O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Esdras 13/03/2021

Surpreendentemente Bom
Eu, como o medroso que sou, nunca vi o filme, mas ao ver uma resenha sobre este livro no Youtube, resolvi dar uma chance para o livro. E nossa, que bela surpresa.
Esse livro é completamente diferente do que eu esperava. Por incrível que pareça, eu não diria que se trata de uma história de terror, longe disso. Sim, temos aqui algumas cenas assustadoras, mas isso nunca se sobrepõe ao que parece ser o tema principal do livro: a fé.
O livro fala sobre uma garotinha que está sofrendo de algum problema que ninguém consegue explicar e sua mãe, que está desesperada por ajuda. Conforme a história progride, nunca conseguimos prova nenhuma de que algo sobrenatural esteja acontecendo. Sempre que você pensa "a dessa vez foi o demônio" aparece um médico ou um psicólogo para dar uma extensa explicação científica sobre os fatos.
Então o livro brinca com o leitor, brinca com a fé das personagens, quando nunca nos dá uma resposta satisfatória, deixando para que o leitor conclua por conta própria a veracidade dos acontecimentos na história.
Para reforçar meu argumento de que este livro é sobre Fé, temos como segundo personagem principal o padre Karras, que está no momento passando por uma crise existencial, depois da morte de sua mãe.
Não darei spoilers, mas pode apostar, essa é uma história muito inteligente com um final emocionante. E se você estiver pensando "não quero ler porque tenho medo", não se preocupe, é provável que você termine esse livro com ainda menos medo do desconhecido

Ribeiro 04/03/2021

incrível
Nunca havia lido um livro de terror. Sendo assim, esta foi a minha primeira experiência e sinto que não poderia ter adentrado este género de uma forma melhor.
Um livro envolvente, uma escrita aterrorizante.
Sem palavras.

Tiago Doreia 27/02/2021

Violentando, degradante, horrível... e maravilhoso!
Um dos melhores livros de terror que já li. A escrita é bem feita, o autor não economiza em descrever minuciosamente todos os detalhes, seja no ambiente estranhamente frio, nos odores, no espírito pútrido e nas suas ações naquele corpo.

Há cenas tão bem detalhadas e cruas que alguns leitores podem e vão se sentir nauseados. Chega quase a ser palpável. Confesso que me despertou diversos sentimentos como pena, culpa, injustiça, asco e ódio pela situação.

Um ponto muito positivo é o conhecimento que o autor passa a respeito de psicologia, psiquiatria e seus diversos transtornos, tal qual a maneira como tais doenças mentais se entrelaçam com as possessões demoníacas.

Um livro deveras visual, palpável e horrendo, no sentido literal da palavra. Pra quem gosta do gênero, recomendo fortemente a leitura.

Ps: se mora sozinho, ouviu baralhos na casa e ficou com um leve medo enquanto lê durante a noite, não se preocupe, é completamente normal! Rsrs

Bia 06/02/2021

Se estiver querendo ter filhos, é um ótimo livro pra fazer você mudar de ideia

A escrita é impecável e extremamente descritiva, mas não deixa o livro chato ou repetitivo e foge o quanto pode dos clichês dos livros do gênero
Livia 06/02/2021minha estante
Estou rindo com o teu comentário ?

Bia 07/02/2021minha estante
Se minha filha começa a virar a cabeça assim, eu mando pra adoção, deus me abençoe Kkkkkkk

Bruna Melo 04/02/2021

O Exorcista
Primeiro que era um livro que há algum tempo queria ler e, depois de ver uma resenha falando super bem resolvi ler. A história é muito boa e bem escrita. Contudo, senti que tinham uns "buracos" na história, do tipo personagem está fazendo algo em lugar e no outro paragrafo já está noutro lugar fazendo outra coisa. Tipo fica uma coisa meio vaga, mas, isso é em poucos trechos da história. Em determinados momentos a história fica meio chatinha, porque não acontece muita coisa interessante. Além disso, o final achei meio sem graça. Mas fora isso é uma história interessante, não dá medo nem nada mas, é interessante.

mateuspy 25/01/2021

Acho incrível o fato de
ter visto a adaptação cinematográfica dessa obra diversas vezes e ter ficado completamente entregue ao romance. Que diálogos! Que personagens cativantes! O livro é muito bom, desses que dá gosto de ler, que não desperdiça nenhuma página. Grata surpresa.

Tícia 24/01/2021

Pra resumir, é mais ou menos o seguinte:

vc dormirá com a luminária acesa por muitas e intermináveis noites, qualquer barulhim e tá lá vc pulando três metros e, no fim das contas, vc concluirá que é frouxo mesmo.

HARRY BOSCH 19/01/2021

O Exorcista
ótimo livro,marcante pois algumas caracteristicas no decorrer do livro são reais em relação a influencia dos Espiritos menos felizes.O filme também foi bem fiel ao livro.

Jennefer8 17/01/2021

Igual o filme
Comecei a ler, mas não cheguei nem na página 30 para já me cansar dele, ele é IGUAL o filme (O antigo) se você assistiu o filme, nem precisa ler. ÓBVIO que o livro sempre tem mais coisas que o filme, mas para mim foi bem tedioso (tanto que demorei quase 3 meses para ler)

Beatriz.Ribeiro 13/01/2021

Incrível!
Como uma boa amante da psicologia e da psiquiatria, eu amei o livro. O autor não aborda somente a questão religiosa, aliás, o livro gira em torno desse confronto entre a fé e a razão. A forma como possessão demoníaca e distúrbios psicológicos são interligados ao longo da leitura a torna muito mais interessante.

Gilberto Alves 12/01/2021

O exorcismo como última opção
Comecei a ler o livro esperando aquele terror de sair correndo, de ter pesadelos, de dormir de luz acesa, sabem? Mas o que encontrei foi muito mais que isso. Encontrei um livro muito bem escrito e estruturado.
Qualquer um que assistiu o filme (que não seja recentemente), deve ter apenas lembranças do exorcismo em si. As capas em geral são para por medo, e o nome “O Exorcista” então, com certeza afugentam muitos leitores haha...
Mas aí, vc começa a ler o livro e encontra um livro em que vc chega aos 90%, e eles ainda estão buscando alternativas mais “plausíveis” que um exorcismo. E acho que essa foi a chave do sucesso: deu um ar de ser mais “real”.
Gostei muito mesmo. A forma que tudo foi conduzido como uma doença, mudando gradualmente para o exorcismo em si, deu muito mais credibilidade ao livro, não sendo apenas um livro sem muito sentido.
O que não me agradou muito foram os diálogos excessivos entre muitas vezes, 3, 4 personagens, criando uma certa confusão da mente do leitor. Por vezes tinha que reler frases para entender quem estava falando.
Achei também que alguns elementos beiraram quase o desnecessário. Ex: aquele detetive chato pra cacete, que no fim, quase não fez sentido em estar lá. Ou então **SPOILER** as profanações na igreja, missa negra, etc., que não fizeram sentido algum na história. ** fim SPOILER**.
Claro que ainda assim, ler sozinho na madrugada, dá aquela chacoalhada nos ossos haha.
Merece todo o reconhecimento que tem e o título de “clássico”. Pelo menos, entre os livros de terror raiz, esse com certeza é um dos melhores!

Heloisa 29/12/2020

Adorei a imersão que o livro me trouxe, senti raiva, nojo, surpresa e compaixão pelos personagens, mesmo já tendo assistido o filme, o livro é uma experiência sensorial

Jhon.I.Am 27/12/2020

Um clássico do terror. O autor Willian Peter Blattly nos coloca em uma história sombria e angustiante. Certamente um dos melhores do gênero, e especificamente, de exorcismo.