Descender: Estrelas De Lata

Descender: Estrelas De Lata Jeff Lemire

Resenhas -

Vexvee 20/01/2021

Não sou fã de carteirinha de ficção científica, mas estou apaixonada pela história e pelas ilustrações também, ja necessito dos próximos volumes para saber o que aconteceu com toda a galáxia.

Glaucia @blogmaisquelivros 03/12/2019

Niyrata é conhecido como Conselho Galáctico Unido (GCU) e centro tecnológico e cultural do grupo de nove planetas nucleares. Nesse mundo futurístico, humanos e máquinas coexistiam pacificamente, até que a galáxia foi invadida por robôs gigantes conhecidos como Ceifadores. Não se sabe o motivo do ataque, apenas que seu foco foi direcionado aos cidadãos da GCU, resultando em centenas de milhões de mortes. ⠀

Curiosamente, da mesma forma que surgiram essas criaturas misteriosas desapareceram deixando para trás apenas um rastro de morte e destruição. Ninguém sabe se ou quando eles retornarão, mas o medo e o ódio disseminaram na população um sentimento antirrobô, resultando em um verdadeiro massacre robótico.

Dez anos depois conhecemos nosso protagonista, um garoto robô de aparência humana e projetado para ajudar na formação de crianças. Tim-21 passou a última década em sono profundo na Colônia de Mineração de Dirishu, também destruída misteriosamente. Embora suas configurações o tornem inofensivo, no código de Tim-21 pode haver vestígios dos robôs assassinos, o que faz dele o androide mais procurado do universo. Mas qual seria sua ligação com os ceifadores? Seria Tim um perigo ao que restou da humanidade? Essas são algumas perguntas que surgem durante o desenrolar da história.

Nessa graphic novel eletrizante que reúne os seis primeiros fascículos da série Descender, Jeff Lemire entrega um roteiro já conhecido: A relação conflituosa entre humanos/ tecnologia, sem deixar de abordar temas importantes como medo, intolerância, aversão e embates políticos. O autor ainda usa de flashbacks para preencher lacunas importantes do passado dos personagens, sutilmente nos permitindo conhecer a complexidade dessa trama que desperta a curiosidade a cada virada de página. As ilustrações de Dustin Nguyen adicionaram vida e beleza a essa GN que antes mesmo de ser publicada nos EUA , teve os direitos de adaptação adquiridos pela Sony Pictures. Mal posso esperar para ver essa história nas telonas e claro, conhecer a continuação da saga de Tim-21 e seus amigos.

site: https://www.instagram.com/p/B5LDdRIDTAf/

Josy 19/01/2021

Uma HQ de sci-fi maravilhosa.
Eu simplesmente amei essa HQ! Não estava esperando muito, porém me surpreendi bastante, o livro é bem ilustrado, a pessoa que fez as artes do livro está de parabéns!
É um HQ bem levinha que da pra você ler em um dia. O autor está de parabéns, principalmente pelo final que deixou um gatilho bem grande para a próxima HQ (que por sinal eu gostei bastante), não vejo a hora de lançarem o restante para eu dar continuidade a leitura

Myllene Felix 17/01/2021

Mais de década que não leio um HQ.
Achei muito bom, mas foi bem introdutório.
Pretendo continuar.

Camila | Book Obsession 16/01/2021

Descender: Estrelas de Lata traz uma reunião dos seis primeiros fascículos da série.

Trazendo uma mistura de elementos interessantes, Jeff mais uma vez me encanta com a proposta de seu trabalho.
Se por um lado temos uma abordagem mais científica, com robôs e tecnologias futurísticas, do outro, o autor não poupa em inserir dramas e reflexões que deixam a leitura mais sensível, dando até uma dorzinha no coração ao acompanharmos as memórias de Tim-21.

Fiquei muito satisfeita com esse primeiro volume, pois ainda que tenha sua característica introdutória, o autor foi feliz em trazer uma sucessão de acontecimentos e trouxe revelações que deixou a leitura fluida e conseguiu aguçar a curiosidade para o próximo volume.

A edição é belíssima. Com cores vibrantes e as ilustrações do Dustin são ricas em detalhes.

Descender é uma leitura que pode ser concluída em poucas horas. Se você gosta de tramas Sci-fi, disputas de poder, política, mas também não abre mão de um toque sensível, essa é uma ótima aposta.

Resenha completa no @bookobsessionblog

Juliana @julianaaf 11/01/2021

Os desenhos dessa HQ estão incríveis, o mesmo aborda robôs e diversos planetas habitados pelos mais diversos seres humanos.

Divertido e emocionante, já que o autor traz uma carga de apego a um robô que foi criado com o objetivo de ser companhia humana, Tim-21, e o mesmo acaba desenvolvendo sentimentos (sim, parecido com A.I. - Inteligência Artificial).

O final nos deixa bastante curioso com a continuação e a resolução dos problemas, porém ainda não temos o lançamento da continuação.

Carol 10/01/2021

As ilustrações são lindas, não li muitas HQs então as vezes me perco um pouco nos quadrinhos, mas logo me acho.
É um tema que gosto bastante, espero que a Intrínseca não demore pra lançar o segundo volume

Cris 07/01/2021

O momento pelo qual estou passando me impede de escrever profunda e sinceramente sobre os livros, então quem sabe algum dia eu retorne a ler e faça uma resenha que valha ser lida.

Emerz 04/01/2021

Nem sei por onde começar, eu não tinha nenhuma espectativa pela obra, tudo que eu sabia é que se tratava de um gibi de ficção científica, e foi isso que me chamou atenção.

Pois bem primeiro quero destacar a arte do Nguyen que conta não só com um traço muito bom, mas também com cores maravilhosas, cores essas que casam muito bem tanto com o traço, tanto com a história.

Agora o roteiro do Lemire, caras, como eu disse eu não estava esperando muito e fui positivamente surpreendido, a história flui muito bem, claro que se aproveita de elementos do gênero, mas não tira o mérito do Lemire. A construção de mundo é muito bem elaborada, tanto que não precisa ser tão descritiva, pelas poucas informações que recebemos já nos é necessário para entender como funciona esse universo.

em alguns pontos mais para o final a história acaba perdendo um pouco da cadência e introduzindo muitos personagens, tal quais ficam difíceis de comprar tanto quantos os iniciais, porém o primeiro volume consegue terminar de forma interessante.

Por fim digo que a obra funcionou para mim, tanto por gostar do gênero, tanto por gostar do que a dupla entregou aqui.

Cristiano.Cruz 04/01/2021

Não é um quadrinho brilhante, mas um bom sci-fi massavéio e gostoso de ler. Bom saber que a editora Intrínseca programou o volume 2 para o segundo semestre de 2021. Frisando, não traz nada de novo, mas é bem escrita e empolga.

Dany 04/01/2021

Descender: Estrelas de Lata
Acabei não gostando da leitura.

O traço não me agradou, embora a arte seja bonita, mas o fato de ser um pouco apagado, e também em certos momentos não dar de ver nitidamente o ambiente me incomodou.
Também não curti muito a história. Não consegui sentir empatia por nenhum dos personagens.

A ideia central em si é bem interessante, mas faltou algo... não sei bem o que, mas faltou algo.

Line 27/12/2020

Crianças I.A? Temos.
Eu já sou apegada a minha Alexa imagina a um robô que tem como função ser amigo de crianças?

É pedir demais ao meu coração.

Tim 21 desperta de um sono profundo para descobrir que seus humanos se foram assim como toda base e o mundo que conhecia.

Dessa forma começa a aventura desse robô, que nas primeiras páginas já ganhou meu coração com uma linguagem fácil, envolvente e uma arte belíssima.
Quero o segundo volume para já!

Laise 24/12/2020

Descender
Para ler em uma sentada!
Uma ficção científica que traz uma trama emocionante e que explora o sentimentos dos personagens e que prende do início ao fim.
Traço do desenho muito bonito.
Já quero ler as continuações

Gle 19/12/2020

Descender - Vol. 1: Estrela de Lata
"Pode parecer uma decisão difícil, trair o homem que lhe ensinou tudo. Uma decisão cujo peso seria uma tortura de dias e dias... mas não foi (...) E isso... foi o começo de tudo. O começo de todo o meu trabalho."