Kim Jiyoung, Born 1982

Kim Jiyoung, Born 1982 Cho Nam-Joo
Cho Nam-Joo

Resenhas - Kim Jiyoung, Born 1982

Lara 18/10/2022

Como eu queria que fosse maior
Que livro maravilhoso, pena que é tão curto! A narrativa é muito boa, Jiyoung é uma protagonista maravilhosa, conseguimos sentir tudo o que ela sente, desde as pequenas alegrias até as frustrações, medos e injustiças. Praticamente todas as personagens femininas são inspiradoras e incríveis.

Cada fase da vida é super interessante, gostaria muito que aprofundassem mais em certos momentos? Principalmente da adolescência até a vida de casada, que foram as partes que mais me cativaram.

É incrível que o livro consegue trazer reflexões e militâncias simplesmente narrando a realidade. Na Coreia soube que chegou a causar polêmica por ser feminista demais. Isso caberia até como um capítulo extra, infelizmente.

Por mais que sejam problemas diferentes dos nossos no Brasil em relação a gênero, é interessante e lamentável como a gente consegue se identificar com diversas situações. Embora culturalmente distantes, é como se a opressão fosse uma linguagem universal.

Emilly.Melinda 08/10/2022

Me sobe um ódio
Perfeito. São situações que nós mulheres já conhecemos bem, mas é difícil não sentir indignação em cada página.

Achei incrível a autora ter usado estatísticas reais na história e o plot twist também é muito bom.

Michelle 29/09/2022

O livro pode ser considerado pesado para alguns pois aborda questões de preconceito e sexismo, principalmente na cultura coreana. O livro é muito bom e rápido, portanto uma ótima leitura para aqueles que querem conhecer um pouco da cultura de outro país.

cecilia 28/09/2022

puro ódiooooooooooo
extremamente revoltante, mas uma leitura foda. é muito legal a parada das estatísticas e dos dados embasando os acontecimentos. é tudo retratado de um jeito muito forte, desde as microagressões até os grandes sofrimentos da protagonista. muito bom, muito bom.

jiangslore 02/09/2022

[5/5]
Eu já esperava que "Kim Jiyoung, Born 1982" fosse um livro muito bom, mas, mesmo assim, a leitura com certeza me surpreendeu. A forma que a história é contada faz com que a mensagem da obra seja ainda mais impactante, além de tornar o livro em si um exemplo daquilo que ele busca expressar. A leitura é muito rápida e a escrita é fluida, mas o tema e a mensagem do livro não são leves e a perspectiva com relação às questões apresentadas ao leitor não é exatamente positiva. Na minha opinião, isso fez com que "Kim Jiyoung, Born 1982" fosse ainda mais marcante, mas é importante mencionar que não é uma leitura para dias nos quais estamos um pouco mais pessimistas com a humanidade.

Algo que gostei muito no livro (muito mais do que eu esperava gostar) foi a estrutura da narrativa. No início da obra, Jiyoung encontra-se em um contexto que, apesar de não ser bom, parece muito natural. Então, aos poucos, a vida dela é contada ao leitor, que começa a perceber que não há nada de natural na situação na qual a personagem está.

A autora fez um trabalho incrível ao contar essa história, incluindo episódios da vida de Jiyoung que com certeza despertarão uma sensação de identificação nas leitoras, seja por terem passado por algo parecido ou por conhecerem alguém que já passou por algo do gênero ? afinal, apesar dos episódios da vida de Jiyoung serem os mais diversos, todos eles têm algo em comum: a exposição das dificuldades que ela, sua irmã, sua mãe, sua avó, suas amigas e suas colegas de trabalho enfrentaram simplesmente por ser mulheres. É possível, com isso, ter acesso a uma visão de uma sociedade que mostra que, mesmo com nossas diferenças culturais, há coisas que são iguais (e igualmente inaceitáveis) nos mais diferentes locais do mundo.

Além disso, apesar de ser um livro curto, "Kim Jiyoung, Born 1982" aborda nuances de questões de gênero que demonstram a complexidade dos problemas desta natureza que nossa sociedade enfrenta. Isso faz com que a leitura seja, além de extremamente informativa, muito natural, e, consequentemente, muito agradável. Penso que talvez algumas pessoas não gostem do estilo quase jornalístico que certos trechos do livro possuem, mas, na minha opinião, eles combinaram muito com o tom e o objetivo do livro, além de terem uma explicação coerente dentro da narrativa. Esta explicação surge apenas ao final e foi uma das maiores surpresas que tive durante a leitura, porque ela demonstra concretamente os obstáculos para que os direitos das mulheres sejam efetivamente obtidos: a dificuldade de entender que os problemas enfrentados por mulheres não são individuais, mas, sim, parte de uma estrutura, na qual todos nós somos peças.

E é a demonstração dessa dificuldade, aliada ao fato de que o livro conta (em tese) a história de uma única mulher, que tornam a obra quase metalinguística: como eu havia mencionado antes, "Kim Jiyoung, Born 1982" é um exemplo do que procura expressar; é um estudo de caso que mostra a amplitude da questão de gênero, e que consegue fazer isso escondendo uma quantidade absurda (e justificada) de raiva e ironia por trás de um estilo de escrita quase frio e impessoal.

Ncohen0111 (Taylor's version) 17/08/2022

melhor livro desse ano (so far)
Li muito rapido (eh bem curto) e eu amei cada segundo. Ja estou pensando em reler. Se vc esta lendo isso, vai na amazon e compra esse livro AGORA. A leitura eh incrivel, a historia eh muito interessante, e O FINAL MEU DEUS. Eu preciso comversar sobre esse livro com alguem.

Léo 08/08/2022

Executado com perfeição, Kim Ji-young, Born 1982, provoca no leitor indignação, angústia e frustração. Nos colocando sob as lentes da Jiyoung, uma mulher sul coreana, que acompanhamos desde sua tenra infância até o amadurecimento, em que cada fase de sua trajetória é marcada pelo extremo sexismo presente na sociedade coreana. Uma leitura muito fluida, na qual é impossível não sentir empatia pela personagem e outras mulheres que a acompanham, sem dúvidas uma obra que merece ser amplamente divulgada e discutida.
julia.silv 08/08/2022minha estante
me fez ter mais vontade de ler aaaa

Ana 08/08/2022minha estante
????

Léo 08/08/2022minha estante
É uma leitura indispensável! Comecei ontem e não consegui parar

Belle_ssilva 08/08/2022minha estante
Me intrigou! Curiosa!

Amanda.Karina 26/07/2022

Aaaargh!
Que livro necessário! E o final!!!! ? mais real impossível, me dá tanto ódio de como a sociedade é hoje e como pode sempre ser pior em outro lugar

Mafe 11/07/2022

Achei muito interessante como ela demonstrou assuntos e situações machistas de uma forma muito clara e simples, você entende a personagem e vai sofrendo com ela, uma realidade que vc pode sofrer também (se não já sofreu) sendo mulher. Só não gostei do final, achei muito ???? mas o livro em si é bom.

iza 30/06/2022

um dos melhores livros que eu li até agora! é simplesmente perfeito. não conta uma história em si, mas um relato usando uma personagem (jiyoung). tem uma escrita maravilhosa e apesar de ser um tema complexo é um livro leve. não tenho nada de ruim para dizer, apenas elogiar. recomendo muito.

Lari 27/05/2022

Tão real que da raiva
O livro acompanha a vida da Kim Jiyoung,mas poderia muito bem ser a vida de qualquer mulher,por isso muitas cenas me deixaram com ódio,porque ser mulher nesse mundo não é fácil! Ele é bem curtinho,algumas coisas não são tão aprofundadas assim,mas ele me impactou demais.

August.Jose 24/05/2022

"O mundo tinha mudado bastante, mas não pequenas regras, contratos e costumes, o que significava que na verdade o mundo não tinha mudado nada."

No trecho acima a autora resumi bem o cenário geral que tantas mulheres vivenciam no dia a dia, não somenre na Coreia.

Juliana Lessa 07/05/2022

Um assunto complexo, mas tratado de uma forma sensível. Nos lembra como as mulheres são tratadas e vistas não só na Coreia, mas em várias partes do mundo. Acho que poderia desenvolver mais o assunto e se aprofundar mais. Mas no geral gostei.

jubs 05/05/2022

kim jiyoung is every woman
tava muuuito animada por esse aqui! desde que passei o olho pela contracapa, fiquei arrepiada e resolvi que precisava ler assim que desse.

a história começa com jiyoung apresentando um comportamento estranho e sem explicação; dali pra frente, o leitor é levado a passear por cada fase da vida da moça e a entender, junto com ela, como o machismo nem sempre é tão explícito quanto parece. o livro traz reflexões superficiais, mas importantes pra iniciar debates internos e questionamentos sobre o mundo que nos cerca ? principalmente se você também for mulher, já que muitas situações vividas pela personagem (infelizmente) acabam sendo universais pra gente.

pra ser sincera, preciso dizer que eu esperava mais. a leitura parecia muito mais promissora e senti um grande potencial sendo pouco explorado; ainda assim, foi um livro bem gostosinho de ler: simples e fluido, sem deixar de ser crítico. apesar de ter visto algumas pessoas reclamando, gostei das estatísticas que aleatoriamente apareciam! foram colocadas de forma orgânica e achei que ajudaram ainda mais a reforçar que não é impressão nossa, tem MUITA coisa errada no tratamento dado às mulheres.

enfim, recomendo! :)

rafisreading 25/04/2022

um dos melhores livros que já li, fala sobre a experiência como mulher amarela na sua forma mais pura, desde a infância até a maternidade. depois de ler todo o livro o final, que é narrado por um homem ainda deixa aquele agridoce na boca de como nunca vão ligar ou entender de verdade.