As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Gabi 04/11/2021

Um dos melhores thrillers do ano!!!
Daqueles livros: Por que demorei tanto para ler? Quem nunca...

Leitura rápida, instigante. Tu quer saber, tu precisa saber que é o bendito assassino!!!

História muito inteligente, bem construída e com desfecho sensacional.

Me deixou com um gostinho de quero mais. Gostaria muito de novas histórias com o casal de detetives principais.
Letícia 04/11/2021minha estante
amei!! já quero ler

Vitorcfab 18/01/2022

O Homen Das Castanhas
Uma cidade dinamarquesa é assombrada por uma série de assassinatos, e ao lado do corpo de cada vítima, um pequeno bonequinho feito de castanhas é encontrado, fazendo a polícia suspeitar de um serial killer. Naia Thulin e seu novo parceiro, Mark Hess, são encarregados de resolver esse mistério.

Considero a história desse livro perfeita. É uma investigação criminal muito detalhada, que me pareceu coerente, realista, plausível e com justificativas convincentes até mesmo para os momentos que, a princípio, me pareciam difíceis de acreditar.

É uma história longa, com muitas camadas, que envolve muitos personagens com dramas diferentes, em uma narrativa ágil e cheia de reviravoltas, onde muita, mas muitas coisas acontecem.

Particularmente, amei os investigadores protsgonsitas, a personalidade forte e frieza de Thulin, e o contraponto oferecido por Mark, bem como a amizade que nasce entre eles.

Alguns personagens secundários são ainda mais complexos e interessantes que os protagonistas, com histórias de vida e dramas pessoais muito fortes, como é o caso da Ministra Rosa.

Porém, acredito que no quesito personagens o livro poderia ser muito melhor. Ainda que eu tenha amado eles, os protsgonsitas me pareceram pouco profundos, gostaria de saber mais de suas vidas, seus passados, seus sentimentos. Não os considero rasos, pois saberemos um pouco sobre eles, mas eu queria muito mais, pois senti que a história geral pedia isso, que tinha espaço para isso, principalmente pelo vínculo que criei com eles ao longo da narrativa.

É um livro com muitos personagens, e vários deles podem até se resumir a uma única característica ou drama, mas isso não me pareceu um problema. É possível que, em geral, os personagens não sejam os mais profundos do mundo, mas todos eles atuando em conjunto, conseguiram construir uma história muito mais complexa e cheia de variáveis. E vale lembrar que, aparentemente, o foco do autor era a história mesmo, não os personagens.

Um pouco desse pequeno (bem pequeno) problema, se reflete na escrita. A escrita do autor é deliciosa, que utiliza de frases curtas e diretas para contar uma história ágil e com descrições cruas, que conseguem causar impacto. Porém, senti que essa escrita poderia dar mais atenção para os sentimentos dos personagens em cenas mais importantes, ou narrar com mais detalhes alguns momentos decisivos. Isso passa longe de ser um real problema, mas ainda é algo que eu gostaria de pontuar.

Porém, mesmo que a escrita as vezes me pareça carente de detalhes e sentimentos mais profundos, a fluidez do livro é perfeita do início ao fim. Pelo menos nessa minha experiência de leitura, o ritmo foi perfeito, com uma dosagem de eventos que me agradou muito. Esse livro é a perfeita definição de "page turner".

Vale destacar que o autor também utiliza desse livro para evidenciar um pouco dos crimes contra mulheres e crianças, propondo reflexões interessantes e relevantes, ainda que não sejam tão diretas ou frequentes.

Gostei muito de como tudo se encaixou no final, como todos os eventos e informações tiveram relevância de alguma forma. Também gostei muito do destaque e profundidade dados à alguns personagens nos capítulos finais, com a história atingindo o ápice dramático que eu mais queria.

O assassino me surpreendeu de muitas formas, não apenas quando foi revelado quem era, mas também por seu plano, a forma como manipulou várias situações e fez a história acontecer, estando muito a frente dos investigadores durante boa parte do livro. Essa foi uma das questões difíceis de acreditar, mas teve uma explicação que me convenceu muito, deixando o livro ainda melhor.

--- Os Personagens ---

Naia Thulin. Uma mulher forte, fria, independente, petulante e que sabe se defender. É uma mãe que cuida dos filhos praticamente sozinha, demonstrando ainda mais força. Suas interações com Hess são ótimas e divertidas. Foi fácil gostar dela com essa personalidade.

Mark Hess. Investigador que voltou recentemente para a Dinamarca, após ser demitido da Europol. Está tentando se acostumar com a nova vida, da qual não gosta. Por vezes, ele parece um contraponto à Thulin, mas os dois se complementam. Gosto muito de como ele se aproxima de Thulin e sua família, algo que faz bem para Hess, uma vez que ele nunca teve filhos.

Rosa. Ministra dinamarquesa, que teve sua filha assassinada anos atrás, mas o corpo nunca foi encontrado. Demonstra ser uma mulher que está tentando seguir em frente, ainda que seja difícil. Sua vida profissional e pública são conturbadas por conta desse escândalo. É a personagem com mais carga dramática.

Nylander. Chefe da divisão de crimes hediondos. Sua relação com Thulin não é das melhores, mas tentam manter o profissionalismo enquanto trabalham juntos. Ele é frio e não se impressiona com nada, pois já viu inúmeras coisas ruins ao longo da vida. Também é inteligente e extremamente profissional, mas egocêntrico, cheio de si e arrogante.

Linnus Brekker. Homem que confessou ter assassinado a filha de Rosa, e foi internado em um manicômio. Tem uma mente confusa, infantil, com nítidos problemas psicológicos e que não consegue se lembrar com clareza de alguns episódios de sua vida.

Laura Kjaer. Uma das mulheres assassinadas. Ela perdeu o marido e depois disso passou a se relacionar com outro homem. Depois desses eventos, seu filho Magnus passa a demonstrar alguns problemas comportamentais.

Magnus. Uma criança problemática, que não gosta de contato com outras pessoas, não consegue falar e claramente sofreu muito desde que o pai morreu e a mãe passou a se relacionar com outro homem.

Jansen. Outro investigador e parceiro de trabalho de Marten Ricks, que foi assassinado. A perda do amigo mexeu muito com seu psicológico.
Lucas 18/01/2022minha estante
A série é bem legal !

Marcal4 11/06/2023

Tensão pura
Esse livro sabe construir momentos de tensão e te faz criar milhões de teorias. Super recomendo para quem gosta desse gênero.
Drika |@floreios.e_borroes 11/06/2023minha estante
Muito bom esse livro!

Mayara.Freitas 14/11/2021

Sensacional
Que livro! Faltam palavras pra descrever pois essa leitura foi uma surpresa muito boa, não imaginava gostar tanto. O livro é muito bem construído, o que nos seduz de tal forma que faz querer devora-lo, pois além de ser interessante não deixa nenhuma suspeita, nenhuma ponta solta, chega a ser angustiante pois a gente passa a leitura inteira tentando entender e adivinhar o que está acontecendo, quais os motivos do assassino, a ligação entre os personagens, enfim, tentando a todo tempo entender o porquê de tudo, e no final a descoberta surpreendente e tudo faz sentido, é simplesmente sensacional.
Rafa 06/01/2022minha estante
Falei que era bom rs

suellen 07/03/2021

Quando comecei a leitura achei que seria mais um livro clichê sobre assassinatos. Conforme ia lendo mais e mais chamava a minha atenção o contexto da história e a forma da escrita do autor. Ao longo do livro tu começa a se questionar quem cometeu os crimes e se tudo que parece realmente é aquilo mesmo. O final é surpreende e a narrativa é excelente. Fiquei pensando o quão bacana seria ter uma continuação.. Sem se perder do primeiro contexto lógico.
Rafa 07/03/2021minha estante
Ficou uma brecha para continuação, mas acho que não teria o mesmo mistério rs

Erick457 15/05/2024minha estante
Eita, em um dia?!!! Eu também achei a Thulin muito forçadamente "f*dona"... Ela tem que sempre saber de tudo, bater em todo mundo... Achei meio forçado.

Carolcktd 08/01/2020

Ótimo livro
Amei o livro!! Achei os personagens bem construídos, o crime em si também foi bem pensado, o autor não deixou nenhuma ponta solta e o desfecho foi muito bom. Recomendo a leitura!

Camila Vieira 05/07/2020

Resenha publicada no Leitor Cabuloso

site: http://leitorcabuloso.com.br/2020/06/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Juju 18/06/2020

Do roteirista da série The Killing mais um trabalho impecável!
Søren Sveistrup é o roteirista dinamarquês da aclamada série policial The Killing, em minha opinião uma das melhores séries de investigação já concebidas, disputando o posto ao lado de The Sinner. Portanto foi uma grande surpresa quando me deparei com este livro, e obviamente não pude me conter e logo o adquiri para iniciar a leitura!
Em minha mais sincera opinião trata-se de um dos melhores livros do gênero que eu já tive o prazer de ler, simplesmente inteligente e completo. Os personagens principais, os detetives Mark Hess e Naia Tulin são brilhante e formidáveis e a investigação corre de maneira alucinante sempre levantando dúvidas e levando à formulação de novos teorias que uma após uma vão caindo por terra. Ainda assim, o livro possui uma cadência agradável de modo que não se torna monótono ou desinteressante em ponto algum. Aqui vemos o quão longe poderia ir um ser humano sedento por vingança, ao ápice da violência, regredido ao seu "eu" mais primitivo e sanguinário.
Admito que solucionei o mistério e desvendei o assassino, sério mesmo! E por este feito me vi extremamente satisfeita e orgulhosa, hehe :) Indico o livro para os amantes de uma boa investigação policial repleta de emoções, reviravoltas e descobertas pertinentes, simplesmente maravilhoso! Adoraria vê-lo em uma adaptação para a televisão em formato de série.

site: Skoob

Angélica Patriano 08/06/2020

Sensacional
Sr. Castanha, o quem para me dar?

Esse livro já começa com pura ação e entrega tudo o que promete.
É incrível o que pessoas são capazes de fazer quando querem obter vingança, atribuindo à algo ou alguém, tudo de ruim que aconteceu em sua vida, sendo suas ações somente consequências daquele fato.
O enredo é muito bem desenvolvido, com detalhes que podem te indicar certamente quem é o Sr. Castanhas. Mas, o desenrolar da trama é muito envolvente, te levando à diversos pensamentos, chegando a duvidar de si mesmo se realmente pode ser aquilo.
Um dos melhores dentre o gênero investigativo deste ano!

@livrodores 21/05/2020

As Sombras de Outubro
É tão difícil começar a falar sobre uma obra que gostamos tanto, né?! Eu que sou apaixonada pelo gênero e curto bastante ficar tentando desvendar o mistério pude me deliciar com essa leitura já que ela tem tudo o que eu gosto, um enredo rico com personagens bem construídos, os detalhes são essenciais e o autor soube muito bem trabalhar cada um deles!

Os capítulos são em sua maioria curtos o que dá uma dinâmica maior, já que o livro tem mais de 400 páginas com fonte pequena, mas a leitura flui perfeitamente devido a criação que o autor faz com toda a trama.

Os personagens de maiores destaques são os detetives Naia Thulin e Mark Hess! Naia é uma mulher mais direta e nada apegada em alguns aspectos, Mark é recém chegado na divisão, devido a um desentendimento na Europol! Claro que vamos ter um conflito entre os dois, é aquele clássico embate de não se gostarem no início entre os parceiros, mas isso vai diminuindo ao longo da trama!

Mulheres que são mães estão sendo assassinadas de forma violenta, a investigação chega ao ponto de descobrir uma relação com a Ministra Rosa que teve sua filha sequestrada 1 ano antes. A cada mulher que é morta há um Sr. castanha deixado no local e tudo começa girar em torno desse brinquedinho simples!

São várias passagens com personagens diferentes o que nos permite saber sobre cada personagem e também os reais acontecimentos, adoro essas construções, pois da para ter uma noção geral da trama, essa que foi se afunilando nas motivações do assassino estar relacionado de alguma forma com a Ministra.

Ao longo da leitura eu foquei em três personagens para serem os meus suspeitos, um deles estava correto e até chegar no desdobramento do caso o autor caminhou lentamente, deixando tudo bem explicado até nos fazer compreender suas motivações, que apesar de serem cruéis, são bem realistas!

Eu só tirei um pouquinho de nota, pois meu coração ficou desejando um acontecimento final e esse não veio, mas a recomendação está mais que dada para todos! Uma leitura fluida, com o enredo surpreendente, cheio de mistérios e teorias, também é violento e frenético!

Almeida 20/05/2020

Excelente!
Livro eletrizante, daqueles que te dão um chão para em seguida tirar completamente. O autor é muito inteligente em guiar a gente para um caminho e depois mostrar que ele é totalmente errôneo e que temos que retroceder para entender o desfecho. Muito bom mesmo. Um suspense de aplaudir de pé!

Gramatura Alta 19/01/2020

É outubro e a neve cai na pacata cidade de Copenhagen. A polícia é surpreendida ao descobrir o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, faltando uma das mãos. Acima do corpo, em uma árvore, está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O que parece ser apenas mais caso de homicídio para a experiente detetive Naia Tulin e seu novo parceiro, Mark Hess, se tornará um enigma aparentemente insolucionável, quando se descobre uma evidência ligando o “Sr. Castanha” a uma garota desaparecida há mais de um ano.

A garota se trata de Kristine Hartung, filha da política Rosa Hartung. O caso do desaparecimento foi encerrado pelo departamentos de homicídios. Um homem foi preso e confessou ter raptado e assassinado Kristine. A descoberta das digitais da garota no boneco pode comprometer os profissionais que investigaram o caso anteriormente e cabeças irão rolar. Que conexão pode ter esses dois casos?

AS SOMBRAS DE OUTUBRO é narrado em terceira pessoa, com capítulos curtos, onde conhecemos um pouco do passado dos personagens, porém de uma forma rápida, que não deixa o leitor entediado. Ação e sangue é o que não vai faltar neste Thriller.

De início notei a semelhança entre este livro e O HOMEM DE GIZ, da autora C.J Tudor, que foi tão comentado no ano passado. Ambos os livros são excelentes, a narrativa cheia de reviravoltas prende o leitor do início ao fim.

O que me incomodou nos protagonistas foi que a detetive Tulin, embora perspicaz e com uma personalidade forte, no qual me identifiquei, muitas vezes estava cética diante de alguns acontecimentos. Isso tirou, ao meu ver, o brilho da personagem feminina. Já o investigador Hess, recém expulso da Europol, mostrou uma personalidade introspectiva, mas se tornou o meu personagem preferido. Roubou a cena literalmente.

O livro aborda um cenário político, familiar, investigações e descrições cruas, porém tem tudo que um amante do suspense policial gosta. É um thriller frenético, sentimos empatia por alguns personagens, mas não há gatilhos, pois o autor não prolonga muito descrições dos fatos em si.

No final senti que Soren Sveistrup, o autor, iria enveredar um caminho, justificando o comportamento do serial killer, mas uma fala do Detetive Hess demonstrou que o autor conhece e deve ter estudado a fundo a mente de um psicopata e não estragou o livro.

É incrível com Soren não deixa nenhuma ponta solta, todas as dúvidas levantadas no decorrer do livro são explicadas. E eu estava sentindo falta disso em um thriller, um final reconfortante. Exceto por um gancho que, espero, continuará em um próximo livro do autor com os mesmos detetives como protagonistas.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/17/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Kelly.duarte 08/02/2020

Maravilhoso!
Comecei a leitura desse livro graças a um grupo que participo, o clube dos thrillers da Ju oliveira, e na minha opinião de todos que li no grupo até agora, esse foi o melhor, tem perseguição, um pouco de romance, cenas fortes, e um desfecho que não poderia ser melhor, terminei o livro querendo ler mais desse autor.

edisik 28/02/2020

Excelente
Gostei muito. Esperando o próximo livro.