O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Midnight.Queen 23/01/2022

Respira fundo e Vai!
O que dizer desse belo clássico do terror? Com a escrita leve e envolvente, você entra no mundo do livro e não quer mais sair. Desde o começo o frio na barriga já começa, e a tensão também. Realmente é um livro pesado, a leitura dos momentos de possessão precisa ser acompanhada de respiradas bem profundas.
Esperava muito desse livro e todas as minhas expectativas foram atendidas! Não consegui ficar sem ler nem por um segundo; a escrita leve, o frio na barriga, a curiosidade, o medo... Todos esses elementos (e muito mais) presentes no livro instigam o leitor a ficar totalmente vidrado na leitura.
O livro é fantástico!!!!
Jeh New 19/07/2022minha estante
Disse tudo! Belíssima descrição de tudo o que eu senti.

Tai 19/01/2022

Este livro é muito bom .
Moro sozinha e nunca mais consegui tomar banho e fechar os olhos no chuveiro com medo de ver aquele satanás.
Kkkk

tha 18/01/2022

Não esperava gostar tanto desse clássico. Ele tem uma escrita simples e foi muito rápido de ler. Na minha cabeça iria ser uma leitura difícil e foi totalmente ao contrário. A história me prendeu muito e acho que isso se deu muito pelo fato de eu nunca ter visto o filme, então é uma história totalmente nova para mim.

Milena 18/01/2022

Senti falta do terror
O livro é muito bom, te instiga a continuar lendo, mas particularmente eu senti falta de terror, daquela sensação "tô com medo" mas a escrita é muito boa e prende tua atenção do início ao fim. Vale a leitura.

Sami 18/01/2022

Inesperado
O Exorcista me surpreendeu por ser uma leitura simples, considerado um clássico do terror eu imaginava que poderia ser mais lento ou mais parado, mas isso não aconteceu.
Gosto muito dos trechos em que ele trouxe conceitos científicos, não esperava por isso já assisti ao filme depois de terminar a leitura.

Recomendaria pra qualquer amigo que gosta de suspense e terror.

Anelym.Anjos 15/01/2022

UNHOLYVERSE VEM CÁ
U-A-U AU AU

ESTOU MUITO IMPACTADA. O FILME É ÓTIMO, MAS O LIVRO É COMPLETAMENTE PERFEITO.

CADA CENA ME PARECEU TÃO BEM FECHADINHA QUE É QUASE UMA SATISFAÇÃO AO TOC.

ALUCINEI MUITO NAS CENAS EM QUE O VELHINHO EXORCISTA APARECE, MAS VEJA SÓ, É AINDA MELHOR AS CENAS DO PADRE PRINCIPAL COM A GAROTINHA/DEMÔNIO.

FINALMENTE UM DEMÔNIO QUE FALA PORCARIA SEM QUE O AUTOR PAREÇA TER CULPA DE POR TAIS PALAVRAS NA BOCA DE UMA CRIANÇA.

AS MORTES TÃO VIOLENTAS SEM PRECISAR DAS DESCRIÇÕES DE SEUS ACONTECIMENTOS. É DE TIRAR O FÔLEGO!

Aliás, quem é do fandom de My Chemical Romance e já leu Unholyverse, provavelmente vai gostar ou gosta muito dessa história.

Espero que até aqui você já tenha vontade de ler essa história. Eu recomendo.

João Pedro 15/01/2022

Nossa, incrível o livro, uns dos que mais me trouxe sentimentos eu acho, ele te faz sentir várias coisas, medo entre elas e trabalhou essa parte do terror de um jeito perfeito, ler de madrugada enquanto escutava a trilha sonora do filme foi realmente uma experiência diferente. Acho que ele também consegue colocar os personagens muito bem dentro dessa ideia de dualidade e questionamento da fé, não teve nada muito decepcionante e a leitura é ótima o tempo todo, sem nenhuma parte muito maçante.

.emii ;) 10/01/2022

O Exorcista.
Comecei com uma grande expectativa por ser um clássico de terror, mas me surpreendi pois ultrapassou tudo o que pensei.

É uma leitura realmente desconfortável e intrigante, de modo que fiquei chocada com certas coisas escritas. Entendi o porquê de tantos odiarem esse livro, principalmente religiosos. Mas, fiquei admirada com a coragem do autor de escrever dessa maneira e sinceramente achei necessário pelo contexto.

Sinto que tem muita coisa por trás das palavras, uma mensagem que eu possa não ter entendido por completo.

Não é apenas uma história de terror, para somente te dar medo, e sim algo muito além.

Não sei se muitos sentiram isso, mas me senti muito impactada, e facilmente me via nos personagens. Trata uma realidade e assuntos muito interessantes, algo que nunca vi falarem antes.

Não sei se consegui colocar muito bem em palavras o que estou sentindo mas foi uma experiência que com certeza valeu a pena.

Recomendo para quem procura livros nesse gênero.

Marcos.Santos 10/01/2022

Fazia tempos que não lia um livro tão marcante!!! A leitura desse livro provamos com a fé e medo que residem ao mesmo tempo durante a leitura. É algo que salta fora do livro, muito maior do que esperamos encontrar. O medo do mal é ao mesmo tempo a esperança no bem.

A escrita do autor é perfeita, um primor do início ao fim.
Personagens cativantes.
Enredo primoroso.

Nota 10!!!!

Stephen Queen 09/01/2022

Pontos fortes muito fortes e pontos fracos muito fracos
Acho que o principal ponto positivo do livro é a escrita do autor. A forma com que o autor vai lentamente progredindo a história é ótima pra que a gente se envolva com os personagens e com o ambiente.

Outro tópico que eu gostei muito no livro são os diálogos, principalmente entre o padre e o demônio. Por isso acho que esses diálogos deveriam ser mais frequentes e melhor explorados também pelos outros personagens.

O final realmente deixou à desejar. Acho que de todo o livro, o último capítulo foi o mais entediante e desinteressante, o que é justamente o contrário do que se espera de um final.

Ana 08/01/2022

O Exorcista
Deixo bem avisado que esse livro não é para quem: tem o estômago fraco; é sensível a cenas forte ou que tenha algum gatilho diante a sangue, excrementos e afins.

Dito isso... Foi um dos clássicos do terror/horror, que sempre tive muita vontade de ler e  que valeu muito a pena.

Um dos pontos deveria ter mais no livro, são os diálogos entre o padre e o demônio. Mesmo sendo um livro pesado e as falas do demônio não fugindo disso, confesso que em algumas deu para dar algumas risadinhas. Mas quando ficavam realmente interessantes alguma coisa interrompia.

Outro ponto é o final, achei o exorcismo com a escrita muito corrida, como se o escritor quisesse acabar rápido com aquilo, mas para um demônio tão poderoso (como ele mesmo se denominava) foi muito rápido.

Esses foram os únicos pontos que me incomodaram. Tirando isso é uma leitura que te prende e te faz entrar de cabeça, só não consegui ler mais rápido porquê tive que dar uma vivida aqui e alí, mas se você sentar realmente para ler em um dia consegue terminar.

Ali 03/01/2022

Um clássico do terror
O exorcita, para mim, é o livro de terror perfeito. Direto ao ponto mas detalhista, sabe construir a tensão e causar horror em quem lê. Eu terminei o livro com o coração acelerado. Apesar de tudo, foi uma leitura deliciosa.

@robbieanatomy 31/12/2021

De explodir os parafusos ?
Já adianto para quem espera que o livro seja igual ao filme, este explora muito mais a questão do exorcismo e do próprio terror.

Por sua vez o livro de 1971 aborda o tempo todo sobre doenças mentais e psiquiatria, vocês nunca se perguntaram se todo ritual de exorcismo era mesmo uma possessão demoníaca? Nunca se questionaram sobre a possibilidade da pessoa estar com um distúrbio psiquiátrico? Imagine quantas pessoas que precisavam de tratamento médico morreram nesses rituais.

Tem um filme, exorcismo de emily rose que é baseado em fatos reais de uma moça Anneliese michel que morreu de inanição aos 23 anos (estado grave de desnutrição e desidratação) e posteriormente o caso foi levado a julgamento e culpabilizaram por homicídio tanto os padres quanto os pais dela que optaram pelo ritual que durou cerca de 1 ano e deixou ela vir a óbito por negligência. O mais triste é que ela fazia tratamento para esquizofrenia, psicose mas os sintomas eram refratários, em algum momento os pais decidiram retirar a medicação e iniciar tal tratamento espiritual.

Bem, não estou questionando a fé ou religião, aliás acho super importante e nós mantém mais fortes, resilientes, porém também prezo pelo bom senso e equilíbrio com a medicina.

Dói saber que muitos sofreram e morreram por falta de acesso mesmo ao conhecimento e tratamento, afinal a psiquiatria naquela época não era tão explorada quanto agora.

Ainda assim, para quem não sabe não é uma especialidade acessível, no SUS é super difícil conseguir consulta, no plano de saúde basicamente ninguém atende e particular custa em média 500 reais e enfim?

Voltando ao livro, ele tbm foi baseado em fatos reais de um garoto que usava um tabuleiro ouija para comunicar com uma tia que havia falecido, assim como a Regan de 12 anos tbm brinca com o jogo.

O mais interessante desse livro é que a todo momento o enredo te faz questionar se a Regan está mesmo possuída, pq a mãe dela tem boas condições financeiras então inicialmente ela contrata os melhores psiquiatras e neuropediatras para filha, mas depois de vários exames e tratamentos falhos eles decidem tentar o exorcismo e o padre que vai cuidar disso é médico psiquiatra, agora vocês entenderam a sacada do livro?

[SPOILER] Senti um pouco de falta da explicação para as blasfêmias e obscenidades que foram encontradas em uma igreja local, não ficou claro para mim se foi pela possessão da Regan como ficou subentendido ou se foi outra pessoa/grupo fazendo missa negra. Não entendi o sonho do padre sendo alertado com relação a Sharon (?) acho que era só para colocar uma pulga atrás da orelha porque não teve sentido, mas enfim sonhos são assim. Eu queria muito que o padre tivesse sobrevivido, ter oportunidade de ler o ponto de vista dele depois da experiência, seria excelente. Agora uma reclamação de verdade: o detetive kinderman, que homem enjoado, muito prolixo e se fazia de sonso, meu Jesus ele aparecia só para encher a paciência dos personagens, inclusive a minha. [FIM DO SPOILER]

Bom, psiquiatria é um assunto que eu acho fascinante, meu olhos brilham e eu poderia ficar conversando por horas, inclusive vou até fazer resenha desse livro no meu insta de leituras @robbieanatomy e tals mas primeiro lê o livro aí para gente trocar uma ideia :)

jraulim 29/12/2021

Se estiver se sentindo sozinho...
... leia esse livro. Você nunca mais se sentirá sozinho novamente. O terror psicológico aqui está aliado ao terror real. Qualquer barulho do gelágua na sua cozinha fará você rezar o credo em voz alta.
Fernanda.Queiroz 29/12/2021minha estante
Jesus me defenderai kkkkk