Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas29
    • Leitores382
    • Similares5
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Feito bestas -

    Violaine Bérot

    Mundaréu
    2025
    104 páginas
    3h 28m
    ISBN-13: 9786587955391
    Português Brasileiro
    4.2
    156 avaliações
    Leram200Lendo11Querem170Relendo0Abandonos1Resenhas29
    Favoritos8Desejados170Avaliaram156

    Em uma vila dos Pirineus franceses, como que por milagre, uma criança é encontrada saudável e segura dentro de uma gruta. A comunidade em choque tenta compreender o que teria acontecido. As suspeitas logo recaem sobre o filho de Mariette, um jovem de força sobre-humana e dom especial para lidar com animais, que há anos vive isolado com a mãe. Com um ritmo tenso, tal qual uma investigação policial, os testemunhos dos habitantes da cidade que conheceram o rapaz em diferentes circunstâncias são intercalados com cantigas populares reveladoras. Bérot trata de violência institucional e intolerância a partir da figura iluminista do enfant sauvage e com contraponto do coro grego (aqui, um coro de fadas). <i>Feito bestas</i> é uma narrativa de interpretações, que desvela antigos traumas e nos confronta com temores latentes. <i>Feito bestas</i> foi lançado na França, em 2021, e, em 2023, recebeu o prêmio de Melhor Livro do Ano das Livrarias de Madri.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (29)Ver mais
    Carolina Rodrigues picture
    Carolina Rodrigues07/08/2025Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    Impressões da Carol

    Livro: Feito bestas {2021} Autora: Violaine Bérot {França, 1967-} Tradução: Letícia Mei Editora Mundaréu 104p. "Desde sempre nós as fadas. Desde sempre acima do mundo de baixo a observar o que lá se urde. Nós as fadas ocultas na gruta rentes ao paredão discretas curiosas. Nós as fadas que do mundo de baixo teríamos tanto a dizer." Numa vila rural incrustada nos Pirineus franceses, um fato inusitado assombra seus habitantes: uma menina de seis anos (aparentemente selvagem) é encontrada aos cuidados do Urso, um jovem com deficiência, de "uma potência aterrorizante e uma suavidade excepcional", que vive isolado com a mãe. O que mais me cativou foi a forma como a novela é estruturada. Um desbunde! A história nos é narrada a partir dos depoimentos dos habitantes da pequena vila de Ourdouch. A cada capítulo, uma voz registra sua perspectiva sobre o ocorrido, no decorrer da investigação policial instaurada. Para além dessa polifonia, uma canção muito antiga dá notícias de uma lenda enraizada na memória coletiva local: a gruta do vilarejo abrigaria fadas que roubariam crianças desobedientes ou, melhor dizendo, que cuidariam de crianças não desejadas. É essa a longa canção na abertura de cada capítulo. Como num coro grego, vozes feéricas anunciando a tragédia. Em poucas páginas, Violaine Bérot nos faz refletir sobre o que é visto como normal ou não na nossa sociedade. Como construímos nossas instituições de vigilância e de controle social. Como lidamos com a diferença. Como tratamos quem está à margem da "civilização". É uma novela muito bem escrita, com esse tom folclórico/fantasmagórico de que tanto gosto em livros como os da Irene Solà e em filmes como "O Labirinto do Fauno", do Guilherme del Toro. Coisa finíssima. "Então, as fadas no meio disso tudo, me autorizar a crer nas fadas, aquilo era uma lufada de ar. De tempos em tempos, em vez de ter pesadelos, eu via as fadas. Elas apareciam para mim. As fadas da gruta, aquelas que cuidam dos bebês. A gente se agarra ao que pode. O mundo real se tornou muito perigoso, o horror podia surgir de qualquer parte, até dos que pareciam irrepreensíveis." p. 98

    10 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 156
    • 5 estrelas33%
    • 4 estrelas43%
    • 3 estrelas19%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas2%
    Violaine Bérot profile picture

    Violaine Bérot

    VIOLAINE BÉROT (França, 1967) graduou-se em Filosofia e depois tornou-se engenheira de computação, área em que atuou profissionalmente até decidir voltar aos Pirineus, onde criou cabras e por fim deu vazão à sua escrita. Em 1994, publicou seu primeiro romance e então passou a construir uma obra que privilegia a intimidade e as relações parentais.

    2 Livros
    1 Seguidor

    Violaine Bérot