O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Lena.Karnikowski 15/01/2023

Eu não tenho palavras para descrever esse livro.

A inocência de dois meninos que vieram de lados opostos e mesmo assim viraram amigos.
Esse não é um livro sem fundamento que as pessoas lêem só para passar o tempo, o holocausto aconteceu e é um pedaço da nossa história que nunca deveria ser repetido.
A escrita simples e muito bem feita é algo perfeito, além do peso de todas as frases.
Recomendo que todos leiam esse livro pelo menos uma vez na vida!
Gabriela 15/01/2023minha estante
Melhor que já li.

Greg 06/01/2021

Esplêndido
Não tenho palavras para descrever este livro, diferente do filme que vemos a história por fora o livro nos mostra todos os acontecimentos pelos olhos de uma criança de oito anos, vemos tudo pela inocência e ingenuidade de um menino, de uma criança pura que não vê a maldade do mundo e isto é o mais incrível deste livro, sentir-se como uma criança(caso você já tenha idade) e ver o mundo com outros olhos.
Digo-lhes que chorei bastante com este livro.

Rutinha100czs 12/04/2021

Todos os livros que remetem a cenários da guerra me deixam muito tocada, pensativa. Esse é um livro triste, mas que vale a pena ser lido.

Amorempaginass 09/05/2021

Li em 2018, é um livro que recomendo muitoooo...
A amizade que é construída é linda e emocionante.

Tiago.Guedes 26/01/2024

Amizade e uma completa inocência
A história de Bruno e Shmuel é um lembrete constante da importância da tolerância, da compaixão e da amizade. É um grito contra a indiferença e o ódio, e um apelo para que nunca esqueçamos os horrores do passado.
Ao ler "O Menino do Pijama Listrado", fui transportado para um tempo e lugar que jamais esquecerei. A história de Bruno e Shmuel me tocou profundamente e me fez refletir sobre a importância da amizade, da compaixão e da esperança, mesmo em tempos sombrios.

Adilson Souza 04/04/2021

Livro muito bom, com riqueza de detalhes. Praticamente igual ao filme, porém tem mais detalhes o que no mantém focados na leitura.
Sara_rss 04/04/2021minha estante
Nunca li mas vi o filme e chorei horrores, se o filme é bom imagina o livro!!

Weslei.Barbosa 13/04/2021minha estante
Lindo esse livro

Goulart 05/05/2021

sem dúvidas foi o único livro que eu me lembro nitidamente em chorar em quase toda a história, porque é uma história triste mas é totalmente necessária

Luiza.Vassallo 07/12/2022

Emocionante ??
Tudo que envolve 2GM pega demais. Livros e filmes dessa temática existem para nos lembrar de como uma guerra é feia e como essa em especial foi um dos maiores extermínios de seres humanos, da maneira mais fria e cruel possível.

O menino do pijama listrado faz isso ao pegar algo inocente como a amizade de duas crianças e nós lembrar dessa dor que tantos passaram.

Um dos livros e filmes que mais chorei na vida. A adaptação é excelente e mostra, de um jeito um pouco diferente mas tão doloroso quanto, o final triste, mas necessário dessa obra. Um dos melhores que já li.

Catharina.Teixeira 14/04/2020

A inocência do personagem é encantadora e é um dos meus livros favoritos da vida apesar de ter me feito sofrer

iza 27/07/2020

Livros com essa temática sempre são impactantes e esse não ficou pra trás. Muito bom. A adaptação para o cinema também foi muito boa e fiel ao livro.

Cida Zientarski 24/03/2022

É uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno. E cedo ou tarde, chegará com Bruno a uma cerca. Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas.
Esta obra fala sobre um momento histórico muito importante e difícil para o mundo todo, a Segunda Guerra Mundial, e mesmo diante desse cenário tão cruel e de tanto sofrimento, um belo e nobre sentimento surgiu entre duas crianças, a amizade, mostrando que o mundo precisa ter muito mais dessa inocência, de um coração puro.

Contudo, é o mundo que vai tornando-as pessoas adultas duras e maldosas. Bom seria se cada um mantivesse um pouco da pureza das crianças. O mundo teria um pouco mais de paz.

É uma ótima leitura para todas as idades. Lógico que as crianças vão precisar de auxílio para os fatos históricos, para algumas expressões, mas a essência, o sentimento da amizade, isso certamente tocará a alma de cada um. Espero que gostem de ler! Eu gostei, pois é uma ótima reflexão.

Cito algumas frases do livro que realmente tocaram o meu coração:
“Se certas pessoas ao menos percebessem o efeito que este lugar está tendo sobre todos nós.”
“Às vezes há coisas na vida que temos de fazer e não temos escolha a respeito delas.”
“Acho que o melhor a fazer seria esquecer tudo isto e simplesmente voltar para casa. Podemos considerar que valeu como experiência.”
“Algumas coisas estão lá, cuidando da própria vida, esperando para serem descobertas.”
“O dom da amizade é algo que poucos possuem.”
“O passado é o passado.”

Samira 27/02/2022

A força de uma amizade
Já tinha lido esse livro a anos atrás então nem lembrava com riqueza de detalhes de alguns pontos dessa história.
Bruno nosso protagonista é um menino que mora com sua família em Berlin tem uma vida comum de todas as crianças apesar de ter um pai com um trabalho diferente dos seus amigos da escola o que na verdade ele nem sabe direito do que se trata.
Mas tudo na vida dele vai mudar quando ele volta pra casa e se dá conta que eles estão de mudança para um lugar completamente desconhecido.
E a história vai se dividir em dois momentos o da mudança e chegada nesse lugar que a princípio não vai ter nada que chame a atenção de Bruno ali e ele só vai pensar que eles devem voltar pra casa o quanto antes.
Num segundo momento ele vai fazer amizade com um menino que é totalmente diferente dele ao mesmo tempo que é muito igual e assim ele vai acabar se afeiçoando mais ao lugar por conta dessa grande amizade que vai surgir entre eles.
É uma história bem triste e marcante que vamos ver uma das fases mais problemáticas da história com a simplicidade do olhar de uma criança.

Thamiris.Treigher 26/05/2021

??
Sempre quis ler esse livro porque me emocionei bastante quando vi o filme.

John Boyne tem uma escrita leve que me encantou e envolveu bastante, por isso já quero ler outros livros dele. Apesar de sua escrita leve, entretanto, esse livro tem como cenário o pesado tema do Holocausto.

A história é apresentada pelo ponto de vista de Bruno, filho de um importante soldado nazista. A família morava em Berlim e precisa se mudar para um lugar perto de um campo de concentração.

Bruno não tem noção do que significa tudo aquilo, não entende o que são os campos, o que as pessoas fazem lá dentro e porque todos são extremamente magros, pálidos, com olhares tristes e vestem pijamas listrados.

Em suas explorações ao redor da nova moradia, Bruno conhece Shmuel, um menino judeu que nasceu na mesma data que ele: 15 de abril de 1934. Shmuel, no entanto, está do outro lado da cerca do campo de concentração. E assim, todos os dias, eles se encontram para conversar, diante daquela cerca que separa mundos tão opostos. Bruno, escondido, leva comidas para o amigo, que está sempre faminto e cada vez mais magro.

A amizade os une de uma forma linda e sincera... E não há mais o que eu possa falar, pois precisa ser lido. É uma história emocionante e que mostra a beleza de uma amizade infantil, cercada de inocência. Prepare os lencinhos!

"Bruno sentiu um impulso de abraçar Shmuel, apenas para mostrar-lhe o quanto gostava dele e como fora bom conversar com ele durante o ano que passara ali.

Shmuel também sentiu um impulso de abraçar Bruno, apenas agradecer-lhe pelas incontáveis gentilezas, e pela comida que trazia de presente, e pelo fato de que iria ajudá-lo a procurar pelo pai"

K.S2 12/01/2021

Bem raso,mas diferente
A estória principalmente no final fica muito rasa, terminando muito repentinamente,ter visto o filme antes tbm tira todo o charme da leitura, já que o livro não tem muito a mais para acrescentar, mas num todo é uma estória bem singular e importante num todo.