Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Jacque 14/08/2020

Fluída e jovem com o charme de um paulista quase carioca
Feliz ano velho foi uma leitura quem me surpreendeu! Antes de ler ouvi algumas críticas sobre a escrita do autor, um tanto quanto machista e preconceituoso, tirando a parte que ele escreve detalhadamente de suas relações sexuais. Acredito que todos elementos faziam parte da vida de um jovem no auge de seus 20 anos que sofreu um acidente que mudou por completo a sua vida. Apesar de demorar a engatar um pouco, ate mais ou menos a pagina 90, Rubens Paiva trás uma escrita jovem e fluida, como se estivesse conversando com o leitor, criando intimidade.
Alem disso, é muito interessante ter a perspectiva de alguém que passa por um situação como essa, tentar entender minimamente o que é perder o movimento de seu corpo de um dia para o outro.

Lu 01/10/2022

Uma breve resenha.
Esse livro apresenta a vida de um deficiente físico que adquiriu essa condição após um acidente. Não é uma história fácil mas Marcelo consegue torná-la leve e divertida.

Minha avó e minha mãe são perdidamente apaixonadas por Feliz Ano Velho, eu, pessoalmente, não consegui me prender a narrativa por questões ideológicas, que ficaram muito evidentes pelas diferenças da época de Marcelo e da minha. Tive problemas com certos assuntos e termos utilizados mas, quando relevados em função da diferença cultural, não entram no caminho deste relato que, na minha opinião, deve ser ouvido.

Fabio 04/02/2023

Muito bom!!!
Nem sei porque comprei esse livro na época(faz uns 5 anos) e só li agora,e olha, que livro bom, não senti que se passava nos anos 70, começo de 80, e um livro atemporal, nem me importei muito com questões políticas, e embarquei na história do autor que apesar de trágica e muito interessante e me fez refletir muito...

Laura.Friedrich 16/10/2020

Gostei
Gostei do livro, achei meio complicada a leitura, e esperava um final totalmente diferente de como ocorreu. Vale a leitura.

Andy 04/02/2014

Livro objetivo com uma boa história de vida.
Marcelo Rubens Paiva conta o acidente que sofreu e como na época lidou com esse fato que mudou sua vida pra sempre.

Alguns momentos o livro fica um pouco confuso com as gírias usadas na época (o livro foi escrito em 1982) e a forma como ele mescla algumas histórias me fez reler alguns trechos, mas nada que atrapalhe a boa experiência que esse livro nos oferece.

O livro é divertido e a forma como escreve não é cansativa. Não é um livro para você ficar com pena do "pobre menino", e isso é o grande barato da história, de forma objetiva e mesclando a época do acidente com fatos de sua adolescência o autor mostra a luta e os desafios no inicio de sua vida de "tetra".

Diogo310 12/12/2022

Este é um livro que definitivamente cumpre com sua proposta. Acompanhamos os pensamentos e rememoraçoes de Marcelo em um momento de fragilidade em sua vida mas, de muitas maneiras nos permite não nos sensibilizarmos com sua dor, podemos até não concordar com nada do que diz, ou até mesmo sentirmos raiva de seus comentários (convenhamos, machistas) em alguns momentos. Este é o efeito que nos causa a narração feita por um cara que após fazer uma "baita cagada" e não ter muito a perder pode contar sem escrúpulos suas aventuras sexuais, acadêmicas ou amorosas. Esta maneira descontraída de narrar, não nos promete grandes reflexões sobre o mundo, as pessoas ou o amor, mas as traz com tamanha sinceridade e entusiasmo que não conseguimos não nos cativar por elas.

Considerando o momento do processo de redemocratizacao pós ditadura militar, podemos entender e recuperar, em Marcelo, os anseios e sentimentos de um jovem anos 1970/80 no Brasil. Com sua bagagem cheia de ideias, apreço pelos estilos musicais novos que surgem, suas esperanças, inseguras opiniões políticas e observações do mundo mas, principalmente, com seu espírito flexível e rebelde, nos dá saudade de outros tempos e momentos que talvez, os mais novos como eu, nem tenham vivido.

Braguinha 03/01/2021

Muito interessante
Um rapaz pula de uma ponte, só não imaginava que o rio lá embaixo tivesse apenas um metro e meio de profundidade e lesiona para sempre sua coluna vertebral, ficado tetraplégico. Neste livro, ele narra sua experiência e aprendizados, mostrando o quão dura a vida pode ser. Lembra bastante “Longo Caminho De Volta”.

Thalia 14/01/2021

Ótima leitura
Em linhas gerais um bom livro, mostra como a mão do destino age em nossas vidas e a vira se ponta a cabeça em um piscar de olhos. O autor é altamente irônico e de humor ácido, consegue nos fazer rir enquanto conta uma história trágica, mas também nos faz chorar suas dores do passado e do presente, como se fomos um dos seus amigos a visitá-lo no hospital.

11/05/2020

Despertou reflexões.
Marcelo traz pra gente a história do seu acidente que o deixa tetraplégico junto com o processo de recuperação. Em muitos momentos consegue manter um paralelo entre suas memórias antigas e as mais recentes. o que eu achei genial. conseguiu me envolver na leitura sem absurdamente provocar aquele sentimento quase que obrigatório de pena. Tá nítido que o relato vai pra além de superação, é sobre luta, luta nítida, consciente sobre entender cada segundo da situação de deficiente aos seus olhos. provocou em mim muita reflexão, valor a vida, ao movimento, e consciência corporal. o cara é gato, e mesmo depois do acidente sua confiança, e romantismo se transformam, adaptam. enfim, Marcelo é foda, amei, e foi o momento certo pra eu ler, super recomendo, se joga.

Rafa 08/02/2015

Do pulo ao luto
Marcelo Rubens Paiva, nos conta a sua história, um jovem paulista de classe média alta, música, com muitas namoradas, muita farra e pouca responsabilidade, especialmente em dar um mergulho no lago em estilo "Tio Patinhas". Resultado? O lago tinha meio metro de profundidade e o autor lesionou a quinta vértebra cervical e comprimiu a medula.

O autor nos conta seu drama a partir desse trágico momento, e relata a força que seus amigos lhe passavam dia após dia do acidente, e a força de sua mãe. Sua mãe de personalidade forte, teve sua casa invadida na época da ditadura militar e levaram seu marido Rubens Paiva(Pai de Marcelo), e nunca mais voltaram a vê-lo, e nem tiveram informações de sua morte e/ou o porque ... Sua mãe foi torturada na época da ditadura, sempre com as mesmas perguntas sobre ideais políticos de seu marido. Depois de solta, foi questionar onde estava seu marido, mais ninguém lhe dava respostas, e até hoje ninguém noticiou onde e como foi sua morte(não precisa ser muito inteligente para adivinhar)

Marcelo Rubens Paiva nos relata o seu drama de sobrevivência, onde a todo momento queria voltar segundos antes de dar aquele pulo estilo patinhas, com um pouco de sarcasmo e bom humor o autor nos faz pensar e remediar todas as nossas atitudes, pelo menos no meu ponto de vista a dar valor a pequenas coisas que não se podem perceber quando se tem tudo ao seu alcance até um acontecimento mudar tudo.

Nas noites de insônia o autor lembra-se de um garoto normal que subia em uma pedra e gritava: "Aí Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado"

Feliz Ano Velho!

Frase que gostei.
"O amor não é eterno, mas sim infinito enquanto dure"

De Cara Nas Letras 16/03/2015

Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva
Marcelo é um jovem paulista de classe média alta, que leva uma vida tranquila, no auge dos seus vinte anos. Estudante de Engenharia Agrícola na Unicamp, tem muitas namoradas, até que a poucos dias do Natal de 1979 vê sua vida mudar completamente, após mergulhar num lago com meio metro de profundidade com a pose do Tio Patinhas. Após o acidente, Marcelo acorda na UTI, sem fazer ideia do que tenha acontecido. Quebrara a quinta vértebra cervical e comprimiu a medula. Em outras palavras, Marcelo agora era um tetraplégico.

Então, o narrador que é o próprio Marcelo começa a contar pro leitor o lento processo de recuperação. Foram longos meses na UTI, onde enfrentou dias e noites intermináveis. Como ele mesmo denominou: é “a ante-sala do céu e do inferno”. Fez cirurgias, usou um colete de ferro, fisioterapia e cadeira de rodas. Foram 12 meses de recuperação onde o único intuito era sair do hospital andando. Marcelo não se conformava com pequenos sinais de melhora, ele queria ficar curado. Em muitos momentos ele se revoltou por aquilo ter acontecido justo com ele, e quis desistir, e muitas vezes Marcelo pensou em suicídio. Para ele morrer seria mais fácil que encarar aquilo tudo.

Mas, apesar de se tratar de um tema trágico, o drama não toma conta do livro, muito pelo contrário. Marcelo tem um bom humor incrível, e deixa isso registrado nas páginas de sua história. Em vários momentos ele intercala seus momentos no hospital com lembranças da sua infância e adolescência. Podemos conhecer o Marcelo antes do acidente, suas conquistas amorosas e decepções, sua relação divertida com os amigos, família, aventuras na música e na política. Uma das partes mais impactantes é, sem dúvida, quando ele fala da relação de amizade que tinha com o pai: Rubens Paiva foi levado da própria casa por militares, e nunca mais foi encontrado.

A leitura é fluida e agradável, cheia de humor e irreverência. Marcelo Rubens Paiva consegue misturar tragédia e humor de forma incrível, ele se revela um jovem autor muito talentoso, e consegue nos prender ao livro. Eu, particularmente, já reli o livro inúmeras vezes, e em todas às vezes me emociono. É um livro que todos deveriam ler, para contemplar essa maravilhosa obra brasileira.

Ao ler Feliz Ano Velho, nós sofremos com Marcelo, lutamos com ele, nos divertimos, e nos emocionamos. Mas apesar de tudo, assim como Marcelo, não perdemos a paixão pela vida.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Alexia.Cristina 10/05/2021

Superação e humor aqui tem
Muitos vão dizer que o livro é de um autor que defende um lado da política brasileira, mas não quero falar disso. O que importa é que o livro é sensacional, é incrível como as doses de humor agregaram ainda mais valor na história real. do autor do livro. É sagaz e muito criativo a forma de como o autor lidou com o maior problema da vida dele, sem spoilers.

Eu amei esta obra e super indico a leitura por conta da narrativa e do modo como é retratado os capítulos. Com uma riqueza de detalhes principalmente nos acontecimentos reais, que parece a uma autobiografia. Enfim se você tiver a oportunidade de ler, por favor leia este livro.

@letravermelha 24/06/2023

Leitura gostosinha !
Uma obra excepcional da literatura nacional contemporânea ótimo pra ser lido em um dia e perfeito pra sair de uma ressaca literária braba, porque ele apesar do seu tema forte é incrívelmente cômico com uma leitura hiper fluída. .

Aqui temos a história do escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. Livro Lançado em 1982 logo após o acidente do autor que lesionou ( esmigalhou) sua vértebra o deixando tetraplegico aos 20 anos de idade, mudando completamente toda a sua vida. .

Ele narra sua própria história desde o momento em que ele pula de cabeça em um lago com meio metro de profundidade até todos os processos que tem que passar para a sua reabilitação total, com a possibilidade de nunca mais voltar a andar. Ele conta também um pouco dos efeitos da didatura naquela época, com seu pai militar sendo torturado e assassinado por falsos pretextos. .

Depois de lesionado, ele vai parar numa UTI onde só consegue olhar para o teto e nada mais em seu corpo se move. Nesses momentos ele conta suas experiências amorosas, seus roles com os parças regado a maconha , e mais experiências amorosas, Tudo isso com um tom tão divertido que é impossível parar de ler. Ele nos mostra sua luta contra a inanição e deixa claro que mesmo em seu estado não perdeu seu notório humor que fica registrado em cada página lida. A narrativa alterna entre o seu estado atual e suas experiências no passado. .

Qualquer que for a fase da vida de alguém, ela com certeza iria amar esse livro cheio de superação e altas risadas.

Allan.Franck 11/05/2023

Demasiadamente humano
Marcelo aqui escreve um relato biográfico do momento divisor em sua vida: do acidente que o deixou tetraplégico ao longo processo de sua recuperação. Em sua leitura, percebi um jovem questionador e com muita vontade de viver. Por vezes, a natureza humana do autor é apresentada; ora despojada, ora política, ora triste, e sempre com altas doses de realidade. É um relato de vida e, principalmente, de superação.