Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

urbickrobin 10/09/2023

Li por indicação de um amigo e fui meio descrente de que realmente poderia ser tão bom ou até melhor que o filme (me foi indicado falando essas exatas palavras) e acabei me surpreendendo pela quantidade de biologia no geral, fiquei muito feliz lendo esse livro e me empolguei mais ainda pra estudar manipulamento genético

Gustavo 08/09/2023

Um dos meus favoritos
🤬 #$%!& , sou fãnzasso do filme clássico e me deu vontade de maratonar toda a franquia, acabei lendo também a esse livro que serviu de inspiração ao filme e cara, foda pra 🤬 #$%!& .

Tipo, o filme se preocupa mais em ser espetacular e mágico, isso não é ruim, mas aqui no livro, apesar de ter um pouco disso também, foca muito na parte ética e científica da coisa. Além de ser mais sombrio também, a cena do bebê e a morte de Nedry quem o diga. Há temas aqui abordados muito interessantes que acabaram sendo cortados do filme, como a migração dos dinossauros, é um grande assunto aqui se há uma maneira dos dinossauros fugirem da ilha de, também é muito mais explorada a questão deles se reproduzirem. A teoria do Caos é bem aprofundada, sendo parte intrínseca da narrativa.

Apesar disso, ele peca em certos pontos, como na representatividade feminina, o filme concerta essa parte dando um puta destaque para Ellie, que aqui fica bastante de escanteio.

Acho legal que aqui mostra que mesmo sem o ato de Nedry, o parque estava fadado ao fracasso, com graves erros técnicos e com o fato que não se pode controlar a natureza. Hammond aqui é um 🤬 #$%!& capitalista, quando a coisa da merda culpa a todos, pq o alecrim dourado se acha o bonzão. No filme até mostra que ele quer fazer um parque para todas as crianças, aqui também, mas só todas que tiverem dinheiro. Velho insuportável.

Dito isso, seria interessante ver um filme de terror de Jurassic park se baseando no livro, juro tem cenas aqui desesperadoras mostrando que não precisa de dinossauros híbridos para causar medo (sim, foi uma alfinetada em Jurassic World)

Finalizando, é uma experiência incrível, até mesmo quem gosta do filme vai ficar surpreendido pq as coisas aqui se desenrolam de uma maneira bem diferente e algumas coisas são melhor exploradas.

Bia 06/09/2023

Mesmo tendo assistido ao filme tantas vezes, consegui me surpreender com o livro.
Uma aventura muito boa, mas acima de tudo um livro carregado de mensagens.
A violência aqui é bem mais explícita do que no filmes, temos muitas cenas de tirar o fôlego.
Minha percepção sobre alguns personagens mudou totalmente!!

Gaby 04/09/2023

"Jurassic Park"
Eu amo os filmes então eu precisava ler o livro que no caso ganhei de uma amiga e eu adorei.
Uma das principais forças de ?Jurassic Park? é a maneira como Crichton explora temas como ética científica, os perigos da tecnologia descontrolada e as consequências imprevisíveis da interferência humana na natureza. Ele utiliza diálogos inteligentes e teorias científicas acessíveis para envolver os leitores na discussão sobre a responsabilidade dos cientistas, os limites da engenharia genética e as implicações de trazer espécies extintas de volta à vida.
A narrativa é construída com um ritmo tenso e cheio de reviravoltas, mantendo os leitores à beira de seus assentos enquanto os personagens lutam para escapar das garras dos dinossauros e das armadilhas do parque. Crichton mistura habilmente ação, suspense e elementos científicos, criando uma atmosfera de suspense que cativa desde as primeiras páginas até o desfecho emocionante.
Uma leitura empolgante e provocadora que permanece relevante mesmo décadas após sua publicação. Ao explorar questões éticas e científicas por meio de uma narrativa emocionante, Michael Crichton nos lembra das implicações complexas de brincar com a natureza e a tecnologia, além de nos proporcionar uma aventura dinâmica e inesquecível em um mundo onde os dinossauros voltam a vagar pela Terra.

ceciiBecher 03/09/2023

JURASSIC PARK
Só entra nos favoritos pela nostalgia.
O livro é bom, mas o fim não é tudo isso...
A história é boa até certo ponto, quando chega nos últimos capítulos acaba decaindo. Eu tive a sensação que o final foi mal desenvolvido e direto só pro livro não passar das 600 páginas.

O livro só entrou nos favoritos pela nostalgia que senti, já que eu sempre fui viciada nos filmes.

Agora vou torcer que o próximo livro seja melhor que esse

annacê 03/09/2023

Uma pena, mas ainda bem que eles foram extintos.
"- Sabe, em momentos como esse a pessoa sente que, bem, talvez animais extintos devessem continuar extintos. Você não tem essa sensação agora?
? Tenho? disse Grant. Ele sentia seu coração disparado."

Eu nunca me interessei por dinossauros, achava fascinante, mas nunca pensei realmente na existência deles, nunca me caiu a ficha que eles andaram nessa terra e o lugar que eu estou pisando um dia eles podem ter pisado, entende? Eles nunca foram tão sólidos na minha mente. Esse livro mudou tudo. Enquanto eu lia esse livro eu comecei a pesquisar sobre como cada um era, os sons que eles faziam, a magnitude deles comparado ao ser humano. Fiquei de certa forma aterrorizada e meio que obcecada (?) pelos velocraptores, esse livro te faz parar e pensar que NENHUM ser humano nunca viu um dinossauro, tudo o que a gente tem são hipóteses e suposições. E por eu nunca ter me interessado muito por dinossauros eu nunca tinha pensado nisso, mesmo sendo óbvio. Eu também achei fascinante o fato de eles meio que serem répteis/pássaros e agora toda vez que eu vejo um pássaro ou um lagarto eu fico pensando que eles são mini dinossauros.

A gente não sabe nada ? com 100% de certeza ? sobre esse animais e eu fico pensando e se eles não tivessem sido extintos, eles teriam evoluído pra que tipo de criaturas? Eles eram inteligentes mesmo? Algumas espécies poderiam ter se tornado talvez o que os humanos são hoje? O Homo sapiens teria conseguido evoluir se eles ainda estivessem aqui? Esse livro te faz questionar tudo isso, ao mesmo tempo que te faz pensar que ainda bem que esses animais foram extintos, porque de forma alguma a gente poderia viver no mesmo ambiente que eles... Seríamos massacrados, ou pelo menos não dominariamos a terra. (E talvez isso fosse bom, talvez a terra tivesse melhor sem a gente)

"? Porque aí os dinossauros não seriam verdadeiros.
? Mas eles não são reais agora ? disse Wu. ? É o que eu estou tentando lhe dizer. Não há realidade nenhuma aqui."

E claro o livro também gira em torno de fazer a gente entender que aqueles seres não são dinossauros, houve muitas modificações e gambiarras no DNA deles com os seres vivos que a gente tem hoje em dia, então será que eles eram mesmo desse jeito? Será que clonar essas criaturas é uma coisa que realmente deveria ser feita? Com toda certeza, conhecendo os humanos como eu conheço, a gente ainda vai fazer essa merda um dia, vamos tentar lucrar, nos entreter e tentar domesticar esses bichos. Porque como o Malcom disse a gente acha que tem direitos sobre a terra e de que somos donos de tudo aqui.

"- O processo evolucionário começaria de novo. Poderia levar alguns bilhões de anos para a vida alcançar a variedade atual. E é claro que seria tudo muito diferente do que é agora. Mas a Terra vai sobreviver à nossa estupidez. Apenas nós? disse Malcolm ? achamos que não sobreviveria."

Esse livro entrou na minha lista de favoritos por me fazer pensar. Gostei muito de todas as teorias e explicações que os personagens deram e gostei muito de como cada personagem foi descrito/pensava. Aliás, comecei a assistir o filme do Steven Spielberg, mas não sei se quero continuar, eles mudaram a personalidade dos personagens e parece muito que eles tentaram Hollywoodiar uma história que era pra ser um suspense/terror. Tiraram a essência da história, o que me fez amar esse livro foi o quanto eu me coloquei nas situações, o quanto eu ficava nervosa, assustada e animada com algumas cenas, não tem isso no filme. O livro mostra pessoas reais, inteligentes sim, mas reais, com medo e sem saber realmente o que fazer numa situação desconhecida, o filme tenta por um herói e mudou completamente a personalidade do Grant, sendo que ele é alguém que só teve muita MUITA sorte.

"Grant recostou-se em seu assento. Pensou nos dinossauros de pé na praia, e imaginou para onde eles migrariam se pudessem, e percebeu que jamais saberia, e sentiu-se triste e aliviado ao mesmo tempo."

edit; A existência do Tim eu até entendo, não odiei ele e gostei dele saber a hora de ficar quieto. mas a Lex eu mesma jogaria na boca do tiranossauro se ela tivesse do meu lado sendo uma mimadinha, mal educada do ca ra lho. "Ah mas ela é só uma criança" fds, eu não ia morrer por uma criança que nem é minha, porque sim o Grant e o Tim quase morreram várias vezes porque os pais dessa menina mimaram ela e não deram uma boa educação. Sou a maior hater dela.

Ana Cecilia 30/08/2023

Simplesmente perfeito, a tensão é fluidez do livro é sensacional, as explicações e falas mais técnicas foram meio chatas de ler e definitivamente não entendi muito bem, mas acho que faz parte do livro já que os personagens eram profissionais falando de suas especialidades. A explicação sobre o funcionamento do parque foi exatamente assim intelectuais discutindo coisas técnicas entre si.
Mesmo assim essa foi uma parte pequena da história, a maioria é o caos e desespero se instaurando.
Eu gostei muito do Tim junto com o Grant, eles trabalhavam muito bem juntos, o Tim é incrível se adaptou as circunstâncias melhor que metade dos adultos, agora a irmã dele me deu uma raiva tão grande! O povo tava quase morrendo e ela do nada agia como uma mimada, que ódio!
De modo geral eu amei a história, tinha uma expectativa alta que super foi batida, não me arrependo nem um pouco da leitura, muito pelo contrário não podia ter escolhido melhor.

A.Beatriz 24/08/2023

Perfeito.
Como fã de Jurassic Park, ler essa obra foi surreal, os personagens, o cenário, a tensão, tudo tão vívido e bem escrito. Fui surpreendida pois conseguiu me prender e eu, que estava em uma ressaca literária, consegui ler um livro de 500 páginas. Não há conclusão de forma dita pois, deixa em aberto para dar continuidade com o livro O Mundo Perdido, leitura essa que terei de adiar por conta da faculdade

Lulu :) 17/08/2023

WAR IS OVER
Gente demorei muito para ler esse livro, não necessariamente porque é ruim, o livro é bem bom na verdade. Na real eu acho q eu q tinha muita expectativa na parte de carnificina e dinossaouros matando tudo e todos, tava mais na vibe do terror sabe. É um livro de ficção cientifica, tem uma mortes legais e momentos de tensão muito boas. No fim eu gostei, menos do q eu imaginava, mas isso vai muito das minhas expectativas e gosto pessoal

Helo Hele 02/08/2023

Ser Humano cria seus próprios problemas
Terminei a leitura faz uns dias. Ainda hoje tenho pesadelos com os dinossauros. Muito superior ao filme, que amo, o livro realmente propõe muitas reflexões acerca do que o homem tem feito com a técnica que desenvolveu, com toda a tecnologia existente. O personagem Ian Malcolm é o meu favorito por ser ele quem frequentemente critica o caos que o parque se tornou e sempre se tornaria.

?Os seus cientistas estavam tão preocupados se poderiam ou não, que não pararam para pensar se deveriam.?

Ao final do livro, fica claro que o motor de todos os problemas é a irresponsabilidade do homem ( no caso, cientistas, empresários etc ) acerca de suas inovações que supostamente são inofensivas. Há um descuido, desleixo e até certo desdém com as consequências que certa criação provocaria na humanidade e até mesmo no planeta inteiro.

Além da parte filosófica, há a ação e terror. Muito fisgante e detalhado, o autor consegue descrever as cenas e as emoções que as personagens sentem, de modo que realmente ficamos apavorados com a ideia de ficar frente ao T-Rex ou ser mordido por um Velociraptor.

Finalizo indicando fortemente este livro para todos, em especial para aqueles que queiram um entretenimento mesclado com reflexão.

Thiago Leôncio 01/08/2023

Tão bom quanto o filme
A escrita do autor é muito fluida e envolvente, nos leva para dentro da história e nos faz sempre querer ler mais uma página. A história é bem direta e sem enrolação, gostei bastante de ser mais detalhado que o filme.
Com certeza vou ler mais livros do autor.

Rafaelle 27/07/2023

Que aventura!
Sabe aquela criança de 5 anos que descobriu os dinossauros e não fala de outra coisa agora? Pois é esse meu sentimento de entusiasmo e empolgação com esse livro. Eu fiquei obcecada!

Jurassic Park já era um dos filmes que eu aguardava ansiosamente que passasse na sessão da tarde quando era criança. Pois é, sou da era pré Netflix em que a gente dependia da grade da Rede Globo pra assistir os filmes que gostava. E esse era um filme que nunca decepcionava.

E já faz tempos que eu queria ler o livro e ia deixando pra depois até que semana passada decidi que era a hora. E meus amigos, que grata surpresa! O livro consegue ser melhor que o filme não só na parte científica e até mesmo filosófica, mas também nas partes de ação e suspense!

A escrita é super ágil, os capítulos são curtos e o autor sempre tem o timing perfeito pra mudar de cena e deixar a gente roendo as unhas de ansiedade. Tem cenas que foram cortadas do filme que são um show de suspense e angústia. As partes envolvendo o bote me fizeram quase arrancar os cabelos de nervoso! A descrição da grandiosidade dos dinossauros é magnífica, o Tiranossauro Rex e os Velociraptors conseguem ser muito, mas muito mais assustadores no livro.

A ambientação da história é algo deslumbrante. As descrições são vívidas o bastante para que possamos enxergar o cenário à nossa frente mas sem nunca pender para o exagero descritivo que tornaria cansativo. As discussões sobre teoria do caos eu achei realmente interessantes e os personagens do livro são todos ótimos, até mesmo aqueles que dá vontade de esganar.

Usei muito o Google para ver ilustrações de cada dinossauro citado e enquanto escrevo essa resenha já comecei a ler O mundo perdido, já pesquisei outros livros com a temática e estou planejando maratonar os filmes clássicos. Pois é, uma criança obcecada.

Amanda 27/07/2023

Perfeito!
A história todo mundo já conhece por existir filmes maravilhosos, mas como já sabemos nenhum filme consegue adaptar de forma fiel ao livro.

Mesmo já conhecendo a história, acho muito válido a leitura do livro, existem cenas que não estão nos filmes e que são contadas de forma bem detalhadas, além de que alguns acontecimentos não ocorrem na mesma ordem que o livro!

Simplesmente perfeito!

Lara Heloysa 27/07/2023

Achei que seria melhor
A leitura foi super demorada, parecia que qto mais eu lia mais páginas tinha pra ler.
O livro é legal, mas não foi tão legal qto eu esperava que fosse ?