O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Emanoel 17/04/2022

Não há como não ser um bom leitor sem passar por esse livro.
Dois anos depois, refaço a leitura de O Exorcista. Assisti o filme há pouco tempo - aproveitando a disponibilidade da versão do direitor na HBO Max - e resolver reler. É uma experiência incrível!

O Exorcista é uma hiatoria de terror, drama e fé. Conta a história de uma garotinha de 11 anos chamada Regan McNeil que, após se comunicar com um espírito chamado "Capitão Howdy" usando um tabuleiro Ouija, é possuída por um demônio. Transformando a vida dela e de sua família para sempre.

Não gosto de fazer comparações cinema e livro e vice versa. Ambos entregam a obra de formas diferentes para dar sentido a cada mídia - cinema e livro.

A história no livro apresenta mais as motivações de cada personagem em detalhes. Mesmo que alguns sejam apenas citados algumas vezes, eles se conectam de uma forma ou de outra.

Nós conectamos aos dramas, tentamos dar soluções aos problemas, mas deixamos que cada um se resolva com o decorrer da história.

Regan é um capítulo a parte. Enclausurada dentro do próprio corpo, vemos apenas o demônio que a toma enganando, mentindo e manipulando os médicos e, Damien Karras, o padre jesuíta que luta para salvar a vida da criança, com seus dilemas de fé e culpa.

É uma leitura obrigatória para quem é fã de terror.

Pedro 15/04/2022

O maior clássico do terror
Não tenho palavras pra descrever o quanto que gostei desse livro.
O autor soube balancear muito bem o terror e o drama acerca dos personagens. Tenho uma mãe desesperada em ajudar sua filha, um padre cético e uma menina possuída após brincar com um tabuleiro Ouija.
Como foi baseado em um caso real, deu pra ver que o William teve o cuidado de mostrar os estágios de uma possessão, e com louvor, devo admitir.
Além disso, a escrita contribui para que essa obra seja considerado um clássico do gênero. As palavras são bem colocadas, os diálogos são bem feitos, enfim, um livro perfeito do início ao fim.

Lara 08/04/2022

Um clássico
Teve uma narrativa meio diferente do que eu estava acostumada (talvez alguns possam achar a leitura massante) mas acho que foi essa diferença que me fez gostar do livro também. Não marca tanto pelo medo mas pelo desconforto, algumas partes são sim bem perturbadoras e as vezes eu pensei até em abandonar a leitura por causa de algumas passagens super pesadas. No geral livro bom, final inesperado.

Ramon157 17/03/2022

Finalizado!
Mais uma vez finalizado, relembrei o porquê de ser um dos meus favoritos.
Uma obra prima que merece todo o renome que tem.

Tatta 05/03/2022

chamem um padre.
essa história me causou várias noites intranquilas na infância e adolescência. por isso, fui com os dois pés atrás para ler isso.

é muito bem escrito e consegue transmitir uma atmosfera bem sombria. os padres deveriam aparecer muito mais na literatura.

PORÉM

o filme é melhor (que horror, mas é a verdade rs).

Eduardo.Staque 16/02/2022

Não imaginava que esse livrinho fosse tão bom!
Pequeno, divertido, fácil leitura e bem construído.
Essa jogadinha de real, imaginário, fé, ciência, dúvida, religião, imaginação, físico, espiritual, psicológico, material, fazendo com que tudo isso seja possível de uma forma bem convincente.
Os personagens são muito bons e carismáticos, e talvez seja a primeira vez que eu sinta a importância de todos eles para fazer a história andar.
O autor foi muito feliz em ser explicitamente sutil fazendo a história ser para e sobre o padre Karras.

Só não sei 5 estrelas porque na parte investigativa acabei me cansando. Acho que se fosse mais espaçada e intercalada fosse melhor.
E por último, não dei 5 estrelas porque exorcista, o padre só tem fama, e faltou aquela, talvez necessária e melhor, explanação sobre o exorcista.

Gabriel1994 15/02/2022

Comprei o livro na primeira Black Friday em Novembro de 2015, junto com "Carrie" de Stephen King. E li os 2 livros em 2 ou 3 dias intercalando. Amei esta edição da Agir e escolhi logo de cara confesso, pela capa. Desde a primeira página já esperava muita loucura com a imagem do filme muito vívido na minha mente apesar de um bom tempo que não o assistia. Mas o filme me marcou muito porque o conheci meio sem querer. Eu tinha costume de comprar gravações de DVD. E adquiri a gravação deste filme, achando que era "Exorcista - O Início" que eu havia conhecido numa sessão à noite no SBT! Fiquei com tanto pavor do filme, que quebrei o CD com a gravação e joguei no lixo ??? Muito tempo depois, provavelmente entre 2014 / 2015, que eu me atentei que o filme era uma adaptação. E como já estava descobrindo que vários filmes que eu amava era também adaptações de obras "de um autor chamado Stephen King", resolvi comprar O Exorcista juntamente com Carrie. A escrita de Exorcista é muito boa, dependendo do grau de interesse (e o meu confesso, era ler sobre uma menina vomitando, descendo a escada, girando a cabeça...) ele pode te surpreender. Foi muito bom ler um livro em que até os momentos finais tenta racionalizar as situações da Reagan, tipo "meu deus o que está acontecendo" até chegar no momento com os padres. Ele não vai logo de cara entregar tipo "oh não, um demônio possui a garota, ligue pros padres, separe um tanque de água benta, vá de retro bicho ruim!".

Julia.Miquelini 11/02/2022

O exorcista
Livro que inspirou um filme super famoso aqui no Brasil, confesso que senti mais medo no filme, mas foi uma boa leitura, e eu adoro o padre Karras.

Ana Clara 07/02/2022

Esperava medo, recebi nojo
Esse ano eu to querendo ler mais terror, e esse livro é um clássico do gênero, então pensei que estaria em "boas mãos".
Eu jurava que ia ficar morrendo de medo e ia dormir com a luz acessa e tals, mas não foi nada disso, o livro traz mais coisas nojentas do que coisas que dão medo, além disso tem o fato da tentativa de racionalização e medicalização da possessão, o que me broxou um pouco.
Eu achei também que a escrita é um pouco confusa, sendo que teve várias passagens de diálogo que eu não sabia quem estava falando.
Não sei, talvez eu seja muito chata, mas eu fui com muita expectativa e me frustrei no final.

Gabriel 05/02/2022

É...
Livro ótimo, porém o final ficou um pouco a desejar, parece que o escritor quis encerrar o livro em menos de 10 páginas

Manuela do Prado 03/02/2022

Simplesmente chocada com o quanto este livro me surpreendeu! A meses parado na estante imaginei que seria só mais uma leiturazinha boba pra apaziguar o caos dos últimos dias... que bom que não foi assim.

Clássico do terror, com uma adaptação para o cinemas bastante aclamada, "O exorcista" conta a história de Regan, uma menina de 12 anos que, após o divórcio dos pais, mudança de cidade (e muito tempo sozinha com uma tabuleiro de Ouija), começa a manifestar comportamentos -de longe- estranhos para sua idade. Sua mãe, ateia e profundamente racionalista, somente após ver todos os recursos de ajuda para a filha esgotados, busca amparo na igreja.

Comecei este livro com certa curiosidade, apesar de só ter visto o filme findada a leitura, mas também com um baita "pé atrás" já que inúmeros casos de pessoas com problemas psicológicos foram torturadas por estes ritos ao longo dos anos- distúrbios mentais eram comumente julgados como possessão demoníaca e afins.

Por outro lado William faz justamente o contrário aqui: a prática do exorcismo, apesar de tão vendida no título da obra, é a todo momento desmistificada com falas e episódios que acentuam a necessidade de médicos, e não da igreja, em casos de distúrbios de personalidade, como os apresentados por Regan.

Recomendo este livro pela trama bem elaborada, pelo cuidado na abordagem dos problemas psicológicos, pelos limites bem impostos entre ciência x religião quanto ao cuidado da saúde mental, mas, principalmente, pela trama e personagens tão bem construídos que a gente concretiza tudo ao longo da leitura sem qualquer dificuldade.

site: @viveprale

Carol Rubim 31/01/2022

O Exorcista
O que dizer ... simplesmente maravilhoso. Por ter assistido muitas vezes ao filme antes de ler o livro, ao fazer a leitura, tudo me era muito familiar e nostálgico, talvez por esse motivo não me trouxe sensação de medo nem desconforto. A escrita é super imersiva e cheia de detalhes e desenvolve história de personagens que não se apresentam no filme. No fim tive outra perspectiva da personalidade do padre Karras e sua visão sobre o ritual. Vale super a pena ler a obra!

Marieliton M. B. 27/01/2022

Tão chocante quanto o filme
Chris, uma mãe solteira que se esforça para dar amor e um lar acolhedor pra sua filha Regan, vivia sua vida em função da carreira de atriz e de sua filha. Mas estranhos acontecimentos envolvendo Regan faz ela procurar diferentes soluções. Uma delas a coloca no caminho do padre Karras, um jesuíta que anda questionando sua fé. Essa reunião colocará fé e ciência frente a frente quando uma entidade demoníaca se manisfesta no meio deles.

O livro segue muito à risca o filme. Tanto que pra quem já viu o filme vai achar a descrição das coisas praticamente igual.

Por conta de ser uma mídia que permite um maior detalhamento da história, certos aspectos da história são melhores desenvolvidos no livro do que no filme.

No geral curti bastante a leitura. O livro é muito bem escrito.
Jeh New 19/07/2022minha estante
O melhor do gênero sem dúvidas! Impressiona principalmente como consegue ser atual em qualquer momento que é lido

Marieliton M. B. 19/07/2022minha estante
Sim! De fato é mesmo muito atemporal a história.