulada, acumulando dramas, conflitos e caos de diferentes pacientes, enquanto tenho que . lidar com os próprios B.O.s.

A carga dramática dos personagens é altíssima, as reflexões são sempre profundas, não há diálogos ou encontros mais cotidianos. Isso, pra mim, teria dado um tom mais realista e humanizado, além de deixar a narrativa mais leve e a leitura mais fluída.

Maaas, realmente recheado de boas citações e pensamentos legais para pensar a vida ?

Giovanna1599 31/12/2021

experiência de leitura muito estranha, ao mesmo tempo que eu gostei bastante também quis desistir várias vezes da leitura por não achar que estava progredindo, mas quando terminei fiquei com vontade de ler os outros

Renata 16/01/2022

Esboço
Aquele tipo de livro no qual essencialmente nada acontece, mas que, nos diálogos traz uma série de reflexões extremamente relevantes e interessantes.