Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Leryel. 04/07/2023

"[Diabo] Embarque vossa doçura,
que cá nos entenderemos..."

É humorístico a sua altura e época, com as situações desavenças entre quem conduz a barca, Diabo ou Anjo, com os que seguirão viagem, ao divino ou ao porto de Lucifer.
Particularmente, acho instigante como a negação do destino que vós aguarda os deixam impacientes, acredito na simpatia e frieza das respostas do Diabo aos seu passageiros ser reconfortante, afinal, dinheiro ou nome não foram capazes de poupar-lhos o serviço ao inferno.

Samirah 30/06/2023

Um clássico
É um ótimo livro! Possui uma linguagem rebuscada, porém o interessante é que isso não o torna um livro difícil de interpretar e compreender, pelo contrário, isso faz dele um livro extremamente refinado e com uma cultura absurda! A mensagem trazida por ele sobre o céu e o inferno, o purgatório e o paraíso é incrível, dando uma interpretação do autor (Gil Vicente) sobre a igreja e suas crenças.

NathAlia5656 19/06/2023

É uma peça interessante do século XVI- baixa idade média
Vamos lá eu li esse livro justamente pra estudo então vou falar dele assim .
Primeiramente no quesito do livro como estudo, Gil Vicente é considerado pai do teatro português isso pq antes dele as obras em suma era feitas pelo clero ele que começou a fazer peças variadas não que ele não fosse pelo lado religioso mas ele não escreveu só autos( teatros com catéter religioso) na sua vida, a obra é um claro exemplar do humanismo , e da transição do trovadorismo para o renascimento, justamente por mostrar o homem, como pecador e TB como aquele puro e que merece salvação ( esses foram representados pelos personagens, Parvo- o camponês simples que é salvo por não ter malícia e ganância nas ações, Fidalgo-filho de algo ( nobre) traz uma cadeira e subordinado mostrando sua soberba e tirania , onzeneiro- agiota traz um bolsão,sapateiro- explora os outros(figura usada para criticar a burguesia), o advogado e juiz hipócritas e sujeitos a corrupção e os quatro cavalheiros das cruzadas salvos de primeira.
Esses personagens não são uma crítica direta ao que eles são e sim aos pecados que representam ,TB tem a figura do judeu ,o qual é vítima direto de preconceito por não ser aceito nem na barca do inferno e ter que ir nadando.

Isa.fg 18/06/2023

Até q n é tão ruim
Antes de ler ele ouvi um audiobook em estilo de teatro e até q gostei, aí quando fui terminar de ler o livro ficou mais fácil de entender pq aí eu já sabia mais ou menos o contexto.
Não é ruim, mas é bem complicado de entender o livro quando n é adaptado.

rita447 18/06/2023

Nao gosto dos livros da escola mas...
Fiquei de recuperação em literatura entao pra não me ferrar mais ainda resolvi ler.
não é o melhor livro que tem mas comparado com os outros livros que a minha professora passou esse é o mais legalzinho (enfase na linguagem de portugues de portugal que deixou o livro melhor
Juju.2 18/06/2023minha estante
simm, o português de Portugal deixou tudo bem melhor

duda 18/06/2023

Por ser uma leitura obrigatória da escola eu achei que não iria gostar muito, porém me surpreendi. Mesmo com a linguagem mais difícil de se entender, a história ainda flui de uma maneira bem legal que acaba fazendo você querer saber o que vai acontecer com todos os personagens que passam pela barca do diabo. O livro traz certos pensamentos e críticas da época e ainda com uma pitada de humor que faz o livro valer a pena ser lido. O que não gostei muito foi do final, mas acho que isso deve ser subjetivo.

leswift 15/06/2023

O auto da barca do inferno
Esse não é o estilo de livro que gosto de ler,porém minha professora de literatura pediu para ler esse livro. Esse livro conta o julgamento final e se você vai pro inferno ou para o céu.O que eu gostei foi a sátira do Diabo,pois muita das vezes as pessoas achavam que estavam salvas mas na verdade foram para a barca do inferno.Foi uma leitura rápida mas que não me marcou muito.

Isabela1172 14/06/2023

Humanismo
Esse livro fala sobre uma boa crítica a sociedade da época. Crítica a igreja sem medo, sem receio, sem guiar para o lado de apoio.
A Linguagem é complicada por ser o português arcaico ou o português da época, mas é incrível.
As personagens são bem apresentadas e por seus pecados é possível conhecer suas histórias.
O Diabo é muito debochado o que trás a comédia para o livro.
O Anjo é a melhor representação de como agem com os pecadores, o que trouxe meio que realismo para o livro.
Os pecadores e seus pecados são bem interessantes, são pecados muito comuns daquela época.
Recomendo para quem gosta de leitura "clássica" e antiga.
Daniel.Lourencin 14/06/2023minha estante
Ótimo!

Matheus837 11/06/2023

Amo de paixão
É incrível ler uma obra tão clássica e perceber que existem características que se apresentam até os dias atuais. A crítica à igreja é algo que conseguimos ver nos nossos dias e na obra, mostrando também que pessoas "de Deus" que "habitam" igrejas são tão pecadoras quanto as que são julgadas pelas mesmas.

camys_lua 09/06/2023

Gostei
O livro e uma peça onde existem duas barcas, uma que leva ao paraíso e outro que leva ao inferno. A curta história narra diferentes personagens embarcando. Muito divertida, principalmente após saber do contexto histórico.

Lila 30/05/2023

Achei bem diferente. Muito interessante para um texto tão antigo. As críticas a hipocrisia das pessoas. Foi bem legal ler. É dinâmico, e tem uma grande crítica.

blue 27/05/2023

3 estrelas pq não entendi 40% do livro
Foi aquela leitura obrigatória né ? estudando humanismo na escola, mas foi até bom, me fez sair da ressaca literária.
Como eu já disse, não entendi 40% do livro. Do nada chegava um cara novo perguntando pra onde aquela barca ia, e eles começavam a falar em latim... enfim, uma bagunça na minha cabeça mas deu pra pegar os pontos principais.
Na última fala do anjo ele disse: "ó cavaleiros de Deus, a vós estou esperando, que morretes pelejando por Cristo, senhor dos céus! Sóis livres de todo mal, mártires da Santa igreja, que quem morre em tal peleja, merece paz eternal" e aí eu entendi q a prostituta, o fidalgo, o frade, o judeu e todo mundo q havia sido rejeitado na barca do paraíso tava morrendo de inveja daqueles cavaleiros KKKKKKKKKKKK

bella 26/05/2023

"Sai daqui, seu padre safado!"
Embora houvesse uma linguagem antiga e em português de Portugal, entendi a narrativa e me diverti muito. As críticas de Gil Vicente não poderiam ser mais atuais! Esse mano foi visionário e corajoso ao escrever essa peça.

danielatxrr 22/05/2023

Li na aula de português, achei interessante. Apesar de discordar de algumas opiniões de Gil Vicente, entendo que ele escreveu-as há alguns séculos atrás então não tem como o culpar por isso. Uma peça super divertida que usa o humor para criticar a sociedade quinhentista.

Luana 21/05/2023

Primeiro livro com o Português de Portugal que eu li (só por causa da faculdade kkkk). Mas até que ele é engraçado e de fácil compreensão.