Ensaio sobre a Cegueira

Ensaio sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

RielReis 24/06/2024

Ensaio sobre a cegueira
Esse livro mostra o quanto a sociedade é cega, como tem coisas que apenas olhamos, mas não vemos (e, portanto, não reparamos). Não reparamos que há maldade no mundo, desigualdades sociais e estruturas de poder que nos limitam, apenas olhamos para tudo isso e aceitamos. Esse livro apenas nos mostra o quanto somos cegos nos injetando ódio: o antídoto para a nossa cegueira.

Diane.Gentil 24/06/2024

Que livro !!!
Foram 10 dias sofridos e angustiantes.
Parece que o livro não terminava nunca.
Refletindo o tempo todo como somos pessoas terríveis, más, egoísta, mas ao mesmo tempo prestativa.
Um dos momentos mais chocantes foram a comida estragando e os homem maus não queriam dividir.
Todos na mesma situação, passando fome, mas pra eles era melhor que a comida estraga-se a dividir com os demais.
E o sofrimentos das mulheres, sendo usadas em troca de comida.
Um livro para pensarmos o quanto nos somos cegos.

Leonardo Vilela 24/06/2024

Must-Read! (Mas se estiver procurando um jardim cheio de flores, fique longe deste livro...)
Uma "treva branca" toma a sociedade, deixando todos cegos (exceto uma mulher). Prêmio Nobel de 1998, esta é a grande obra da vida de José Saramago. Um livro sombrio e visceral que explora os limites da natureza humana quando ela é reduzida aos seus instintos mais primitivos. A caneta pesada do escritor direciona a narrativa para dar luz ao que não gostaríamos de ver: nossa violência, irracionalidade e alienações. E nos tornamos testemunhas. É um lugar difícil de ficar por muito tempo. Mas não há para onde você - leitor - fugir, pois nessa distopia todos os lugares são igualmente difíceis... eis a grande tragédia: a cegueira é contagiosa! Estamos lidando aqui com uma epidemia de cegueira. A quem pedir ajuda? Eu avisei para que não buscasse por flores.
"Penso que não cegamos, penso que estamos cegos. Cegos que veem. Cegos que, mesmo vendo, não veem."

site: ACESSAR ESTE LIVRO: "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - JOSÉ SARAMAGO"

Bele.Cardoso 22/06/2024

Livro necessário!!
Eu acho que é o típico livro que todo mundo que tem a oportunidade, deveria ler. Apresenta um cenário que, apesar de fictício, pode ser trazido para a nossa realidade tranquilamente. A cegueira no livro é física, faz com que a humanidade entre em situação crítica e sem dignidade alguma, mas será que já não estamos cegos ao ponto de perdemos nossa essência, aquilo que nos torna humanos?
Pretendo ler de novo algum dia e, talvez, entender melhor a mensagem do escritor, mas tenho certeza que o impacto dessa leitura fez valer cada segundo.

vestigios 21/06/2024

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

(Livro dos Conselhos)
...................................

Aninha 21/06/2024

Cegueira
Ler esse livro depois de experimentar uma pandemia um pouco mais grave que uma cegueira tenho a sensação que a humanidade pode enxergar mas a maioria não escolhe ver, acho que isso resume esse livro.

Vanessa 20/06/2024

Uma anarquia movida a cegueira.
Ensaio Sobre a Cegueira é um livro brutal e visceral, que em muito me lembrou Stephen King, tanto em suas qualidades, quanto em seus "defeitos".
A divagação acerca das ações humanas quando sua sobrevivência está ameaçada, assim como a anarquia decorrente da primeira são tópicos muito bem abordados na estória e que rende boas divagações.
Porém, a narrativa ao mesmo tempo que não para nunca, sempre recheada de ação, conflitos e cenas marcantes, é em muito maçante e cansativa.
E nada disso tem a ver com a ausência de diálogos, muito menos pelo fato do idioma ser Português/Portugal. Simplesmente a escrita do autor é cansativa, ao tempo que eu terminava uma página parecia ter lido cinco, sem ter avançado nada na estória.
Não pensei em momento algum em abandonar o livro, pois a estória é excelente, prende o leitor, e atiça a curiosidade, mas o caminho é árduo.
Por ser considerado um clássico, no entanto, não esperava encontrar uma estória tão... simples. A narrativa não é inovadora, surpreende pouco, e está mais para uma distopia cliclé. Mas as personagens são muito boas e o final é excelente. É um livro que vale a pena ser lido.

Eloise.Borba 20/06/2024

A história do livro é muito boa! Contudo, acho que o autor perde, por vezes, tempo narrando episódios que não precisavam tanto de atenção.
Outro lado que não gostei foi a forma da diagramação.

anaclaraaz 20/06/2024

Cegos que, vendo, não vêem
A narrativa e o português de Portugal são fatores que podem assustar um pouco no início, mas conforme nos habituamos com a leitura eles se tornam naturais.
A forma de texto corrido usada pelo autor também causa certo estranhamento assim que começamos a leitura, mas depois de algumas páginas já é possível notar a fluidez com que a leitura anda por conta do formato do texto.
Ensaio Sobre a Cegueira nos ensina sobre a essência humana, nua e crua, sobre o lado feio e real da humanidade, e nos faz refletir sobre nossa própria cegueira.

y2kdre 19/06/2024

Esse é pra cego ver
Sem palavras pra esse livro. Primeiro contato com algum livro do Saramago e já sinto que tenho que ler outros, que experiência incrível.
Apesar do jeito diferentão da escrita e do modo como a história é apresentada (sem se apegar em descrição de cenários, personagens e etc) é um livro que prende do início ao fim, seja pela história ou pela metáfora por trás. Com certeza o significado desse livro é muito mais profundo do que apenas um livro catastrófico sobre uma sociedade cega.
Outro ponto importante são os ensinamentos que esse livro me trouxe, diversas reflexões sobre o modo em que vemos a sociedade e as pessoas que nela vivem.
5 estrelas e favoritado!!!!

Zurpa 19/06/2024

Muito bom!
Demorei para me acostumar com a escrita, porém depois foi uma leitura fluída. Talvez teria que ler de novo para perceber alguns detalhes.
A história em si é muito boa, consegui imaginar tudo o que foi narrado realmente acontecendo.

lyn lyn 18/06/2024

Ensaio sobre a cegueira
Sem palavras pra quão incrível e excruciante é essa leitura e a escrita do José Saramago. Uma distopia essencial pra quem gosta do gênero vale muito a pena ler. Para os qual não apreciam tanto a leitura talvez eu recomendaria mais o filme caso gostasse muito e quisesse ter a experiência "completa" da obra ai sim se vale a pena a leitura. Leiam!

Soph 18/06/2024

Devastador
Demorei muito para terminar a leitura! Mas não consigo medir em palavras a magnitude desse livro! Surreal