Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Bastos 22/02/2022

Um livro com uma critica atual, acompanhamos a hipocrisia dos personagens que fingem ser santas e acham que já tem uma vaga no paraíso garantida, é maravilhoso ver a decepção dos ricos e cristãos condenados ao inferno. O diabo é o melhor personagem do livro, extremamente sarcástico e irônico com todos que chegam.

No final foi uma leitura curta e prazerosa.

Giovanna 21/02/2022

O livro é ótimo!! Mesmo que a linguagem por muitas vezes atrapalhe dá pra compreender bem a história

Martony.Demes 21/02/2022

A obra prima: Auto da barca do inferno, de Gil Vicente!

É um clássico e ao mesmo tempo bem atual. E é bastante explorado nos estudos escolares.

Na obra é uma peça teatral que faz uma dura crítica à sociedade da época e à igreja. Por meio de diversos personagens que são confrontados pela dicotomia céu e inferno!

Entre os personagens explorados na peça são provocativamente e irônicos:

Um fidalgo (nobreza), onzeiro (usurário), um parvo (pessoa rude e ignorante mas de bom coração), o frade (esse já se achou garantido que já estaria na barca do céu), Brisidia (cafetina - isso mesmo!!), corregedor e procurador (que em vários momentos foi rebatido pelo parvo), o enforcado (que já se achava salvo e apto para ir ao céu), o judeu (!!!) e os quatro cavaleiros!

O legal é que surpreende (ou previsível também) sobre qual barco cada um imaginava que ia e para qual eles foram, ao final. Não vou contar para qual barco foi cada um para provocá-lo a ler esta belíssima obra, do precursor do teatro português, Gil Vicente!

Deixa eu perguntar: e você? Acha que vai para a barca do céu ou do inferno?

LemonSama 17/02/2022

Um roteiro interesante
Esse livro foi uma boa leitura. Gostei do modo que foi feito, é como se você estivesse lendo o roteiro de uma peça teatral, me deu vontade de ver um filme ou até mesmo a encenação da história de tão cativante que é.
Dei várias risadas lendo os diálogos, mesmo sendo difíceis de entender algumas coisas (e olha que ainda foi traduzido de uma forma para fazer mais sentido) tive um pouco de dificuldade mas nada de extremo, consegui entender boa parte do conteúdo.

Prismoo 15/02/2022

"Todo mundo me chama de Brisida Caldeirão"
Eu meio que fui obrigado a ler esse livro pra dirigir uma peça da escola, portanto devido a obrigação, eu acabei não gostando tanto. Só li pra poder fazer o roteiro e ganhar ponto, no fim deu certo, tiramos a nota máxima :D

Danily 14/02/2022

Muito bom! A narrativa em estilo de procissão nos faz vê-lá passar enquanto acompanhamos as diversas críticas à sociedade. Antigo, porém atual

Sidney.Prando 14/02/2022

UMA BARCA ESTÁ SAINDO, QUAL O RUMO? O INFERNO
📕Auto da Barca do Inferno tem como cenário fixo duas embarcações, num porto imaginário para onde vão as almas após a morte. A primeira barca é a do paraíso, que é comandada por um Anjo, e a outra é a barca do inferno, comandada por um Diabo, o qual tem um Companheiro. O desenrolar da peça se dá com a chegada dos personagens, os quais buscarão passagem para a vida eterna, mas para isso terão de ser julgados pelo o que fizeram em vida.
A medida que os recém mortos chegam as barcas, tem o contato primeiro com a do Diabo e sabendo em seguida o destino que aguarda quem nela embarcar, voltam-se a barca do Anjo. O julgamento moral é predominante nessa obra, sendo indiferente hierarquias terrenas que antes os separavam. É uma peça que leva a pensar o pós-morte.

🙋‍♂️Para mim, a obra serviu de introdução as peças de teatro que estão estacionadas na minha estante.
A diferença entre o Anjo e o Diabo é marca por sua completa antítese. Enquanto o Anjo é sério e calado, o Diabo é extrovertido e irônico. Isso serve para que o diabo se torne facilmente o personagem mais carismático nessa obra.
O Fidalgo, o Judeu Rejeitado e o Enforcado Testa-de-Ferro, são um dos mortos que passam pelas barcas, mas nenhum foi tão icônico quanto o Parvo. Quando o Parvo, Joane, quase se deixa ser iludido pelo diabo a embarcar em sua barca, desfere uma sequência de xingamentos ao Diabo. Fica difícil não rir.
A obra de Gil Vicente é avaliada sobretudo em seu impacto histórico e cultural, e em um grande aspecto por criticar o clero, a nobreza e os burocratas. Essa edição do Estadão leva outra de suas peças, Inês Fantasiosa, que não menos importante que Auto da Barca do Inferno, também leva a genialidade do dramaturgo português.

site: https://www.instagram.com/p/CQrHPFeNfqB/?utm_source=ig_web_copy_link
nicnicole 14/02/2022minha estante
Ótima resenha

nicnicole 14/02/2022minha estante
Já fiz uma peça na escola sobre essa sobra incrível e engraçada, inclusive eu interpretei o "diabo"

Brubajhas 12/02/2022

Interessante
Achei a história muito legal, com referências aos sete pecados capitais e a falsa sensação de salvação dos crentes que cometem barbaridades. Traz reflexão e algumas patadas engraçadas do diabo hihihi.

gabilacerdac 10/02/2022

Bem legal
Comprei pq o colégio pediu e superou minhas expectativas, a história é incrível e a narrativa, reflexão. Até para quem não é religioso. Além disso é pequeninho, li em uma hora, vale bastante a pena!

Ana 10/02/2022

Cômico.
Li por conta da escola, e por incrível que pareça eu adorei!
É engraçado e tem sátiras muito boas, além de que a leitura é super rápida.

Suzy60 05/02/2022

Um tema atualíssimo.
Nossa, que leitura difícil, passei mais tempo no Google do que lendo. Kkkk
Mas é boa, divertida e reflexiva.
Gostei muito da Graphic, as cores e os traços são lindos.

Biah Sampaio 03/02/2022

Boa história
Achei a leitura um pouco difícil, mas é bem compreensível pois é um livro sobre uma peça antiga e um clássico.

Gabill 25/01/2022

Meu deus... QUE LEITURA DIFÍCIL!!
A leitura é muito pesada, mas eu sinto que valeu muito a pena, pretendo ler muito mais vezes, a mensagem que os autos deixam me fizeram refletir pra muito além daquilo
Auto da Feira na minha opinião foi o melhor, me atraiu muito a história e os personagens ?

Bren 20/01/2022

Li pra fazer prova de literatura e adorei
Na vdd o certo seria "ouvi", pois uns dias antes da prova de literatura eu peguei um audiobook do livro e maratonei antes de dormir pra pegar a visão do livro, e eu ADOREI a experiência.

No começo eu achei que iria começar a morrer de sono e desistir da obra, mas ela foi me cativando, também pelo fato de eu particularmente gostar de obras nas quais brincam com destino e coisas incertas, nesse caso são relacionadas ao divino, que ao meu ver essa pode ser uma metáfora do purgatório, de como ele funciona e seleciona as pessoas que devem ir ao inferno ou céu, e julgando todos os seus pecados.

Além disso, todos os personagens tem suas razões e vidas, que vão entrar em jogo pela eternidade dependendo do quão gananciosas foram, em querer obter tudo em vida, pra no final, perderem a única coisa que importa: a alma.

Deb_ 16/01/2022

Nhé
O tema é bem cristão, envolvendo o destino das pessoas que morrem: céu ou inferno. É uma sátira, onde os pecadores são julgados e expostos de forma cômica por sua hipocrisia e mentiras.

Não vou dizer que é um livro LEGAL, mas é bem curtinho e dá para ler em pouquíssimo tempo. A linguagem é antiga e formal (pelo menos a minha versão), mas é só acostumar.
Bren 19/01/2022minha estante
Eu li esse em versão audiobook uma vez pra trabalho do colégio, eu acho q assim ficou mais imersivo e numa outra vibe, n sei como eh no livro físico até hj KKKKK