Kim Jiyoung, Born 1982

Cho Nam-Joo

Resenhas - Kim Jiyoung, Born 1982

ð» . 04/05/2024

????
Foi um choro silencioso e abundante, uma experiência rica e realmente indescritível, daquelas que todo mundo deveria ter um dia.

"Se havia dois guarda-chuvas, as garotas dividiam. Se havia dois cobertores, as garotas dividiam. Se havia dois doces, as garotas dividiam."

Liana 08/04/2024

Triste realidade!!!
É aquele livro que não deixa o coração da gente quentinho quando terminamos de ler. Um livro necessário onde todos deviam ler pois mostra que a realidade de muitas mulheres é igualzinha, sem tirar nem pôr, mesmo do outro lado do oceano. As mudanças precisam acontecer em todos (tanto nos homens quanto nas mulheres) para que consigamos diminuir as desigualdades de gênero.

Janaína Faria 30/03/2024

Mesmo que o livro aborde mais da cultura coreana em anos passados onde a misoginia era ainda maior do que nos tempos atuais, conseguimos tranquilamente ler essa história criada por Cho Nam-Joo e nos vermos, vermos nossas parentes ou nossas amigas nessas páginas. É o desenho perfeito de uma sociedade machista que funciona pelo bem estar dos homens e acha perfeitamente normal que as mulheres sejam aquelas que abram mão de absolutamente tudo em suas vidas (até mesmo sua própria individualidade) em prol de suas famílias e filhos enquanto os maridos fazem o mínimo, quando fazem, e sem alterar absolutamente nada em suas rotinas.

Para mim, não foi um livro que criou muita conexão com os personagens porque temos nas páginas a vida de Kim Jiyoung sendo narrada desde os primórdios, e é apenas isso: uma série de acontecimentos se desenrolando sem que eu me prendesse à narrativa ou a qualquer personagem brevemente introduzido na história.

Apesar disso, é um livro fluido, obviamente revoltante e o final sinceramente me deixou ainda mais triste, pois serviu como uma reafirmação de absolutamente tudo que o livro narrou.

camomiIa 28/03/2024

So to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura

Angie Poggi 13/03/2024

Importante
Although I do appreciate the message of the book and its relatabily, the characters were more like archetypes than fully fleshed out ones. I don't think that's a bad thing, the story has an informative tone and those archetypes serve to impulse the message, but I prefer to read books that feel more like a story than an informative, although important, article.

Lucy.nee 24/02/2024

Maravilhoso, faz a gente repensar sobre tantas coisas, tenho certeza que qualquer mulher que ler esse livro vai sentir uma dor no peito pq histórias igual a da Jiyoung tem muitas?

Sousasuu 24/01/2024

Acho difícil muitas mulheres lerem esse livro e não conseguirem se ver em diversas situações, o que é triste demais. Vários socos no estômago, maior ainda quando você entende que já passou por algo semelhante em algum momento. Livro bom, importante e o último capítulo, pra mim, é o "BUM" onde você só se revolta mais rs

beca 20/01/2024

Esse livro fala sobre aquilo que nós mulheres estamos cansadas de saber: ser mulher é uma experiência devastadoramente difícil.

a medida que a vida da kim jiyoung se desenrola é praticamente impossível não se identificar com nenhuma das experiências dela, mesmo tendo vivências diferentes, porque infelizmente alguns sofrimentos são universais para mulheres. alguns pontos do livro são meio rasos e eu não classificaria como uma obra prima do feminismo, mas ainda assim é uma leitura muito interessante.

achei o final bem pensado, fechou bem todo o ciclo do livro e a mensagem que ele deseja passar.

Duda 16/01/2024

Eu amei o livro e toda a essência dele. Ele é melancólico e como uma mulher é sufocante e frustrante ler e não conseguir fazer nada sobre o que acontece e me fez abrir ainda mais os olhos sobre maternidade. É muito injusto.

Larissa3666 05/01/2024

Aqueles livros para além de tudo aprender
Pra mim, esse livro é quase didático, de tantas informações e dados interessantes acerca da vivência das mulheres na Coréia do Sul que ele traz ao leitor, tanto que acredito até que preciso de uma releitura pra absorver tudo. Quanto ao plot, achei bem interessante o jeito que a autora escolheu abordar o tema, de forma ambígua mas ao mesmo tempo bem direta, que é uma característica que acredito seja bem presente no modo de escrita oriental. Esse é um livro realmente bem direto ao ponto, o que pode tanto cativar quanto incomodar, depende muito do gosto pessoal de cada um, mas pra mim funcionou bastante e fiquei bastante intrigada com o desenrolar da história, e até mesmo com o final dela...

dandara 03/01/2024

Esse livro é muito difícil de ler, não porque possua um linguagem complicada, mas sim pelos temas abordados. A escritora conseguiu explanar bem os inúmeros aspectos problemáticos da sociedade coreana daquela época (problemas que estão presentes até hoje, mas que naquele período era ainda mais forte). Problemas como a forte presença da desigualdade social entre as mulheres e os homens, tanto que os coreanos viam o ato de ter uma bebê menina como um infortúnio, enquanto meninos algo incrível, o que levou diversos abortos de meninas, já que elas eram vistas como seres inúteis enquanto os meninos eram vistos como os responsáveis de trazer honra e glória para a família.
Também é muito doloroso saber como era comum e a maneira que era lidada o assédio, era passado pano para os criminosos e as vítimas eram silenciadas, algo que continua acontecendo (infelizmente) e é uma pauta primordial a ser discutida.
Enfim, livros como esse são duros de ler, mas a nossa sociedade NECESSITA de leituras como essa

issie.p 29/12/2023

Kim Jiyoung, nascida em 1982
Majestosamente revoltante e espetacular, ao mesmo tempo.

Numa escrita simples, a autora traz as complexidades vivenciadas por mulheres coreanas (mas que facilmente se estendem ao restante do mundo) inseridas numa sociedade patriarcal e capitalista. Kim Jiyoung, nascida em 1982 é sobre todas as mulheres, todas as meninas, moças, jovens universitárias, adultas e mães e é cada vez mais indignante perceber essas experiências que temos em comum ao longo da história.

Cho Nam-Joo foi brilhante ao trazer fatos e dados que sustentam seu ponto, mostrando que não é necessário ir além da nossa própria realidade para executar uma crítica ao sistema.

Monique 26/12/2023

Uma das melhores leituras do ano!
Esse livro, sem dúvida alguma, é uma das minhas leituras preferidas do ano.
Um dia, Kim Jiyoung começa a falar e agir como outras mulheres, desde mulheres vivas a mortas. O marido decide mandá-la ao psiquiatra e assim passamos a conhecer a sua história.
Esse livro é focado na vivência de mulheres na Coreia do Sul, mas, honestamente, ele se espelha em sociedades patriarcais e capitalistas ao redor do mundo. A história aborda temas como machismo, assédio e maternidade compulsória e os desenvolve através de relatos da personagem Jiyoung e de outras mulheres relacionadas à ela.
Senti diversas emoções ao ler esse livro, principalmente tristeza e raiva. Inclusive, eu me enxerguei em algumas das situações mencionadas. Meio desesperador.
Enfim, é uma leitura rápida e que te faz refletir sobre a existência de mulheres e as demandas impostas pela sociedade. Super recomendo!