Kim Jiyoung, Born 1982

Kim Jiyoung, Born 1982 Cho Nam-Joo
Cho Nam-Joo

Resenhas - Kim Jiyoung, Born 1982

liviaslivros 03/12/2023

Uma narrativa que retrata a sociedade machista parece ser algo banal atualmente mas não, não apenas por ser um assunto que deve ser lido, falado, esse livro aqui mexe demais. fiquei triste, revoltada, com raiva e com muito carinho, muito carinho pela jiyoung. queria poder abraçar ela e dizer que eu entendo.

minha versão simples da review: estou chorando no metrô, bom dia.

Elô 20/11/2023

I love books that you read and get so into them that you feel physically ill after you read them, like your brain has to digest what you just read as your stomach does with a hearty meal

Giovana.Cancellier 19/11/2023

Kim Jiyoung, nascida em 1982
Kim Jiyoung, nascida em 1982 é uma obra capaz de mudar a perspectiva com a qual o leitor enxerga o mundo. Aqui, vemos a maestria com que Cho Nam-Joo conduz a história perpassando as quatro fases da vida da protagonista vivenciadas até então: infância, adolescência, jovem-adulta e casamento. Cada uma delas revelam experiências, aflições e sonhos diferentes porém com suas raízes atreladas ao mesmo fenômeno social: o machismo. É um livro que todos os que vivem na sociedade do século XXI devem ler para entender como a misoginia e o patriarcado impactam na vida das mulheres.

bmeetsevil 08/11/2023

Quem não gostou tem mau gosto !
é basicamente uma história sobre o que é ser mulher especificamente na coreia do sul. vai retratar todas as expectativas que são colocadas numa mulher como filha, esposa, mãe e proletária. chega a ser até meio triste por como toda a vida dela se encaixa nesse quadrado de pré conceitos sociais. recomendo MUITO ouvir o audiobook pq você se passa o livro inteiro tentando entender POR QUE um homem tá narrando a no final absolutamente tudo faz sentido e esmaga seu coração

sleepinthegarden 03/10/2023

A solidão da mulher
Esse livro me causou tantos sentimentos, ser uma mulher em um mundo onde a sociedade odeia a mulher é meio desesperador.

em todo o desenvolvimento da história, a solidão da Jiyoung é palpável, o sofrimento por abrir mão de coisas que ela queria, a sensação de não pertencer a lugar algum.

o livro causa indignação, dor e agonia, principalmente se vc é uma mulher e consegue identificar muitas coisas que a Jiyoung passou e sentiu.

"Jiyoung se transformava em pessoas diferentes de vez em quando. Algumas estavam vivas, outras mortas, todas mulheres que ela conhecera. Independentemente de como a coisa fosse encarada, não era brincadeira ou pegadinha. Ela se transformava naquela pessoa, de
verdade, sem tirar nem pôr."

Kaka 21/09/2023

Um livro que explora a realidade das mulheres coreanas( em alguns casos até as mulheres de outros lugares), com pautas extremamente necessárias, gostei bastante dessa temática.

Gosto desse estilo de narrativa, onde é menos diálogos e mais relatos de acontecimentos( quando bem feitos, né), e esse livro é muito bom nisso, é bem fluído de ler.

O final eu achei meio sem sentido, acho que entendi a mensagem do final, mas ele ficou meio deslocado, achei que iria explorar mais da protagonista e de sua condição, mas só muda de perspecitiva para outro personagem do nada.
O livro as vezes parece um artigo, em alguns parágrafos parece que foi retirado de uma pesquisa(o livro é cheio de notas de rodapé de artigos inclusive), o que faz com que quebre a aproximação com a narrativa, pelo menos para mim.

Tirando isso é um livro bom, e revoltante ao mesmo tempo, mas bastante informativo.

catherine.pinkerto 26/08/2023

A tristeza e a raiva se misturam ao decorrer da leitura.
Ver uma mulher fazer a vida ao entorno de um mundo misógino e conservador é de partir o coração.

Em diversos momentos dá para sentir a solidão enorme e a tristeza que acompanha Jiyoung durante o caminho dela.
Também é visível como o marido dela é distante, como ele não se conecta com ela ou a vê - o que causa revolta várias vezes (praticamente todas as que ele aparece).
A negligência, o assédio, a complicação que a Jiyoung passa só por ser uma mulher é inacreditável, apesar de realista.

Bia 08/08/2023

O livro é muito interessante, bem fácil e rápido de ler, mas acabei me sentindo afastada da Kim Jiyoung mesmo me identificando muito com o q ela passava e relatava. O livro apresenta muito dados reais sobre o machismo na coreia e apesar de achar importante acho q tbm ajudou a me distanciar um pouco do fluxo da história. Ainda sim indico muito a leitura e considero muito necessária, principalmente por abordar uma cultura diferente da minha.

thegoldrush 28/07/2023

QUE LIVRO BOM!
(destaque especial para o quão fácil e rápida é a leitura desse livro)
essa obra retrata o machismo e sexismo existente na Coréia e no restante do mundo, e é impossível uma mulher ler esse livro e não se identificar pelo menos com uma das situações que as mulheres desse livro passam

Camila1856 25/07/2023

Curioso
Achei um bom livro, ouvi em audiobook em inglês, e gostei da narração. Achei que ia ser outra coisa, por isso acabei não dando uma nota maior. Quando vi a sinopse, pensei que ia focar no fato de a protagonista agir como várias mulheres que ela conheceu, mas no fim esse foi um evento mais simbólico e representativo da própria história dela, que foi o foco. Foi muito bom no que se propôs e valeu a pena a leitura

CarolineWithAnE 01/07/2023

Crítica acertada
Embora tenha achado que o plot inicial fica bem em segundo plano (com explicação quase nula sobre o porquê a protagonista começa a ter tal comportamento), é o desenvolvimento do livro que é impressionante.
O livro trabalha muito bem a pauta do casamento e maternidade para a mulher, como isso afeta sua vida e o seu valor no mercado de trabalho.
Claro, não precisamos de um livro para falar sobre isso; quando somos mulheres nós sabemos que cada passo que tomamos deve ser extremamente calculado de modo que não afete nossa profissão, mas é interessante ver o aspecto cultural disso e do trabalho em tempo integral que é ser mulher.

thalitanrl 31/05/2023

Um relato verdadeiro
Eu sou cristã. Creio que Jesus morreu na cruz pelos meus pecados e já pagou o preço de todo sofrimento que vivo. Vivo para ama-lo e sei que meu papel de mulher, casada, trabalhadora e futura mae está sendo olhado por Ele e sendo visto como bom. Esse livro é um relato real mas muito triste pq o que falta na Kim é o que chamamos de CONTENTAMENTO. Tudo que ela sofre é verdadeiro, muitas mulheres sofrem mesmo, mas quando alinhamos nossas expectativas sabendo que, como mulheres, mães e esposas está sendo visto sim pelo nosso Jesus como valioso e bom, nos faz ver os fardos com mais leveza. Nosso tesouro está no céu. A vida ordinária é bonita demais. Ainda mais no caso dela, que tinha um bom marido em quem se apoiar. Um marido que compreendia suas dores. Faltava Jesus na vida da Kim. Eu sei que é uma ficção, mas o relato é da realidade e como cristã e mulher e trabalhadora e futura mãe, não posso não observar isso. Ser contente com o que Deus nos delega, mesmo que seja trabalho duro, é bom e valoroso e Ele está vendo. Por isso sou verdadeiramente feliz e conheço inúmeras histórias de kims (minha mãe, amigas, irmã, cunhadas e etc) que também são e sabem do seu verdadeiro valor. ?

Sara 16/04/2023

Retrata por meio da história e matérias jornalísticas a luta entre o patriarcado e o feminismo na Coreia. O fato de vir, em anexo, torna a narrativa ainda mais rica e verdadeira.

Infelizmente, não dei 5 estrelas. Eu não consegui me prender os personagens, não que eles não pudessem existir na vida real, mas de alguma forma eles não conquistaram o meu apego.

luvsanah 03/04/2023

Livro necessário!
Apesar de não ter entendido o final e de ter achado uma leitura bem devagar, não posso negar que é um livro importante e por esse motivo é muito difícil de avaliar ele de 0 a 5. mas eu gostei da escrita e da forma como o livro está dividido. é uma pena que mesmo depois de anos, continuamos a ser consideradas menos do que os homens.

manzolli 04/03/2023

Magnífico!
Um livro que fala sobre a vida de uma mulher comum de um jeito único.

Kim Jiyoung, nascida em 1992 é um livro esplêndido e merece reconhecimento. :( simplesmente magnífico