A humilhação

A humilhação Philip Roth


Compartilhe


A humilhação





Em seu trigésimo livro, Philip Roth volta ao tema da velhice, da perda e da morte ao narrar os conflitos de um ator em crise com a profissão.

Aos 65 anos, Simon Axler, um renomado ator de teatro, sobe no palco e constata que não sabe mais atuar. De uma hora para outra toda sua autoconfiança se esvai, e ele perde a capacidade de interpretar os personagens que, ao longo de uma extensa carreira artística, haviam lhe trazido renome. A partir daí, sua vida entra numa espiral de perdas: a mulher vai embora, o público o abandona e seu agente não consegue convencê-lo a retomar o trabalho. Obcecado com a ideia do suicídio, Simon se interna numa clínica psiquiátrica.

No meio desse relato terrível de uma autoanulação inexplicável e apavorante, irrompe um enredo em sentido contrário. Simon se envolve numa relação passional com uma mulher mais jovem, homossexual, filha de um casal de atores que ele conheceu na juventude. Nasce daí um desejo erótico avassalador, um consolo para uma vida de privação, mas tão arriscado e aberrante que aponta não para o conforto e a gratificação, e sim para um desenlace ainda mais negro e chocante.

Nessa longa viagem noite adentro, relatada com a combinação de intensidade, virtuosismo e seriedade que é a marca de Philip Roth, todos os artifícios que usamos para nos convencer de nossa solidez, todos os desempenhos de nossas vidas - talento, amor, sexualidade, esperança, energia, reputação -, tudo isso vira pó.

A humilhação faz parte de uma série de narrativas que Philip Roth vem publicando nos últimos anos. Essas obras - O animal agonizante, Homem comum e Fantasma sai de cena - tematizam a velhice, a perda, a paixão e a morte com vigor e contundência extraordinários. Ao contrário de seu protagonista, Roth está em plena forma, e não perdeu a capacidade de surpreender e empolgar seus leitores.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
A humilhação
A humilhação

Similares

(12) ver mais
Pássaro do paraíso
Mentiras
Indignação
Nêmesis

Resenhas para A humilhação (54)

ver mais
on 30/6/23


Ouvi falar sobre o autor há muito tempo, mas só agora parei pra ler e fui absurdamente surpreendida. Escrita simples, fluida, um enredo objetivo e direto, personagens que iam mostrando muito da sua personalidade de acordo com as atitudes que foram tomando durante a história. Por mim, leria mais 200 páginas só dessa mesma história, me interessei tanto pelos personagens, fiquei com gostinho de quero mais. Tenho certeza de que foi o primeiro de muitos que virão do autor.... leia mais

Estatísticas

Desejam67
Trocam7
Avaliações 3.7 / 636
5
ranking 21
21%
4
ranking 40
40%
3
ranking 31
31%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

46%

54%

Tito
cadastrou em:
06/05/2010 20:35:26
Jenifer
editou em:
23/02/2022 19:33:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR