Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Thiago Leôncio 01/08/2023

Tão bom quanto o filme
A escrita do autor é muito fluida e envolvente, nos leva para dentro da história e nos faz sempre querer ler mais uma página. A história é bem direta e sem enrolação, gostei bastante de ser mais detalhado que o filme.
Com certeza vou ler mais livros do autor.

Rafaelle 27/07/2023

Que aventura!
Sabe aquela criança de 5 anos que descobriu os dinossauros e não fala de outra coisa agora? Pois é esse meu sentimento de entusiasmo e empolgação com esse livro. Eu fiquei obcecada!

Jurassic Park já era um dos filmes que eu aguardava ansiosamente que passasse na sessão da tarde quando era criança. Pois é, sou da era pré Netflix em que a gente dependia da grade da Rede Globo pra assistir os filmes que gostava. E esse era um filme que nunca decepcionava.

E já faz tempos que eu queria ler o livro e ia deixando pra depois até que semana passada decidi que era a hora. E meus amigos, que grata surpresa! O livro consegue ser melhor que o filme não só na parte científica e até mesmo filosófica, mas também nas partes de ação e suspense!

A escrita é super ágil, os capítulos são curtos e o autor sempre tem o timing perfeito pra mudar de cena e deixar a gente roendo as unhas de ansiedade. Tem cenas que foram cortadas do filme que são um show de suspense e angústia. As partes envolvendo o bote me fizeram quase arrancar os cabelos de nervoso! A descrição da grandiosidade dos dinossauros é magnífica, o Tiranossauro Rex e os Velociraptors conseguem ser muito, mas muito mais assustadores no livro.

A ambientação da história é algo deslumbrante. As descrições são vívidas o bastante para que possamos enxergar o cenário à nossa frente mas sem nunca pender para o exagero descritivo que tornaria cansativo. As discussões sobre teoria do caos eu achei realmente interessantes e os personagens do livro são todos ótimos, até mesmo aqueles que dá vontade de esganar.

Usei muito o Google para ver ilustrações de cada dinossauro citado e enquanto escrevo essa resenha já comecei a ler O mundo perdido, já pesquisei outros livros com a temática e estou planejando maratonar os filmes clássicos. Pois é, uma criança obcecada.

Amanda 27/07/2023

Perfeito!
A história todo mundo já conhece por existir filmes maravilhosos, mas como já sabemos nenhum filme consegue adaptar de forma fiel ao livro.

Mesmo já conhecendo a história, acho muito válido a leitura do livro, existem cenas que não estão nos filmes e que são contadas de forma bem detalhadas, além de que alguns acontecimentos não ocorrem na mesma ordem que o livro!

Simplesmente perfeito!

Lara Heloysa 27/07/2023

Achei que seria melhor
A leitura foi super demorada, parecia que qto mais eu lia mais páginas tinha pra ler.
O livro é legal, mas não foi tão legal qto eu esperava que fosse ?

Rafael 26/07/2023

Um livro perfeito na minha visão, uma história de aventura, com muito mistério e horror (sério) é bem diferente do filme, e consideravelmente melhor apenas perfeito
"essas coisas lá fora não são dinossauros"

camilazjm 22/07/2023

Jurassic park
Reli novamente esse livro pois finalmente comprei minha edição de luxo linda e maravilhosa, e pq tb eu queria relembrar da história, e ler as icônicas cenas dos tiranossauros.

eu amo como o crichton descreve as cenas, principalmente as de ataque e mortes, pq te faz entrar na história e te dá medo e aflição. uma perseguição, uma dilaceração, um piado, um rugido, te faz ficar com o coração acelerado e instigado a ler mais e mais.

o ian nessa edição tá muito menos insuportável do q na outra edição q eu li. ele era muito babaca, e eu n aguentava ler ele falando da teoria do caos. ele sob os efeitos da morfina estava bem mais divertido.

as cenas do tiranossauro no rio foram fantásticas. minha parte favorita do livro. ele é muito inteligente, tal como os outros dinossauros. n sei se isso acontecia de verdade mas a inteligência deles pode ser muito subestimada. eu tenho as minhas dúvidas. mas acho lindo mesmo assim.

eu amo esse livro. amo mesmo. a filmologia é a minha favorita, e o livro não poderia ficar de fora também. sou fã de carteirinha, e sempre q eu tiver a oportunidade de panfletar esse livro, eu farei, pois todos merecem ter a oportunidade de se deliciar com essa história.

te amo jurassic, eu te amo!

Carlos770 20/07/2023

Billy e os Clonossauros
Como toda criança dos anos 90, primeiro tive contato com o filme. Nele, tio Spielberg transforma a trama científica e filosófica do livro em uma aventura de sobrevivência, e aqui não vai nenhuma crítica quanto a isso. Filme e livro são entidades distintas e, de certa forma, se completam.

Caso queira uma divertida aventura, assista ao filme. Se preferir longas e didáticas elocubrações sobre a teoria do caos, o livro é sua melhor opção.

Vanessa 17/07/2023

Simplesmente maravilhoso
Esse livro me surpreendeu demais, achei que eu fosse ler uma versão do filme, não esperava muito, mas já logo no início percebi se tratar de algo bem mais profundo.
As questões que envolvem medicina são ótimas, amei demais os questionamentos éticos cm relação aos limites que a ciência deveria ter.Os dinossauros são incríveis,muito legar ler todas partes sobre eles.
Tem um terror pq a gente nunca sabe o u vai acontecer qdo rola interação com os donos.
Ian Malcolm é de longe o personagem mais interessante, com questionamentos interessantíssimo.
O ponto fraco do livro é o quanto a Ellie fica apagada, sendo um dos poucos personagens femininos eu esperava um papel maior.
Mas o livro é ótimo, devorei ! Recomendo demais !

Wagner 17/07/2023

Superior ao filme que amo tbm
O livro tem um enredo eletrizante que prende a atenção do leitor. É a segunda vez que pego para ler esse livro na época eu deixei passar umas coisas que foram bem fundamentais nessa leitura.

Dayse.Ariane 15/07/2023

Welcome to Jurassic Park! ??
Gostei muito deste livro. Não me lembro se assisti aos filmes quando criança, só lembro de partes , então comecei a ler sem lembrar de nada do enredo e foi show de bola!
As personagens são bem construídas e apresentadas, embora seja um livro de muitas páginas , a maioria dos capítulos são curtos , o que torna a leitura bem dinâmica, as partes técnicas são bem explicadas (de uma forma que dá para qualquer leitor entender) , eu achei a leitura divertida por gostar muito da área da ciência e ao mesmo tempo tensa em alguns detalhamentos de cenas, deu também para refletir em vários aspectos da vida a partir da visão crítica do autor. Muito bom! Recomendo!

Teozito 11/07/2023

Ok ok ENTÃO

sou fã de jurassic park e qualquer coisa que eu consumo da franquia eu fico maluco, porém o que mais me incomoda nesse livro são como as (únicas) 2 personagens femininas são escritas...

A Ellie, veterinária e mais jovem entre o núcleo adulto só é levada a sério (quando nao fala sobre sua especialidade) pelo homem principal, que é seu professor e demonstra breve interesse romântico por ela. Tem alguns momentos de coragem e omg mulheres podem distrair velocirraptors!!! que são até que bem traduzidos principalmente pra adaptação cinematográfica, MAS teria gostado mais se ela permanecesse presente no meio do livro e em outras narrativas que não fosse cuidar de um homem enfermo e ser mais ativamente importante na narrativa do que só em algumas partes no início e no final da trama, já que a sua personalidade poderia ser mais explorada.

A menina, Lex ou sei lá é uma insuportavel o livro todo não tem 1 momento de redenção ou de empatia, tirando 1 diálogo sobre o pai dela que nao sei oq tem nao sei o que la que EU NAO CONSEGUI SENTIR NADA PQ ELA NÃO PARAVA DE FUDER O PLANO DE NAO VIRAR COMIDA DE DINOSSAURO APENAS PRA SER INCONVENIENTE E PRA TER UMA PERSEGUIÇÃO NO LIVRO

Alguns estereótipos aqui e ali, coisa da época também mas tirando isso DINOSSAURO BRAIN GO BIIIIIIIRRRRRRRR
Ariela 12/07/2023minha estante
habla mesmo amigo

Yanca.Thereza 09/07/2023

Leitura obrigatória para os nerds de plantão
Simplesmente perfeito. Para quem ama os filmes e faz parte do universo nerd, recomendo muito a leitura.
Te prende do início ao fim. A leitura flui, não é cansativa.

Erika240 08/07/2023

...
Desde criança eu sou encarada pelos filmes, devo ter visto pelo menos 15 vezes e contanto. (Todos eles, desde Jurassic park até Jurassic world). Quando descobri que tinha livro, não poderia perder a oportunidade de ler isso e meu deus.
Claro de início não fui muito atraída, esse livro de vários momentos técnicos que me deixam propícia a distrações, mas assim que a ação começa você se perde na leitura e na aventura que os filmes não mostraram.
Tive várias surpresas em relação a personagens e algumas mortes que me deixaram chocada, mas ouvi falar que era um livro pesado, mas nada que realmente me fizesse pensar que é gore.
É um livro sensacional que apesar de ser levemente melhor que os filmes não vai me fazer parar de assistir eles pelo menos uma vez por ano.

Fernanda631 05/07/2023

Jurassic Park
Jurassic Park foi escrito por Michael Crichton e publicado 20 de novembro de 1990.
“Em uma ilha próxima à Costa Rica, um empresário tenta criar o maior parque de diversão de todos os tempos. Para isso, ele oferece aos visitantes uma atração extraordinária: dinossauros vivos. Livro incrível, filme memorável, contudo o filme é o filme e o livro é o livro”. A obra é muito mais profunda que o filme em diversos aspectos, acho que elas acabam se complementando muito bem! Mesmo quem já assistiu ao filme irá se deparar com muitas surpresas, o que eu achei um ponto positivo para a história.
O cenário para a história é a Ilha Nublar, um território fictício da Costa Rica onde o milionário John Hammond colocou a sua ousada ideia em prática: recriar o período Jurássico clonando dinossauros e os transformando em atração turística em seu parque de diversões.
Devido aos diversos incidentes ocorridos durante a criação do parque, uma equipe é enviada a ilha para realizar uma avaliação, nela está o paleontólogo Alan Grant, a paleobotânica Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm acompanhados pelo advogado Donald Gennaro. Tim e Lex, netos de Hammond, também são convidados a passar o final de semana na ilha e mal conseguimos acreditar que toda a ação que vem a seguir passa-se em apenas dois dias.
A trama usa a teoria do caos e suas implicações filosóficas para explicar o colapso de um parque de diversões povoado por dinossauros, recriados através de engenharia genética.
A escrita do autor é em terceira pessoa a partir de todo o elenco de personagens. Não temos pontos de vista óbvios apesar de que a ação se foca bastante em Grant e no menino Tim. Mas, todos os personagens ganham espaço em algum momento. O que fica bem nítido desde o começo da narrativa é o forte apelo para os aspectos científicos da narrativa. O autor consegue ser bem didático e divertido em suas colocações.
Quem se intimidou pelo tamanho do livro, pode ficar despreocupado. Para mim, Jurassic Park tem o tamanho certo. Nem mais, nem menos. O autor teve o espaço certo para contar sua história do jeito que ele quis.
Hammond encarna o protótipo do cientista ganancioso. Esqueçam a ideia do velhinho divertido que quer entregar um parque para as crianças verem dinossauros. Crichton começa nos mostrando esse lado do personagem, mas aos poucos vamos vendo a contradição disso com a vontade de colocar dinossauros vivos a todo custo.
Os diálogos mais interessantes ficam por conta de Ian Malcolm e o seu discurso sobre a Teoria do Caos. É ele quem adverte Hammond sobre os perigos do projeto fugir do controle, já que certas situações estão fadadas a desviar-se do caminho inicial por meio de imprevistos, muitas vezes, pequenos demais para serem notados.
Percebemos que o autor se preocupou bastante em dar embasamento científico ao seu livro. Nunca paramos para pensar na teoria do caos. Mesmo que imaginemos estar tudo controlado é aí que tudo não está. Determinadas variáveis são muito específicas para sermos capazes de prever. Pensar em um meio ambiente controlado precisa de uma forma holística de observar as coisas. Porque a natureza pode encontrar maneiras imprevisíveis de resolver determinados limites.
"A teoria do caos descreve sistemas não lineares. Agora, ela se tornou uma teoria muito ampla que está sendo usada para explicar de tudo, desde o mercado de ações até os ritmos cardíacos. Uma teoria muito na moda. Aplicá-la a qualquer sistema complexo em que possa haver imprevisibilidade está se tornando muito popular."
Michael Crichton conseguiu criar um thriller científico de tirar o fôlego. Conseguindo ser bastante claro ao descrever ataques e perseguições, assim como, o comportamento dos dinossauros e a reação dos personagens diante dos inúmeros perigos que irão enfrentar. A ambientação das principais cenas é incrível, a gente se sente parte da ação, e o perigo parece até mesmo palpável.
Jurassic Park é uma leitura extremamente divertida. Crichton é capaz de nos colocar em uma história que tem ação ininterrupta e no meio de dinossauros comendo seres humanos, ele é capaz de entrar em questões profundas sobre ética na ciência e sistemas complexos.