O Menino sem Imaginação

O Menino sem Imaginação Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - O Menino sem Imaginação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mari 21/01/2021

Li esse livro há muitos anos... devia ter uns 10 ou 11 anos de idade, e lembro que fiquei muito impressionada com a descrição do personagem principal. Foi uma das minhas primeiras leituras mais longas (quase 200 páginas pra uma criança hiperativa é uma eternidade).
Narra a história de um menino que não conseguia imaginar, mas apenas reproduzir o que via na televisão. O motivo de eu ter me impressionado foi justamente esse: me questionei diversas vezes se o que eu criava/inventava/imaginava eu tinha feito sozinha, ou estava apenas reproduzindo o que vi na televisão. Se eu não era uma grande fã de TV, esse livro me ajudou a colocar uma pá de cal no possível vício.
Um livro com um tema bastante pertinente para ser tratado com crianças e adolescentes, principalmente em um mundo hiperconectado como o nosso!

egsvnz 19/08/2020minha estante
Também não consegui me conectar com a história quando li (que já faz um tempinho rs) quem sabe eu dê uma nova chance...

TYH 19/08/2020minha estante
Eu até consegui entender a maioria do livro e tals... Só q o problema é q eu n gostei tanto assim

TYH 19/08/2020minha estante
Não consegui me conectar muito bem só nas últimas páginas hshsh

egsvnz 19/08/2020minha estante
Tb não gostei muito hahah

Hahahahha

Daniel.Malaquias 30/05/2020

Um livro pra se imaginar
Já pensou em uma criança sem imaginação? Pois é este o mote dessa divertida história do autor Carlos Eduardo Novaes. Tavinho é um menino como tantos outros meninos espalhados por aí, com uma única diferença: ele não tem imaginação. Viciado em assistir televisão, ele possui três aparelhos em seu quarto, que são pra ele tudo de que precisa, ficando o ato de imaginar relegado aos programas, comerciais, filmes e todo tipo de imagem que a tv exibe. Essa é uma história criativa, reporta de personagens carismáticos, assim como o próprio protagonista e que com certeza irá fazer muita gente imaginar como tudo isso termina, ou não, depende da sua imaginação.

Maria.Fernanda 29/04/2020

Resenha o menino sem imaginação
É um ótimo livro!! Ele ajuda a perceber o quanto o vício por algo pode afetar uma coisa fundamental na nossa vida.

Géssica 28/02/2020

Altamente recomendável pra todas crianças
Nada de mal a falar, engraçado, criativo e bem escrito, você se vê ali com eles, e se diverte com a situação, poderia dizer que até mesmo se emociona

Shadai.Vieira 02/12/2019

muito bom, porém
Teria que ser reeditado, pois há 2 trechos da "escola racista de Monteiro Lobato"
uma cena o garoto fala que a empregada "é escura"
e em outra cita um "crioulinho"

de resto a história é boa, engraçada, e recomendada para todas as idades.

Kaua.Silva 09/02/2017

livro
bom de mais

Felipe Sampaio 01/10/2016

Resenha: O Menino sem Imaginação, Carlos Eduardo Novaes
Esse livro é um romance que está direcionado para a crítica sobre a guerra entre a televisão e a imaginação. O autor consegue traçar um esteriótipo para o menino que não se afasta muito do nível atual das nossas crianças e até mesmo dos nossos adultos. Viver sem televisão?? Quando falta luz por uma ou duas horas o desespero do 'não sei o que fazer' acaba revelando o tempo desprendido com a televisão ou com coisas que podem de fato consumir todo o tempo livre de qualquer pessoa, limitando a mesma das diversas possibilidades de experiências e coisas novas que movimentam a imaginação.

Mirzão 02/02/2016

Telinha interior o desenvolvimento do imaginar?
O livro “O Menino sem Imaginação” – de Carlos Eduardo Novaes; editora Ática; 12ª edição; publicado em 2006; 151 páginas (uma fantasia infanto-juvenil), apresenta como temática central a “paixão” de Tavinho com a TV. Este menino assiste excessivamente à televisão a ponto do jovenzinho não conseguir imaginar.
Tal ato de assistir àquele aparelhinho era um tipo de refúgio da vida real. Os familiares do menino não dialogavam entre eles, não comiam à mesa quando a TV estava ligada. Aliás, por assim dizer, em todos os horários, a estrela do lar estava ligada.
Tavinho tinha três aparelhos de TV e os quais tinham seus apelidos dados pelo próprio pequeno telespectador. Mas, na família de Tavinho, tinha uma exceção, ou seja, alguém destetava assistir à programação televisiva e substituía seu tempo com outros afazeres.
O clímax mostra o desespero de Tavinho e da grande maioria das pessoas acerca de da das imagens da máquina de entretimento popular.
O livro, nesta edição, apresenta uma entrevista com o Carlos Eduardo a respeito da história desenhado pelo escritor.
O desfecho é de se refletir inúmeras e inúmeras vezes. Leitura recomendada a todos os públicos de leitores.

Anderson668 30/10/2015

Crianças e adultos
Quem depois de velho não gosta de ler um bom livro infantil? Eu mesmo adoro e hoje trago para vocês um livro que super gostei, onde recomendo.
Esse livro de Carlos Eduardo Novais, O menino sem imaginação, traz toda uma crítica de uma sociedade alienada em forma de história infantil. Para quem já leu sobre teoria crítica, indústria cultural, entre outras tantas teorias da comunicação, quando terminar de ler este livro vai compreender que o autor, traz de maneira excepcional a maneira como no Brasil, há uma necessidade inigualável da televisão. A televisão é mais importante que um livro e, para algumas pessoas, mais importante que outras pessoas.
Dividido em 19 capítulos, Carlos traz a história de um menino e sua família, onde todos são viciados em televisão, menos sua irmã e, de maneira mais crítica, seu avô. No desenrolar da história, o Brasil passa por uma pane na transmissão dos programas televisivos, deixando todos na “mão”. O Tavinho, personagem principal da trama, é um menino que não consegue ter imaginação - agora tenta imaginar não ter imaginação, consegue? Ou uma pessoa sem televisão, que não consegue ter imaginação? – Difícil né? Pois é, nesta perspectiva, o autor te prende em uma leitura bastante confortável, trazendo para um outro universo. Quando problematizamos como a sociedade brasileira é dependente de televisão e que não é condicionada a ler, temos uma “sociedade problema”. Dentro destas perspectivas, essa história faz você rir e pensar bastante sobre como devemos utilizar os meios de comunicação moderadamente e, abusar bastante da leitura.
Eu recomendo essa história maravilhosa, que não vou procurar falar mais, só vocês lendo.

site: http://ideaisideologicos.blogspot.com.br/

Horroshow 31/05/2015

Fraco
Resenha por Marina Borges

Eu queria muito ter tido a sorte de ler só livros muito bons, que tivessem acrescentado muito na minha vida e que eu não esqueceria jamais. Pelo menos posso dizer que não esquecerei jamais desse livro. Infelizmente, não é por ele ter acrescentado e ser muito bom. Foi indicado pela minha professora de português da quinta série, em 2005. Eu já gostava de ler e essa professora já tinha indicado livros que eu realmente gostei.

Primeiro, gostaria de dizer que não pretendo elogiar esse livro. Caso eu ainda não conhecesse o mundo da leitura e não fosse apaixonada por livros previamente, com certeza este livro teria me desmotivado. Talvez seja um problema meu, e somente meu, com o livro, já que ouvi alguns elogios e boas referências a este livro ao longo dos anos. Já adianto que não tive nenhum tipo de “revolta” com o livro, até porque nunca fui muito fã de televisão. Também não acho que o autor seja ruim, de maneira nenhuma. A escrita é fluida e muito apropriada para a faixa etária a que este livro se destina. Porém, ao meu ver, a história é falha e contraditória, além de bem exagerada.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/01/o-menino-sem-imaginacao-carlos-eduardo.html

Rafael G. 24/04/2015

Perfeito
Como esquecer meu primeiro livro?, perfeito é a palavra.

Mariana 12/07/2014

Resenha O menino sem imaginação
De inicio não fiquei muito atraída pelo livro então não criei nenhuma expectativa. Li por ler. Mas aos poucos o mundo de Tavinho foi me envolvendo.

Eu nunca vi uma estória de um menino sem imaginação e claro que isso me deixou pensando por horas e horas. Como é não ter imaginação? Estamos acostumados com algo tão simples no nosso dia-a-dia que nem conseguimos imaginar a vida sem ela.

A história conta a vida de Tavinho. Um menino sem imaginação. Ele só consegue imaginar coisas que já viu na TV. Mas ele não se importa com sua falta de imaginação. Ele vive feliz assim. Até que um dia um fenômeno acontece e todas as TVs do Brasil saem do ar. Claro que tudo vira uma bagunça, principalmente a vida de Tavinho. Um menino tão acostumado a viver no mundo de desenhos, propagandas, programas, filmes... E por causa disso ele foi se perguntando por que não consegue imaginar.

E fica o mistério: Será que no final das contas ele vai aprender a imaginar ou vai voltar à esperar a TV e viver às custas de suas imagens?

Eu refleti muito com esse livro. Talvez seja por isso que gostei tanto dele. E não é só a história que nos faz refletir e sim as várias imagens dentro do livro. Um livro que parece simples por fora, mas dentro de suas páginas existe um mundo diferente em que você tem que imaginar.

Outro fato curioso é que o autor escreveu a história sem dar nome para cinco personagens que aparecem do inicio ao fim.

A narração é simples em 1ª pessoa. O próprio Tavinho está contando sua história. No final do livro tem uma entrevista com o autor sobre o livro.

site: http://okaymari.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5