Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

micaela 29/05/2022

quando sai a tradução???
nao entendi nada em nenhum momento. tô completamente perdida. a leitura foi rápida e às vezes dava até para entender mas eu sou burra e nao consegui absorver nada. amanhã vou fazer uma prova sobre, me desejem sorte
ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço um canal de leituras comentadas MUITO BOM MESMO que pode te ajudar. A professora explica letra por letra de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhadinha; tem umas lives de leitura comentada dessa peça: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Luana Maciel 27/05/2022

Difícil de avaliar
É uma peça muito divertida de se ler, é perceptível o quão ela se diverge das da época, principalmente nas representações divinas e religiosas.

Leticia 24/05/2022

Propaganda política!
Li pra fazer um trabalho da escola, é bem divertido de ler e tem umas partes engraçadas. De vez em quando não dá pra entender nada por causa da linguagem da época mas é só pegar um dicionário.
Mas pq os cavaleiros vão para o céu e humildes pecadores sofrem para sempre?! Propaganda política das cruzadas! Honestamente achei desatualizado e desonesto! Autoritário e caricato!
(Ironia)
ajsjad 27/07/2022minha estante
Tbm n sei pq problematizam tanto a entrada dos cavaleiros no céu. O contexto histórico e social explica tudo, a Igreja impunha essa crença de que quem morreria na "Guerra Santa" iria ao céu. Muito mais problemática foi a chegada do judeu. O antissemitismo da época era estourado

maju 22/05/2022

Ótima crítica social, recomendo!
Apesar de haver partes em que eu não entendi a linguagem, eu pude compreender a ideia geral do livro:
Gil Vicente faz uma crítica à sociedade da época, principalmente à pessoas da Igreja, mostrando a hipocrisia dessas, que estão destinadas a irem para o inferno por seus pecados, mas ainda sim querem ir ao céu. Cenário que exprime bem o que acontece ainda hoje em nossa sociedade.

dearlinn 16/05/2022

auto da barca do inferno
não vou fazer resenha pq só li ele por causa da escola, mas é bem interessante, até pq é uma obra importante pra história da literatura, enfim, a compreensão foi um pouco difícil, mas as anotações extra ajudaram bastante.

Angela.Coelho 16/05/2022

Leitura avançada.
Mesmo sendo adaptado para o nosso português, ainda fica um pouco difícil de entender algumas partes. Mas o diálogo entre os personagens é bem interessante. Gostei da leitura.
ajsjad 01/08/2022minha estante
conheço um canal maravilhoso de leituras comentadas que tem vídeos sobre o Auto da Barca do Inferno, O Cortiço, Quincas Borba, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Úrsula, Contos Machadianos e muito mais. Nelas, a professora lê e explica PALAVRA POR PALAVRA de forma dinâmica e interativa. Acho que seria de grande ajuda. Dá uma olhadinha se quiser: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Cristini2 12/05/2022

Clássico e atual!
?O auto da barca do inferno?, escrito por Gil Vicente, foi publicada em 1517, contudo revela uma perspectiva ainda atual.

Ganância, hipocrisia, apego material, desejo de tirar vantagem, presunção, tirania, falta de ética, corrupção, manipulação. Esses são alguns dos palcos utilizados pela obra vicentina para mostrar ao leitor que a sociedade é imperfeita em todas as esferas sociais.

Gostei muito da edição, visto que há um capítulo introdutório muito útil para a melhor compressão do difícil vocabulário utilizado.

Por fim, creio que vale a leitura, tanto pela tradicionalidade do autor e da obra, quanto pela reflexão.

Sara 11/05/2022

Auto da barca do inferno, leia se for capaz!
Obra do grande José de Alencar.
Este livro é uma sátira, pura crítica a coisa sérias e importantes de grande influência mundial, como a religião e sociedade portuguesa antiga.
O que torna o livro bem engraçado e claro que te faz pensar, ou seja vale a pena.
Pode se tornar cansativo em algumas partes mas não por muito tempo. Vale a pena ler, porém se você não for adepto a linguagem rebuscada tenha paciência e leia com um dicionário ao lado.

thatiana 09/05/2022

não entendi NADA MESMO mas assim eu acho que se você pegar pra ler com calma e paciência é um livro bom
únicas partes que eu entendi foram os resumos do capítulo então tá critica a situação mas eu gostei desses trechinhos e da premissa !
ajsjad 01/08/2022minha estante
Conheço um canal no youtube que tem umas leituras comentadas bem dinâmicas interativas ministradas por uma professora que explica PALAVRA POR PALAVRA em cada encontro. Além de O Auto da Barca do Inferno, lá já tem leituras de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Úrsula, Canaã, O Cortiço e muito mais! Se quiser dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Maria17400 08/05/2022

NÃO MORRI LENDO
Foi o "primeiro" livro que tive que ler para a escola e assim... não foi ruim. Pensei que seria uma tortura, mas foi bom.
Se construiu uma coisa muito gigantesca de que clássicos são ruins, mas eles não são. O que faz um clássico ser um é que ele ainda pode trazer ensinamentos atuais mesmo escritos em épocas da idade dos dinossauros.
Foi fácil de ler (eu achei) e foi fluído, ele é curtinho, as observações do Objetivo ajuda muito.
Eu achei uma obra magnífica, ele faz críticas sutis, mas ao mesmo tempo gritantes. Essa obra é muitooo atual e achei importante para um caramba.
(Acho que eu devia ter feito algo mais técnico, mas ok)
Fernanda 13/05/2022minha estante
Eu adoro esse livro! Também li no colegial hahaha exatamente nessa edição do Objetivo.

Tai 02/05/2022

Minha opinião
Li pela escola então vamos as minhas considerações:
1- Rápido de ler
2- Realmente engraçado em alguns momentos
3- Um pouco repetitivo
4- Ok no geral

Bella :) 28/04/2022

diferente
leitura solicitada porém interessante ler livros os quais sozinha não pegaria
rápido, diferente e interessante

Isa Bom O 28/04/2022

Auto da barca do inferno
Gostei mas é meio estranho e a linguagem difícil. O autor pega grandes referências da religião católica dando ?emoção? na narrativa.

Paola 27/04/2022

Um dos clássicos mais tranquilos
Apesar de não ter iniciado a leitura deste por vontade própria, e sim por obrigação (tarefa escolar), o livro me agradou bastante. Até ouso dizer que foi um dos livros clássicos mais tranquilos que já li. Talvez tenha sido porque sua organização é poética (é um poema!!), ou por causa de algo individual meu mesmo, sei lá, simplesmente foi super sossegado.

A edição que peguei foi uma bem velha e tinha um textinho de apoio para contextualizar e explicar um pouquinho sobre a obra, além de conter glossário no rodapé. Principalmente por conta desses detalhes, minha leitura acabou sendo muito mais completa.

Foi uma ótima experiência, de verdade. Eu não fui capaz de compreender as referências do autor sozinha, precisarei estudar sobre a história, mas, mesmo assim, valeu a pena para mim. É um livro extremamente recomendável a pessoas da minha idade!!