Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Guilherme 07/08/2022

Bom, mas leitura complicada.
Bom, a leitura é bem complicada mesmo, pois como é livro é bem antigo, o vocabulário é bem diferente do atual, então é bem comum que você não entenda muita coisa, você não é o único rs, eu apresentei dificuldade na hora de ler, mas os diálogos em forma de rima e poesia deixaram a leitura mais interessante e prazerosa... no meu caso pessoal, eu até que gostei do livro, mas não é o tipo de livro que eu recomendaria para alguém ler, apenas li por causa do trabalho da minha escola. Vendo algumas resenhas achei que o livro ia ser MUITO chato, mas a leitura é divertida devido as rimas e o vocabulário antigo.

Luísa 05/08/2022

Auto da barca
Achei interessante, por ser da literatura antiga, é muito legal conseguir ver a diferença na escrita ( o que muitas das vezes pode complicar a interpretação), e identificar a crítica e a sátira feita diante da sociedade da época.

Murnyx 04/08/2022

Peguei pra ler pois estou numa meta de ler tudo o que tenho na estante, não tenho ideia de como esse livro veio parar aqui.
A linguagem é extremamente complicada, tornando difícil entender em muitas partes, a temática não desperta interesse. Li mesmo por estar aqui.

Monique 01/08/2022

Tem uma linguagem muito difícil e meio chata, mas os personagens são legais e bem interessantes, na maioria.

TheJimbro 28/07/2022

O pai do teatro português
O Auto da Barca do Inferno é um livro de leitura complexa e para quem não tem experiência nesse tipo de leitura, sendo muito massivo. Seu autor, Gil Vicente foi simplesmente um revolucionário na época de sua escrita, tratando o céu e o inferno usando a mitologia grega, dá qual uma barca leva os mortos para o reino de Hades.
A escola literária correspondente a esse livro e a esse autor é o Humanismo, sendo essa caracterizada por o período de transição entre Idade Média e Renascimento, valorizando o ser humano gerando o antropocentrismo (homem no centro do universo). Sendo também importante ressaltar a valorização das emoções humanas, muito presentes no livro.
Penso que essa é uma literatura interessante, porém, por sua linguagem complexa e pelo fato de ser muito cobrada nas escolas e faculdades, traz desinteresse aos leitores, sendo assim, recomendo a versão com linguagem simplificada, para aqueles que querem ler apenas por entretenimento.
Tendo em vista os fatos, posso afirmar que é uma boa literatura, apesar de complexa e muito antiga.
Agradeço pela atenção, não se esqueçam de tomar água e fazer esportes, pois uma boa alma sem um corpo saudável não faz sentido algum.
Hasta la vista baby

Klx_ 28/07/2022

Achei o livro bem legal, principalmente pelo Gil Vicente ser o pai do teatro portugues, interessante ver como mesmo ele sendo uma pessoa religiosa, que fazia suas obras principalmente para apresentar para corte e pra o rei,ele ter feito uma obra tao sarcástica, com alguns palavrões e satirizando ate a corrupção q ha na hierarquia da igreja etc, muito legal de conhecer

ajsjad 27/07/2022

Legalzinho
Apesar da linguagem ser bem obsoleta, (Até porque é uma peça humanista, logo não tinha como ser diferente) a premissa da obra é legal.
O enredo em si diz muita coisa sobre a sociedade da época. O antissemitismo e a glorificação dos cavaleiros que morriam na "Guerra Santa" são muito bem abordados na obra.
Publicar algo tão satírico e maniqueísta ao mesmo tempo em plena Idade Média, com certeza, foi algo revolucionário. Sem falar que houve claras críticas à venda de indulgências, à corrupção de certos padres que escondem seus atos na igreja, à soberba e até algumas indiretas para algumas pessoas-em particular. Gil Vicente não tinha papa na língua nãokk
(?ALERTA DE SPOILER?)
Porém, admito que houve uma cena em particular que me pareceu bem indigesta...pelo menos sob a ótica de alguém situado no tempo e espaço em que vivo. Trata-se do trecho em que o judeu chega à Barca do Inferno, pois ele foi o ÚNICO que aceitou entrar lá dentro de primeira, e nem o Diabo queria levá-lo p ao seu destino por desprezar sua presença. Sinceramente, achei triste a forma com que a população semita é representada na peça. Quer dizer que só pq o cara era judeu ele não poderia ir ao céu? Como se não bastasse, essa personagem ainda foi a única que conseguiu levar seu dinheiro consigo depois de morto (mais um esteriótipo)
Sei que há toda uma imposição e contexto histórico, e minha intenção não é cancelar o Gil Vicente, mas sim destacar como a literatura pode nos ajudar a compreender a sociedade, a cultura e a história.

Grata por ter lido até aqui ;)
Leonardo.Broinizi 28/07/2022minha estante
Eu que agradeço pela análise ?

Gusta.Saraiva 25/07/2022

análise
achei bem preconceituosa mas isso se qualifica com a época em que foi escrita a obra, a história é muito bem feita, linguagem muito difícil, personagens bem estruturados, achei algumas condenações injustas mas é uma obra clássica.

Lett 18/07/2022

O auto da barca do inferno
Mais um que tive que ler por conta da escola. Sinceramente não gosto de ler peças muito menos das que abordam temas religiosos já que não sigo esses dogmas, porém tive que ler. O livro é bem rápido de ler por ser uma peça e ter diálogos curtos e também contém as duas versões da obra a primeira originalmente escrita por Gil Vicente e a segunda adaptada por Douglas Tufano. Confesso que a crítica por trás é bem melhor do que o próprio livro em si já que crítica as pessoas que seguiam aos dogmas religiosos somente para estarem salvas do inferno. Não indicaria.

ana 14/07/2022

É a típica leitura de escola. Li por obrigação ??. Entendi quase nada o livro inteiro. Leitura mais difícil e demorada por usarem uma linguagem antiga.
ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço uma canal bem legal de leitura comentada. A prof explica letra por letra de cada leitura comentada. Ela é MUITO BOA. Dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

jujuf 13/07/2022

Muito bom. ????
Conheci essa obra pela minha Professora do Ensino Médio, gosteeei muitoo, também vi o teatro, maravilhoso por sinal, por que o livro em si é como uma poesia e tem palavras difíceis pra se ler, então no teatro que gostei mais ainda. Tenho os dois livros de duas versões diferentes, já fiz dois trabalhos também sobre esse livro, de todas as obras literárias que eu já recebi, para fazer algum tipo de trabalho, O auto da barca do inferno foi o que mais me surpreendeu, e eu realmente gostei, passa vários ensinamentos pro leitor, fala muito sobre a religião também, e mostra que nem sempre quem está dentro da igreja, vai ao " céu ", e que os seres mais puros são as crianças.

Karen 13/07/2022

uma história fascinante mas a abordagem por ser utilizado português de Portugal e uma linguagem muito antiga fica confuso o entendimento do livro

Indra 11/07/2022

Muito bommm
Li esse livro para uma avaliação escolar de literatura, meu primeiro clássico e um dos favoritos do ano. Quando o escolhi da biblioteca minha professora me alertou dizendo que eu não iria gostar, e minha alma afrontosa só teve mais certeza que minha escolha estava mais do que certa, e assim foi.
Milena.Margutti 11/07/2022minha estante
Eu li no ensino médio, fizemos um trabalho sobre e quase quase saiu uma peça de teatro. Eu amo esse livro pelas representações marcantes da personalidade dos personagens, que têm as características das pessoas da sociedade portuguesa da época.

Gabriela 06/07/2022

As histórias são legais, mas...
A nota baixa é pelo fato de que é um livro difícil de ler, porque não está no nosso português, está no português de Portugal, e tem muita coisa que acaba não fazendo sentido pra gente. Algumas palavras abreviadas que ficam difíceis de serem lidas, até a história fica difícil de entender.
Se fizessem uma nova edição com o nosso português seria maravilhoso e uma maneira linda de incluir a literatura portuguesa na nossa cultura
ajsjad 27/07/2022minha estante
Cara. Tem uma prof no yt bem desconhecida que faz leituras comentadas de vários clássicos explicando LETRA POR LETRA de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhada, vale a pena: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Kauã 04/07/2022

"Não venha com suas pregações para tentar salvar a sua alma"
Ouvi o audiobook de o Auto da Barca do Inferno no canal Audiocult podcasts para um trabalho de literatura para a escola e além de elogiar muito a ótima interpretação do livro, quero dizer como ele é genial, as críticas são muito bem pontuadas e de fácil compreendimento, agora tudo q eu quero é assistir alguma peça de teatro desse livro!