Kim Jiyoung, Born 1982

Cho Nam-Joo

Resenhas - Kim Jiyoung, Born 1982

manzolli 04/03/2023

Magnífico!
Um livro que fala sobre a vida de uma mulher comum de um jeito único.

Kim Jiyoung, nascida em 1992 é um livro esplêndido e merece reconhecimento. :( simplesmente magnífico

Mima 18/02/2023

Incrivelmente triste
É terrível ver como nós mulheres sempre somos a parte descartável e decorativa da sociedade, prontas para parir e abrir mão de todos nossos sonhos, nos tornarmos meras esposas e donas de casas, mulheres sem nenhuma característica além de ser mulher e/ou mãe de alguém. Isso é tão triste e frustrante e meu deus desesperador!!! Nenhuma mulheres vai ler esse livro e não se sentir representada, mas muitos homens podem ler esse livro e achar chato ou fora de contexto, afinal o papel protagonizado por Kim Jiyoung só pode ser feminino. Homens jamais vão entender isso. Essa dor é uma dor apenas feminina.
Bruna86 25/02/2023minha estante
Esse livro foi um tapa na minha cara.

Vitória. 25/01/2023

o final desse livro é de uma frieza tão real que assusta, principalmente depois de ler sobre a vida da Kim Jiyoung e de tantas outras mulheres citadas na narrativa.

o sentimento que fica é de vazio.

mari 24/01/2023

não sabe qual livro deve ler? pois leia este!!!!!
?Kim Jiyoung, born in 1982? é um livro sobre uma personagem sul coreana de 34 anos, ao longo da trama descobrimos sua história e o motivo de ter chegado em sua condição atual.

Me apaixonei por cada linha, nunca li algo tão simples e complexo simultaneamente, Jiyoung passa por problemas de mulheres reais, e a todo momento nos causa mais empatia.

Recomendo essa leitura para mulheres principalmente, vocês podem se identificar com uma história lindamente contada, porém julgo extremamente importante que homens leiam essa obra para expandirem a mente de forma natural.

Aliás o livro é super curtinho com um conteúdo incrível, vale a pena demais!

Veronica.Goncalo 22/01/2023

Que tapa na cara que é esse livro. Ele narra a vida dela mostrando as partes boas e ruins. E as ruins são muito o que vemos ainda hoje na sociedade em que vivemos. Eu não sabia nada do livro antes de ler, e me surpreendi. Gostei muito da leitura, é rápida e super atual! Recomendo!

Vit 20/01/2023

"The world had changed a great deal, but the little rules, contracts, and customs had not, which meant the world hadn?t actually changed at all."

anna 31/12/2022

queria que o fato de a jiyoung "se tornar" outras mulheres tivesse sido mais explorado (e ia gostar se o livro tivesse ido pra um lado mais bizarro pra tratar disso)

muito bom e uma leitura importante mas não extraordinário, não me conectei tanto assim com a personagem

B.S. 26/12/2022

Perfeito
A escrita é muito boa, os relatos são bem intensos e a história é extremamente profunda com problemáticas importantíssimas. Eu gostei muito da leitura, gostei de cada parte do livro. Achei que foi uma ótima experiência e acrescentou em muitas perspectivas sobre as violências direcionadas às mulheres na sociedade. Além de que tem muitos dados interessantes sobre a Coreia e sua relação com os diretos das mulheres, bem legal. Recomendou bastante.

Luiza 18/12/2022

Kim Jiyoung, Born 1982
Um livro revoltante e, simultaneamente, espetacular.

Nele acompanharemos a vida de Kim Jiyoung, uma mulher de 33 anos, casada, com uma filha pequena, com um nome comum, vida comum, que passa por situações comuns no seu dia a dia.

O livro retrata a infância, adolescência e vida adulta de Kim, e também fala um pouco sobre a vida das outras mulheres presentes em sua vida, como sua mãe.
O principal foco do livro é a desigualdade de gênero e também a maternidade, temas abordados com dados estatísticos reais e eu achei isso algo que agrega ainda mais na leitura.

Esse livro acaba gerando muita revolta, já que nele leremos sobre como as mulheres eram e, infelizmente, ainda são vistas, o assédio, que mesmo sendo mais experientes em certas tarefas do que os homens, muitas delas não recebiam o mesmo salário e reconhecimento do que eles pelo fato de serem mulheres.
Ler sobre os absurdos que ela passou na infância e durante sua vida me causaram uma raiva tão absurda, mas o que me dava mais raiva é saber que embora esse livro se passe no outro lado do mundo, muitas situações também ocorrem com outras mulheres aqui e ao redor do mundo.

A escrita e a história do livro me prenderam muito. Recomendo muito que todos leiam esse livro de menos de 200 páginas, mas que promove muitas reflexões e questionamentos sobre a sociedade.

Obs.: pode ser que vocês achem certas partes confusas, assim como eu achei (por exemplo, o final). Por isso, recomendo que após terminarem a leitura procurem algum video que fala sobre o livro. Foi assim que consegui compreender melhor toda a história e, consequentemente, adorá-la ainda mais.

Eli 16/12/2022

Cho Nam-joo nos provoca indignação, raiva e empatia a cada linha.
sob a ótica de uma mulher que nasceu e viveu há 40 anos atrás, do outro lado do mundo, é triste que tantas mulheres ainda se identifiquem hoje em dia. Adorei a leitura, não tem um enredo extraordinário ou um plot twist que eu gosto, mas a forma com que você se encontra na Jiyoung te faz querer devorar o livro em uma sentada.

Mariana.Vilela 27/11/2022

Kim Jiyoung, born 1982
Eu comecei achando que esse livro era sobre um tema específico. Até porque, vi muita gente comparar esse com "Please, look after mother". Bom, pode até ter umas coisas parecidas aqui e ali, mas é sobre o exato mesmo tema.
Partindo disso, achei essa leitura um pouco fria pra mim. Mesmo que seja um assunto super importante (maternidade), a escolha de narrativa pra essa história, não funcionou tão bem pra mim. Acho que se eu tivesse me apegado mais a personagem, teria sentido um pouco mais todas as questões pelas quais ela passou. A escolha aqui foi de uma narrativa de reportagem; quase como um não-ficção. E, embora, eu tenha gostado do Twist final, queria ter sentido mais do que senti.
É um livro sobre machismo, cultura e maternidade. É ver uma personagem tendo que se perder para as questões que são impostas pela sociedade. E, infelizmente, não é um assunto pelo qual já superamos. Acho que isso livro acrescenta e muito nessa questão.
No fim, eu achei ele um pouco corrido. Principalmente o final, porque quando o Twist aconteceu, eu fiquei super empolgada com o que poderia vir, mas o assunto não se estendeu por muito tempo, infelizmente.
Queria um pouco mais desse livro, mas mesmo assim, se você se interessa por esses assuntos acho que vale a pena.

Rocchi 10/11/2022

Amei essa leitura, de verdade. O fato do livro ter sido escrito por uma coreana é o próprio plot twist do enredo. Bem localizado temporalmente, é um livro que me prendeu do início ao fim.

starsfinew 29/10/2022

Instigador e revoltante. Impressionante como a desigualdade perpétua em vários lugares do mundo. O final retrata muito bem a realidade: o falso entendimento da situação e a manutenção dele mesmo assim. Pode ser confusa a troca de visões durante o desenvolvimento, mas é um ótimo livro.

mari 29/10/2022

kim jiyoung, born 1982
quase duas semanas que eu terminei esse livro, e desde então eu passo cerca de um terço dos meus dias pensando nele. já falei tanto dele nas minhas rodas de amigos que parece até saturado retomar minha experiência de leitura agora.
minha sensação durante esse livro foi de estar assistindo a um filme dos estúdios ghibli com infos salpicadas que deixaram as linhas entre ficção e realidade entrelaçadas. li um artigo apontando para a escolha de traduzir mum-choong como mum-roach como uma evocação à metamorfose da kafka e achei essa interpretação magnífica. o paralelo entre um transtorno dissociativo e experiências universais que nascem de ser mulher, com estatísticas que legitimam essa narrativa, fizeram desse livro um dos melhores que eu já li.

Vic 25/10/2022

Às vezes repetitivo, mas muito bom ao representar oq as mulheres enfrentam. Interessante saber mais sobre a cultura da Coreia.