Como Um Romance

Como Um Romance Daniel Pennac




Como Um Romance





A comparação é inevitável. Ao conhecer o romancista e professor francês Daniel Pennac, imediatamente vem à lembrança a figura irresistível do professor John Keating, personagem vivido por Robin Williams no filme Sociedade dos poetas mortos, de Peter Weir. Mais que um ensaio, Como um romance é uma declaração de amor ao ato de ler. Num relato inteligente, poético e divertido, Pennac questiona, através da recriação ficcional do ambiente de uma sala de aula, a razão de os jovens não gostarem de ler.



Baseado em suas próprias experiências como professor, ele ensina – e aí reside todo o charme do livro – como recuperar nos alunos o gosto pela leitura, um ato esquecido neste fim de século dominado pela comunicação em massa. Acima de tudo, Pennac quer mostrar que o ato de ler é um ato de prazer e não de obrigação.



"Desde o início do ano escolar, leio em voz alta para meus alunos cerca de 70 livros, entre peças de teatro e romances. Depois, eles escolhem alguns desses para ler. Por fim, fazemos uma feira, em que os próprios alunos vendem ou derrubam um livro, de acordo com suas próprias opiniões. Foi assim que os fiz gostar de Calvino e García Marquez", explica Pennac.



O autor cria também uma espécie de 'decálogo' dos direitos do leitor -- constituído não de deveres, mas de direitos imprescindíveis ao leitor: entre eles o direito de ler qualquer coisa, e de só ler o que se gosta, o de ler em qualquer lugar e até mesmo o direito de não se gostar de ler. "O prazer não se comanda", ensina. |...| [Sobre o Autor] Filho de um oficial colonial francês, Daniel Pennac nasceu em Casablanca, Marrocos, em 1944, a bordo de um navio. É professor de Francês em uma escola em Paris. A vocação de escritor apareceu a partir de 1973 com o ensaio Le service militaire, au service de qui? e obras infanto-juvenis.

Entre seus romances estão Père Noel, Les enfants de Yalta e Como um romance, mas o grande sucesso chegou com a saga de Benjamim Malaussène - O paraíso dos ogros, La fée carabine, A pequena vendedora de prosa (vencedor do prêmio Inter do Livro de 1990), Senhor Malaussène e Frutos da paixão. Notabilizado tanto pelo público como pela crítica, viu seus livros rapidamente transformarem-se em best-sellers.

Não-ficção

Edições (4)

ver mais
Como um romance
Como um romance
Como um Romance
Como Um Romance

Similares

(50) ver mais
A Importância do Ato de Ler
10 Livros que Abalaram Meu Mundo
No Mundo dos Livros
No Bosque do Espelho

Resenhas para Como Um Romance (21)

ver mais
Tunel do Tempo
on 30/5/13


Resenha feita em 10/2010 (ocasião da leitura) Por me encontrar de dieta literária estou seguindo na direção de livros de poucas páginas e , assim sendo, a sugestão da minha amiga Paulinha ( para que eu lesse "Como um Romance" do escritor Daniel Pennac) foi de pronto acatada. Sobre o assunto abordado no livro, vou me limitar a dizer que ele trata do desinteresse dos jovens pelos livros, já que sempre me vejo tentada a comentar o que senti durante à leitura a fazer uma rese... leia mais

Vídeos Como Um Romance (1)

ver mais
COMO UM ROMANCE | 10 direitos de todo LEITOR

COMO UM ROMANCE | 10 direitos de todo LEITOR


Estatísticas

Desejam109
Trocam3
Avaliações 4.2 / 342
5
ranking 45
45%
4
ranking 32
32%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

21%

79%

orffeus
cadastrou em:
28/02/2009 00:50:37