As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Carolcktd 08/01/2020

Ótimo livro
Amei o livro!! Achei os personagens bem construídos, o crime em si também foi bem pensado, o autor não deixou nenhuma ponta solta e o desfecho foi muito bom. Recomendo a leitura!

Gramatura Alta 19/01/2020

É outubro e a neve cai na pacata cidade de Copenhagen. A polícia é surpreendida ao descobrir o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, faltando uma das mãos. Acima do corpo, em uma árvore, está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O que parece ser apenas mais caso de homicídio para a experiente detetive Naia Tulin e seu novo parceiro, Mark Hess, se tornará um enigma aparentemente insolucionável, quando se descobre uma evidência ligando o “Sr. Castanha” a uma garota desaparecida há mais de um ano.

A garota se trata de Kristine Hartung, filha da política Rosa Hartung. O caso do desaparecimento foi encerrado pelo departamentos de homicídios. Um homem foi preso e confessou ter raptado e assassinado Kristine. A descoberta das digitais da garota no boneco pode comprometer os profissionais que investigaram o caso anteriormente e cabeças irão rolar. Que conexão pode ter esses dois casos?

AS SOMBRAS DE OUTUBRO é narrado em terceira pessoa, com capítulos curtos, onde conhecemos um pouco do passado dos personagens, porém de uma forma rápida, que não deixa o leitor entediado. Ação e sangue é o que não vai faltar neste Thriller.

De início notei a semelhança entre este livro e O HOMEM DE GIZ, da autora C.J Tudor, que foi tão comentado no ano passado. Ambos os livros são excelentes, a narrativa cheia de reviravoltas prende o leitor do início ao fim.

O que me incomodou nos protagonistas foi que a detetive Tulin, embora perspicaz e com uma personalidade forte, no qual me identifiquei, muitas vezes estava cética diante de alguns acontecimentos. Isso tirou, ao meu ver, o brilho da personagem feminina. Já o investigador Hess, recém expulso da Europol, mostrou uma personalidade introspectiva, mas se tornou o meu personagem preferido. Roubou a cena literalmente.

O livro aborda um cenário político, familiar, investigações e descrições cruas, porém tem tudo que um amante do suspense policial gosta. É um thriller frenético, sentimos empatia por alguns personagens, mas não há gatilhos, pois o autor não prolonga muito descrições dos fatos em si.

No final senti que Soren Sveistrup, o autor, iria enveredar um caminho, justificando o comportamento do serial killer, mas uma fala do Detetive Hess demonstrou que o autor conhece e deve ter estudado a fundo a mente de um psicopata e não estragou o livro.

É incrível com Soren não deixa nenhuma ponta solta, todas as dúvidas levantadas no decorrer do livro são explicadas. E eu estava sentindo falta disso em um thriller, um final reconfortante. Exceto por um gancho que, espero, continuará em um próximo livro do autor com os mesmos detetives como protagonistas.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/17/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Soraya Gusmão 03/02/2020

Para quem gosta de um bom thriller, indico sem medo. Gostei bastante!

Kelly.duarte 08/02/2020

Maravilhoso!
Comecei a leitura desse livro graças a um grupo que participo, o clube dos thrillers da Ju oliveira, e na minha opinião de todos que li no grupo até agora, esse foi o melhor, tem perseguição, um pouco de romance, cenas fortes, e um desfecho que não poderia ser melhor, terminei o livro querendo ler mais desse autor.

Adriana.Do.carmo 16/02/2020

Gostei muito

edisik 28/02/2020

Excelente
Gostei muito. Esperando o próximo livro.

sarinha 02/03/2020

As Sombras de Outubro
A história é bem interessante e os capítulos são curtos, o que faz com que a história flua facilmente. O autor escreve bem e prende a atenção durante todo o livro.

Valerya insta @leslivres_ 15/03/2020

Sr. Castanha....
Um dos thrillers mais eletrizante, agonizante e surpreendente que já li.... sem palavras.... muita emoção.... terminei o livro com taquicardia.

Camila Vieira 05/07/2020

Resenha publicada no Leitor Cabuloso

site: http://leitorcabuloso.com.br/2020/06/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Polyane Campos 02/04/2020

REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE CORROMPIDA
Em meio a uma pandemia mundial, um isolamento social e uma ressaca literária de algumas boas semanas, ressurgi dentre para páginas dos livros, diretamente para encarar ‘As sombras de Outubro’, de Soren Sveistrup, roteirista da série ‘The Killing’.

Não nego para ninguém que tenho uma queda literária por suspenses, investigações e thriller, o que é um prato cheio nesse livro fantástico de 416 páginas de pura adrenalina.

Ao longo da trama acompanhamos Naia Thulin e Mark Hess investigando a morte de algumas mulheres, assassinas de formas bem brutais, tendo sempre um passado obscuro.

Contudo, os assassinatos que antes pareciam ser casos isolados, começam a se conectar, apontando diretamente para Rosa Hartung, que teve sua filha desaparecida há um ano e declarada como morta, mesmo sem nunca terem encontrado o corpo.

Os casos começam a ficarem mais recorrentes, mais brutais, indicando de forma mais intensa para uma solução que poucos querem aceitar, uma vez que põem em dúvida a credibilidade da própria polícia dinamarquesa.

Sinceramente, terminei o livro tem poucos dias, mas sei que ele será um dos meus favoritos do ano por diversos motivos. Primeiro, uma leitura super fluida e intensa, em vários momentos eu me sentia como uma própria personagem da narrativa, sentindo raiva, tristeza, nojo, alegria, desejo de vingança. A escrita de Sveistrup é extremamente envolvente. O que me leva diretamente ao segundo motivo, que são descrições detalhadas dos ambientes, sem ser desgastante ou cansativo. Na verdade, é tão bem descrito, que muitas vezes eu conseguia me imaginar nos locais e criar feições na minha mente para os personagens descritos por ele. Mas deixo também um alerta. Para aqueles com estômago sensível, e com limitações para cenas detalhadas sobre mortes e torturas, cuidado. Os assassinatos e as cenas mais cruéis, são muito bem descritas, chegando a ser angustiante, em certos momentos.
[RESENHA COMPLETA NO LINK]

site: http://www.diariodeseriador.tv/2020/04/as-sombras-de-outubro-reflexos-de-uma.html

mirna 25/04/2020

Do jeito que gosto!
Eletrizante, coerente, fácil leitura, todas as pontas fechadas.

Almeida 20/05/2020

Excelente!
Livro eletrizante, daqueles que te dão um chão para em seguida tirar completamente. O autor é muito inteligente em guiar a gente para um caminho e depois mostrar que ele é totalmente errôneo e que temos que retroceder para entender o desfecho. Muito bom mesmo. Um suspense de aplaudir de pé!

Camila | Book Obsession 21/11/2019

“Sr. Castanha, onde está? Sr. Castanha o que tem para me dar?”
As sombras de outubro é um thriller bem engenhoso. O autor nos leva a acreditar em várias teorias e quando pensamos já saber quem está por trás de tantos crimes logo somos surpreendidos com novas evidências. Essa sensação também se dá pelo fato da narrativa apontar para vários personagens, então conhecemos de perto cada um deles, aumentando a expectativa para a revelação de tantos segredos.
Apesar da engenhosidade das cenas e um enredo bem construído, confesso que em alguns momentos a leitura se manteve com um ritmo mais lento, assim como o excesso de descrições sobre a vida dos personagens, dando a sensação de voltas e pouco acréscimo para a resolução dos casos em si.
Outro ponto que me incomodou foi o arquivo que recebi em parceria. A edição não estava boa. Os capítulos terminavam e iniciavam no mesmo parágrafo ou mudavam as cenas, deixando muitas vezes perdida, tomando um tempo ainda maior no entendimento da trama.
Concluindo, a leitura foi boa. O autor ainda aproveita para tecer críticas sobre maus tratos, sistema de adoção, política. É um gênero que adoro me aventurar, os casos são impressionantes, alguns diálogos chocantes a motivação por trás de tudo está bem amarrado, o final é eletrizante e sem dúvidas vai agradar os leitores.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2019/11/resenha-as-sombras-de-outubro-sren.html

@thiagoalvs7 05/06/2020

Viciante
Suspense bem escrito, personagens intrigantes é ótimo plot twist

Angélica Patriano 08/06/2020

Sensacional
Sr. Castanha, o quem para me dar?

Esse livro já começa com pura ação e entrega tudo o que promete.
É incrível o que pessoas são capazes de fazer quando querem obter vingança, atribuindo à algo ou alguém, tudo de ruim que aconteceu em sua vida, sendo suas ações somente consequências daquele fato.
O enredo é muito bem desenvolvido, com detalhes que podem te indicar certamente quem é o Sr. Castanhas. Mas, o desenrolar da trama é muito envolvente, te levando à diversos pensamentos, chegando a duvidar de si mesmo se realmente pode ser aquilo.
Um dos melhores dentre o gênero investigativo deste ano!