Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Ju1410 03/10/2023

Incrível
Esse foi um dos poucos livros de ficção científica que eu já li na vida, mas eu amei!! Eu fiquei aflita junto com os personagens, dá pra sentir o medo deles enquanto você lê! E esse suspense no final? Amei! Já quero ler o segundo livro

Callum 01/10/2023

Ficção científica de qualidade.
O embasamento científico desse livro é maravilhoso, muito bem pensado e construído, realmente um prato cheio para fãs de ficção científica. Super recomendo.
O livro também é cheio de questões filosóficas e matemáticas, que em alguns momentos se tornaram um tanto quanto maçantes, mas que não interferiram em nada na obra como um todo.
Os personagens são bem construídos e tem seus defeitos e qualidades - alguns tem mais defeitos que outros - e eu amei isso, da mesa forma que odiei a Lex. Sinceramente, é muito errado que eu desejasse que essa criança fosse devorada por um T Rex???
Cheio de cenas horripilantes e sensíveis, Jurassic Park mescla horror e ficção científica com maestria, criando uma atmosfera futurista dentro dos anos 90. Recomendado demais !

JJFelix 30/09/2023

"Os répteis são criaturas repugnantes por causa de seu corpo frio coloração pålida, esqueleto cartilaginoso, pele asquerosa, aspecto feroz, olhar astuto, cheiro incômodo, sibilar irritante, esconderijos miseráveis e veneno terrivel; seu Criador, portanto, não exerceu o poder de produzir muitos deles."
LINNAEUS. 1797

"Não se pode recriar uma forma de vida extinta."
ERWIN CHARGAFF, 1972

Laura 28/09/2023

Jurassic Park - Michael Crichton
O livro traz a história da criação e funcionamento do Jurassic Park, desde a descoberta e clonagem dos dinossauros pelo DNA à construções e sistemas de segurança. Entretanto, será mesmo que tudo é seguro e está sob controle?
O formato de escrita é alternado em acontecimentos de cada grupo em momentos diferentes, demonstrando cada dificuldade dos grupos em meio ao caos.
O inicio eu achei bem chato, uma enrolação para apresentar os personagens e detalhes chatos de se ler, ao continuar a leitura é possível mergulhar em um mundo incrível de fantasia onde prende o leitor em todo testante do enredo da história, a adrenalina em busca de sobrevivência depois que tudo começa a dar errado é surreal e é exatamente interessante a forma como descreve informações científicas e técnicas.
Com todos os pontos positivos, ainda é bem notório as falas repetitivas dos personagens, o que torna bem cansativo a leitura em certos pontos.
Entretanto, eu recomendo o livro para quem gosta de dinossauros, dos filmes, ficção e suspense.
Vale ressaltar que é um livro com misto de suspense e terror e que descreve explicitamente cenas de ataques dos dinossauros, o que é bem diferente dos filmes. Portanto, se você leitor não gosta desse tipo de leitura, esse livro não é para você.

Campos 19/09/2023

Amo esse livro
O filme fez parte da minha infância e o livro se tornou uma extensão dele para mim, adoro a forma como a história é conduzida, tem alguns pontos que poderiam ser melhores, mas adoro mesmo assim

Danielle 17/09/2023

Prefiro a versão cinematográfica
Acho que é a primeira vez que isso acontece comigo: prefiro a versão do cinema. Talvez eu tenha sido muito impressionada e influenciada pelo filme de Spielberg quando era ainda uma pré adolescente - e isso remete a uma memória afetiva. Mas com certeza não gostei da versão da personagem feminina do livro Dra. Ellie Sattler. Essa foi a minha maior decepção - ela ser reduzida a uma bem jovem aluna de shorts.

urbickrobin 10/09/2023

Li por indicação de um amigo e fui meio descrente de que realmente poderia ser tão bom ou até melhor que o filme (me foi indicado falando essas exatas palavras) e acabei me surpreendendo pela quantidade de biologia no geral, fiquei muito feliz lendo esse livro e me empolguei mais ainda pra estudar manipulamento genético

Gustavo 08/09/2023

Um dos meus favoritos
🤬 #$%!& , sou fãnzasso do filme clássico e me deu vontade de maratonar toda a franquia, acabei lendo também a esse livro que serviu de inspiração ao filme e cara, foda pra 🤬 #$%!& .

Tipo, o filme se preocupa mais em ser espetacular e mágico, isso não é ruim, mas aqui no livro, apesar de ter um pouco disso também, foca muito na parte ética e científica da coisa. Além de ser mais sombrio também, a cena do bebê e a morte de Nedry quem o diga. Há temas aqui abordados muito interessantes que acabaram sendo cortados do filme, como a migração dos dinossauros, é um grande assunto aqui se há uma maneira dos dinossauros fugirem da ilha de, também é muito mais explorada a questão deles se reproduzirem. A teoria do Caos é bem aprofundada, sendo parte intrínseca da narrativa.

Apesar disso, ele peca em certos pontos, como na representatividade feminina, o filme concerta essa parte dando um puta destaque para Ellie, que aqui fica bastante de escanteio.

Acho legal que aqui mostra que mesmo sem o ato de Nedry, o parque estava fadado ao fracasso, com graves erros técnicos e com o fato que não se pode controlar a natureza. Hammond aqui é um 🤬 #$%!& capitalista, quando a coisa da merda culpa a todos, pq o alecrim dourado se acha o bonzão. No filme até mostra que ele quer fazer um parque para todas as crianças, aqui também, mas só todas que tiverem dinheiro. Velho insuportável.

Dito isso, seria interessante ver um filme de terror de Jurassic park se baseando no livro, juro tem cenas aqui desesperadoras mostrando que não precisa de dinossauros híbridos para causar medo (sim, foi uma alfinetada em Jurassic World)

Finalizando, é uma experiência incrível, até mesmo quem gosta do filme vai ficar surpreendido pq as coisas aqui se desenrolam de uma maneira bem diferente e algumas coisas são melhor exploradas.

Bia 06/09/2023

Mesmo tendo assistido ao filme tantas vezes, consegui me surpreender com o livro.
Uma aventura muito boa, mas acima de tudo um livro carregado de mensagens.
A violência aqui é bem mais explícita do que no filmes, temos muitas cenas de tirar o fôlego.
Minha percepção sobre alguns personagens mudou totalmente!!

Gaby 04/09/2023

"Jurassic Park"
Eu amo os filmes então eu precisava ler o livro que no caso ganhei de uma amiga e eu adorei.
Uma das principais forças de ?Jurassic Park? é a maneira como Crichton explora temas como ética científica, os perigos da tecnologia descontrolada e as consequências imprevisíveis da interferência humana na natureza. Ele utiliza diálogos inteligentes e teorias científicas acessíveis para envolver os leitores na discussão sobre a responsabilidade dos cientistas, os limites da engenharia genética e as implicações de trazer espécies extintas de volta à vida.
A narrativa é construída com um ritmo tenso e cheio de reviravoltas, mantendo os leitores à beira de seus assentos enquanto os personagens lutam para escapar das garras dos dinossauros e das armadilhas do parque. Crichton mistura habilmente ação, suspense e elementos científicos, criando uma atmosfera de suspense que cativa desde as primeiras páginas até o desfecho emocionante.
Uma leitura empolgante e provocadora que permanece relevante mesmo décadas após sua publicação. Ao explorar questões éticas e científicas por meio de uma narrativa emocionante, Michael Crichton nos lembra das implicações complexas de brincar com a natureza e a tecnologia, além de nos proporcionar uma aventura dinâmica e inesquecível em um mundo onde os dinossauros voltam a vagar pela Terra.

ceciiBecher 03/09/2023

JURASSIC PARK
Só entra nos favoritos pela nostalgia.
O livro é bom, mas o fim não é tudo isso...
A história é boa até certo ponto, quando chega nos últimos capítulos acaba decaindo. Eu tive a sensação que o final foi mal desenvolvido e direto só pro livro não passar das 600 páginas.

O livro só entrou nos favoritos pela nostalgia que senti, já que eu sempre fui viciada nos filmes.

Agora vou torcer que o próximo livro seja melhor que esse

annacê 03/09/2023

Uma pena, mas ainda bem que eles foram extintos.
"- Sabe, em momentos como esse a pessoa sente que, bem, talvez animais extintos devessem continuar extintos. Você não tem essa sensação agora?
? Tenho? disse Grant. Ele sentia seu coração disparado."

Eu nunca me interessei por dinossauros, achava fascinante, mas nunca pensei realmente na existência deles, nunca me caiu a ficha que eles andaram nessa terra e o lugar que eu estou pisando um dia eles podem ter pisado, entende? Eles nunca foram tão sólidos na minha mente. Esse livro mudou tudo. Enquanto eu lia esse livro eu comecei a pesquisar sobre como cada um era, os sons que eles faziam, a magnitude deles comparado ao ser humano. Fiquei de certa forma aterrorizada e meio que obcecada (?) pelos velocraptores, esse livro te faz parar e pensar que NENHUM ser humano nunca viu um dinossauro, tudo o que a gente tem são hipóteses e suposições. E por eu nunca ter me interessado muito por dinossauros eu nunca tinha pensado nisso, mesmo sendo óbvio. Eu também achei fascinante o fato de eles meio que serem répteis/pássaros e agora toda vez que eu vejo um pássaro ou um lagarto eu fico pensando que eles são mini dinossauros.

A gente não sabe nada ? com 100% de certeza ? sobre esse animais e eu fico pensando e se eles não tivessem sido extintos, eles teriam evoluído pra que tipo de criaturas? Eles eram inteligentes mesmo? Algumas espécies poderiam ter se tornado talvez o que os humanos são hoje? O Homo sapiens teria conseguido evoluir se eles ainda estivessem aqui? Esse livro te faz questionar tudo isso, ao mesmo tempo que te faz pensar que ainda bem que esses animais foram extintos, porque de forma alguma a gente poderia viver no mesmo ambiente que eles... Seríamos massacrados, ou pelo menos não dominariamos a terra. (E talvez isso fosse bom, talvez a terra tivesse melhor sem a gente)

"? Porque aí os dinossauros não seriam verdadeiros.
? Mas eles não são reais agora ? disse Wu. ? É o que eu estou tentando lhe dizer. Não há realidade nenhuma aqui."

E claro o livro também gira em torno de fazer a gente entender que aqueles seres não são dinossauros, houve muitas modificações e gambiarras no DNA deles com os seres vivos que a gente tem hoje em dia, então será que eles eram mesmo desse jeito? Será que clonar essas criaturas é uma coisa que realmente deveria ser feita? Com toda certeza, conhecendo os humanos como eu conheço, a gente ainda vai fazer essa merda um dia, vamos tentar lucrar, nos entreter e tentar domesticar esses bichos. Porque como o Malcom disse a gente acha que tem direitos sobre a terra e de que somos donos de tudo aqui.

"- O processo evolucionário começaria de novo. Poderia levar alguns bilhões de anos para a vida alcançar a variedade atual. E é claro que seria tudo muito diferente do que é agora. Mas a Terra vai sobreviver à nossa estupidez. Apenas nós? disse Malcolm ? achamos que não sobreviveria."

Esse livro entrou na minha lista de favoritos por me fazer pensar. Gostei muito de todas as teorias e explicações que os personagens deram e gostei muito de como cada personagem foi descrito/pensava. Aliás, comecei a assistir o filme do Steven Spielberg, mas não sei se quero continuar, eles mudaram a personalidade dos personagens e parece muito que eles tentaram Hollywoodiar uma história que era pra ser um suspense/terror. Tiraram a essência da história, o que me fez amar esse livro foi o quanto eu me coloquei nas situações, o quanto eu ficava nervosa, assustada e animada com algumas cenas, não tem isso no filme. O livro mostra pessoas reais, inteligentes sim, mas reais, com medo e sem saber realmente o que fazer numa situação desconhecida, o filme tenta por um herói e mudou completamente a personalidade do Grant, sendo que ele é alguém que só teve muita MUITA sorte.

"Grant recostou-se em seu assento. Pensou nos dinossauros de pé na praia, e imaginou para onde eles migrariam se pudessem, e percebeu que jamais saberia, e sentiu-se triste e aliviado ao mesmo tempo."

edit; A existência do Tim eu até entendo, não odiei ele e gostei dele saber a hora de ficar quieto. mas a Lex eu mesma jogaria na boca do tiranossauro se ela tivesse do meu lado sendo uma mimadinha, mal educada do ca ra lho. "Ah mas ela é só uma criança" fds, eu não ia morrer por uma criança que nem é minha, porque sim o Grant e o Tim quase morreram várias vezes porque os pais dessa menina mimaram ela e não deram uma boa educação. Sou a maior hater dela.

Ana Cecilia 30/08/2023

Simplesmente perfeito, a tensão é fluidez do livro é sensacional, as explicações e falas mais técnicas foram meio chatas de ler e definitivamente não entendi muito bem, mas acho que faz parte do livro já que os personagens eram profissionais falando de suas especialidades. A explicação sobre o funcionamento do parque foi exatamente assim intelectuais discutindo coisas técnicas entre si.
Mesmo assim essa foi uma parte pequena da história, a maioria é o caos e desespero se instaurando.
Eu gostei muito do Tim junto com o Grant, eles trabalhavam muito bem juntos, o Tim é incrível se adaptou as circunstâncias melhor que metade dos adultos, agora a irmã dele me deu uma raiva tão grande! O povo tava quase morrendo e ela do nada agia como uma mimada, que ódio!
De modo geral eu amei a história, tinha uma expectativa alta que super foi batida, não me arrependo nem um pouco da leitura, muito pelo contrário não podia ter escolhido melhor.