Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Kauã 04/07/2022

"Não venha com suas pregações para tentar salvar a sua alma"
Ouvi o audiobook de o Auto da Barca do Inferno no canal Audiocult podcasts para um trabalho de literatura para a escola e além de elogiar muito a ótima interpretação do livro, quero dizer como ele é genial, as críticas são muito bem pontuadas e de fácil compreendimento, agora tudo q eu quero é assistir alguma peça de teatro desse livro!

Bibi 04/07/2022

Todos são julgados. Não se tem uma regra do que fazer para ir para o paraíso mas gil vicente com certeza demobstra o que não fazer com essa história. A crítica é enorme e se encaixa até hoje na socuedade, por issi é um clássico.

Gabriel1610 02/07/2022

Interessante, mas vale mesmo só pra quem estuda literatura
Definitivamente tem que ler com um guia para entender. Não apenas pela linguagem antiga. A escrita é em formato de peça teatral em poesia, cada personagem tem um linguajar que além de ser da época, ainda é específico para cada pessoa em sua classe social específica. Junta isso com o idioma ser de Portugal e o livro fica quase enigmático.

A obra contém elementos religiosos e elementos de crítica aos comportamentos humano, onde ele é responsável pelas suas ações no final das contas. É bem interessante ler sobre o humanismo, além de ler sobre trovadismo e classicismo para pegar esse momento de transição que aqui é apresentado. Tem um pé no teocentrismo e outro no antropocentrismo.

O livro é super crítico e ousado para a época. Inclui todo tipo de classe social, como representantes de igreja, os mais ricos, os mais pobres, e critica seus modos de viver, além de mostrar a hipocrisia de muitos que se acham superiores mas tem aquele podre por dentro. Critica, além disso, aqueles que fazem uma coisa boa e já se acham no direito de se sentirem santos. É um velho novo, um clássico atemporal.

dona dri 01/07/2022

?? : O AUTO DA BARCA DO INFERNO ?
O auto é um gênero literário declamado em versos. Este, em específico, foi escrito pelo considerado "pai do teatro português", Gil Vicente em 1517 (em Portugal).
Esta é, provavelmente, a obra mais famosa do autor porque criticava a igreja Católica (na época, ainda mais fundamental na política); mas não criticou a igreja em si, ou a religião, e sim os membros.
Diversas reflexões são deixadas pelo autor de maneira leve e interessante, todos os personagens, fragmentos e mensagens foram MUITO BEM POSICIONADOS e, eu recomendo demais (principalmente para a galera cristã, porque tem uma reflexão maravilhosa); apenas procurem uma edição com notas de esclarecimento ou leiam com o dicionário por perto porque tem algumas palavras em português (de Portugal) e em latim ;)

Desfrutem desse clássico!!!

Kamis 30/06/2022

E assi embarcam.
Li por tédio e o livro estava dando sopa aqui. Tentei ler esse livro uns 3 anos atrás e não compreendia a generalidade de Gil Vicente.

A peça teatral (se é que posso chamar assim) possui uma sátira na sociedade portuguesa daquela época, e consegue-se perceber os 7 pecados capitais presentes. As notas influenciam e ajudam bastante na compreensão do texto.
As falas dos personagens são engraçadas.

[Spoiler]
Não gostei que os quatros cavaleiro foram para o céu.

Lara 28/06/2022

eu só li pra minha aula de literatura e li louca de sonho, mas até que não é tão chato quanto achei que seria

Tiago 25/06/2022

É algo que sempre tive a curiosidade...
Sou cristão e tenho algum conhecimento sobre teologia e escatologia que é de certa forma o tema do texto.
Ja me adianto que eu me diverti muito, porque não consegui levar a sério nenhum dos personagens que jaziam no fim de seus dias e foram de encontro com o chifrudo la no mar da perdição em forma de purgatório,
A sina das pessoas dependiam de ser ludibriado ou não pelo diabo e seu companheiro, ou uma somatória de erros vs acertos.
A forma em que o capiroto expõe as mazelas de cada infeliz que morria era sagaz e sem escrúpulos e isso é Ilário, e não estou sendo debochado com o tema, mas me parece que era a intenção do autor era pra ser engraçado. Não sei nada sobre Gil Vicente e muito menos sobre alegorias dramáticas, somente um leitor curioso e passando minha percepção de uma leitura rapida. Só posso dizer que foi legal a experiência, irei ler a Divina comédia pra ve se tem esse mesmo humor ácido kkk.

marcella.canozo 16/06/2022

escola
lu este livro para uma prova na minha escola e mesmo assim achei ele legal, li em 1:30 e não foi cansativo, mesmo o vocabulário sendo bem difícil eu consegui uma versão bem boa
enfim me surpreendi

Malau 15/06/2022

Leitura escolar
Já haviam falado muito desse livro pra mim e já assisti a um teatro sobre também. Confesso que estava com um pouco de expectativa pra esse livro. Ele é bom, mas o português arcaico me matou nessa, tive que ficar parando a cada cinco minutos pra entender as palavras a procurar seus significados.
Yuna.Chloé 15/06/2022minha estante
O português arcaico é que quebra msm.... Mas a peça em si é tudo

ajsjad 01/08/2022minha estante
Conheço um canal de uma moça que faz leituras comentadas de livros para vestibulares que explica PALAVRA POR PALAVRA nas leituras comentadas de forma bem interativa e dinâmica. Já tem de Canaã, O Cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Cortiço, Úrsula, Quincas Borba, Contos Machadianos, e Auto da Barca do inferno. É MUITO BOM MESMO. Se tiver interesse dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Guilherme909 14/06/2022

Eis aqui a vossa embarcação
Céu e inferno
Salvação, condenação, purgatório.
Crescemos doutrinados nesses principios. Seja um bom menino e vais para o paraíso. Seja mau e vai te prós quintos.

De maneira irônica e debochada
No final da era medieval
Encontramos Gil Vicente
Nos dando uma alfinetada humorada e trazendo alegorias para direcionar suas falas pra quem lhe servir a carapuça.

linne 12/06/2022

Comecei a leitura sem expectativas, mas acabei adorando! Gostei muito das ironias, ri bastante e, além disso, essa edição explica alguns termos que aparecem e ajuda bastante na compreensão.

mel 10/06/2022

Livro está no contexto do fim da idade média início da idade moderna, renascentimo e humanismo. Ele trás várias sátiras sobre a sociedade da época. Um livro de leitura rápida pois se trata de um teatro

ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço um canal de leituras comentadas MUITO BOM MESMO. A professora explica letra por letra de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhadinha; tem umas lives de leitura comentada dessa peça: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Maycom 07/06/2022

O que mostro e o que digo se diferem em sentidos.
A figura do Anjo é interessante. Ele é introspectivo, mas faz questão de alfinetar aqueles que querem entrar na barca do céu sendo que não fizeram por onde...
Para o Fidalgo ele demonstra que a barca do céu é ?pequena? demais para tamanha ?grandeza? que o Fidalgo representa. Deverás ir na barca do inferno
onde terá mais espaço. Na barca do céu não cabe tanto ego, ele deve achar
outro lugar... já o Onzeneiro, ele brinca dizendo que seu ?bolsão? engoliria toda a
barca do céu, portanto deveria ir na barca do inferno (aludindo ao fator da avareza que possuiu em vida).

Gil Vicente é um grande exemplo de um moralista convicto. Ele se via como um exemplo a ser seguido e de como deveríamos viver a nossa vida. Para mim isso fica claro principalmente ao analisar o epitáfio que ele próprio formulou.

O projeto alegórico é simplesmente fantástico. O autor demonstra grande habilidade e praticamente brinca com os conceitos de paradoxo e ironia. Foca em um aspecto, mas somente nas entrelinhas você encontra o ponto da crítica ou da reflexão. O corregedor representa a corrupção, sendo também juiz. Fantástico!
Joyce429 12/06/2022minha estante
Li já fazem tantos anos, deu até vontade de fazer uma releitura!

Maycom 15/06/2022minha estante
Como deve lembrar, a leitura é super rápida, com certeza é um livro para uma releitura haha desculpe pela demora!

Carol 06/06/2022

Auto da barca do inferno
li ele por causa da escola, mas é um livro bom que dá super pra usar como repertório em redação. Achei a escrita dessa edição mais complicada mas antes de ler essa edição eu li uma que era mais difícil ainda, então consegui entender mais coisas. É isso, achei bom e adorei o personagem do Diabo só pq ele é super sarcástico o livro todo kkkkkkkk
ajsjad 27/07/2022minha estante