Loki - Onde Mora A Trapaça

Loki - Onde Mora A Trapaça Mackenzi Lee

Resenhas - Loki - Onde Mora A Trapaça

adrianlendo 13/01/2021

Quando Loki e sua amiga Amora destroem um artefato valioso de Asgard a garota acaba sendo banida para a Terra onde seus poderes irão minguar até que ela morra. Após isso Loki já não vê mais sentido em nada e fica cada vez mais a sombra de Thor.

Quando assassinatos relacionados a magia Asgardiana ocorrem na Terra, Odin envia Loki para investigar. Em uma jornada na Londres do século XIX Loki se vê no caminho para encarar seu verdadeiro destino e a fonte do seu maior poder.

Sabe aquele sentimento de quando vemos um filme da Marvel e sabemos que o Loki é um dos vilões mas mesmo assim torcemos por ele? Aqui ele se repete, com o acréscimo dele ser o protagonista e a quantidade de desenvolvimento recebida faz com que o leitor fique cada vez mais angustiado com rumos que inevitavelmente vão acontecer. O livro se passa muito antes de qualquer Vingadores, nós sabemos o que isso se torna no final e mesmo assim Mackenzi escreve o personagem de uma maneira que torna impossível não se apegar e torcer para o melhor.

Acredito que esse não seja um livro que deva ser conhecido exatamente pela sua trama, mas sim pelos seus personagens. Não querendo dizer que a trama seja ruim, na verdade ela é muito boa! Só que colocando em visão de outras histórias ela não se torna exatamente inovadora, porém essa leve decepção é completamente levada quando vemos o desenvolvimento que cada personagem recebe ao longo dela. Loki, Amora, Theo e tantos outros personagens carregam uma carga emocional tão grande que se torna impossível do leitor não se conectar imediatamente com todos, somos levados num misto de emoções que ao mesmo tempo que é boa acaba nos despedaçando.

Onde Mora a Trapaça é um grande livro por abordar tão bem os sentimentos de personagens muito negligenciados e também por trazer visibilidade para questões como a sexualidade de Loki que nunca foi tratada em filmes para o grande público, gostei muito da panssexualidade dele não ter sido apagada aqui e da autora ter escrito isso com tanta responsabilidade e aberto discussões na história que foram de extrema importância. Mackenzi escreve um livro sensível, importante e real mesmo na mitologia do universo Marvel.

Isadora 27/01/2021

Ele podia ser o bruxo
Loki, Onde Mora a Trapaça, Mackenzie Lee

“— Eu acho que todos somos capazes de coisas que nunca imaginamos.”

Posso dizer que gostei bastante desse livro? Vi um lado do Loki, por ignorância minha, não imaginava que existia. Mackenzie trás isso em sua obra. O lado humano do Loki, sentimental. Que ele não é só trapaça, maldade como retrata a mitologia nórdica. Loki tenta mostrar seu valor ao seu pai, Odin. Que, vira mexer, compra ele com seu irmão, Thor. Deixando claro que já tinha um pequeno desgosto por Odin e Thor, depois dessa leitura só aumentou.

“— Todos vieram aqui para ver os mortos? — Loki perguntou. — Isso é mórbido.
A Sra. S. deu de ombros.
— Isso é humano. Vamos, meninos.”

A história mostra também que existem preconceitos não só na terra — ou Midgard —, entretanto o preconceito seria entre espécies. Os Asgardianos têm em mente que eles são superiores a qualquer espécie. Loki tinha esses preconceitos, mas depois de passar um tempo, uns dias, com os humanos — ou os Midgardianos — o preconceito inicial que tinha é esquecido. Já que os Midgardianos aceitam ele como ele é, e um certo Midgardino chegou além da barreira de proteção que Loki colocou em seus sentimentos.

Outro ponto que o livro trás, que gostei, foi a sexualidade de Loki. Acho que muitas pessoas não pararam para pensar sobre isso — eu sou uma delas —, ou plantaram a ideia que Loki seria sempre o vilão e o imaginou só maldoso. Porém, o livro aborda isso de uma maneira sutil. E também que até os vilões tem sentimentos.

Lívia 28/08/2022

Esse livro é bem grandinho mas a história te prende o tempo todo. A forma como ele traz o passado de Loki, fazendo com que possamos compreender melhor a personagem, é cheia de mistérios, magia e paixão. Outro livro que eu amo.

Nathalia184 20/05/2021

"Você já é o vilão nas histórias de todo mundo, Loki [?] Por que não começa a aceitar seu papel?"

Loki - Onde mora a trapaça é uma obra de ficção (e meio fanfic) onde acompanhamos um Loki mais jovem do que o que conhecemos nos filmes, antes de se transformar no Deus da Trapaça.

No começo, vemos ele aspirando se tornar um grande rei no futuro, sendo constantemente engolindo pela sombra de Thor ou de suas próprias ambições. Seu desejo de agradar Odin é o que faz as coisas tomarem um rumo diferente em sua vida.

O livro dosa bem elementos de fantasia, misturando coisas do universo Marvel com bastante mistério. Boa parte do livro é mais voltada para investigação, e as poucas cenas de ação são muito bem orquestradas.

Há algumas referências ao MCU, com piadas internas.
O fluxo de narração às vezes se torna bastante previsível, pela maneira que é escrito, mas ainda assim é um livro que vale a pena conhecer!

Isabel 22/07/2021

Pra quem é fã
Quem tem o Loki como um personagem favorito da Marvel possui grandes chances de gostar desse livro. O enredo é bem tranquilo, mas com reviravoltas interessantes (apesar de eu já ter imaginado o que ia acontecer). É bem fanficona, mas pelo menos é uma bem escrita. Dei 5 estrelas, mesmo sabendo que não é tudo isso, por questões emocionais de ter lido no momento certo.

Mah 06/08/2021

Loki o deus da mentira
Para quem gosta do personagem Loki, esse é um ótimo livro para conhecer um pouco mais sobre a sua história.
No livro acompanhamos a história do Loki príncipe de Asgard e a sua jornada para descobrir qual é o seu verdadeiro destino. O livro começa falando sobre uma visão que Odin teve do futuro, e Loki extremamente curioso, resolve procurar a verdade sobre a visão que seu pai teve, nessa procura pela verdade, loki acaba destruindo um objeto muito importante para o rei de Asgard. Depois desse acontecimento começamos a perceber que o Odin não esconde qual é o seu filho prefirido, desprezando o Loki, que sempre tenta mostrar para o seu pai que ele pode ser bom.
Nesse livro à aventuras, traições, um pouquinho de romance, e muito mais, e o final ê muito impactante.

Juh flor 09/08/2021

Gostei bastante
Parece que eu tô vendo um filme solo do loki ajsksmsms ele é bem interessante e teve umas reviravoltas que eu não estava esperando, o que tornou tudo ainda mais gostoso de se acompanhar. Eu só não dei 5 estrelas porque achei algumas coisas extremamente irritantes como a amora na trama, e apesar de obviamente não ter um final muito feliz pro loki, eu estava esperando algo bem mais emocionante e impactante - mas fora isso o livro vale a pena sim ser lido, e não me arrependo nem um pouco de tê-lo comprado!

dudoca 22/08/2021

perfeito
Eu comprei o livro esperando ler e saber mais sobre o Loki, mas eu me supreendi. Eu fiquei muito feliz pela representatividade que o livro teve. Eu senti tanta coisa ao longo do livro que eu não sei nem explicar. Teve uma hora fo livro muito paradona mas logo depois começou a ficar legal. O livro é muito bem escrito. Fiquei triste no final e queria muito que tivesse uma parte 2. Acho que esse livro não é muito conhecido no booktok mas deveria!!! Aconselho para todo mundo até quem não sabe sobre o personagem ou nunca viu nenhum filme da marvel. Eu acho que a classificação indicativa seria +11 por conta de alguns gatilhos de morte. Acho que esse livro finalmente vai mw tirar da ressaca literária. LEIAM!!!

Valentina 16/08/2022

Bom esse livro é incrível o final bem chocante amei como mostraram o loki tentando ser uma boa pessoa mesmo que no mundo nem todas elas são ,fiquei abalada num momento mas o livro em si é PERFEITO ?

Mandhz 19/09/2021

Muito bom, mas não excelente
Eis a história do jovem Loki da Marvel. Um rapaz vivendo à sombra do irmão, sempre metendo os pés pelas mãos na tentativa de ser notado de uma forma positiva, porém com resultado quase sempre desastroso.

Loki quer ser rei. Ele não entende por que o pai nunca o olha da mesma maneira que olha para seu irmão, e quando o grande Espelho do Olho de Deus deixa o grande poderoso Odin tão abalado, Loki tem certeza que está envolvido.

Com ajuda de Amora, sua mais fiel amiga e uma aprendiz de feiticeira poderosíssima, Loki tem a brilhante ideia de dar uma espiada também no Espelho. Porém, sem controle dos seus poderes, ele acaba por destruir a relíquia, o que lhe custa a presença da única pessoa que lhe entendia em todo o reino.

Anos mais tarde, Loki e Thor fazem merda mais uma vez, porém como sempre, Loki sai como o culpado da situação e é punido sendo enviado à Midgard - vulgo a Terra - para investigar uma série de assassinatos misteriosos junto com a Sociedade Sharp. Este mistério, no entanto, não apenas moldará o futuro de Loki, bem como se entrelaçará com seu passado.

Até que ponto alguém pode mudar o seu destino?

Bem, este livro traz a versão do Loki retratada nos últimos filmes em que o vilão apareceu no MCU, além de sua série. Um deus perdido, que quer desesperadamente ser bom, mas a quem as ações equivocadas sempre pesam mais. Durante toda leitura, percebemos como Odin pretere nosso protagonista, claramente o culpando e sendo muito mais severo do que o é com Thor. No entanto, como este livro é escrito em primeira pessoa, só temos aqui a perspectiva de Loki sobre as coisas.
Então aqui está este jovem cujo único desejo é impressionar o pai, e tem visões distorcidas sobre como fazer isso. Embora suas ações possam ser catastróficas, estar na mente de Loki nos mostra toda a sua insegurança enquanto pessoa devido o narcisismo de seu pai - Thor é o filho dourado, Loki, a ovelha negra.

Quando Loki vem à Midgard, não conhece sobre as histórias e lendas nórdicas. Tudo o que ele quer é salvar a si mesmo e aos velhos e novos amigos e, claro, a Asgard.

Na Terra, Loki conhece a sociedade Sharp que, pasmem, é a predecessora de uma entidade importantíssima no MCU (vibrei muito nessa parte). A Sociedade Sharp é composta pela senhora S, Gem e Theo, um jovem gay que logo cativa nosso protagonista.

Todos os personagens são bem desenvolvidos e trazem bem suas histórias anteriores ao que se passa no livro. A escrita é muito boa, fluida, no ritmo certo. No entanto, para mim a leitura só engatou do meio para o final. Achei as cenas de luta muito detalhadas e extensas, o que pode ter tornado bem cansativo. Por isso o 3.5.

É um livro que não devorei, mas que vale a pena. Não acrescenta em nada no MCU, mas se você é fã da Marvel, provavelmente vai curtir as referências.

Amanda 23/04/2022

Maravilhoso
o jeito que o livro fala sobre as dificuldades de loki em se aceitar e demonstrar que ele é válido assim como thor é absurdamente incrível, a forma como mostra tudo que o loki fez só pra tentar ter reconhecimento e admiração de odin é surreal, fora a escrita perfeita