E eu não sou uma mulher?

E eu não sou uma mulher? bell hooks

Resenhas - Eu não sou uma mulher?

Morgana 01/07/2020

Essencial
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é simplesmente perfeito. bell hooks como sempre sabendo abordar temas tão importantes com uma linguagem direta e acessível, sem a necessidade de jargões acadêmicos difíceis. Um livro de grande importância, que todas e todos deveriam ler.

Souza 28/12/2021

Comece por aqui
Leitura essencial para desassociar ideias de feminismo branco e capitalista do significado inato da luta feminista (e de classe, de raça...).

Mina 19/03/2023

É um daqueles livros que fazem a sua cabeça explodir. Uma visão racional sobre o feminismo e como e onde a mulher negra se encontra nessa luta. Ainda abordar alguma questões capitalista e sobre reforma de sistemas . É simplesmente espetacular, só gostaria de capítulos mais curtos por ser uma leitura muito densa

Rafaela773 01/05/2023

Todos deveriam ler esse livro.
Feliz por ter lido esse livro e ter compreendido as diversas facetas do feminismo que antes não conhecia e como ele foi moldado para se manter dentro de padrões racistas, imperialistas e sexistas. Mais uma comprovação da importância do feminismo marxista para a construção de uma sociedade livre de paradigmas prejudiciais não apenas para as mulheres, mas principalmente para elas e em especial para aquelas que são também vítimas de racismo e classismo.

lui 30/03/2022

MUITO BOM!!!! se você nunca leu um livro sobre feminismo, super recomendo começar com esse. a Bell escreve de uma forma didática e facil de entender, mas também sempre estimulando o pensamento crítico. nao é nem um pouco pretensioso! ela diz no começo que fez esse livro pra pessoas como a mae dela entenderem sobre a importância do feminismo para mulheres pretas, sendo que a mãe dela nao terminou a escola. por esses motivos acho uma ótima introdução pro movimento.
e alem de trazer críticas muito importantes também, a Bell é uma historiadora muito foda, então recomendo bastante pra quem se interessa por história e quer saber mais sobre o período da escravidão e as sequelas disso na sociedade atual.
enfim, estou muito ansioso pra ler outros livros por ela!! adorei

Leila267 14/05/2023

Revolucionário
O movimento feminista e a opressão racista e excludente das mulheres brancas as mulheres negras.
A luta feminista que não considerava as pautas específicas que atingiam as mulheres negras, essas por sua vez tiveram que se unir pra lutas por suas pautas.
O livro que trás uma gama de informações e referências históricas é riquíssimo, um pouco cansativo ás vezes, de tanta informação, mas muito necessário, um trabalho bem aprofundado e rico.

ClaudiaMF 01/05/2020

Um livro seminal de bell hooks
Por ser o livro de estreia de bell hooks, "e não sou eu uma mulher" apresenta o estilo acadêmico da autora ainda rigoroso, com citações e referências importantes. Mas não traz a linguagem mais didática e acessível de outras obras como "O feminismo é para todo mundo" ou "Teoria Feminista". Tem foco na história das mulheres negras dos Estados Unidos, o que nos apresenta importantes contribuições para reflexões sobre as mulheres no Brasil e América Latina, mas ao mesmo tempo nos mostra como somos diferentes, ainda que compartilhemos uma história de colonização. Tempos e trajetórias diferentes, estratégias diferentes. A leitura sempre vale pelo estilo agradável de bell hooks, que trata de questões também abordadas por Ângela Davis em "Mulheres, raça e classe", com mais leveza.

Ana Luiza Silva 17/02/2021

Leitura urgente e esclarecedora
O clássico "E eu não sou uma mulher?", da feminista negra bell hooks, reúne diversas discussões sobre o feminismo negro estadunidense, sua origem, suas lutas e avanços, e seus conflitos com o chamado "feminismo branco" e a supremacia racial-capitalista. bell hooks faz questão de esclarecer que o feminismo negro não defende apenas a igualdade entre os sexos, conhecida bandeira genérica quando se pensa em feminismo, mas o fim da opressão racial e capitalista. A autora ao longo do texto nos traz exemplos de artimanhas utilizadas pelo patriarcado branco (desde o período colonial estadunidense) para desumanizar a mulher e o homem negros, e justificar a sua dizimação pela escravidão, e como tais discursos e mentalidades persistem até os dias de hoje.
Não só o livro é didático, como muda fundamentalmente a forma como interpretamos as discussões sobre raça, gênero, e classe.
Recomendo ler o livro e ler, também, "Mulheres, raça e classe", de Angela Davis.

Eliza.Rezende 24/03/2023

Ótimo livro para entender o feminismo negro e a construção da mulher negra na sociedade. Perpassa aspectos históricos sobre a mulheridade negra e sobre a dupla opressão que ela sofre, sendo uma junção do racismo com o sexismo.

Nina 14/04/2021

Bom livro
Foi um bom livro, uma leitura um pouco densa e cansativa, com muitas coisas sobre os EUA, o que eu entendo que é o que a autora vivenciou. Acho muito válida a leitura tanto para aprender sobre racismos e feminismo.

Karol 23/08/2022

necessário
é um livro de não ficção, ou seja, ele é cruel. senti várias vezes durante a leitura, uma tristeza enorme, principalmente nas descrições das mulheres negras na escravidão. mas essas informações são importantes, geralmente lembramos o quão horrível foi a escravidão, mas não lembramos o quão pior foi para as mulheres negras, e isso precisa ser lembrado. não apenas nesse período, mas as influências que isso tem até hoje na vida delas.

Kelly 18/08/2022

Um aprendizado
A leitura é fluida . O texto nos trás história de luta das mulheres negras nos EUA e uma análise de sua relação com o feminino Branco . Um aprendizado sobre sobre o feminismo negro .

Paulinha 28/08/2021

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para todas as mulheres, conhecer a história das mulheres negras é indispensável na luta pela igualdade social, principalmente pq o objetivo é acabar com a opressão sexista.

Iris 29/09/2021

Este livro será minha eterna referência na discussão de raça, classe e gênero. Nos leva a pensar em nossa existência em sociedade não em um esquema piramidal de opressão, mas em um esquema de intersecção onde diversas opressões podem nos atravessar ao mesmo tempo mantendo sempre no topo unicamente o patriarcado capitalista branco.
Me fez pensar muito, também, a respeito de agenda de luta que nem sempre contemplam a todas as pessoas oprimidas e que não necessariamente vão destruir o sistema opressor.
Com essa obra, bell hooks se tornou minha maior referência em feminismo e sigo recomendando esse livro a todas as pessoas que conheço. Não é uma leitura fácil, terminei após mais de um ano de começar e por coincidência ainda termino na semana de aniversário da autora. Talvez a cada página lida você precise levar um tempo para absorver, debater e repensar alguns preceitos, mas é importante que leia!

déb 26/10/2021

Incrível
Bell sendo Bell. Leitura incrível, super didático, acessível e extremamente necessário. Leiam! Leiam muito!