A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Everton.Mesquita 22/09/2016

resenha de a megera domada.Everton 1°B
A história começa com um jovem rico que costuma pregar peças nos outros, num certo dia esse jovem rico encontra Sly, um caldeiro bêbado na calçada de uma casa, então resolve levar Sly para uma mansão e o fazer acreditar que ele é rico. Chegando lá apresenta uma peça dá´ megera domada´ que conta a história de duas irmãs, Catarina e Bianca, que apesar de irmãs são muito diferentes, Bianca é uma menina doce, alegre e que gosta de namorar pelo contrário Catarina tem uma personalidade forte e que não gosta de namorar, porque para ela os garotos são todos iguais. Mas o pai delas duas o senhor Batista Minola um homem rico mercador, pois a elas uma regra que uma só iria namorar se a outra também namorasse, o que Bianca era contra porque sua irmã não queria namorar com ninguém. Então Bianca conhece Petrucchio e resolve pagar ele, para que ele namore sua irmã ele aceita a proposta e começa a se aproximar de Catarina que no começo não gosta muito e mandava ele se afastar dela, mas depois de muito esforço e astúcia, ele enfim consegue domar a megera. Mas por azar de Petrucchio, Catarina acaba descobrindo que Bianca pagou a ele para que ele o namorasse, o que deixou Catarina muito zangada e deixa Petrucchio. Mas Petrucchio tinha se apaixonado de verdade por Catarina e se declara para ela na frente de toda e escola, ela o perdoa e dois vivem felizes para sempre

o livro é muito intessante,porém muiito dificil de entender,porque é muito dialogo no livro mas deopis vai vendo que é um excelente livro,muito engraçado e bom,recomendos a todos que leem
Luciane.Bastos 25/09/2016minha estante
O resumo está satisfatório, mas a análise crítica deixou a desejar. Nota: 1,0.

Kiara25 10/09/2019

Dizima com fogo.
Sarah L.T. 10/09/2019minha estante
Hahahahahahahaahahaha

MAGALHÃES 03/06/2018

Uma comédia maravilhosa,leitura gostosa de ler,dei altas risadas.
Joice.SOousa 07/06/2018minha estante
A novela O cravo e a rosa foi baseado nele ne? Ate o nome dos personagens sao os mesmo kkkkkk

DANILÃO1505 09/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Afranio.Cunha 17/06/2020

Shakespeare em 2020
Me propus no ano de 2020 a ler o máximo de Shakespeare, essa já é a segunda peça que leio, primeiro li #Macbeth, e agora #AMegeraDomada. Um livro muito bom, engraçado com diálogos muito bem articulados e personagens cômicos. Não é de admirar o sucesso de Shakespeare.
Adriana Naves 17/06/2020minha estante
Rei Lear é sensacional. E nas comédias, "A Comédia dos Erros" é hilária.

Andre.Crespo 15/09/2009

A primeira comédia dele que leio
Do mestre Shakespeare, só li tragédias, até ler esse livro. Pensei que deveria dar um tempo nas tragédias e ver como ele escreve em forma de comédia. E digo que não me arrependi. Também, eu sabia que não iria me arrepender.

As suas comédias possuem um humor totalmente solto, leve, sem ser forçado. A história flui e você nem repara. Eu a li em dois dias, mas se tivesse tempo, poderia ter acabado em um dia mesmo.

É hilária a maneira como Petrúquio consegue "domar" Catarina. Hilária também é a "troca de elogios" entre os dois no promeiro encontro. O final do livro também é ótimo. Só não sei se as mulheres concordarão muito...
Aline 11/10/2013minha estante
Amei esta obra do inicio ao fim, quer dizer... o sermão de Catarina no fim foi meio brochante, mas tudo bem.

ð¡! 26/05/2020

gosto muito de shakespeare e sempre amei o filme 10 coisas que odeio em você, que é inspirado na obra, no entanto me senti muito incomodada pelo explícito machismo da relação do casal do livro.

odiei a visão da mulher como um animal a ser domesticado que embasa a história...
gemeas 18/07/2020minha estante
exatamente isso,ele a trata como um animal e no final ela devia ter ficado pior do que era.ela era mal educada com tudo mundo e so porque chega o "bonsão" ela praticamente se curva pra beijar os pes dele.sei que não foi exatamente assim, mais não queria que o final fosse assim

@nossosclassicos 02/02/2019

Machismo
Por ser um clássico do teatro, a Megera domada possibilita várias leituras e interpretações. A interpretação que faço vai além do tom engraçado e absurdo da comédia. A leitura que faço é: Petruquio é o dono de Catarina, i.e., ela é uma coisa/objeto sem vida que é dominada por um sujeito através da técnica do "falconismo". Petruquio impõe ao seu objeto uma racionalidade instrumental/fria que torna aquilo que é vivo em morto. A energia de Catarina é modificada em passividade e resignação do patriarcado.

É isso aí... obrigado.

Sthefan.
Rafa 14/02/2019minha estante
Concordo, pensei as mesmas coisas. Mas eu gostei do livro em si, por aspectos gerais...apesar do machismo na história, pensando no contexto/tempo em que foi escrito e considerando o sarcasmo da obra que deixa em aberto o posicionamento do autor.

Luna 27/03/2020

Eu tento, tento, mas não consigo ter paciência com as histórias do autor. Primeiro foi Romeu e Julieta (lido na época do colégio), depois Hamlet (lido poucos anos atrás) e agora A Megera Domada. Até quando seguirei insistindo? Simplesmente nenhuma das histórias me conquista. E com A Megera Domada foi pior, pois o livro me provocou muita raiva, até mesmo asco. Petrúquio é um grande canalha. Não vi nenhuma graça em suas atitudes.
Suênya 01/05/2020minha estante
É por isso que é recomendável não imprimir valores atuais numa época onde tudo era diferente.

Isadora.Volino 23/05/2020

Um tanto desconfortável
A Megera Domada é sem dúvida nenhuma uma obra machista, o nome mesmo não deixa mentir. Visto isso, causa uma reflexão ainda maior sobre o lugar da mulher na sociedade, ainda que o livro seja de MUITOS anos atrás. A história como ela é contada é mais impactante pela maneira escancaradamente machista e misógino. De qualquer forma, não deixa de ser uma obra bem escrita e com humor da época. Mas não há quem vá até o final do livro sem sentir no mínimo um grande desconforto.
Isadora.Volino 23/05/2020minha estante
Misógina***

Talita 18/01/2018

Horrível
Pior livro que já li do Shakespeare. Um livro extremamente machista ,onde as mulheres obedecem aos maridos,que chamam de senhores.Ridículo.
Alice 11/12/2018minha estante
Nossa, ainda bem que não fui a única a achar isso

Milce 11/12/2009

muito legal !
O livro é beem curtinho, você nem sente. Claro que em algumas palavras a gente tropeça,mas é bem mais fácil de entender do que um da Austen...
Algumas pessoas acham o livro machista,mas eu não concordo. Acho muito bem feito, e que mostra que nem o homem nem a mulher devem um mandar no outro,neeem serem de má-vontade entre si. Eles devem ser iguais perante ao outro e gentis,por receberem a felicidade de amar e ser amado.

Amo demais a história, que também é contada em três filmes,um bem antigo, um de 2006 com Catha como política(que é bem bonitinho) e outro como uma Cath adolescente discreta e que não liga para ningué(10 coisas que odeio em você).
Recomendo !!!

vinicius 08/12/2013minha estante
Penso o mesmo, em um relacionamento deve se deixar de lado a ideia de viver para si, e se doar ao outro.

Rafael 14/11/2019minha estante
Não acredito que ele foi machista, pelo seguinte motivo: levando em consideração que na época não existia machismo, pois tendo em vista que a visão do pessoal seguia uma crença cristã no qual o autor foi criado, era absolutamente normal o homem ter domínio sobre a mulher, veja, não estou defendendo tal coisa mas apenas colocando minha opinião a respeito do que vejo do contexto histórico, pra quem ler ou já leu a Bíblia notará que essas atitudes eram absolutamente corriqueira.

Annie Bitencourt 29/05/2020

Puro machismo
Li na esperança de achar divertido. Cresci assistindo as adaptações como Cravo e a Rosa e 10 coisas que odeio em você então a expectativa estava altíssima. Porém é apenas uma história muito, mas muito machista. Terminei o livro com um ranço enorme do Petruchio
JP 29/05/2020minha estante
Desconfio q há esse viés em outras obras do bardo inglês...mas tem controvérsias :/

Nathaliagcosta 10/08/2020

Gosto muito desses leituras em forma de peça, achei a leitura muito fácil. Adorei os diálogos, muito engraçados, e esse é com certeza um dos meus livros preferidos, li anos antes de assistir o filme "10 coisas que eu odeio em você", que é uma ótima adaptação.
caio.lobo. 10/08/2020minha estante
A novela "O Cravo e a Rosa" também é uma adaptação da Megera Domada. Walcyr Carrasco é fã mesmo dessa obra de Shakespeare rs