E eu não sou uma mulher?

E eu não sou uma mulher? bell hooks

Resenhas - Eu não sou uma mulher?

Isabela.Tarosso 30/10/2023

Como sempre, a análise de hooks ao longo da obra é muito perspicaz e assertiva. Recomendação a leitura para qualquer um que queira se engajar e conhecer um pouco do feminismo negro e suas contribuições

Ludmila.Andrade 21/11/2020

E eu não sou uma mulher, Bell Hooks
Publicado originalmente em 1981, esse é o primeiro livro da Bell Hooks. Escrito enquanto ela ainda cursava a faculdade. Ela constrói o texto com uma linguagem super acessível para atingir ao maior público possível. Ele parte de sua própria experiência no movimento de libertação das mulheres quando ela se depara com a dificuldade de se fazer ouvida. Nessa trajetória de aprendizado acerca das questões sexistas ela vai se deparar com a dificuldade de articulação com a questão racial. Do esforço de compreender, explicar e comunicar as diferenças que determinavam as experiências de mulheres brancas e negras origina-se a pesquisa que fundamenta esse livro.

Nele ela vai tratar das especificidades da opressão racializada, na vivência das mulheres negras estadunidenses. A desumanização da exploração sexual e da capacidade reprodutora na experiência da mulher negra escravizada e a perpetuação da depreciação através de estereótipos. A construção de mitos após a abolição que promoveram uma desvalorização contínua da mulheridade negra. O imperialismo do patriarcado e a nociva ideia de virilidade. A recusa da participação da grande maioria das mulheres negras no movimento feminista e os motivos que as fundamentavam. As ativistas negras dentro do movimento feminista enfrentando o racismo e o sexismo. As tensões de classe que impediram a comunhão de ideais. A idealização da mulheridade branca em detrimento a negra. As leis Jim Crown, os movimentos por direitos civis da década de 60 e o forte sexismo propagado desde a década de 50 no imaginário coletivo.

Apesar de refletir sobre a experiência americana, se aproxima da realidade brasileira em muitos aspectos. É um livro fundamental pra se pensar as dimensões de poder nas imbricações de gênero raça e classe.

Alan (@coracaodeleitor) 25/02/2021

Um estudo preciso e cru sobre a desvalorização continua da mulher negra. O espaço da mulher branca ja é muitas vezes questionado e depreciado. O da mulher negra então é visto como especialização e trabalho braçal segundona a autora do livro. É um livro extremamente reflexivo é necessário. Uma verdadeira aula para as pessoas que não estão nesse lugar de fala.

Amy 07/03/2021

MUITO NECESSÁRIO.

Todo e qualquer ser humano deveria ler esse livro para conseguir entender o que uma mulher negra passou e passa até hoje.
Um livro muito muito mas muito perfeito. Leitura obrigatória para vocês.

Sol 02/12/2021

#BellHooks desperta uma visão lógica, potente e visceral sobre a invisibilidade da mulher negra.
Desde a sociedade que a escravizou até as sufragistas brancas que deram início ao feminismo. O abandono do homem negro, o abuso do homem branco e a carga da matriarca inabalável e insensível.
📚
Um #livro extremamente necessário e importante para a real identidade da #mulhernegra e da sua força, impressionante e atemporal (já que originalmente escrito em 1981, mas que parece ter sido ontem).
🍃
Todo meu amor, gratidão e máximo #respeito as mulheres negras. As do passado, presente e futuro, que lutam e vivem por #liberdade.

Sanne 31/12/2021

Um dos melhores livros do ano.

bell hooks é uma exelente escritora, que fez tanto pelo feminismo negro e pela educação.

rebecca 03/01/2022

perfeito!! bell hooks aborda um assunto tão importante com uma linguagem acessível, apesar do conteúdo denso. com certeza vou levar essa leitura pra vida

agathinhadegotham 27/01/2022

apenas leiam
é isso mesmo, apenas leiam, eu fiquei fascinada com essa autora que me entregou tantas críticas feitas de formas tão contundentes, que muito mais do que me perceber como alguém privilegiada, por ser branca, fez tão eu perceber a profundidade do buraco que estamos na nossa sociedade, que é muito mais embaixo.

Mih 07/04/2022

Mulheres, vamos agir!
O livro é um verdadeiro estudo do comportamento social dos EUA frente a demanda da população negra, principalmente referente preocupações da mulher preta. Um livro bem escrito, argumentado e referenciado. Bell Hooks escreveu uma referência, todas mulheres deviam ler- principalmente as pretas! ?

Amanda 18/01/2023

Bell Hooks foi extremamente feliz nesse livro ao trazer uma visão esquecida e não tão comum do movimento feminista, que se consolidou dentro de uma realidade racista e exploradora. Uma vez que, se o feminismo não é uma luta contra a exploração feminina e contra a estipulação de papéis impostos na sociedade, seja de mulheres negras ou brancas, e negligencia as demais mulheres e lutas sociais, logo, é um feminismo corrupto.

isamoraex 10/04/2024

Magnífica
Gosto da forma encantadora de bell hooks, abordando temas sérios e com falas muito importantes ela consegue de forma delicada te atingir e ensinar.

null 22/05/2023

Esse livro é um soco no estômago e uma reflexão para os pensamento e alma. Me deparei pensando que evoluímos muito, mas ainda assim, estamos muito longe de onde queremos chegar.

DeCardoso 05/07/2023

Parar e pensar
Demorei muito mais que o comum para concluir a leitura. O livro é extremamente denso e bem explicativo.

Quando surgia alguma dúvida ou não entendimento de algum trecho, eu voltava para reler.

O material do livro é muito bom mesmo, mas a estrutura de texto com trechos de citações deixou a leitura mais cansativa pra mim. Pois, não é o modelo textual que estou habituada a ler.

Várias passagens me fizeram fechar o livro pra refletir. Eu como mulher branca não tenho ideia do que a mulher negra passou e passa até os dias de hoje. Não tenho ideia no sentido de nunca ter passado nem perto das situações que elas estão sujeitas a passar.

Pretendo buscar mais informações e mais estudos históricos para o meu conhecimento, afim de obter um entendimento ou aprendizado da trajetória da mulher negra. Porque além da questão do sexismo, tem a questão do racismo que são temas necessários para serem discutidos e entendidos nos dias atuais.

"Cada vez que leio um livro feminista que é racista e sexista, meu espírito fica triste e angustiado. Porque saber que ali floresce, no próprio movimento que alegou libertar as mulheres das infindáveis armadilhas que nos amarram cada vez mais, apertado a modos opressivos antigos, é testemunhar o fracasso de mais um movimento potencialmente radical e transformador em nossa sociedade."

Mariana 01/08/2023

Bell hooks me conquistou
É um livro incrível, profundo, e extremamente importante para se ler. Aprendi muitomuito com bell hooks. É um livro que mudou a minha perspectiva, tanto do feminismo, quando do racismo em si, e em como a mulher preta é vista, como eu vejo. De fato, foi uma leitura muuuito importante.

Fernanda.PantaleAo 06/08/2023

Leitura obrigatória
Para quem é feminista ou não, para aqueles que querem entender e aprofundar em questões feministas por recortes de raça.