Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

jojo 23/04/2022

O AUTO DA BARCA DO INFERNO
Bom vamos lá. O livro é ótimo, realmente não tenho do que reclamar. É um livro para se pensar bastante, você lê e parece que sua cabeça fica cheia. Uma boa experiência. Da para ler ele em um pouco mais de uma hora. Enfim, super recomendo e acho que todos deveriam ler, pois é realmente uma excelente leitura.

July.Galathynius 23/04/2022

Tive que ler pra escola
Não gostei. É um livro MUITO chato e da sono. Eu posso não ter gostado por ser uma leitura difícil e não ter conseguido achar o "humor". Não recomendo kkkk
ajsjad 01/08/2022minha estante
Conheço um canal no youtube que tem umas leituras comentadas bem dinâmicas interativas ministradas por uma professora que explica PALAVRA POR PALAVRA em cada encontro. Além de O Auto da Barca do Inferno, lá já tem leituras de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Úrsula, Canaã, O Cortiço e muito mais! Se quiser dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Gigi 22/04/2022

Inesperado!!
O auto da barca do inferno é uma peça sobre vários personagens que morreram e vão descobrir para onde irão: paraíso ou inferno. Como o título da obra sugere, em maioria, os personagens vão ao inferno.
Gostei muito de todas as críticas que foram sendo apresentadas. E também foi muito interessante como ninguém escapava da sátira nem da condenação.
É uma leitura um pouco difícil, por conta da época em que foi escrita, mas a história em si torna-se leve por causa do humor.
Para todos que gostam de muitas críticas e um bom humor, o auto da barca do inferno é uma ótima opção.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/04/2022

O Auto da Barca do Inferno é uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas. Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574805900

Flá 12/04/2022

Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Esse livro também tive que ler para aula de literatura... é sobre personagens sendo direcionados ou para a barca do inferno ou para a do céu; onde a intenção do autor era tentar "corrigir" os costumes do povo daquela época (lá por 1400 e lá vai bolinhas...) com o humor, então ele achava e entendia que com a risada se corrigiam os hábitos.
É um roteiro para uma peça com linguagens meio diferentes do costume (pois era de uma época muito antiga), mas que passa a ideia que o autor queria.

Júlia 11/04/2022

O Auto da Barca do Inferno
O Auto da Barca do Inferno, escrito pelo português Gil Vicente, foi publicado pela primeira vez em 1517. O autor é um dos principais representantes do Humanismo em Portugal, uma vez que tal movimento artístico-literário caracterizava-se por apresentar uma abordagem antropocêntrica, de forma a dar destaque às ações e sentimentos humanos em detrimento da Igreja. Sendo assim, O Auto da Barca do Inferno critica a sociedade portuguesa da época ao retratar a passagem das personagens ao inferno ou ao paraíso após a morte.
As principais personagens presentes são o Diabo, condutor da barca que leva ao inferno; o Anjo, por sua vez, é o condutor da barca que ruma ao paraíso; o Fidalgo, que é condenado ao inferno, pois foi um tirano que desprezou os pequenos em vida; o Onzeneiro, um agiota que é conduzido às terras infernais; o Parvo, um homem tolo e sem malícia, que é considerado merecedor do paraíso em decorrência de sua simplicidade; o Sapateiro, que, apesar de ter morrido confessado e excomungado, é levado ao inferno, visto que roubava os outros por meio de seu ofício; o Frade, que mesmo tendo rezado diversos salmos, é conduzido pelo Diabo por causa da prática de falso celibato; Brísida Vaz, que possui o mesmo destino que o Fidalgo, o Sapateiro e o Frade por ser uma alcoviteira, mulher que lucrava com a prostituição de moças; o Judeu, que é conduzido ao inferno porque não era cristão; o Corregedor e o Procurador, ambos seguem para a barca do Diabo, pois eram corruptos e colocavam seus interesses individuais acima do exercício da justiça; o Enforcado, que deve ir ao inferno pelos furtos que cometeu; e, por fim, os Quatro Cavaleiros, que são destinados ao paraíso, uma vez que morreram nas Cruzadas, lutando pela Igreja Católica.
O livro é escrito de forma melódica e rimada, porém, por apresentar uma linguagem arcaica, torna-se confuso e de difícil compreensão. Além disso, por vezes, chega a ser repetitivo, dado que, em geral, apresenta a mesma sequência: os falecidos são recepcionados pelo Diabo na barca do inferno, recusam-se a embarcar, dirigem-se ao Anjo clamando por piedade, são recusados pelo mesmo e enfim aceitam o seu destino. No entanto, as críticas sociais realizadas pelo autor são pertinentes e atemporais, tendo em vista que são percebidas ainda na sociedade atual.
Portanto, O Auto da Barca do Inferno é uma leitura que, por ser permeada de críticas em relação à sociedade e à própria Igreja Católica, é bastante reflexiva e requer muita paciência e atenção para o total entendimento e proveito da obra.

rafa 10/04/2022

Desculpa, Literatura Clássica, mas não aguentava mais ler!!!
Não sou acostumada a ler clássicos, mas essa leitura foi muito cansativa (mesmo lendo pelo pdf de 17 páginas). Por ser escrito em português BEM antigo, li ele à base do dicionário do Kindle, pois tinha cada palavra difícil de entender!

Eu li ele por causa da escola, mas acho que mesmo se eu lesse por espontânea vontade, eu teria desistido da leitura (talvez só não faça meu tipo?)

Não vou negar a importância que o auto teve, uma vez que foi o primeiro registro de uma peça teatral portuguesa, além de possuir várias críticas ao povo português da época e à Igreja Católica, mas a dificuldade de ler e a repetição foram o que me incomodaram.

Sei que autos não são feitos pra serem lidos e sim encenados, e de verdade nunca pretendo falar mal de clássicos que leio, mas eu achei ele bem chatinho...

Isabella2084 04/04/2022

Gostei bastante do livro. Ao contrário dos que muitos acham, ele me fez refletir sobre a santidade e saber que o que eu realmente quero é viver ao lado de Cristo! A única coisa que me pegou, foi a escrita. Achei meio complicada.

Isabella2084 02/08/2022minha estante
muito obrigada pela dica! pode ter certeza que irei dar uma olhadinha sim :)

Nih 03/04/2022

Sei lá
Resenha curtinha porque li esse livro pra faculdade. A história não é necessariamente chata (até tem umas críticas interessantes), mas o fato de ser em português europeu antigo deixa a leitura mmmmuito empacada. A cada dois segundos você tem que ir nas notas de rodapé pra entender o significado de uma palavra.
Ainda assim, sempre acho interessante ler algo diferente e eu quase nunca leio peças, então ganha uma meia estrela pela experiência diferente.

sterhest. 30/03/2022

seria melhor se...
na minha opinião foi um livro ruim porque foi uma leitura obrigatória. Além de precisar de tempo, paciência para ler já que tem palavras complicadas demais e pouco usadas. Se fosse uma leitura espontânea seria melhor minha experiência

Kay 29/03/2022

Um clássico perfeito
O livro é de fácil leitura e escrito de uma forma que prende. É bem reflexivo e faz críticas às atitudes de cada um da época, mostra que não somos o que temos e sim quem somos. Eu simplesmente ameii.

Giselema 27/03/2022

O livro Auto da Barca do Inferno possui partes religiosas (catolicismo), e traz uma crítica social em relação a todos que morrem e desejam embarcar na barca da Glória (barca do anjo).
Por ser uma história antiga, o livro tem uma linguagem retrógrada as vezes complicada de entender, além de ser escrita como um roteiro de teatro.

Camila 25/03/2022

A melhor parte é que acaba.
Somos então apresentados à uma situação: quando morremos chegamos a um rio, o qual devemos atravessar para chegar ao destino pós morte, paraíso ou inferno. E para isso é preciso embarcar em uma das barcas atracadas no porto, guiadas por seus respectivos comandantes, anjo para o paraíso, diabo para o inferno.
Diabo, Ajudante do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Brízida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador e Quatro Caveleiros, são os personagens participantes, dentre os quais apenas dois vão o paraíso; o Parvo, sob a explicação de ter levado uma vida simples e não ter errado por malícia, ou seja, errou sem a intenção de causar mal ou levar vantagem; e os Quatro Cavaleiros, sob o pretexto de terem morrido lutando por Jesus Cristo.
Entretanto, uma vez que cada indivíduo carrega símbolos de seus pecados, e segundo o próprio Anjo, o Sapateiro não carregaria nada se tivesse vivido direito, o que se pode concluir já que os Quatro Cavaleiros carregam suas espadas e escudos? Ao meu ver eles carregam o pecado das mortes e sofrimento que causaram, mas isso não se apresenta como um empecilho para a barca rumo Paraíso ?. O que me leva a algo incômodo referente a outro personagem; o Judeu, que traz consigo um bode (animal de sacrifício da religião), e a princípio o Diabo recusa sua entrada na barca e o envia à outra, onde também é recusado pelo Anjo, para posteriormente permitir sua entrada não sem acrescentar que é uma pessoa muito ruim, dando a entender que seu maior pecado é ser Judeu, uma problemática que seria ignorada em outra época.
Contendo várias críticas sociais e tratando de moralidade com seus personagens controversos, que são apresentados como corruptos, enganadores e ou degenerados (em resumo pecadores), fazendo uma sátira especialmente de figuras que possuem uma importância social, a obra é de rápida leitura também por ser constituída de diálogos, consegui concluí-la em menos de uma hora, porém, levando em consideração que foi escrita há 500 anos, a linguagem simples se torna arcaica e alguns trechos são de difícil compreensão, notas de rodapé me foram muito úteis para o entendimento.
Em geral é uma boa leitura como instrumento de reflexão, interessante como todas as personagens exceto os Quatro Cavaleiros pararam para perguntar ao Diabo para onde a respectiva barca iria, para então irem apelar ao Anjo, e então se renderem ao seu destino, o receio deles também serviu de diversão para o Diabo. Ademais, não achei cativante ainda que tenha entendido o intuito de comicidade, que só obteve êxito em poucas sentenças.

jujuterra 23/03/2022

???
não entendi [*****] nenhuma desse livro. não faz nenhum sentido para mim, só li mesmo por causa da escola.
Sibelly.Moreira 23/03/2022minha estante
Eu aí

paolinha 23/03/2022

Bom, levando em consideração que esse é um livro de época, é compreensível que a linguagem seja difícil. MAS essa leitura foi praticamente impossível, eu tinha que ficar olhando as notas de rodapé toda hora. Além disso, a história parece até ser legal, mas ela acaba sendo extremamente repetitiva. Achei razoável

paolinha 02/08/2022minha estante
muito obrigada, vou olhar!!