Lado B

Lado B Paula Pimenta

Resenhas - Fazendo meu filme - Lado B

patysnoopy 12/05/2024

Achei legal, mas n foi o meu favorito da saga, achei meio chatinha a história, mas até que gostei.

Foi interessante ler a parte do Leo, me deu vontade de pagar o livro 1 e ficar vendo como o Leo contou e como a Fani contou

Malu 06/05/2024

Esse livro, o Léo, meu Deus!!!!! Eu amo tantoooo ele, a Fani, a amizade deles, os amigos deles , tudoooo!!!

Com esse livro conseguimos ter uma visão de vários acontecimentos que se passam nos livros Minha Vida Fora de Série 2 e Fazendo Meu Filme 1 sob a ótica do Léo!

Através de Fazendo Meu Filme - lado B, podemos ver como o Léo realmente é, todo o sentimento pela Dona Fani, o porque de certas atitudes, a amizade dele com o Alan e o Rodrigo, o relacionamento com sua família!

Como decidi reler/ler os livros em ordem cronológica, estava perdida com alguns acontecimentos e datas, e esse livro veio justamente para esclarecer muita coisa e arrematar tudo em um!!

Sinceramente o único defeito do livro é o namoro do Léo e da Vanessa, tirando isso é perfeito

duda 06/05/2024

Fazendo meu filme Lado B
Bom,como todos os livros da Paula pimenta!
????????/4.5 estrelinhas
Mostra o ponto de vista do Leo no primeiro livro da coleção,e meu deus como o Leo é diferente na visão da Fani,é tão fofo como ele se apaixona e faz de tudo pela Fani!

Laurinhads 06/05/2024

Esse Leo!
Se tivesse se decidido antes!
É muito bom ler e saber o que vai acontecer no final! Eles se merecem muito!
A visão do Leo é muito diferente! Ele é aquela Vanessa?
Enfim, tudo deu certo no final! E que menino ciumento!
Adorei! ?

Fernandes95 06/05/2024

ALERTA DE SPOILERS!!!! Tem spoilers do início ao fim pq quero lembrar futuramente como é o livro...

Publicado em 2019, Fazendo Meu Filme: Lado B de Paula Pimenta vamos conhecer a versão de Leonardo Morel Santiago (Leo), um lado que a Fani não tinha acesso, no qual ele é um garoto festeiro, um pouco mais saidinho do que eu achei que seria em relação às mulheres, e tão enrolador nos relacionamentos quanto a Fani.

Pelo olhar dela, ele é fofo, atencioso, ótimo amigo, companheiro, bom filho e perfeito. Ele é tudo isso, menos perfeito! Nessa obra podemos ver a desmistificação dessa perfeição dele, até pq ninguém é. Podemos ver que o ciúmes que ele tem das pessoas é algo de família, pois a família inteira dele é assim. Meio explosiva.

O livro se passa um pouco antes de FMF 1 e conta como ele conheceu a Fani, achei bem legal essa parte. O FMF lado B se interliga com MVFS 2, então vamos ver a criação do Grêmio que a Pri luta tanto para conseguir; a festa junina polêmica em que #Rodriscila terminam depois do atropelamento dela...

Outra coisa legal é que FMF Lado B se interliga com as HQs, onde podemos ver a cena do aniversário surpresa do Leo pela perspectiva dele; e também na 2ª HQ que o Alan o leva para um jogo no Mineirão e eles acabam se metendo em uma confusão.

Achei interessante o relacionamento do Leo com a Vanessa, mas SOMENTE pelo fato de ele estar curtindo a adolescência dele. Porque eu senti que no FMF 2 o Leo não aproveitou nada da juventude. Ele ficava bem triste querendo que a Fani voltasse o quanto antes do intercâmbio e até inventou um namoro com a Marilu, para a Fani desistir de voltar para o Brasil e focar nos estudos dela lá. Ele só vivia em função da Fani no livro 3, até deixou de cursar jornalismo no RJ que era o sonho dele, para fazer administração, só porque seria em BH para não ficar longe dela.

Então, pelo fato de sentir no livro 2 e 3 que o Leo não aproveitava a vida dele e vivia o tempo inteiro em função da Fani, jogando os sonhos dele para o alto, gostei de saber que ele curtiu a juventude com a Vanessa e outras garotas. PORÉEMM, se o Leo tivesse se declarado para a Fani logo, ele poderia estar vivendo tudo aquilo que viveu com outras garotas, mas com a Fani, que era com quem ele REALMENTE queria estar, se não fosse a falta de iniciativa dele. Era só ter se declarado logo, arriscado mesmo!!!
A Fani é daquelas que precisa de um sinalizador para sacar as coisas...

E eu achando que o Leo ficava o dia todo no quarto sofrendo pela Fani, quando na verdade ele passava o rodo KKKKKK

Foi inevitável que eu passasse raiva com algumas atitudes em algumas partes do livro, como a ideia de usar a viagem ao RJ como desculpa para não se despedir da Fani no aeroporto, antes de ela ir para o intercâmbio na Inglaterra.

Mas de forma geral, é uma leitura muito gostosa, a Paula Pimenta consegue deixar qqr um com o coração transbordando de amor. Recomendo a leitura ao mesmo tempo que fizer o de FMF 1.

Citações favoritas:

-Esses discos têm dois lados. O lado A é onde ficam aquelas músicas mais comerciais, de melodia fácil, que todo mundo gosta. Mas é no lado B que mora o tesouro dos verdadeiros fãs. Lá se escondem aquelas músicas menos tocadas, as quais os artistas se dedicaram por mais tempo, que podem até não ser populares, mas tem muito mais conteúdo. Depois de um tempo, as músicas do lado A acabam enjoando, elas grudam, a gente cansa. Já as do lado B... Ah, essas a gente quer levar pro resto da vida. É como se fosse um segredo nosso, aquela melodia que apenas a gente conhece...
A Fani é o meu lado B-

-Como surge o grande amor? Ninguém sabe. Mas eu posso dizer que isso acontece em um piscar de olhos. Em um momento você está aproveitando sua vida e no minuto seguinte está se perguntando como pôde viver sem aquela pessoa-

-Quando a boca dela se encostou na minha, parecia que nós já havíamos feito aquilo mais de mil vezes. Tudo se encaixou. Era como se aquele beijo fosse predestinado. Como se durante minha vida inteira o meu corpo estivesse se preparando para aquele momento.-

Leticia2513 05/05/2024

Amei esse livro de amorzinho? (como a Fani diria)
Que livro impecável! Amei ver a visão do Leo. Eu até chorei lendo o lado B da história (não chorei lendo o normal). Agora, a meta é achar um Leo Santiago da vida (ou um Rodrigo Rochette ?). Foi muito bom saber mais detalhes da história. Genteee, eu fiquei impressionada de como a Vanessa fisgou o Leo. O coitado sofreu tanto. Enfim, minha nota total foi ?????????? estrelinhas. Minha amiga que me emprestou esse livro, agora eu quero comprar o box logo para ler todos da coleção.

anacarolcid 01/05/2024

Fazendo meu filme lado B
Muiiiiito bom ver a história de léo e fani na perspectiva do léo, ver como ele se apaixonou por ela é muito fofo!! sabe aquele livro que te dá vontade de ler cada vez mais?? é esse! comprem ??

ddmlheiros 28/04/2024

Leo Santiago ??
Esse livro é pra você se apaixonar ainda mais pelo Leo, saber de todos os sentimentos dele pela Fani e presenciar tudo o que aconteceu pela visão dele, só deixa o romance ainda melhor.

É um livro divertido e que teve bastante coisa para acrescentar, mas de certa forma, desnecessário. Grande parte da história já é contada em "Minha Vida Fora de Série 2" e "Fazendo Meu Filme", ficando repetitivo, mas as cenas únicas do Leo são um ótimo diferencial.

Recomendo ler esse livro de duas formas, se estiver lendo os livros desse universo da Paula Pimenta em ordem cronológica, talvez seja melhor pular "Lado B" para ter uma nostalgia quando terminar todos os livros, mas isso acabará com a ordem cronológica que você tinha começado. Outra opção é ler as coleções separadas, para conseguir ter um descanso e a nostalgia ser a mesma.

Mas apesar dos pontos negativos, esse livro é ótimo e acrescenta bastante no universo de FMF e na própria personalidade do personagem, que é mais explorada já que ele se torna o protagonista.

Beatriz Granger 3345 28/04/2024

Perfeito
Cara ler um dos meus livros favoritos na visão do Léo é tão bom, ele é o personagem mais foda que eu conheço, amei

Luisa 25/04/2024

Não entendi
Fui apaixonada pelos livros da Paula Pimenta desde minha pré-adolescência e, por isso, não resisti a ler o Lado B de Fazendo Meu Filme 1. Além disso, eu gosto de mergulhar em diferentes pontos de vista sobre uma mesma história. Aqui estão os personagens que nós - que fomos fissuradas por FMF e MVFS aos 12 anos - conhecemos muito bem.

A leitura é divertidinha, porém, o tempo todo, ela me deixou com a sensação de algo essencial estar faltando. Foi me falado durante o livro inteiro que a amizade do Leo e da Fani é maravilhosa, que eles têm muitas conversas incríveis e se divertem muito juntos. Porém, não participei de NENHUM desses momentos neste livro, que é composto quase inteiramente de momentos introspectivos do Leo que, apesar de terem sua importância, eu não conseguia entender completamente, já que não pude presenciar neste livro nada que me fizesse entender como era amizade deles e por que ele sentia tanta paixão pela Fani.

Assim, fico me questionando qual era o público alvo da Paula Pimenta. Não sei se ela está conseguindo novas leitoras que estão lendo FMF agora ou se a maioria de seu público alvo é suas fãs antigas, que buscariam neste livro aquela nostalgia por uma história que foi muito importante em suas vidas. Se for este o caso, acho que este livro não funciona muito, porque não resgata a relação do Leo e da Fani, apenas acrescenta as reflexões dele sobre ela.

alex lucas 22/04/2024

Apego!!
Li a saga da fani e da pri quando eu tinha uns 10 anos, e só em 2023 que fiquei sabendo desse livro. o conteúdo é bom para uma leitura da faixa etária da época que eu li, então na minha perspectiva de hoje eu faria uns 7/10. porém nao daria uma nota mais baixa pelo apego emocional em cima do livro. obrigado Paula pimenta por ter me introduzido ao mundo da leitura

kathy86 21/04/2024

Outro ponto de vista, mas previsível
Sinceramente, eu só li o livro porque queria finalizar 100% a história da Fani. O livro é divertido, mas como se trata da mesma história do primeiro livro sob a ótica do Léo, se torna previsível.

Leticia2513 20/04/2024

Fazendo meu filme lado B
Eu já li essa história tantas vezes, na versão da fani duas vezes, na versão da Priscila e do Rodrigo e agora na do Leo, eu diria até que é a melhor entre elas
A vida do Leo, diferente do que a gente imaginava, não é apenas sofrer que a fani não reconhece seus sentimentos, o que deixa o livro com muitas surpresas e coisas sobre ele que a gente nem imaginava
Esse é o primeiro livro que eu li inteiramente com ponto de vista masculino e meu deus que experiência maravilhosa, meu sonho é a Paula escrever lado B 2

Isabella 19/04/2024

Fazendo meu filme- Lado B
Toda história tem dois lados, assim como todo bom CD tem seu lado B, que contém as melhores músicas.
A história de Fani todo mundo já conhece. Mas e a do Léo? Neste livro acompanhamos os acontecimentos do primeiro livro da série, porém do ponto de vista de nosso canceriano preferido, ganhando uma nova luz sobre o que já conhecíamos. Nem tudo é como aparece, principalmente se envolve um romance adolescente.

Bom, o que dizer desse livro que me deixou em cima do muro? Sei que em alguns momentos a intenção era justificar as atitudes do Léo, mas só me fez pensar em quão injusto ele foi com a Fani, principalmente no terceiro livro.

Ao mesmo tempo me vi nele: o romance adolescente, as inseguranças, como tudo é tão drástico e parece bem pior do que parece... Confesso que me senti nostálgica, e assim, capaz de passar pano para algumas atitudes dele. Mas novamente: adolescente de 16 anos.

Um ponto muito positivo: Rodrigo e Pri! Senti saudades da Nati e da Gabi, mas ter mais dos dois, fez o papel delas e me deixou ansiosa para os próximos livros.

É isso aí pessoal. O livro não é ruim, apenas eu que não gosto de revisitar histórias.