O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Henrique Cavalcante 24/07/2019

cativante e reflexivo
Este livro proporciona uma leitura fluida e uma imersão como poucos o fazem. Em meio a vários acontecimentos de teor pesado que se passam na Alemanha Nazista, incluindo o holocausto judeu e as várias humilhações e horrores que este povo é submetido; vemos a construção de uma forte amizade entre dois garotos de 9 anos cada que vivenciam mundos totalmente diferentes, mundos separados por uma grande cerca de arame. Toda a trama é narrada através da perspectiva inocente do garoto alemão, que desconhece toda a realidade cruel que se passa do outro lado da cerca. Uma obra que faz-nos refletir sobre grandes barreiras sem sentido que separam as pessoas (que inclusive podem estar no meio de nossas próprias famílias), a intolerância, o preconceito, o patriotismo exacerbado que caminha ao fascismo. Um livro que merece ser lido em algum momento da vida por todos.

Bella 16/03/2022

Amei esse livro, fiquei muito triste com o final, o que eu já estava esperando.
Agora sim eu posso assistir ao filme dele.
Bruno e Shmuel, vcs souberam me fzr desaguar, sério.
Aline 16/03/2022minha estante
Esse livro é INCRÍVEL.

Alze 16/03/2022minha estante
Esse livro ?. Chorei parece uma criança quando terminei ?

Bella 17/03/2022minha estante
Simm, é perfeito

bi4zinha 27/09/2021

haja-vista
não sei oq escrever mas gostei da história e o final é muitooo triste, a amizade do bruno e do shmuel é linda e acho q é isso

Beame 16/04/2023

Assisti o filme bem antes de ler o livro e lembro que me comoveu muito. Mas hoje, lendo o livro, acho que minha visão sobre a obra mudou bastante.

É uma história emocionante, mas temos que lembrar que não se pode ser usada como "um ótimo livro que fala sobre os campos de concentração".

A história se passa toda na visão do Bruno. É tudo voltado pra ele e sua família. Nem mesmo Shmuel é um personagem desenvolvido com história aprofundada.

Fraoliveira180 22/03/2022

Um livro de leitura rápida, objetiva levantando traços históricos Alemanha nazista tendo com o protagonista Bruno um garoto de 9 anos eu tinha vida subitamente mudada pelo pelo novo lar, o qual faz com que fique recuso até que ele encontra um novo amigo com qual encontrará um trágico fim.
Já vi o filme e achei muito triste e ao mesmo tempo interessante a história.

Vitória 𪼠25/09/2022

História "tristonha" ou a realidade?
Choque de realidade é a expressão que define minha leitura. Eram paralelos, realidades, completamente opostas, separadas apenas por UM MURO. E, durante muitos diálogos de Shmuel e Bruno, eu pude perceber muito isso e refletir sobre minha vida. O quanto simples construções separam visões e vidas tão distintas. Percebi o quanto isso faz parte da realidade.
A escrita me encanta do início ao fim. Com certeza um fator que me prendeu muito em toda a história foi a narração. É indescritível o quanto a narração dele pode transparecer tanto as situações vividas. Ele teve genialidade de narrar perfeitamente a curiosidade, o brio, o receio, a cólera de maneira tão vívida e real, me fazendo sentir empatia pelos garotos.
Bruno, um garoto de nove anos que tem a imaginação muito fértil, vontade de explorar e teimosia. Foi um personagem com um grande aprofundamento, todavia de maneira muito sútil. Foi um personagem muito "confortante" para mim, porque diversas vezes através das atitudes e pensamentos dele eu me vi quando criança. Por esse motivo me apeguei muito a ele. Genial!!!!

Livros e Ivaílton 09/03/2022

o amor e o ódio andam de mãos dadas nesse livro.
É uma leitura pesada e que nos traz uma visão de uma criança diante às escolhas dos adultos. Onde o protagonista principal, na curiosidade típica de uma criança, tenta raciocinar e entender a situação.

Eu achei o final do livro bem fraco e vago! Me lembro de ter visto o filme em 2014, e em comparação com o livro, ele é melhor nessa parte. No livro, o final ficou com pontas abertas, não há uma explicação do que acontecerá, dificultando o entendimento de quem não conhece a história e seu desfecho.

Bruno e Shumel construíram e manteram uma amizade acima de todos os medos e obstáculos. E isso foi lindo.

Arya 28/11/2023

O fato que o livro e o filme,deixam as pessoas com ?pena? de nazistas,é algo que me dá nojo.

As crianças de famílias nazistas da época já nasciam sabendo e sendo ensinadas a odiarem judeus e as minorias,isso nunca aconteceria na vida real.

E ver gente falando sobre como o livro é lindo me dá repulsa,porque muitos judeus já vieram a público falar sobre esse livro,e que ele é um desserviço para eles,porque isso nunca aconteceria na vida real!
Pjmluvx 28/11/2023minha estante
Hable mesmo

osouzawesley 20/09/2020

Ganhei de presente de aniversário em 2013 e já li tantas vezes que perdi as contas de quantas vezes me emocionei com cada pedacinho dele. Este livro é tão doce, ingênuo e ao mesmo tempo cruel com o leitor; ele te faz das voltas em pensamentos intensos. Ele te faz pensar em coisas que você nunca questionou. Espero que os leitores desse livro tenham dois corações, pois um será quebrado ao terminar de lê-lo.

manu13s 13/06/2021

O Menino do Pijama Listrado
"O Menino do Pijama Listrado" foi a leitura mais pertubadora que já tive. O livro te deixa em pânico, com vontade entrar dentro dele e proteger o Bruno contra toda a maldade que existe em seu mundo.

Bruno tem apenas 9 anos e precisa se mudar para um lugar horrível, sem ninguém para brincar. Seu pai é comandante, apesar dele nunca saber muito bem o que isso significava. Tudo o que ele sabia é que aquele era um trabalho importante e que o Fúria tinha grandes coisas reservadas para o pai.

Como um bom explorador, Bruno decide descobrir mais sobre aquele lugar, e depois de uma longa caminhada ao lado de uma cerca ? que separava sua nova casa de um horrível lugar ? ele encontra Shmuel, um menino que, como todos daquele lado da cerca, usava um pijama listrado.

Bruno é extremamente inocente e não entende o que está acontecendo. Não entende o porquê de toda aquela maldade. E isso me assustou. Ficava desesperada em alguns momentos.

Mas o que mais me assusta é o fato de que toda essa maldade realmente existiu um dia, e esse livro não foi 100% inventado.

Gosto de ler histórias que retratam a Segunda Guerra Mundial porque penso que, ao aprendermos sobre épocas tão ruins como essa, podemos tentar melhorar ? e nunca mais repetir aquilo novamente. Acredito que podemos destruir essas cercas. Assim nunca mais elas vão nos separar.
mostrando 13/06/2021minha estante
Amg, amei sua resenha!! Mas viu, eu não gostei muito da historia não. Acabei não me prendendo e o final na não foi muito explicado, daí não entendi nada KKKKK

manu13s 14/06/2021minha estante
Muuito obrigada! Mas acontece, cada um tem seu gosto kkkkk

belaa 17/06/2021minha estante
MEO DEUS

manu13s 17/06/2021minha estante
Oii??? Kkkkk

Sam 22/08/2022

O fato que de um dos mais triste acontecimento da humanidade ser contado pela visão de uma criança torna tudo mais intenso. Bruno ver tudo de uma forma inocente, não sabendo do todo, mas o leitor sabe o que acontece e isso torna tudo doloroso e triste

Esther.Prates 11/06/2021

Triste neh mores
Li e assisti o filme por conta da escola, mas é impossível não se emocionar e ficar extramemente triste com a história. Foi uma leitura muito boa, mas muito triste também.
Gustavo Inútil 11/06/2021minha estante
É perfeito?

Alvarengalais 09/06/2021

O livro é bom mas é zero o meu estilo literário, amo histórias sobre esse assunto mas eu prefiro filmes para essa parte ou alguma coisa mais animada.

@theus04 06/09/2020

Rousseau: "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe"
somos inteiramente imersos na 2° guerra mundial sob a perspectiava de um garoto de 9 anos que não entende pq existe uma cerca separando as pessoas de pijama listrado. Para ele, estas pessoas são muito + felizes lá dentro, diante do fato de terem inúmeras crianças pra brincar e se divertir. O final é muito Surpreendente, triste e emocionante. Trás uma leitura rápida e fluida. Um dos melhores livros já lidos.