Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

ana 14/07/2022

É a típica leitura de escola. Li por obrigação ??. Entendi quase nada o livro inteiro. Leitura mais difícil e demorada por usarem uma linguagem antiga.
Luana 27/07/2022minha estante
Conheço uma canal bem legal de leitura comentada. A prof explica letra por letra de cada leitura comentada. Ela é MUITO BOA. Dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

jujuf 13/07/2022

Muito bom. ????
Conheci essa obra pela minha Professora do Ensino Médio, gosteeei muitoo, também vi o teatro, maravilhoso por sinal, por que o livro em si é como uma poesia e tem palavras difíceis pra se ler, então no teatro que gostei mais ainda. Tenho os dois livros de duas versões diferentes, já fiz dois trabalhos também sobre esse livro, de todas as obras literárias que eu já recebi, para fazer algum tipo de trabalho, O auto da barca do inferno foi o que mais me surpreendeu, e eu realmente gostei, passa vários ensinamentos pro leitor, fala muito sobre a religião também, e mostra que nem sempre quem está dentro da igreja, vai ao " céu ", e que os seres mais puros são as crianças.

Karen 13/07/2022

uma história fascinante mas a abordagem por ser utilizado português de Portugal e uma linguagem muito antiga fica confuso o entendimento do livro

Indra 11/07/2022

Muito bommm
Li esse livro para uma avaliação escolar de literatura, meu primeiro clássico e um dos favoritos do ano. Quando o escolhi da biblioteca minha professora me alertou dizendo que eu não iria gostar, e minha alma afrontosa só teve mais certeza que minha escolha estava mais do que certa, e assim foi.
Milena.Margutti 11/07/2022minha estante
Eu li no ensino médio, fizemos um trabalho sobre e quase quase saiu uma peça de teatro. Eu amo esse livro pelas representações marcantes da personalidade dos personagens, que têm as características das pessoas da sociedade portuguesa da época.

Gabriela 06/07/2022

As histórias são legais, mas...
A nota baixa é pelo fato de que é um livro difícil de ler, porque não está no nosso português, está no português de Portugal, e tem muita coisa que acaba não fazendo sentido pra gente. Algumas palavras abreviadas que ficam difíceis de serem lidas, até a história fica difícil de entender.
Se fizessem uma nova edição com o nosso português seria maravilhoso e uma maneira linda de incluir a literatura portuguesa na nossa cultura
Luana 27/07/2022minha estante
Cara. Tem uma prof no yt bem desconhecida que faz leituras comentadas de vários clássicos explicando LETRA POR LETRA de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhada, vale a pena: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Kauã 04/07/2022

"Não venha com suas pregações para tentar salvar a sua alma"
Ouvi o audiobook de o Auto da Barca do Inferno no canal Audiocult podcasts para um trabalho de literatura para a escola e além de elogiar muito a ótima interpretação do livro, quero dizer como ele é genial, as críticas são muito bem pontuadas e de fácil compreendimento, agora tudo q eu quero é assistir alguma peça de teatro desse livro!

Bibi 04/07/2022

Todos são julgados. Não se tem uma regra do que fazer para ir para o paraíso mas gil vicente com certeza demobstra o que não fazer com essa história. A crítica é enorme e se encaixa até hoje na socuedade, por issi é um clássico.

Gabriel1610 02/07/2022

Interessante, mas vale mesmo só pra quem estuda literatura
Definitivamente tem que ler com um guia para entender. Não apenas pela linguagem antiga. A escrita é em formato de peça teatral em poesia, cada personagem tem um linguajar que além de ser da época, ainda é específico para cada pessoa em sua classe social específica. Junta isso com o idioma ser de Portugal e o livro fica quase enigmático.

A obra contém elementos religiosos e elementos de crítica aos comportamentos humano, onde ele é responsável pelas suas ações no final das contas. É bem interessante ler sobre o humanismo, além de ler sobre trovadismo e classicismo para pegar esse momento de transição que aqui é apresentado. Tem um pé no teocentrismo e outro no antropocentrismo.

O livro é super crítico e ousado para a época. Inclui todo tipo de classe social, como representantes de igreja, os mais ricos, os mais pobres, e critica seus modos de viver, além de mostrar a hipocrisia de muitos que se acham superiores mas tem aquele podre por dentro. Critica, além disso, aqueles que fazem uma coisa boa e já se acham no direito de se sentirem santos. É um velho novo, um clássico atemporal.

dona dri 01/07/2022

?? : O AUTO DA BARCA DO INFERNO ?
O auto é um gênero literário declamado em versos. Este, em específico, foi escrito pelo considerado "pai do teatro português", Gil Vicente em 1517 (em Portugal).
Esta é, provavelmente, a obra mais famosa do autor porque criticava a igreja Católica (na época, ainda mais fundamental na política); mas não criticou a igreja em si, ou a religião, e sim os membros.
Diversas reflexões são deixadas pelo autor de maneira leve e interessante, todos os personagens, fragmentos e mensagens foram MUITO BEM POSICIONADOS e, eu recomendo demais (principalmente para a galera cristã, porque tem uma reflexão maravilhosa); apenas procurem uma edição com notas de esclarecimento ou leiam com o dicionário por perto porque tem algumas palavras em português (de Portugal) e em latim ;)

Desfrutem desse clássico!!!

Kamis 30/06/2022

E assi embarcam.
Li por tédio e o livro estava dando sopa aqui. Tentei ler esse livro uns 3 anos atrás e não compreendia a generalidade de Gil Vicente.

A peça teatral (se é que posso chamar assim) possui uma sátira na sociedade portuguesa daquela época, e consegue-se perceber os 7 pecados capitais presentes. As notas influenciam e ajudam bastante na compreensão do texto.
As falas dos personagens são engraçadas.

[Spoiler]
Não gostei que os quatros cavaleiro foram para o céu.

Lara 28/06/2022

eu só li pra minha aula de literatura e li louca de sonho, mas até que não é tão chato quanto achei que seria

Tiago 25/06/2022

É algo que sempre tive a curiosidade...
Sou cristão e tenho algum conhecimento sobre teologia e escatologia que é de certa forma o tema do texto.
Ja me adianto que eu me diverti muito, porque não consegui levar a sério nenhum dos personagens que jaziam no fim de seus dias e foram de encontro com o chifrudo la no mar da perdição em forma de purgatório,
A sina das pessoas dependiam de ser ludibriado ou não pelo diabo e seu companheiro, ou uma somatória de erros vs acertos.
A forma em que o capiroto expõe as mazelas de cada infeliz que morria era sagaz e sem escrúpulos e isso é Ilário, e não estou sendo debochado com o tema, mas me parece que era a intenção do autor era pra ser engraçado. Não sei nada sobre Gil Vicente e muito menos sobre alegorias dramáticas, somente um leitor curioso e passando minha percepção de uma leitura rapida. Só posso dizer que foi legal a experiência, irei ler a Divina comédia pra ve se tem esse mesmo humor ácido kkk.

marcella.canozo 16/06/2022

escola
lu este livro para uma prova na minha escola e mesmo assim achei ele legal, li em 1:30 e não foi cansativo, mesmo o vocabulário sendo bem difícil eu consegui uma versão bem boa
enfim me surpreendi

Malau 15/06/2022

Leitura escolar
Já haviam falado muito desse livro pra mim e já assisti a um teatro sobre também. Confesso que estava com um pouco de expectativa pra esse livro. Ele é bom, mas o português arcaico me matou nessa, tive que ficar parando a cada cinco minutos pra entender as palavras a procurar seus significados.
Yuna.Chloé 15/06/2022minha estante
O português arcaico é que quebra msm.... Mas a peça em si é tudo

Luana 01/08/2022minha estante
Conheço um canal de uma moça que faz leituras comentadas de livros para vestibulares que explica PALAVRA POR PALAVRA nas leituras comentadas de forma bem interativa e dinâmica. Já tem de Canaã, O Cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Cortiço, Úrsula, Quincas Borba, Contos Machadianos, e Auto da Barca do inferno. É MUITO BOM MESMO. Se tiver interesse dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Guilherme909 14/06/2022

Eis aqui a vossa embarcação
Céu e inferno
Salvação, condenação, purgatório.
Crescemos doutrinados nesses principios. Seja um bom menino e vais para o paraíso. Seja mau e vai te prós quintos.

De maneira irônica e debochada
No final da era medieval
Encontramos Gil Vicente
Nos dando uma alfinetada humorada e trazendo alegorias para direcionar suas falas pra quem lhe servir a carapuça.