Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

kayky perfeiçao 04/01/2022

divertido
Mostra a hipocrisia da sociedade em suas diversas faces, é a definição pura de sátira e mesmo antigo é um livro com uma mensagem muito atual. Engraçado e puramente crítico, sua linguagem é difícil mas julgar isso como ponto negativo é no mínimo anacronismo, porém isso também fez com que nem toda mensagem da obra pudesse ser entendida. Acredito que se houvesse uma versão mais atual seria um sucesso, principalmente uma versão brasileira.
aninha 04/01/2022minha estante
queria dar rt

Pati 04/01/2022

Aqui se faz, aqui se paga(?)
Sátira sobre o que fazemos, seja bom ou ruim, e como seremos julgados! Incrível como essa obra parece ser tão atual!!

Graziela.Bassi 02/01/2022

Releitura
Uma ótima obra escrita por um mestre Trovador. Pertencente ao Humanismo e desse modo é recheada de crítica social, tem referência ao catolicismo e possui personagens alegóricos que representam grupos sociais distintos. Uma ótima e divertida reflexão.

Joao366 31/12/2021

Incrível
Uma narrativa flúida e rápida. Ainda que escrito há bastante tempo, algumas nuances são tão pertinentes que parece um livro contemporâneo moderno.

Sasa 29/12/2021

Muito engraçado, leitura leve e muitos diálogos
Gostei, um clássico da literatura.
A leitura é leve e fácil de entender (as traduções no rodapé das páginas auxiliam no entendimento), o livro tem momentos realmente engraçados, e nos leva a refletir sobre inúmeras questões sociais e morais presentes até os dias atuais.

Naty Nucci 16/12/2021

chato
Após os personagens morrerem, eles vão para um lugar, tipo uma praia ou uma lagoa, este local possui duas barcas, a barca do paraíso e a barca do inferno. Cada barca possui um ?líder? que vai falar se você pode ou entrar (no caso só o anjo faz isso, o demônio aceita todo mundo). A história inteira é sobre pessoas que morreram e vão para as barcas.

Tive que ler para um trabalho pra escola? ele é bem curtinho, ent da para ler em um dia, mas a leitura dele é muito cansativa. Possui um vocabulário muito complexo, muitas vezes eu não entendia oq eles estavam falando.

19/11/2021

Uma sátira sobre a sociedade portuguesa e também uma crtica à igreja católica, publicado em 1517. Apesar de antigo, este livro poderia perfeitamente estar criticando os dias atuais.

oieamare 15/11/2021

Uma experiência nova - que requer muita paciência (pov)
Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo, e também uma das figuras mais importantes do humanismo literário. E entre as suas obras, as principais se encontram neste livro.

O livro em si tem uma temática interessante, embora uma linguagem difícil. Se não estou enganada, por ser o português de Portugal (há muitas palavras que desconheço no Brasileiro) agregado ao espanhol, latim e um pouco de francês.

Recomendo muito o uso de um dicionário ou tradutor se você quiser entender mais que 75% da obra. Além de não recomendar para quem está de ressaca ou sem muito tempo - o livro pede tempo e paciência para ser compreendido.

Sobre as histórias, são seis: uma cujo livro leva o título. E abordam diversos temas e apresentações. Cada uma foi apresentado a algum nobre da época e, apesar de seu renome, parece que algumas delas foram escritas como forma do autor provar ser o verdadeiro autor de suas histórias. Como é o caso da segunda farsa, "Farsa ou auto de Inês Pereira".

Apesar de distintas, percebi que a fé religiosa, anjos e demônios e até mesmo o nascimento de Cristo, foram temas recorrentes.

Há muito humor, tristeza e ironia. Uma obra que te provoca a pensar, mas também diverte.

Porém, como disse antes, foi cansativo ler e muito difícil emergir 100% na história. Dramaturgia não é meu foco, humanismo também não é o movimento que mais gosto e foi meu primeiro contato com o autor - infelizmente não muito positivo. Mas o livro vale a tentativa de novas descobertas.

15/11/2021

Talvez com uma linguagem adaptada para os dias atuais seria uma leitura mais gostosa. Perdi muito o ritmo por conta das paradas que tive que fazer pra consultar as notas e entender os sentidos das palavras.. as partes em latim então.

dia 14/11/2021

Auto da Barca do Inferno
Li para uma disciplina na faculdade. Pensei que iria ser cansativo, mas foi bem rápido e a leitura fluiu. Tive que pesquisar algumas palavras, porém, é normal que tenham termos que não utilizamos atualmente, visto que se trata de um livro antigo e português.

Rafa 11/11/2021

Auto da Barca do Inferno
Gostei! Li pra escola então né, mas já tava querendo ler porque fiquei interessada! Achei a leitura meio complicada (obviamente, foi escrito no século 16) mas gostei!!

Francisca 05/11/2021

Realizei essa leitura pra uma cadeira da faculdade. Foi bem interessante e diferente. Retrata a relação entre céu e inferno.

_Wesley_ 24/10/2021

Clássico da Literatura
O Alto da Barca do Inferno assusta ou desencoraja à muitos com seu português antigo, mas que nessa edição comentada torna-se mais acessível. A crítica que Gil Vicente faz da sociedade de sua época se mostra atemporal, pertinente e genial. A sátira desse auto desnudam a verdade por traz da sociedade corrupta e vulgar, mas exalta a simplicidade e a fé verdadeira.

Alícia 14/10/2021

nos achamos dignos de algo, quando não plantamos pala colher
Li o Auto da Barca do Inferno como leitura obrigatória sobre o período Humanismo, nas aulas de literatura. É uma peça de teatro, escrita para ser dramatizada, não tão fácil assim de ler, por conta do português antigo, mas de grande valor. As críticas adicionadas aqui são precisas, notamos o início do questionamentos sobre a Igreja Católica, mas também critica as figuras da época e como algumas pessoas achavam que alcançariam a "salvação", apenas ao dar o dinheiro a igreja, enquanto não realizavam atitudes muito nobres. É uma leitura interessante, embora não completamente fácil.