O Jogo do Anjo

O Jogo do Anjo Zafón

Resenhas - O Jogo do Anjo

Mariane285 26/02/2024

Pontas Soltas?
O problema de todo o livro de mistérios é o leitor, que se enche de esperença que até a pagina final tudo estará claro e explicado.

Achei muito genial o desenrolar dos acontecimentos da vida de David, cercado por acontecimentos místicos e ainda sim sempre cético.

Tenho que confessar que desejava mais respostas da trama, mas é inegável que embora com um começo um pouco arrastado, o livro é excelente, os personagens interessantes a história istigante até o fim.

Leidiane58 21/02/2024

A escrita é ótima, porém o livro perde um pouco o ritmo no meio, ficando maçante. O final ficou um pouco confuso, deixando em aberto algumas questões. Espero que sejam esclarecidas no próximo.

LucasOlif 17/02/2024

''Lembrei que o velho livreiro sempre tinha dito que os livros tinham alma, a alma de quem os tinha escrito e de quem os tinham lido e sonhado com eles.''

"O Jogo do Anjo", de Zafón, se desenrola em uma Barcelona dos anos 20 e segue David Martín, um jovem escritor que recebe uma oferta tentadora de um misterioso editor. Ao aceitar, ele se vê envolvido em uma trama complexa envolvendo tudo que o rodeia, sua casa, seus amigos e principalmente, um livro.

Havia lido "A Sombra do Vento" cerca de 2 anos atrás, e foi um livro que não me encantou e surpreendeu tanto quanto "O Jogo do Anjo". A maior diferença encontrada aqui, e que aparece de maneira discreta em seu antecessor, é o elemento sobrenatural. Zafón usa e abusa desse recurso, deixando até mesmo o final com duplas interpretações. E meus amigos, que final, vi que muitas pessoas não gostaram do jeito que a história se desenrolou e algumas pontas que ficaram soltas, mas para mim, esse foi a chave do final. Perceber que nem todo mistério é resolvido e tem todo final tem de ser fechado, todo final tem de ser explicado, que cabe sim interpretação e que cabe a sua maneira de ver, Zafón me ganhou nisso.

A inserção do sobrenatural adiciona uma camada extra de complexidade à narrativa, criando um ambiente mais sombrio e misterioso. Isso acrescenta uma dimensão interessante à história de David Martín, tornando-a ainda mais intrigante e imprevisível. E claro, falando em ambiente, deve-se destacar a escrita maravilhosa de Zafón e a maneira que ele nos mergulha naquela Barcelona sombria. É incrível a facilidade que ele encontra para nos ambientar; esse foi um dos maiores pontos positivos do livro.

Além disso, Zafón continua a explorar temas como a paixão pela literatura, os desafios da criação artística e os segredos do passado, enriquecendo a trama e proporcionando uma experiência de leitura envolvente e memorável. Tudo isso, tenho de dizer, atribuído a personagens maravilhosos que me marcaram muito.

No geral, "O Jogo do Anjo" é uma obra que se destaca por sua narrativa envolvente, personagens muito bem desenvolvidos e a habilidade do autor em criar um mundo rico em detalhes e mistérios. Estou ansioso pelo próximo título, "O Prisioneiro do Céu", ansioso para encontrar novamente um dos meus personagens favoritos da literatura, Fermín Romero de Torres.

''Sei que alimenta grandes esperanças em seu coração, mas que nenhuma delas se cumpriu e sei que isso, sem que o senhor se dê conta, o está matando um pouco a cada dia que passa.''

Moon LH 12/02/2024

O Jogo do Anjo
David é um escritor que estava vivendo os últimos dias de sua vida, pois se encontra doente e sem dinheiro, enquanto vende suas séries por valores super baixos, mas um dia tudo muda na vida de David.

Um misterioso editor oferece ao jovem fama, dinheiro e saúde, em troca de um trabalho: escrever um ?novo evangelho?.

Como eu já tinha dito na resenha do primeiro livro da série: eu não gostei ! É uma leitura totalmente diferente do que eu estou acostumado, é um cenário que não me agrada e por tanto não fico envolvido, os personagens de ambos os livros são chatos e o ?mistério? não chega despertar a curiosidade.

Já vi algumas pessoas falar sobre algumas metáforas ou coisas do tipo que essa série tem, porém eu achei tão chatinho que não consegui nem prestar atenção na leitura, logo nem me liguei em ponto nenhum, na verdade as vezes nem entendi algumas coisas (por pura falta de atenção por consequência de falta de interesse).

Só estou lendo essa série porque o volume um foi o livro escolhido para ser o lido em fevereiro no clube do livro que faço parte, e eu tive a brilhante ideia de comprar a coleção inteira sem antes ler o primeiro kkkkkkk agora só me resta forçar ler eles para não ter desperdiçado dinheiro (e também porque ODEIO ter livros não lidos na minha estante ou leituras abandonadas)

O lado bom é que a série é formada por 4 livros só, e portanto só faltam 2

Gapherd 09/02/2024

Uma Barcelona Mais Sombria
O Jogo do Anjo nos trás uma visão mais sombria da Barcelona aventureira nos apresentada no livro antecessor. Com um protagonista cínico, elementos fantásticos que custam a encaixar na narrativa e nossa tão amada dose de amor à literatura que Zafón promete e entrega.

A primeira metade da história até a reviravolta que divide o livro foi a que mais me cativou. O protagonista desenhado por Zafón é interessante e carrega ótimos tons de cinza. Seus romances não carregam aquela doçura juvenil de um Daniel adolescente, mas o amargor abdicado da vida adulta. E a construção de todo mistério é cativante, assim como o misterioso vilão Coreli, que chega próximo do nível que Carax alcançou. É reconfortante também visitar o passado do avô de Daniel e, a personagem que rouba a cena, Isabela

O que nos decepciona é os elementos de fantasia forçados e dúbios para próximo do final e sua conclusão confusa com pontas soltas, destoando da história fechada de A Sombra do Vento. No mais, é uma ótima história e mais uma grande declaração de amor de Zafón à literatura.

Jéssica 25/01/2024

Maravilhoso
Um livro cheio de reviravoltas e surpresas. Um final surpreendente e misterioso. Amei cada página lida! Recomendo a leitura e mal posso esperar para ler o próximo livro do autor!

Bê :) 22/01/2024

Achei que deixou a desejar
Um livro bem escrito, Zafón,né? Mas achei lento pra pegar o ritmo, depois achei que deixou pontas soltas. Não sei, não me agradou como eu esperava.

Ana Fortaleza 20/01/2024

A narrativa do Zafon é envolvente e neste livro isso não é diferente. Há uma pitada maior de sobrenatural em relação A Sombra do Cento e muitas pontas soltas, acho que tudo fará mais sentido ao finalizar a série.

Pedro2525 14/01/2024

Faltou tempero
Na história sobre David Martin, um pacato escritor, faltou uma continuidade das ações. Muitos fatos com pouco conexão entre si.

O livro tenta contar uma história: a de como Andreas Corelli, editor "estranho", convence David de fazer um livro criando uma nova religião. Porém, durante o livro surgem novas inspirações, as quais nos levam a dúvida: o que isso tem a ver com tudo que já aconteceu...

E, no meio de tudo isso, surgem mortes atrás de mortes..

raimundo.rayze 13/01/2024

Simplesmente com um final deslumbrante ,apesar de me ter perdido na história e não ter entendido qual era a trama do anjo.

Jéssica Cicerelli 09/01/2024

Na noite que mudaria o rumo de sua vida?
Mais uma vez, Zafón não decepciona. Apesar de ser o segundo livro da série "O Cemitério dos Esquecidos", a trama se desenvolve em um período anterior ao livro I, "A Sombra do Vento". Ambientado em Barcelona, Zafón nos convida a conhecer a vida de David Martins, um escritor que aceita escrever um livro para um contratante misterioso e um tanto quanto assustador. Neste segundo livro, Zafón aprimorou ainda mais a atmosfera de suspense e sobrenatural, fazendo a leitura de cada página se tornar viciante, ao mesmo tempo, sem perder sua essência e aquela forma incomparável de descrever sentimentos, sensações e a capacidade de criar imagens vivas em nossas mentes. O final, ao menos do meu ponto de vista, deixa em aberto algumas questões, as quais espero que sejam tratadas nos próximos livros. Essa característica não tira o encanto do livro; pelo contrário, deixa com a pulga atrás da orelha para querer desvendar o próximo livro e próximo mistério.

Milena 06/01/2024

Brilhante com um toque de ?what???
Eu, particularmente, adoro a escrita do Zafón. E, não há dúvida de que, assim como em A Sombra do Vento, ele foi brilhante em O Jogo do Anjo.
Os personagens são marcantes, inconfundíveis, e muito bem desenvolvidos em toda a trama. Eu suspirei, me indignei, fiquei triste, feliz, chocada? me despertou muitos sentimentos, e me fez não querer terminar essa história, porque parece que eu sabia que algo não seria como eu esperava.
Dito e feito!
Eu realmente não entendi o que aconteceu com o final do livro. Não entendi o porque do final, o grande desfecho, e esse toque de fantasia que, pra mim, só deveria ter acontecido na cabeça do David Martín. Trazer isso para o final dessa história eletrizante foi, sem dúvida alguma, decepcionante. Mas, reafirmo: eu amei a história e continuo amando o Zafón!
Eu já tenho os outros dois livros da série O Cemitério dos Livros Esquecidos, e estou ansiosa para ler.
Leiam Zafón, eu garanto que você não vai ler da mesma forma depois dos livros dele.

Midi.Gomes 05/01/2024

Um jogo sangrento
Um lugar cheio de mistérios e corações infelizes. Um jogo perigoso. Uma luta por almas, por sua alma, para preserva-lá de enlaces obscuros.

O anjo não tenta roubar sua alma. Você a troca por desejos profundos e sonhos grandiosos. Mas a mercadoria entregue por vc que a seus olhos era insignificante, custa muito, custa tudo o que se é. Entre supostas sombras demoníacas, muita ganância humana e na falta da magia de acreditar algo; dançamos por Barcelona entre lágrimas, sofrimento e muito sangue.

Julinho 04/01/2024

Certas continuações podem "trair" o livro inicial, fiquei com essa impressão lendo este aqui. "A sombra do vento" é um livro tão fechadinho e bem construído, enquanto "O jogo do anjo" é lotado de pontas soltas; no primeiro livro, como num bom romance gótico, o sobrenatural é apenas sugerido e tudo tem uma explicação racional; enquanto no segundo, o sobrenatural domina tudo e as coisas mais incríveis acontecem. Sem falar que a violência também é exagerada - um batalhão de personagens coadjuvantes é assassinado - e há um festival de clichês na reta final (o livro parando uma bala no peito do protagonista é o ápice). Vou continuar lendo a série, por carinho ao primeiro livro e gostar muito da escrita poética do autor, que nos deixou prematuramente. Mas espero que os outros dois livros do "cemitério dos livros esquecidos" se pareçam mais com "a sombra do vento" do que com "o jogo no anjo".