Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


636 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Danily 14/02/2022

Muito bom! A narrativa em estilo de procissão nos faz vê-lá passar enquanto acompanhamos as diversas críticas à sociedade. Antigo, porém atual
comentários(0)comente



Sidney.Prando 14/02/2022

UMA BARCA ESTÁ SAINDO, QUAL O RUMO? O INFERNO
📕Auto da Barca do Inferno tem como cenário fixo duas embarcações, num porto imaginário para onde vão as almas após a morte. A primeira barca é a do paraíso, que é comandada por um Anjo, e a outra é a barca do inferno, comandada por um Diabo, o qual tem um Companheiro. O desenrolar da peça se dá com a chegada dos personagens, os quais buscarão passagem para a vida eterna, mas para isso terão de ser julgados pelo o que fizeram em vida.
A medida que os recém mortos chegam as barcas, tem o contato primeiro com a do Diabo e sabendo em seguida o destino que aguarda quem nela embarcar, voltam-se a barca do Anjo. O julgamento moral é predominante nessa obra, sendo indiferente hierarquias terrenas que antes os separavam. É uma peça que leva a pensar o pós-morte.

🙋‍♂️Para mim, a obra serviu de introdução as peças de teatro que estão estacionadas na minha estante.
A diferença entre o Anjo e o Diabo é marca por sua completa antítese. Enquanto o Anjo é sério e calado, o Diabo é extrovertido e irônico. Isso serve para que o diabo se torne facilmente o personagem mais carismático nessa obra.
O Fidalgo, o Judeu Rejeitado e o Enforcado Testa-de-Ferro, são um dos mortos que passam pelas barcas, mas nenhum foi tão icônico quanto o Parvo. Quando o Parvo, Joane, quase se deixa ser iludido pelo diabo a embarcar em sua barca, desfere uma sequência de xingamentos ao Diabo. Fica difícil não rir.
A obra de Gil Vicente é avaliada sobretudo em seu impacto histórico e cultural, e em um grande aspecto por criticar o clero, a nobreza e os burocratas. Essa edição do Estadão leva outra de suas peças, Inês Fantasiosa, que não menos importante que Auto da Barca do Inferno, também leva a genialidade do dramaturgo português.


site: https://www.instagram.com/p/CQrHPFeNfqB/?utm_source=ig_web_copy_link
nicnicole 14/02/2022minha estante
Ótima resenha


nicnicole 14/02/2022minha estante
Já fiz uma peça na escola sobre essa sobra incrível e engraçada, inclusive eu interpretei o "diabo"




Brubajhas 12/02/2022

Interessante
Achei a história muito legal, com referências aos sete pecados capitais e a falsa sensação de salvação dos crentes que cometem barbaridades. Traz reflexão e algumas patadas engraçadas do diabo hihihi.
comentários(0)comente



gabilacerdac 10/02/2022

Bem legal
Comprei pq o colégio pediu e superou minhas expectativas, a história é incrível e a narrativa, reflexão. Até para quem não é religioso. Além disso é pequeninho, li em uma hora, vale bastante a pena!
comentários(0)comente



Ana 10/02/2022

Cômico.
Li por conta da escola, e por incrível que pareça eu adorei!
É engraçado e tem sátiras muito boas, além de que a leitura é super rápida.
comentários(0)comente



Suzy60 05/02/2022

Um tema atualíssimo.
Nossa, que leitura difícil, passei mais tempo no Google do que lendo. Kkkk
Mas é boa, divertida e reflexiva.
Gostei muito da Graphic, as cores e os traços são lindos.
comentários(0)comente



Biah Sampaio 03/02/2022

Boa história
Achei a leitura um pouco difícil, mas é bem compreensível pois é um livro sobre uma peça antiga e um clássico.
comentários(0)comente



Gabill 25/01/2022

Meu deus... QUE LEITURA DIFÍCIL!!
A leitura é muito pesada, mas eu sinto que valeu muito a pena, pretendo ler muito mais vezes, a mensagem que os autos deixam me fizeram refletir pra muito além daquilo
Auto da Feira na minha opinião foi o melhor, me atraiu muito a história e os personagens ?
comentários(0)comente



Bren 20/01/2022

Li pra fazer prova de literatura e adorei
Na vdd o certo seria "ouvi", pois uns dias antes da prova de literatura eu peguei um audiobook do livro e maratonei antes de dormir pra pegar a visão do livro, e eu ADOREI a experiência.

No começo eu achei que iria começar a morrer de sono e desistir da obra, mas ela foi me cativando, também pelo fato de eu particularmente gostar de obras nas quais brincam com destino e coisas incertas, nesse caso são relacionadas ao divino, que ao meu ver essa pode ser uma metáfora do purgatório, de como ele funciona e seleciona as pessoas que devem ir ao inferno ou céu, e julgando todos os seus pecados.

Além disso, todos os personagens tem suas razões e vidas, que vão entrar em jogo pela eternidade dependendo do quão gananciosas foram, em querer obter tudo em vida, pra no final, perderem a única coisa que importa: a alma.
comentários(0)comente



Deb_ 16/01/2022

Nhé
O tema é bem cristão, envolvendo o destino das pessoas que morrem: céu ou inferno. É uma sátira, onde os pecadores são julgados e expostos de forma cômica por sua hipocrisia e mentiras.

Não vou dizer que é um livro LEGAL, mas é bem curtinho e dá para ler em pouquíssimo tempo. A linguagem é antiga e formal (pelo menos a minha versão), mas é só acostumar.
Bren 19/01/2022minha estante
Eu li esse em versão audiobook uma vez pra trabalho do colégio, eu acho q assim ficou mais imersivo e numa outra vibe, n sei como eh no livro físico até hj KKKKK




kayky perfeiçao 04/01/2022

divertido
Mostra a hipocrisia da sociedade em suas diversas faces, é a definição pura de sátira e mesmo antigo é um livro com uma mensagem muito atual. Engraçado e puramente crítico, sua linguagem é difícil mas julgar isso como ponto negativo é no mínimo anacronismo, porém isso também fez com que nem toda mensagem da obra pudesse ser entendida. Acredito que se houvesse uma versão mais atual seria um sucesso, principalmente uma versão brasileira.
aninha 04/01/2022minha estante
queria dar rt




Pati 04/01/2022

Aqui se faz, aqui se paga(?)
Sátira sobre o que fazemos, seja bom ou ruim, e como seremos julgados! Incrível como essa obra parece ser tão atual!!
comentários(0)comente



Graziela.Bassi 02/01/2022

Releitura
Uma ótima obra escrita por um mestre Trovador. Pertencente ao Humanismo e desse modo é recheada de crítica social, tem referência ao catolicismo e possui personagens alegóricos que representam grupos sociais distintos. Uma ótima e divertida reflexão.
comentários(0)comente



Joao366 31/12/2021

Incrível
Uma narrativa flúida e rápida. Ainda que escrito há bastante tempo, algumas nuances são tão pertinentes que parece um livro contemporâneo moderno.
comentários(0)comente



Sasa 29/12/2021

Muito engraçado, leitura leve e muitos diálogos
Gostei, um clássico da literatura.
A leitura é leve e fácil de entender (as traduções no rodapé das páginas auxiliam no entendimento), o livro tem momentos realmente engraçados, e nos leva a refletir sobre inúmeras questões sociais e morais presentes até os dias atuais.
comentários(0)comente



636 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |