Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

paolinha 23/03/2022

Bom, levando em consideração que esse é um livro de época, é compreensível que a linguagem seja difícil. MAS essa leitura foi praticamente impossível, eu tinha que ficar olhando as notas de rodapé toda hora. Além disso, a história parece até ser legal, mas ela acaba sendo extremamente repetitiva. Achei razoável
Luana 01/08/2022minha estante
Conheço um canal no youtube que tem umas leituras comentadas bem dinâmicas interativas ministradas por uma professora que explica PALAVRA POR PALAVRA em cada encontro. Além de O Auto da Barca do Inferno, lá já tem leituras de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Úrsula, Canaã, O Cortiço e muito mais! Se quiser dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

paolinha 02/08/2022minha estante
muito obrigada, vou olhar!!

Ana 19/03/2022

Ok
Eu li para a escola e não é muito difícil entender o que acontece...
Tem algumas expressões e frases em latim ou um português antigo, porém com a tradução da pra entender certinho.

Lala 19/03/2022

o auto da barca
Eu li esse livro para a escola, ainda não fiz um resumo direito e nem debati sobre, a história do livro é interessante, apesar da linguagem antiga e formal eu entendi a maioria das palavras desconhecidas perante o contexto, pretendo assistir alguma representação teatral com um toque mais atual para ter maior compreensão, é um livro confuso e complexo, mas é um clássico o que justifica.
Luana 01/08/2022minha estante

Alê 18/03/2022

A alegoria do juízo final
A primeira peça presente no livro, e a mais importante, é o "auto da barca do inferno", também chamada de auto da moralidade. Nela Gil Vicente nos apresenta uma alegoria religiosa em que critíca a sociedade da época. Os personagens presentes na peça representam classes da época em sua passagem entre a vida terrena e a vida eterna. A segunda peça é a "Farsa de Inês Pereira" em que fala sobre uma mulher a procura de um casamento que lhe sirva para que não precise mais passar pelo perrengue dos afazeres domésticos com sua mãe. Nessa procura acaba encontrando um marido que não a deixa muito satisfeita. Aqui nessa peça ele retrata a máxima da socidade da época com o ditado "mais vale um asno que me leve do que um cavalo que me derrube". Primeiramente, Inês se vê entre dois pretendentes, onde acaba escolhendo o que lhe parece mais apessoado, porém o casamento é só decepção e ela então acaba a história ficando com o que menos lhe agradou primeiramente, confirmando o ditado popular da época citado anteriormente.

Esse foi o primeiro livro que li do Gil Vicente e também o primeiro que li em forma de peça. Gostei do livro, só achei um pouco difícil de ler por causa da linguagem, mas depois das primeiras páginas peguei no embalo por ser curtinho. Achei que Gil foi extraorsinário ao retratar a sociedade portuguesa da época tão criticamente e ainda assim, receber o apoio da corte. Quando li, achei inacreditável os reis gostarem dele e aprovarem as peças sabendo que eram uma crítica.

Enfim, o livro é bom e um clássico, merece a leitura.

Henriques Chacôto 15/03/2022

Auto da Barca do Inferno
Simplesmente perfeito!
Uma obra originária na Idade Média que tinha de início carácter religioso, e depois tornou-se popular, para a distração do povo.
Foi Gil Vicente o responsável por introduzir este tipo de Teatro em Portugal.
O "Auto da Barca do Inferno" representa o juízo final católico de forma satírica e com um forte apelo moral. Conta com o cenário de uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas, a barca com o destino ao Inferno, comandada pelo Diabo, e a barca com o destino ao paraíso, comandada pelo Anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são almas que ou seguirão para o paraíso ou para o inferno.
O "Auto da Barca do Inferno" faz parte de uma trilogia, é escrito em versos de sete sílabas poéticas, e possui apenas um ato, dividido em várias cenas. A linguagem usada é coloquial (ou seja semelhante a uma conversa), onde através das falas podemos classificar a condição social de cada um dos personagens.
A obra conta ainda com o lema que é "rindo, corrigem-se os defeitos da sociedade" , ou seja a mensagem final da obra por detrás dos risos, é um tanto pessimista.
Recomendo muito a leitura da obra.

Maiah 07/03/2022

Resenha
*resenhando por que estou sendo obrigada*
É só um paradidático entendi nada e tava em portugues de Portugal.

Marcyy0 04/03/2022

Ele é bom, li por causa da escola, a leitura é contada em forma de peça, recomendo. Ela é bem rápida

de_demendes 28/02/2022

Eu rachei de rir
Gostei muito da história, a começar é uma grande crítica social para a época em que foi escrito, tecendo comentários ácidos a classes muito privilegiadas da sociedade, como religiosos e homens do direito. Pessoas que normalmente imaginamos que irão para o céu, na verdade são corruptas em vida e por isso tem passagem garantida na barca para o inferno, mesmo não aceitando de início. Mas o que eu mais gostei dessa leitura é que eu me diverti horrores (mesmo com a leitura difícil), o Gil Vicente é o rei do deboche e isso reflete diretamente nos seus personagens, principalmente no Diabo que é engraçadíssimo.

Cosmonauta 27/02/2022minha estante
???

Bastos 22/02/2022

Um livro com uma critica atual, acompanhamos a hipocrisia dos personagens que fingem ser santas e acham que já tem uma vaga no paraíso garantida, é maravilhoso ver a decepção dos ricos e cristãos condenados ao inferno. O diabo é o melhor personagem do livro, extremamente sarcástico e irônico com todos que chegam.

No final foi uma leitura curta e prazerosa.

Giovanna 21/02/2022

O livro é ótimo!! Mesmo que a linguagem por muitas vezes atrapalhe dá pra compreender bem a história

Martony.Demes 21/02/2022

A obra prima: Auto da barca do inferno, de Gil Vicente!

É um clássico e ao mesmo tempo bem atual. E é bastante explorado nos estudos escolares.

Na obra é uma peça teatral que faz uma dura crítica à sociedade da época e à igreja. Por meio de diversos personagens que são confrontados pela dicotomia céu e inferno!

Entre os personagens explorados na peça são provocativamente e irônicos:

Um fidalgo (nobreza), onzeiro (usurário), um parvo (pessoa rude e ignorante mas de bom coração), o frade (esse já se achou garantido que já estaria na barca do céu), Brisidia (cafetina - isso mesmo!!), corregedor e procurador (que em vários momentos foi rebatido pelo parvo), o enforcado (que já se achava salvo e apto para ir ao céu), o judeu (!!!) e os quatro cavaleiros!

O legal é que surpreende (ou previsível também) sobre qual barco cada um imaginava que ia e para qual eles foram, ao final. Não vou contar para qual barco foi cada um para provocá-lo a ler esta belíssima obra, do precursor do teatro português, Gil Vicente!

Deixa eu perguntar: e você? Acha que vai para a barca do céu ou do inferno?

LemonSama 17/02/2022

Um roteiro interesante
Esse livro foi uma boa leitura. Gostei do modo que foi feito, é como se você estivesse lendo o roteiro de uma peça teatral, me deu vontade de ver um filme ou até mesmo a encenação da história de tão cativante que é.
Dei várias risadas lendo os diálogos, mesmo sendo difíceis de entender algumas coisas (e olha que ainda foi traduzido de uma forma para fazer mais sentido) tive um pouco de dificuldade mas nada de extremo, consegui entender boa parte do conteúdo.

Prismoo 15/02/2022

"Todo mundo me chama de Brisida Caldeirão"
Eu meio que fui obrigado a ler esse livro pra dirigir uma peça da escola, portanto devido a obrigação, eu acabei não gostando tanto. Só li pra poder fazer o roteiro e ganhar ponto, no fim deu certo, tiramos a nota máxima :D