A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Filib Jurj 08/04/2009

O meu problema foi ler A Megera Domada sem imaginar o Eduardo Moscovis como Petruquio. De qualquer forma, o trabalho de tradução do Millôr Fernandes é muito bom.
Sarah Alcântara 07/02/2016minha estante
Prefiro a Adriana Esteves como Catarina... kkk

Ana 16/01/2018

Bem-humorado e controverso
Uma das melhores e mais divertidas peças do Bardo, que li há dez anos, enquanto ainda estava no começo da graduação. Trata-se da história de Catarina, a ''megera'', cujo pai deseja casá-la o mais rápido possível, e o que acontece é que os pretendentes mais fracotes são suplantados pelo rude Petruccio.
Como nunca fui muuuito apaixonada por esse tal ''feminismo'' que já não é mais o mesmo há muito tempo, e que parece ser a mais velha nova obsessão mundial, a leitura ocorreu sem problema algum para mim, ou seja, não dei chilique enquanto lia as tiradas do Petruccio, pois levei em conta que o livro original foi escrito há seculos atrás, e reclamar de racismo, sexismo ou outro ''ismo'' em uma obra muito antiga é burrice e anacronismo. Já disse isso uma vez e direi de novo.
Vale lembrar que a peça do bardo serviu de inspiração para O Cravo e a Rosa, novela famosa da Globo transmitida com sucesso na TV. Hoje, os mesmos hipócritas que assistiam a novela isentos de emoções ideológicas em 2000, a assistiriam com súbito horror, se fosse reprisada hoje, 18 anos depois, em pleno 2018.
Finalizo, afirmando que a obra retrata com muito humor as relações humanas do tempo do Bardo.
Ah, e se por acaso alguém vier dar chilique por conta da minha humilde resenha, já aviso que não ligo a mínima.
Nil 23/04/2018minha estante
Amei a sua resenha! As pessoas estão muito chatas com essa história de ?politicamente correto?!
Querer censurar Monteiro Lobato porque seria racista a forma como ele retrata a Tia Nastácia?!
Temos que levar em conta o período em que o livro foi escrito, pois ele retrata essa época e não a atual.
Sempre me divirto com as comédias de Shakespeare! E com essa não foi diferente. Mas ainda prefiro as tragédias. São maravilhosas!

Milce 11/12/2009

muito legal !
O livro é beem curtinho, você nem sente. Claro que em algumas palavras a gente tropeça,mas é bem mais fácil de entender do que um da Austen...
Algumas pessoas acham o livro machista,mas eu não concordo. Acho muito bem feito, e que mostra que nem o homem nem a mulher devem um mandar no outro,neeem serem de má-vontade entre si. Eles devem ser iguais perante ao outro e gentis,por receberem a felicidade de amar e ser amado.

Amo demais a história, que também é contada em três filmes,um bem antigo, um de 2006 com Catha como política(que é bem bonitinho) e outro como uma Cath adolescente discreta e que não liga para ningué(10 coisas que odeio em você).
Recomendo !!!

vinicius 08/12/2013minha estante
Penso o mesmo, em um relacionamento deve se deixar de lado a ideia de viver para si, e se doar ao outro.

ð¡! 26/05/2020

gosto muito de shakespeare e sempre amei o filme 10 coisas que odeio em você, que é inspirado na obra, no entanto me senti muito incomodada pelo explícito machismo da relação do casal do livro.

odiei a visão da mulher como um animal a ser domesticado que embasa a história...
gemeas 18/07/2020minha estante
exatamente isso,ele a trata como um animal e no final ela devia ter ficado pior do que era.ela era mal educada com tudo mundo e so porque chega o "bonsão" ela praticamente se curva pra beijar os pes dele.sei que não foi exatamente assim, mais não queria que o final fosse assim

Matheus 15/01/2022

sei lá
O começo chega ser engraçado e depois ele começa a ficar massante ainda mais com abordagem dos personagens, eu gostei até a metade para ser sincero depois fui empurrando com a barriga até o fim.
Adelson 19/01/2022minha estante
Eu lendo A culpa é das estrelas, mesma crítica.

Manu 07/01/2022

A Megera domada ???
Esse foi o meu primeiro livro de Shakespeare e achei bem interessante, principalmente pelo fato de q a minha novela predileta («O Cravo e a Rosa?») se baseia nesse livro. Achei a leitura bem complexa e um pouco difícil de entender de primeira, pelo fato das palavras serem bem diferentes do q eu estou acostumada, mas assim q é a leitura não kkk? Mas gostei muito, apesar de ter sentido falta de algumas coisinhas adicionais, super recomendo para aqueles q gostam de um pouco de desafio. Ah! E caso você n entende da primeira, volte e leia de novo, foi assim q consegui compreender melhor a leitura ??
Ton Mariano 07/01/2022minha estante

Juliana3001 11/01/2022

Uma leitura interessante
Confesso que não sei o que dizer como me sentir ao ler esse livro, sou apaixonada pelo casal Catarina e petruquio, amo as adaptações tanto do filme 10 coisas que odeio em você quanto da novela O cravo e a rosa que é uma obra de arte, mas gostei de ler o livro mesmo com o machismo muito presente consegui rir bastante dos diálogos mesmo que a história seja bem diferente das adaptações mas é uma leitura que flui bastante. Gostei de ter lido esse clássico de Shakespeare. O machismo de certa forma não atrapalhou minha leitura pois o livro foi escrito em 1594 então é normal estar bem presente.
voaveronica 10/02/2022minha estante
sabe que eu acho que esse machismo é proposital

Isadora.Volino 23/05/2020

Um tanto desconfortável
A Megera Domada é sem dúvida nenhuma uma obra machista, o nome mesmo não deixa mentir. Visto isso, causa uma reflexão ainda maior sobre o lugar da mulher na sociedade, ainda que o livro seja de MUITOS anos atrás. A história como ela é contada é mais impactante pela maneira escancaradamente machista e misógino. De qualquer forma, não deixa de ser uma obra bem escrita e com humor da época. Mas não há quem vá até o final do livro sem sentir no mínimo um grande desconforto.
Isadora.Volino 23/05/2020minha estante
Misógina***

Jonara 23/04/2010

Muito divertido! A megera Catarina é realmente uma chata, que precisa arranjar um marido e acaba encontrando alguém ainda mais grosso que ela... A confusão para domá-la é realmente cômica! A cena do casamento é muito divertida, e o comentário da sua irmã Bianca sobre o casamento é o melhor do livro - "Como ela própria é louca, casou-se loucamente."
Acho que é bem tipico das comédias de Shakespeare este recurso dos personagens trocarem de personalidade, fazer uma confusão com os nomes, enganar aqui e ali, e no final, tudo ficar bem. Foi assim em Muito Barulho por Nada, Sonho de uma Noite de Verão, e o mesmo acontece neste livro. Homem com roupa de mulher, pobre em pele de rico, e por ai vai...
Shakespeare é genio! Vale a pena ler!
Marta Skoober 15/08/2010minha estante
Também penso assim, em várias obras de Shakespeare que li as pessoas ou os fatos nunca são o que parecem. Para mim o que retrata melhor este trocadilho é a Comédia dos erros, não se se você leu.

Nathaliagcosta 10/08/2020

Gosto muito desses leituras em forma de peça, achei a leitura muito fácil. Adorei os diálogos, muito engraçados, e esse é com certeza um dos meus livros preferidos, li anos antes de assistir o filme "10 coisas que eu odeio em você", que é uma ótima adaptação.
caio.lobo. 10/08/2020minha estante
A novela "O Cravo e a Rosa" também é uma adaptação da Megera Domada. Walcyr Carrasco é fã mesmo dessa obra de Shakespeare rs

DANILÃO1505 09/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Talita 18/01/2018

Horrível
Pior livro que já li do Shakespeare. Um livro extremamente machista ,onde as mulheres obedecem aos maridos,que chamam de senhores.Ridículo.
Alice 11/12/2018minha estante
Nossa, ainda bem que não fui a única a achar isso

Luna 29/08/2021

A Megera Domada
Primeiramente, leia pensando que foi escrita à centenas de anos atrás, obviamente tem um cunho machista no livro, o que é compreensível por conta da época em que foi escrito.

Bianca, uma das filhas de Batista, é rodeada por petendentes, mas seu pai alerta-os de que ela só poderá se casar quando a irmã mais velha, Katherina, a irmã mais velha e megera da peça, se casar.
Os pretendentes de Bianca então se unem na grande missão que é encontrar um pretendente para Katherina. Até encontrarem Petrucchio, que se casa com Katherina e, como diz no título, a doma.
Katherina prova do mesmo veneno que é a grosseria e falta de sensibilidade.

A linguagem um tanto antiquada, acredito que devido a edição que li (1998), mas no geral acho que é um clássico nas peças e que todos deveriam ler.
Foi uma leitura SUPER rápida. Caso esteja naquele dia que quer ler algo, mas que seja rápido e bom, leia "A Megera Domada" de William Shakespeare.
Luna 29/08/2021minha estante
pretendentes***

Aubrey 02/05/2021

Peça que inspirou 10 Coisas que Odeio em Você
Vi muitas pessoas comentando sobre como o machismo presente na obra as incomodou e como incomodou a mim também, decidi pesquisar para entender as críticas presentes nessa peça.
A Megera Domada conta a história de duas irmãs, Bianca, que é uma jovem doce, e Catarina, a tal "megera". Bianca tem muitos pretendentes, mas para que ela possa casar, seu pai impôs uma condição: a mais velha deveria se casar primeiro.
A Megera Domada é uma peça que mostra, com humor, como era a sociedade de antigamente.
Catarina, no final, é vista como "domada" por Petrúquio, o homem com quem foi forçada a se casar, mas será que ela realmente mudou?
Analisando o seu discurso pode ser observado que ela está agindo assim não porque ama Petrúquio e quer ser bem vista por seu marido, mas porque percebeu que não chegaria a lugar algum se continuasse a se comportar daquela forma e continuaria sendo tratada mal.
E mais: em seu discurso há uma crítica voltada a ele. Quando ela diz "E não exige de ti outro tributo senão amor, beleza, sincera obediência" é necessário lembrar que Petrúquio se casou com ela por seu dinheiro, não pelo seu amor. Logo, ele também não se encaixava no padrão de "marido perfeito".
Considerando tudo isso, a obra é divertida e fácil de ler, o que mais me incomodou foi a quantidade de personagens com nomes parecidos, que me fizeram me perder um pouco na leitura.
Não vão apenas pelas resenhas, leiam e tirem suas próprias conclusões, lembrando sempre que a obra não foi escrita nos anos 2000, portanto, reflete a sociedade da época em que foi escrita.
dani 02/05/2021minha estante
Ótima resenha! Gostei das suas reflexões. Ainda hoje não temos equidade de gênero, imagina naquela época!

Edu 26/11/2021minha estante
um enredo bem machista, já li algumas obras do Shakespeare, mas essa não tenho vontade.
Sua resenha tá excelente!