O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

lanna 13/08/2021

MARAVILHOSO
meu deus que livro perfeito! Não conseguia parar de ler, só parava quando ja estava cansada.
Não diria que é um livro assustador, mas as partes com a regan possuída foram bem angustiantes pra mim. Achei interessante e gostei muito das referências sobre Freud, Jung e psicanálise de forma geral.
Não senti medo lendo, mas acho que algumas pessoas mais sensíveis se sintam desconfortáveis lendo alguns trechos. Mas enfim, leitura muito boa e até agora foi uma das melhores que fiz ao longo do ano

julia 10/08/2021

Não sei
Eu realmente não sei o que dizer sobre... eu tinha iniciado esse livro mas infelizmente havia parado antes mesmo das 100 páginas. Voltei e terminei em alguns dias... e não sei. O livro traz alguns trechos bem chocantes (até eu que não me choco com frequência, choquei). O fim foi triste. Achei que algumas lacunas ficaram sem respostas, e esperava ver as mesmas nas últimas páginas, mas nada feito.

pazuzuls 30/07/2021

Já perdi a conta de quantas vezes assisti O Exorcista na vida. Quando eu era criança então, assistia todas as noites (e depois ficava morrendo de medo). Por isso não poderia deixar de ler a obra original.

O livro não se trata de um terrorzão propriamente dito, que te dá medo a ponto de tirar seu sono ou de te fazer ver coisas quando estiver em becos escuros. Ao menos a mim não deu medo, mas ele te dá agonia por conta do sofrimento da família e pelas consequências da possessão. Tanto é que o exorcismo em si, que nós tanto lembramos e que é feito com tanta ênfase no filme, quase não acontece e quando acontece é uma parte mínima, praticamente no finalzinho do livro. Porém não vejo isso como negativo, na realidade eu gostei bastante porque o escritor consegue passar muito bem o que está acontecendo em cada cena e você sofre junto com todo mundo. Outro ponto que acho muito bom é que desde o início sabemos que é um caso real e desde o prefácio inclusive sabemos com qual demônio eles estão lidando, apesar disso, ao longo do livro ele vai dando algumas dúvidas ao leitor se aquilo é realmente real ou não. Assim como ele brinca com a fé dos personagens, ele também brinca com a nossa crença quanto a posessão.

Tenho apenas alguns pontos negativos a citar desse livro, sendo a separação dos capítulos do livro a que mais me incomodou. Quando quero dizer a separação dos capítulos é que em vários momentos você está lendo sobre um acontecimento e então no parágrado seguinte já se passou horas ou dias ou o personagem já está em outro ambiente totalmente diferente, o que te faz ficar meio perdido as vezes. Também não gostei da inclusão do detetive. Claro que se há uma morte ela deve ser investigada, mas ele vai se enfiando cada vez mais na história e não acrescenta absolutamente nada a ela. Por fim, eu adorei a sensação que o Padre Merrin passa. Você consegue sentir na alma o quanto esse cara é poderoso e entende do assunto, já começando pelo prólogo, então eu fiquei realmente muito '-'? com o destino tão aleatório dele.

Apesar desses pontos que comentei, O Exorcista ainda é um livro que gosto muito, inclusive escrevo essa resenha após lê-lo pela segunda vez. Quem tem medo de livro de terror digo para não ficar com medo desse, já que não é assustador. Agora para quem é sensível esse livro não é pra você haha já que o autor é MUITO explícito quanto a palavrões, profanações e nojeiras num geral.

Matheus Pessoa 19/07/2021

Tá amarrado em nome de Jesus
Muito bom porém me assombrou demais, joguei fora mesmo, mas recomendo... mas depois desse livro não tem como dizer que irei reler. Li uma vez, muito bom, mas que suma da minha vida pra sempre, Satanás. esse livro é seu. Mas muito bom poxa kkkkkkk
julia 05/08/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dayanne 15/07/2021

Que ótimo dia para um exorcismo!
Confesso que desde a infância sempre fui encantada pelo filme, já na fase adulta o interesse pela leitura veio.
Inicialmente queria ressaltar a fidelidade ao me lembrar de cada cena vista lendo o mesmo, é muito fiel!
Eu não criei nenhum tipo de vínculo ou empatia com os personagens desse livro, muito pelo contrário.. acho o Karras insuportável, chato e entediante, assim como o inconveniente do detetive Kinderman, ele tem uns momentos que sério, me irrita!
Sinto muita dó da Reagan, acho que ela sofre muito e pra época a coitadinha foi explorada de todas as maneiras por psiquiatras e neuros, acho peculiar pois citam os números de casos de bipolaridades da época e existiam pouquíssimos, estavam começando a explorar a situação.
Um personagem que eu gosto mesmo aqui é o Merrin, por toda a sua história que já presenciei no mundo de O Exorcista, acho ele brilhante e pra mim as melhores parte do livro são após sua chegada.
É um livro muuuito tranquilo, só acho entediante os momentos quando o Karras começa a ter mais destaque, ele me lembra muito o padre Kovak (O Ritual), onde você está ali pra começar a desenvolver um papel e você acredita um total de zero no que deveria aplicar.
Acho que isso que constrói o boom do livro, um padre não vou dizer nem sem fé mas que tenta veemente encontrar respostas científicas para o que futuramente acaba sendo inevitável a nitidez do ato do exorcismo, estampado e cruel, uma criança inocente no meio de uma guerra entre homens, fé e o que mais Pazuzu quiser, porque oh demônio insano!
lsonkwan 15/07/2021minha estante
pode me dizer como é a narrativa do livro? se é escrita em formato de doc, por exemplo... tenho vontade de ler, mas medo de empacar ;(

Dayanne 15/07/2021minha estante
A narrativa é básica, nada cansativo, é só o necessário e boa, sabe? Longe de um Senhor dos Anéis da vida. O que pode te fazer ficar meio entediado é a passagem de certos personagens, fora isso muito tranquila.
Empacar pode ter certeza que você não vai, porque o livro te impulsiona a querer saber mais a todo instante.

Everdeen 11/07/2021

Esse com certeza é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Li ele em poucos dias e amei a trama do início ao fim.
A escrita é bem envolvente e sem enrolações, os detalhes sobre os ocultos e as entidades são todas perfeitas e os atos, apavorantes.
Quando acabei, fiquei com alucinações durante uma semana. Ouvia e via coisas por todo o lado.
Willian Petter Blaty fez um excelente trabalho escrevendo esse livro.
Milena.Morais 11/07/2021minha estante
Tava me interessando até chegar na parte das alucinações kkkkkkkk

Vee 06/07/2021

Um livro interessante que me prendeu muito, do meio pro final fica frenético, porém o fim não me agradou muito, esperava um desfecho diferente, contudo apesar das partes nojentas e pesadas é um bom livro.

Rahrt 02/07/2021

isso é tão maluco que prefiro acreditar na droga do Diabo!
Esse livro é um clássico por diversos motivos. William Peter Blatty sabe muito bem como conduzir uma narrativa e provocar desconforto no leitor.
O Exorcista traz personagens bem construídos, não sendo apenas um livro de terror com uma história sobre demônios.
Lendo pela segunda vez e gostando ainda mais do que a primeira.

Juliano 30/06/2021

Ótima leitura, sem dúvidas para quem gosta de terror e mistério eu super recomendo, o livro em si conta mais detalhe e deixa a gente preso ao livro.

r_enataf 24/06/2021

Eu não sai ilesa
Nesta edição você já se depara com o seguinte aviso ?Poucos leitores, sairão ilesos?. Pois é, eu realmente não sai ilesa e esta alegação não é oq parece, é algo positivo. Escrita incrível. Eu que sempre fui fã do clássico, muito antes de assistir ao filme numa sessão especial pela Cinemark, lembro das lágrimas escorrendo e eu agradecendo pela experiência de assisti-lo no cinema. Hoje mais do que nunca percebo o motivo de tanto sucesso. Com certeza O EXORCISTA é um dos melhores clássicos no gênero que já tive o prazer de ler. Sensacional!

Paola 21/06/2021

Já tinha visto o filme, visto a casa e a descido as escadarias em Washington DC, mas estava devendo o livro...
E achei maravilhoso.
É uma boa leitura, as discussões levantadas pelo padre Karras, suas dúvidas e posições são interessantes, assim como o resto da história.
Não senti medo, mas passei o livro inteiro curiosa e ansiosa por continuar a leitura, mas ao mesmo tempo não queria terminá-la.
Livros e Ivaílton 21/06/2021minha estante
Aaaa é perfeito ??

Gilstéfany 21/06/2021minha estante
esse livro é incrível!!

pineberry 09/06/2021

O Exorcista
Eu sei que tem muita gente que diz que tem medo desse livro e nunca o leria pensando no trauma que o filme causou, mas eu não achei esse livro assustador em nenhum momento. Ele tem momentos bizarros, pornográficos e de causar desconforto, mas de assustar mesmo não é, até pq o exorcismo em si vai acontecer lá pelos 84% do livro apenas.
A escrita flui muito fácil, me parecia quase um roteiro de filme de tão curtinhos os parágrafos e descrições em frases pequenas.
O livro é muito mais do que só sobre a possessão e o exorcismo, tem muita conversa sobre transtornos psicológicos, traumas, família e até uma investigação policial.
O Exorcista Merrin apareceu pouco e falou pouco, mas quando se abriu para contar sobre seu momento de dúvida da fé, foi uma passagem muito marcante. E o Padre Karras é incrível.
Eu gostei muito de ter lido (apesar que fiquei tisti no final, eu amei muito alguns personagens) e recomendo que quem tem vontade de ler, mas não leu ainda por medo, vá em frente sim.
Jéssica 10/06/2021minha estante
Ai que resenha linda!!! Juro que vou dar uma chance pra ele (e pra mim).

pineberry 10/06/2021minha estante
ahhh amei

Coelho 07/06/2021

Mais drama do que terror
Uma mãe que se arrepende de passar pouco tempo com a filha, uma criança perturbada pela separação dos pais, um homem que está perdendo sua fé, um casal que mantém mentiras entre si e um detetive que esbarra num caso sinistro e perturbador. Por acaso, também tem alguém possuído no meio.